Iniciar tocando com um bass de 6 cordas...

    Autor Mensagem
    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # ago/04


    Galera vcs acham errado um iniciante pegar como seu primeiro baixo... um bass de 6 cordas... em busca da curiosidade e versatilidade...é muito dificil???

    Valeu

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Que nada, fica tranquilo, de errado não tem nada,
    o chato é vc se acostumar com a grossura do braço, e vc vai sentir muito desconfortavel no começo, mas é assim mesmo.
    Mas teoricamente é até melhor, pois vc não irá ficar limitado à apenas nas 4 cordas de um baixo normal.

    Vai fundo mano!

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tomcat
    é nisso q eu estou pensando... naum ficar preso no de 4 cordas... sim mas e slaps?....e demais tecnikas

    BloodyBass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Olha cara...

    Um erro de todo mundo que inicia a tocar baixo é, na minha opiniao, pensar demais em técnicas elaboradas.

    Começe tocando, faça exericicos pra pegar tempo e velocidade, pegue intimidade com o instrumento, treine seu ouvido. E lá pelo terceiro ano que você estiver tocando pode COMEÇAR a pensar em tappings e slaps.

    Não existe isso de "limitar" em 6 cordas. Lógico que você tem uma maior abrangência com 6 cordas, mas grandes baixistas no mundo fazem sons elaboradíssimos em 4 cordas (vide wooten e Sheenan).

    Então é o seguinte cara. Vai fundo no seu bass de 6 cordas, treina bastante, começe lá tirando musiquinhas bem simples, mas tire elas no tempo e com clareza. Mais tarde vá elaborando melhor seus sons tá certo? Se você pensar desde o começo em slaps e tudo mais você vai passar horas treinando e se frustrando. Pode tentar sabe...mas estará muito acima da sua capacidade. Além de que você não terá o básico.

    FLW

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    BloodyBass
    " Se você pensar desde o começo em slaps e tudo mais você vai passar horas treinando e se frustrando. Pode tentar sabe...mas estará muito acima da sua capacidade. Além de que você não terá o básico. "

    Isso aí!! Aê Anderson, isso q o nosso amigo Bloody disse é pura verdade. Não comece querendo aprender técnicas complexas de começo nao pois se nao vc se frusta, comece com o básico, e a medida q tu for evoluindo, aí sim.

    "Não existe isso de "limitar" em 6 cordas. Lógico que você tem uma maior abrangência com 6 cordas, mas grandes baixistas no mundo fazem sons elaboradíssimos em 4 cordas (vide wooten e Sheenan). "

    Tudo bem, é o estilo deles, mas nunca vc num bass de 4 cordas vai fazer as mesmas coisas q num de 6, ou seja limitado, aqquelas duas cordas a mais faz uma diferença ENORME, um mundo de coisas a mais. Se nao fizesse difereça, pra q teriam inventado o bass de 6 cordas? E pq o Pattituci só usa o Bass de 6 então, e outros q esquecí?

    Ah, vc entendeu o q quiz dizer.
    (notas e talz e mais uma variedade de coisas)

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Nao confunda numero de cordas com ser um bom baixista
    As vezes nós nos confundimos , pode ser q vc esteja pensando assim: "ah , vou comprar um baixo de 6 cordas para passar a impressão de que eu toco legal." ou "ah , vou comprar um baixo de 6 cordas pq qto mais cordas mais técnicas vou poder executar e nao vou ficar mt preso". Se vc esta pensando assim , caia fora!
    Baixo de 6 cordas eh horrivel! O braço eh mto tosco , prejudica mt a tocabilidade.... aconselho NO MAXIMO um de 5 cordas.

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Se a tua praia eh solos arranjos , acordes e dedilhados , aconselho tirar a B e por a Czinha.. mas sempre ficar com o de 5 cordas... 6 cordas eu ja acho mto exagerado , mto tosco... nao eh cmg nao...

    Magno Vilhena
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Basta que você estude.

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jrcintra
    "Baixo de 6 cordas eh horrivel! O braço eh mto tosco , prejudica mt a tocabilidade.... "

    Q isso kra! Vc exagerô feio...Tu falô besteira.
    Isso é questão de gosto seu! Se prejudica a tocabilidade, é de pessoa p/ pessoa! Nao deixe q seu gosto influa em suas críticas... Me admiro vc, q conhece tão bem esse intrumento(baixo) falar uma coisas dessas...
    Putz!

    Obs: Desculpe c t ofendí em alguma coisa, mas tu foi meio infeliz em seu depoimento. Completamente sem fundamento, além de ter "puxado sardinha" pro teu gosto.

    Pedro Wood
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tenha o seu baixo e estude bastante de preferência com um bom professor. Se você já tem um baixo de 6 cordas comece com ele mesmo. Só mais parafrente você poderá distinguir se o de 6 cordas é ou não o que você precisa para o que pretende fazer como baixista. Eu, por exemplo, comecei com 4 cordas e nunca mudei por não ter tido necessidade.

    TrasTTe
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: TrasTTe
    · votar


    AnDerSon_BoLLo

    Não tem nada de errado em começar com um baixo de 6 cordas, mas eu começaria com um baixo de 4 cordas, basicamente, por três motivos:

    - 1o. Se tu está começando a tocar agora, provavelmente não vai ver muita utilidade em um baixo de 6 cordas, pq todas as músicas de baixa ou média dificuldade podem ser adaptadas com perfeição para um baixo de 4 (ou seja, por um bom tempo as demais cordas não terão utilidade)...

    - 2o. Se tu não vai precisar por um bom tempo de 6 cordas, porque não usar esse dinheiro para comprar um baixo de 4 cordas melhor com um cubo melhor, sem contar com o dinheirão a mais que tu vai gastar em cordas para manter um baixo de 6 sem ter necessidade disso(pense bem)...

    - 3o. Com um baixo de 6 cordas, tu tem um maior número de notas dispostas em um menor espaço, logo, com um de 4 cordas, tu te "obriga" a movimentar mais a mão esquerda sobre a escala do instrumento, o que faz ganhar mais velocidade e melhorar a técnica (principalmente quando for adaptar uma música tocada com um baixo de 5 cordas ou em uma afinação diferente)...

    Por esses motivos eu começaria com um baixo de 4 cordas...

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    TrasTTe
    "- 3o. Com um baixo de 6 cordas, tu tem um maior número de notas dispostas em um menor espaço, logo, com um de 4 cordas, tu te "obriga" a movimentar mais a mão esquerda sobre a escala do instrumento, o que faz ganhar mais velocidade e melhorar a técnica (principalmente quando for adaptar uma música tocada com um baixo de 5 cordas ou em uma afinação diferente)... "

    Gostei desse motivo. Bem convincente.
    Nunca tinha visto deste modo.

    hugoky
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Acho bom comecar com 5... Assim você não terá muitos problemas em tocar em 4 ou 6 cordas.

    Mbass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    eu comecei com um de 6 cordas, acabei acostumando e posso executar varias tecnicas nele, mas agora, sinto a necessidade de comprar um de 4 pra trabalhar novas tecnicas e trabalhar alguns slaps tb. ñ q o d 6 impossibilite, mas no d 4 torna-se + pratico.

    bass_player
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    BloodyBass
    E lá pelo terceiro ano que você estiver tocando pode COMEÇAR a pensar em tappings e slaps.

    que isso cara... eu toco a dois anos e faço slap e um ano, imagina se eu ainda fosse esperar um ano pra começar a slapar e fazer tapping?
    não diz isso não, 3 anos é muito tempo...



    AnDerSon_BoLLo
    cara, como vc mesmo disse vc é iniciante... então vc nem sabe direito a difereça de bass de 4, 5 ou 6 cordas... na pratica mesmo...
    acho que vc deve começar com 4 cordas, ou 5 cordas... sinceramente eu penso que falicitará o seu aprendizado...


    primeiro aprenda a tocar de modo que seja melhor pra vc, depois vc pensa que tipo de baixo vc quer...

    Homaley
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    TrasTTe


    tu te "obriga" a movimentar mais a mão esquerda sobre a escala do instrumento, o que faz ganhar mais velocidade e melhorar a técnica (principalmente quando for adaptar uma música tocada com um baixo de 5 cordas ou em uma afinação diferente)...

    Engraçado. Os dois professores com os quais eu já tive aula e estou tendo dissem justamente o contrário. " A técnica é justamente você aproveitar ao máximo a posição em que você está tocando". Ou, seja, o estudo de digitações é um trabalho altamente técnico, que justamente auxilia ao baixista a não ficar com a mão esquerda "andando" pelo braço do instrumento o que PREJUDICA A VELOCIDADE E PRINCIPALMENTE A CLAREZA DAS NOTAS.

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tomcat
    Se vc lesse direito o q o kra pediu...
    olha soh o q o kra escreveu:
    "Galera vcs acham errado.."
    VCS ACHAM ERRADO....
    eh a opiniao de cada um q ele queh sabe...
    eu disse realmente isso.. a MINHA opiniao.. eu ateh dexei bem claro isso no final "aconselho NO MAXIMO um de 5 cordas."
    Nao sei qq esse pessoal do forum tem... vc eh a segunda pessoa q me falta com respeito.. nem sei pq perco meu tempo aki... mais relaxa... nem me ofendeu nao

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tomcat
    Relaxa memo... seriao... nem pega nda nao... nem fiquei grilado com nd ;)
    mais seila meu... vc pode notah q ultimamente esse forum ta meio estranho.... mta gente q contribuia e ajudava mto aki sairam fora.. =/

    Tomcat
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    jrcintra
    O Pagode Alto Astral por exemplo.
    Xá pra lá...

    maikonbass
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    eu comecei com um tagima de seis cordas, véio eu me acustumei tao rapido q vcs nem imaguinam, peguei uma otima velocidade e tudo.

    Eu toco a 1 ano, e é logico q sa duas cordas a + sao um pouco inuteis pra mim, a nao ser num forró ou axé mas raramente toco esses estilos.

    mas quando eu fui compra pensei q o bixo d 6 cordas tem mais opcoes q o d 4 e os d 5, e pra nao ficar trocando be baixo só pelo numero d cordas resolvi compra um d seis, a nao ser q seja um tpow fender né?

    valew!!!!

    jrcintra
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Tomcat
    de boa =)
    mal aih qqr coisa q eu tenha postado em relacao a algo q tenha te dexado grilado.. hehe

    Salvaum
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Baxolão ou Baixo de 5 qual eu compro?

    Magno Vilhena
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    AnDerSon_BoLLo
    Na boa? Muita bobagem e muita teoria mas nada que você possa aproveitar, então vá lá e comece a estudar com o baixo que você bem entender porque estudando e se dedicando você vai longe, longe o suficiente para algum dia saber você mesmo se quer ou não um baixo de 6 cordas e principalmente a saber reconhecer quando um baixo é bom ou não. Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciar tocando com um bass de 6 cordas...