Vc troca as cordas de seu baixo com que frequencia ?

    Autor Mensagem
    bass01
    Veterano
    # mai/09


    Galera, ouví dizer que as cordas do baixo devem ser trocadas a cada seis meses, mesmo que não estejam enferrujadas. Vcs já ouviram falar sobre isso ?

    leoc_rj
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Desde que você não esteja com problemas de entonação ou afinação, é uma questão de gosto.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    bass01
    Não tem regra. Troque quando achar que elas já não estão soando bem (que geralmente acontece antes dos 6 meses), ou quando começarem a enferrujar (que pode acontecer pouco antes dos 6 meses) ou quando começarem a não pegar afinação (aí demora pra burro...).

    Eu procuro trocar sempre de 4 em 4 meses, ou um pouco antes.

    Unrealbr
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom
    Quanto à questão da ferrugem, se elas fossem tratadas com bicarbonato, que reage com o Óxido de Ferro tiraria a ferrugem, certo?
    As que eu tenho tão enferrujadas mas sem grana pra trocar =X

    chr19
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    cara eu gosto de 3 em 3 meses, mas como a grana é curta e corda de baixo é cara, complica, eu prefiro ter corda mediana e trocar sempre que ter um encordoamento top e trocar quando quebra ou vira arame farpado....

    Sasori
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Troquei as minhas cordas pela primeira vez hj, as cordas antigas ja tavam podres (tinha quase dois anos) comprei um encordoamento da tagima e achei muito bom. Antes eu dava uma fervida nas cordas pra melhorar o timbre mas dura menos de uma semana.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Unrealbr
    Cara, não conheço nenhum método que tire a ferrugem a contento, e nem que não deixe resíduos depois (e que acabem deteriorando as cordas mais rápido ainda...)

    Além do mais, ferrugem é metal oxidado, mesmo que você retire, a corda já não é mais a mesma, e terá problemas de entonação em pouco tempo.

    Tenta arrumar 30-40 reais e bota um jogo baratinho desses daí. Como bem disse o chr19, melhor ter um jogo mediano sempre novo do que um top de linha todo acabado.

    O que o Sasori fez é tudo o que eu não recomendo fazer. 2 anos com as cordas é um absurdo, essa corda já não tinha mais sustain, nem timbre, e talvez já estivesse comida de ferrugem.

    Aí tem gente que deixa as cordas nesse estado e depois vem "Meu baixo não fica estalado como eu quero, o baixo XXXYYYZZZ do meu colega tem um agudo massa pra slap, será que devo trocar?"

    Pcs
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Já ouvi e é o correto, de 6 em 6 meses deve ser trocada porque as cordas perdem o seu "brilho". mas to tão fudido que só troco de 2 em 2 anos isso quando tenho grana.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pcs
    Se você botar as cordas no baixo e TOCAR NELE, é bem provável que o brilho se perca bem antes dos 6 meses.

    Não tem correto nisso. Se quiser, nunca troque as cordas, o baixo é seu.
    Por sinal, o James Jamerson (baixista da Motown na década de 60, se não me engano), só trocava as cordas quando elas deixavam de entonar direito. Ele dizia que só gostava de som de corda velha.
    E quando tinha que botar cordas novas, "malhava" elas (não sei de que jeito) pra "amaciar".

    Porém, o Steve Harris (do Iron Maiden) troca A CADA SHOW, pra manter o som estalado que já é característico dele.

    Pode ter certeza que os "slapeiros" como Victor Wooten e Marcus Miller também não ficam nem 2 meses com as mesmas cordas.

    leoc_rj
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom
    Por sinal, o James Jamerson (baixista da Motown na década de 60, se não me engano), só trocava as cordas quando elas deixavam de entonar direito. Ele dizia que só gostava de som de corda velha.

    Tem razão. Aliás, dêem uma escutada nessa linha de baixo e me digam se o cara não tira um som do c*ralho com cordas velhas. E reza a lenda que ele ainda tocava num baixo com braço empenado.



    Powerslave158
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    quando tiver podre eu troco!

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu acho que as cordas do baixo perdem entonação muito antes de enferrujarem. Quando elas chegam a enferrujar, seu baixo nem afina mais.

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    leoc_rj
    É sabido que ele usava uma ação de cordas bem alta, mas braço impenado deve ser lenda urbana...
    De qualquer forma, ele usava o baixo todo "errado", segundo alguns, e era o que era.
    Então essas coisas de "errado" ou "certo" são bem relativas.

    Krist Novoselic
    Depende também do cuidado que o dono tem com as cordas. Se ele limpa constantemente, é provável que perca entonação antes de enferrujar. Mas tem gente que só toca e guarda, sem limpar cordas nem nada. Aí depois de 1 mês a corda já tem pontos de ferrugem, varia bastante.

    Unrealbr
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Krist Novoselic
    As que eu tô usando são cordas Chuck Norris então, pq a corda G já veio com váaáááários pontos de ferrugem e tá com a afinção bonitinha...
    James Jamerson toca bem pra caramba mesmo!

    Pcs
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    DotCom
    Se você botar as cordas no baixo e TOCAR NELE

    Não entendi sua ironia?

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Pcs
    Nenhuma ironia.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Eu toco a cada 350 h de uso. Isso pode durar 3 meses ou 3 anos. Depende do uso do baixo.
    Mas limpo com flanela a cada uso e guardo em case com dessecante (sílica-gel).

    bass01
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    up!

    DotCom
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    down!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vc troca as cordas de seu baixo com que frequencia ?