Luthite: Afinal, que porra é essa?

Autor Mensagem
bass_player
Veterano
# jun/04 · Editado por: bass_player


Então oq é exatamente luthite? um tipo de compensado? um tipo de fibra? um tipo de resina sei la? uma madeira diferente? o que seria entao exatamente?

to afim de ver resposta de outros usuarios tb, nao as dos mesmos usuarios como o CORVO por exemplo.. nao que eu nao queira q o CORVO nao responda.. ainda quero q ele dê a opinião dele.. mais tb que os outros usuários falem..

como seria o seu timbre?

também espero respostas de usuários como mabaixo que tem um Ibanez EDB, assim como o NESCAU.... e o Alain Caron tb pode dar alguma resposta legal eu espero..

e todos os outros tb... hehehe

falem ai

valeu

Rdrowned
Veterano
# jun/04
· votar


Cara, eu já tive um Ibanez de Luthite (EDB 605) e na minha opinião não tinha timbre algum !!!! Som horrivel (pra mim), sem brilho ... já me falaram que Luthite é um tipo de compensado mas também já me falaram que é tipo uma fibra de carbono ... A Ibanez diz o seguinte ... "Luthite is a man-made material designed specifically for electric stringed instruments."

BRNz
Veterano
# jun/04
· votar


Pelo q andei pesquisando...

Luthite eh um polimero de carbono produzido sinteticamente especialmente pra corpos de instrumentos de corda...

Nada a ver com madeira, ou compensado...
Ao que me parece o material eh derivado de petroleo...

de resto... nao existe mta informacao quimica sobre ele na net... vo tenta descubri mais...

( eh... quem dizia q ingles era lingua universal e ve akelas porrada de site em russo tenq morre...)

BTNS
Veterano
# jun/04
· votar


Só ouço falar mal desse material no que diz respeito a instrumentos. Toquei só uma vez num EDB e achei horrível. Não tem som de nada.

BRNz
Veterano
# jun/04
· votar


bom... pesquisando mais um pouco encontrei um site relacionando luthite ao urethane (uretano)
esse urethane nos USA eh usado pra designar uma porrada de coisa, como espuma naval e tal... mas o mais proximo q achei foi um poliuretano, no modo geral, plastico, q era usado pra fazer bolas de boliche... parece q eh uma borracha q moldada e secada vira um plastico denso... e .. eh porae...

Rdrowned
Veterano
# jun/04
· votar


BRNz
Prefiro a madeira ... rs ... não tem erro !!!!!!

BTNS
Também achei a mesma coisa. Não tem som de nada !!!!

BRNz
Veterano
# jun/04
· votar


Nem sei comeq sai o som... mas se o polimero for decente... tem a vantagem de joga pra tudo q eh lado e ele nem senti eheueh... Baixo bom pra bate no chaum...

slapboombass
Veterano
# jun/04
· votar


e que cara tem esse luthite!

pagode alto astral
Veterano
# jun/04
· votar


e que cara tem esse luthite!

cara de "pau" é certo que não tem...

rss

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Me parece que é uma liga, fibra, MDF ou algo assim mas sei que os instrumentos de luthite que eu experimentei da série Ergodyne da Ibanez, que em teoria têm uma parte elétrica muito boa, não tinham timbre nenhum', e para mim isso é tudo o que eu preciso saber.

alexafavilla
Veterano
# jun/04
· votar


bass_player
tem algum alain caron aqui no forum?

slapboombass
Veterano
# jun/04
· votar


pagode alto astral

dãhaaaaaãaãããã!!!!

alexafavilla

tem sim pq???

pagode alto astral
Veterano
# jun/04
· votar


slapboombass

fala sério vc riu pra c******


:P

slapboombass
Veterano
# jun/04
· votar


pagode alto astral
heheheheheh!
COMO ADIVINHO?

NESCAU
Veterano
# jun/04
· votar


Bom, luthite, que eu saiba, é um polímero semelhante a fibra de carbono, com a densidade equivalente ao ASH.
Eu tenho um IBANEZ ERGODYNE 605 e posso afirmar seguramente que ele tem timbre sim senhor, aliás um ótimo timbre diga-se de passagem.
Mas, oque afinal é timbre? Sim pq tem gente que diz, que tem baixo q nao tem timbre e tal... Que besteira isso, cada baixo tem um timbre característico, o Factor por ex., alguem ai tira o timbre dele no seu baixo? E o music man?
Fala sério, dizer que um ergodyne "nao tem" timbre na minha opiniao é no mínimo falta de conhecimento... pois pelo fato de um baixo ser de luthite nao significa que ele nao tenha timbre...

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


NESCAU, eu já toquei em mais de um e achei o som deles sem vida, sem personalidade, sem brilho e sem timbre, ou seja, uma boa porcaria de baixo. É a minha opinião e não tem nada a ver com conhecimento ou não. Se você gosta está no seu direito, afinal gosto é algo pessoal de cada um, mas atribuir falta de conhecimento a quem diz não gosta é um pouco petulante demais, não acha? Então quem não torce para o Palmeiras também não enende nada de futebol? Quanto à densidade do Luthite ser similar à do Ash pode até ser mas a sonoridade é tão diferente... de repente seria melhor a Ibanez começar a usar o Ash nessa linha se eles quiserem mesmo o som do Ash, embora eu ache que eles querem mesmo é o som da grana caindo na conta deles.

Rdrowned
Veterano
# jun/04
· votar


NESCAU
Eu tinha um Ibanez Ergodyne 605 e o meu não tinha timbre algum, tinha som de nada, ruim mesmo.

Magno Vilhena
Veterano
# jun/04
· votar


Um camarada meu tinha um desses Ergodyne cinza metálico com aspecto super futurista (parecia um transformer) mas o som dele era uma droga mesmo, sem vida, sem timbre, sei lá. O timbre do baixo chegava a dar raiva. Parecia um som de plástico!

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


Magno Vilhena, de repente o próximo passo será lançar o Ergodyne Megatron! :o)

NESCAU
Veterano
# jun/04
· votar


CORVO Defina TIMBRE por favor.

CORVO
Veterano
# jun/04 · Editado por: CORVO
· votar


NESCAU, por que o meu baixo tocado no mesmo amplificador com a mesma regulagem pelo mesmo músico vai dar um C diferente do seu? Porque os timbres deles são diferentes. Quando o C é tocado produz uma vibração na frequência caractarística daquele C e junto com ela vêm inúmeras vibrações em tempos diferentes e frequências diferentes em menor intensidade, frequências essas que chamamos de harmônicos. O C é o mesmo mas os harmônicos são diferentes e o padrão dos harmônicos é que da o colorido, por assim dizer, do som e define o timbre característico. É por isso que a minha voz é diferente da sua que é diferente da do Magno Vilhena que é diferente da do Rdrowned que é diferente da do slapboombass que é diferente da do pagode alto astral e por aí vai, porque todos têm harmônicos diferentes em suas vozes, e por isso o Ian Gillan não canta igual ao David Coverdale apesar de terem (possivelmente) uma potência vocal similar. Eles têm timbres de voz diferentes, ou seja, harmônicos diferentes ou "coloridos" diferentes. Na verdade tudo tem timbre e quando alguém usa a expressão "não tem timbre" isso quer dizer que o timbre não agradou ou é muito diferente do referencial desejado. Por exemplo todos nós estamos acostumados com um determinado som de caixa de bateria e se de repente alguém aparece batendo numa lata de tinta vazia querendo obter um som de caixa de bateria possivelmente algum músico dirá que "essa caixa não tem timbre", o que a rigor não é verdade pois ela tem um timbre próprio mas todos entenderam que o "não tem timbre" significa que o timbre é uma droga. Na verdade essa comparação da lata de tinta vazia com uma boa caixa de bateria se encaixa perfeitamente na minha opinião a respeito do timbre do Ibanez Ergodyne com corpo de luthite comparado ao timbre de um bom baixo vintage. Eu não achei que precisasse explicar isso mas espero ter sido claro o suficiente.

NESCAU
Veterano
# jun/04 · Editado por: NESCAU
· votar


Entao vc deveria ter dito q o bass possui um timbre diferente dos padroes normais (coisa q eu nao concordo nem aqui nem em marte) mesmo q vc nao goste dele! :D e fim de papo pq timbre meu amigo é assunto pra + de 10 rodadas de cerveja! Ah só por curiosidade, alguem aqui tem um cort curbow? ele tb é de luthite e eu queria saber como é o timbre dele.
E pra quem quizer saber como é o timbre do ergodyne, ainda esta semana eu abro um palco mp3 com um teminha usando ele!
Flw ae!

CORVO
Veterano
# jun/04
· votar


NESCAU, é verdade, gosto é gosto e cada um tem o seu. O meu diz que o Ergodyne tem o timbre mais feio, artificial e sem vida que eu já vi num baixo que deveria ser considerado bom, e pelo visto não sou o único que acha isso, agora se você tem um e está satisfeito é isso que importa.

FunkGuitar
Veterano
# out/06
· votar


Upz...

Uretano é usado pra fazer roda de skate. Obvio, há outras aplicações como interior de veículos, etc. É um polímero derivado de petróleo.

E também é utilizado pra fazer instrumento musical mais baratos... Já li que são de qualidade inferior, mas não tenho informação suficiente pra dizer se isso é correto ou não...

Ronin
Veterano
# out/06
· votar


Bem, a pergunta sobre o Luthite foi respondida. A questão que fica é... é bom ou é ruim? A resposta é: "A pergunta é idiota", rssss. ^_^ - Não existe timbre bom ou ruim... existe gostar ou não gostar.

Tive dois baixos de luthite... um Cort Curbow e um Ergodyne da Ibanez. Gostei dos dois instrumentos, apesar de ter voltado para a madeira. O luthite tem som diferente, sem dúvida, mas isto não é necessariamente ruim. E tem a vantagem de ser mais leve (para tocar baile de 4 horas é o que há).

CURBOW. Parece que fazer baixo em luthite significa exagerar no design. Provavelmente isto vem da facilidade de se moldar o material (acredito que seja injetado?). O Curbow parecia um tubarão azul cintilante. O bacana é que a cor ficava muito louca com as luzes do palco. Eu tinha fotos com um curbow vermelho, verde, amarelo, prata, e na real eram todas do mesmo curbow azul.

Eu já havia testado um curbow antes, e não havia gostado do som. Muito "artificial", plástico, com médios exagerados e sem peso. Este que comprei era uma edição especial que vinha com captadores Bartolini MK-1... e foi o cap quem fez toda a diferença. Recuperou o peso do baixo e fez o timbrão cantar. O timbre ainda era puxado para o brilhante, mas já tinha um bom peso... era um baixo ideal para solos, sons leves ou virtuoses, e o timbre tinha tudo a ver com slap. Seu defeito estava na presença... o som sumia quando entrava a banda (batera, guita, voz, teclado).

O bicho acabou sofrendo um acidente e o troquei num Ergodyne.

ERGODYNE: Em resumo, o baixo do BatMan. A cor era linda (um preto, meio arrocheado, meio fosco), e tinha um design bem "futuroso". Este me impressionou muito... também era de luthite, mas possuia características totalmente diferentes do Curbow. Primeiro, era pesado (peso físico, do corpo). O braço era de grafite (o Curbow é madeira). Tinha um timbre pesado, grave e médio grave, e uma presença que rasgava o som da banda e se fazia ouvir em qualquer situação.

O vendi (quando comprei o Cheruti) por ser um baixo pouco versátio... ideal para rock pesado e outros sons que exijam um grave que se faça presente no meio de guitas com distorção.


Em resumo, isto me leva a crer que assim como existem "madeiras e madeiras", existam "luthites e luthites", provavelmente com qualidades, características e densidade diferentes, alterando assim o som. Luthite ou não, o que importa é o conjunto final e o som.

duduchaves
Veterano
# out/06
· votar


Ronin

Boa! Nunca vi esse tal de luthite! Cheguei a VER um Cort Curbow, achei lindo mais nem testei! Não conheço o som do Bixo!

Mas vc falou tudo aqui: Luthite ou não, o que importa é o conjunto final e o som.

Não interessa o instrumento, O que importa é o som! O melhor baixo que existe é o SEU! Ele é excelente pra vocês, mas pode ser péssimo para mim! O que importa é a satisfação em tocar e gostar do som!

Muito bom cara! Excelente colocação!

rickalencar
Veterano
# out/06
· votar


Pensei que luthite, fosse a mulher do Luthier ...
Mas é mais complexo que isso ...

Izaak
Veterano
# mai/07
· votar


Bom. Eu sou novo por aqui e esse assunto me chama atenção. Eu tenho um Cort Curbow 5, feito de Luthite e estou satisfeito com o som dele. No começo foi difícil acostumar e regular de forma que tivesse um bom ganho (afinal de madeira pra fibra é uma diferença muito grande). Uso ele pra tocar Funk eFusion e quando levo um groove mais "picotado" nele fica bom. Ele tem uma sustentação boa e slaps metalizados com brilho, fora que o visual dele só deixa a desejar quando vc quer tocar sentado (pois devido as dimensões da parte inferior do corpo ele costuma escorregar). Eu não tenho problemas com ele, mas pra tocar Jazz ele não é muito recomendado. Fica a resposta certa pra todas as dúvidas: "Gosto, futebol e religião são as 3 coisas indiscutíveis nessa vida".

P.S: Lembrando que, quando Jaco Pastorius "arrancou" os trastes do seu baixo muita gente não aprovou e não gostou, mas a inovação é uma consequencia da tecnologia. Madeira será sempre madeira e fibra sempre fibra.

conehc
Veterano
# mai/07
· votar


Izaak
up das profundezas do inferno esse...

mas já que vc upou... conta mais aí.. qual é o seu baixo? o que vem com caps bartolini? ele tem aquele problema que muita gente diz que é: "o baixo tem um som bom, pra estudar é uma maravilha, mas pra tocar com banda ele desaparece, nao tem nenhuma presença"

conehc
Veterano
# mai/07
· votar


ps1: jaco foi o primeiro a tocar com baixo eletrico fretless? onde ta falando isso?
ps2: qual é o ano de fabricação daqueles baixos dele?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthite: Afinal, que porra é essa?