Potenciometros de frequencia

    Autor Mensagem
    Pequeno_bass
    Veterano
    # set/12


    Bom dia, galera !!
    Primeiro tópico e já pedindo ajuda ....
    Seguinte, qual seria a função do potenciometro frequência no circuito ARTEC Sep3 ?! Seria bom tê-lo ou é "só enfeite" !?!
    Pois vou comprá-lo e ele vem com um potenciometro duplo (Médio e frequência).
    Desculpe a ignorância ..

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Pequeno_bass
    Esse circuito possui médio "semi-paramétrico", ou seja, você regula ganho (boost/cut) e frequência (médio-agudo/médio-grave)... tem mta gente que pira.. é mto útil sim... só de ter o controle de médio já da uma diferença do caramba.. tenho em meu ampli esse tipo de controle e confesso que seria melhor se fosse controle de volume separado para médio-gráve e médio-agudo... acho mais versátil... (ou seja, no caso do circuito não seria 3bandas com médio semi-parametrico, e sim 4 bandas).. coloquei mais dúvidas? Espero que não ehhehe...

    [EDIT]
    Explicando melhor: O mais comum em baixos ativos é encontrar circuitos de 2/3 bandas, ou seja, vc tem controle de grave e agudo, ou grave,médio e agudo.. existem circuitos com 4 bandas (como o bongo) que dá controle de grave, médio-grave,médio-agudo, e agudo. Daí existem também os controles parametricos e semi-paramétricos... no paramétrico vc regula o ganho da banda, a frequência em que atua e o {fato}Q do mesmo. Já no semi-paramétrico vc regula ganho e frequência (como no caso do médio deste Artec)...

    []'s

    Pequeno_bass
    Veterano
    # set/12
    · votar


    JL_Marcondes
    Nossa !!! Agora quero comprá-lo urgentemente !!!!
    Sua explicação foi clara como a água rsrss
    Muito obrigado mesmo !!!

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Pequeno_bass
    Só um detalhe: eu posso ter me "equivocado" um pouco ao dizer no início "você regula ganho (boost/cut)".. tipo, sim, vc vai regular volume e frequência da maneira que eu descrevi.. só esse volume que não sei ao certo como que trabalha, se é só vol. normal da banda (tipo, de 0 à 10) ou se vc trabalha no esquema "boost" e "cut" (ou seja, -10 à 10, existindo um posicionamento central).. tem que ver direitinho nas especificações do pré... mas para adiantar, no caso do meu ampli, eu tenho um controle de vol para o médio (de 0 à 10.. onde zero é sem vol para médios, e 10 é volume máximo) e um nivelador de frequência, ou seja, se eu estou trabalhando as frequências mais graves ou mais agudas de médio...

    []'s

    Pequeno_bass
    Veterano
    # set/12
    · votar


    JL_Marcondes
    Especificações SeP3

    Bass : +/-12 dB at 100 Hz,
    Middle : +/-12 dB at 400 Hz ~ 2 kHz,
    Treble : +/-12 dB at 4 kHz,
    Current : 0.32 mA Voltage range : 20 V ~ 2.2 V

    Mid / Freq concentric pot B100k + B500k ( dont know which is which )
    Bass/Treble concentric pot B100k
    Balance pot A500k
    Vol Pot B500k

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/12 · Editado por: JL_Marcondes
    · votar


    Pequeno_bass
    Esse "+/-12 dB" significa exatamente o esquema de "boost/cut", ou seja, vc dá ganho ou corte em uma determinada frequência (e você pode ver que segue esse padrão para as 3 bandas)...
    Perba também que são 4 potenciomentros (sendo 2 concentricos), então seu bass tem que ter espaço para isso...

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potenciometros de frequencia