N° de CORDAS em seu Baixo: Motivos!!!

Autor Mensagem
Bishop
Veterano
# nov/04


Curiosidade:

O contra-baixo de vcs tem quantas cordas?
E qual o motivo q t levou a optar por um com esse N°de cordas?
No geral, baixo de quantas cordas vcs preferem, e pq?

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/04
· votar


O meu eh de 4 cordas.Foi vendo e ouvindo o flea tocar q me interessei em tocar baixo e ele usa 4 cordas, eh provável q esse seja um dos motivos.A partir dae conheci mais sobre o instrumento e sempre axei mais fera 4 cordas.De modo geral, prefiro de 4 cordas e naum pretendo mudar, eh assim q eu curto.

Dark Avenger
Veterano
# nov/04
· votar


Uso um de 5 cordas pq eu gosto muito de ter recursos mais graves e gosto muito do espaçamento entre as cordas nos baixos desse estilo.

Tomcat
Veterano
# nov/04
· votar


Eu escolhí um de 4 cordas pq:

1- pq achava mais bonito;(hj vejo q iso n tem nada haver)
2- pq eu tenho a mão pequena;(de 5 cordas ficava desconfortavel pra mim)
3- O preço das cordas é mais barata q os de 5 e 6, Hehe!

E só trocaría se fosse por um de 6. Pois o de 5 não faz muita diferença pro de 4 não.

Rafael Walkabout
Veterano
# nov/04
· votar


estética também conto na minha escolha.Aliás, axo ridículo baixo d 6 cordas.

Dark Avenger
Veterano
# nov/04
· votar


Tomcat
2- pq eu tenho a mão pequena;(de 5 cordas ficava desconfortavel pra mim)
Nada a ver cara! Tenho mão pequena tambem e nunca tive problemas com o meu de 5.


E só trocaría se fosse por um de 6. Pois o de 5 não faz muita diferença pro de 4 não.
Claro que faz!! Eh outro instrumento praticamente.

Dark Avenger
Veterano
# nov/04
· votar


Rafael Walkabout
eu tambem achava, mas acostumei e hoje eu acho normal. Acho ridiculo aqueles de 8 cordas em diante. Muito bizarro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


5 cordas, pela facilidade de tocar arranjos um pouco diferentes. Também tenho mãos pequenas e portanto construí meus baixos com largura de braço adequada para mim.
Abç

Tomcat
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola
"portanto construí meus baixos com largura de braço adequada para mim."

Mais finos? Isso nao atrapalharia(diminuindo) o espaçamento entre as cordas não?

Gui
Veterano
# nov/04
· votar


d 4 cordas...pq ainda eh o primeiro...e minha verba ainda naum me permite trocar por um baixo legal d 5 cordas...

Steve Harris eh o cara
Veterano
# nov/04
· votar


eu uso d 4 cordas pq eu naum uso nem nada mto grave, nem nada mto agudo, uso d 4 cordas pq o braco eh melhor, pq eh melhor pra faze slap, pq eu gosto do espassamento entre as cordas, pq qm m levo pro baixo tok cum 4 cordas(Flea)...vixi tm mtooo motivo...mas eu gosto d 4 cordas msm...jah pensei em tok em d 5 mas nunca m acostumei...

isaiasgs
Veterano
# nov/04
· votar


comecei com 4 e depois de 3 anos e meio comprei o atual de 5 cordas pq toco na igreja e sentia falta de um peso a mais em algumas marcações....e tb com 5 vc tem mais levadas e grooves q no de 4.

Tô afim de pegar um de 6 pq gosto muito de solos e arranjos, então vai me facilitar muito.

Vlw....

Kanter
Veterano
# nov/04
· votar


Tinha um de 4 porque, como muitos aqui, os artistas que admirava usavam baixos assim. Depois tive a chance de trocar para um de 5 (uns 2 anos atrás) porque queria realmente poder alcançar facilmente notas mais graves, podendo seguir em qualquer tom, incluindo certos baixos programados, que, por serem de teclado, tem a mesma extensão.
Nunca me interessei até o momento por baixo de 6 cordas, tanto porque acho que ele se aplica melhor a estilos que não me interessam (como a mpb instrumental, por exemplo), quanto eu gosto mais de graves do que agudos para o baixo. A não ser que fosse um de 6 cordas, mas com Fá#-zona.. :)))

NESCAU
Veterano
# nov/04
· votar


eu comecei com 4 cordas, mas como tocava em banda cover logo precisei de 5 cordas pra nao mudar a afinaçao toda hora, e foi amor a primeira vista! hj se for pra ter um baixo de 4c, soh se for um fender precision.

Centauro
Veterano
# nov/04
· votar


Escolhi e uso um baixo de 4 cordas porque achei menos confuso pela minha maior convivência com o violão, até quis pegar um de 5 cordas para ter mais peso e mais versatilidade, mas fiquei com receio de demorar prá me adaptar, mas ainda penso num futuro, quando tiver tocando baixo de olhos fechados, ter um de 5 também.

Soulface
Veterano
# nov/04
· votar


4 cordas.
PQ eu "ganhei" ele assim, e para oq eu "toco" está bom demais.
De uns tempos pra cá eu afinei ele em Eb, e assim eu toco todas as músicas q eu gosto/consigo tocar sem a necessidade de uma corda a mais.
O baixista da minha banda tem um de 4 cordas e outro de 5 cordas, mas ele prefere o de 4 cordas. Dificilmente usa o de 5. Enfim, é questão de gosto mesmo (em alguns casos é necessidade tb).

CREATION_BASS
Veterano
# nov/04
· votar


[b]Bishop[b]

Minha pergunta é ??? PRA QUE VC PRECISA SABER DISSO ??

po pessoal , a questão da musica é infinita , o contrabaixo é um instrumento com diversas tecnicas... vamos perguntar realmente coisas interessantes !!!!! POR FAVOR !!!!

marcioazzarini
Veterano
# nov/04
· votar


Tenho baixos de 4 e de 5 cordas.

Uso muito a corda B, por isso meu baixo principal é o meu de 5, mas levo para os palcos um Jazz Bass de 4 cordas tbm, pra tocar alguns rocks e músicas com mais slaps, mas apenas por questão de timbre, pois não vejo diferença em tocar em baixos de 4 ou de 5 cordas. É tudo questão de costume.

jkdias
Veterano
# nov/04
· votar


Já tive 3 bass 4 cordas e estou no primeiro 5 cordas.
Preferi esse (em nº de cordas) não só pelas 5 notas mais graves, mas pela maior possibilidade de se trabalhar escalas e arpejos, com uma corda a mais.
Mas os de 4 cordas nunca deixaram a desejar.

Scourge
Veterano
# nov/04
· votar


5 cordas...pq uma sizona (mtas vezes slappada) eh MTO importante pra mim lololol :P

mgs
Veterano
# nov/04
· votar


o meu tem 4 cordas eu to com um de 4 cordas pq to com pouco money para pegar um de 6 cordas se não eu tava com um bass de 6 cordas pq eu acho um bass de 6 cordas melhor e dá mais liberdade para fazer arranjos e outras coisas.

Dark Avenger
Veterano
# nov/04
· votar


mgs
um bass de 6 cordas melhor e dá mais liberdade para fazer arranjos
E menos pra slap. Isso é muito relativo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


Tomcat
Claro q diminui, e o objetivo era esse mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/04
· votar


90% de todas as músicas foram compostas se pensando em baixo de 4 cordas. O de 5 facilita o arranjo, mas o de 6 eu acho largo demais, atrapalha, ademais os bracos de 6 cordas, se não forem bem construidos, mantidos e regulados tendem a empenar com facilidade.
Abc

Tomcat
Veterano
# nov/04
· votar


Mauricio Luiz Bertola

"Claro q diminui, e o objetivo era esse mesmo."

Mas não atrapalha o pizzicato não?

joaozitorossi
Veterano
# nov/04
· votar


pra mim eu sou mt mais 4 cordas...Pra slap é perfeito, ainda mais se for jazz bass...acho a quinta corda interessante també, talvez mais pra frente pegue um baxo de 5, mas nunca deixarei de ter o jazz bass de 4 cordas como principal...

Ronin
Veterano
# nov/04
· votar


4. Puro e simplesmente porque gosto assim... peguei um 5 emprestado e não me adaptei a ele... simplesmente não sinfo falta de uma 5 ou 6 corda.

Tomcat
Veterano
# nov/04
· votar


Ronin
"simplesmente não sinfo falta de uma 5 ou 6 corda."

Eu tb. Com as 4 eu toco tudo!

Dark Avenger
Veterano
# nov/04
· votar


Tomcat
Aquele cara bem ruinzinho, o Wooten eu acho, toca com 4 tambem ;)

Paul_DanielF
Veterano
# nov/04
· votar


5 cordas, pq eu tava procurando um baixo versátil para tocar numa banda q não toca só rock, captação passiva/ativa, tb pelo mesmo motivo. Gosto muito do baixo de 4 cordas e se puder terei um tb (tive q vender o meu pra comprar o atual), e quero tocar bastante num de 6 cordas, pra estudar digitação e arpejos. Bom é isso. Flw ae.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a N° de CORDAS em seu Baixo: Motivos!!!