Cordas Velhas

Autor Mensagem
RiBaSs
Veterano
# mar/04
· votar


Dark Avenger
Nãop pode esquecer de colocar vinagre...

Gui
Veterano
# mar/04
· votar


RiBaSs
melhor num coloca vinagre pq pode corroer um pouco a corda e deixar ela menos resitente e mais faxil d estourar...o melhor eh coloca detergente neutro q tem desengordurante...

RiBaSs
Veterano
# mar/04
· votar


Gui
é mesmo? pô valeu a dica....

Gui
Veterano
# abr/04
· votar


sobe

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Quem te falou isso? O som perde o brilho e fica abafado, mas tem gosto para tudo.

canhoto 5
Veterano
# mai/04
· votar


Quanto mais velha a corda é pior, acorda amigo

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


Não. Muito pelo contrário. Cordas velhas perdem o brilho e muito velhas podem inclusive prejudicar a regulagem do instrumento.

Rdrowned
Veterano
# mai/04
· votar


"?????????" - Quanto mais velhas, PIOR !!!!!

marcelo prati
Veterano
# mai/04
· votar


quanto tempo tenque deixar de molho nesse alcool????
tenque agitar??????????????????????????? naum sabia disso...

José Mário Zanini
Veterano
# mai/04
· votar


Por favor, nada de ferver as cordas, antes eu tb fazia isso, ficavam blz (por algumas semanas), só que perdiam a resistêcia pelo fato de serem aquecidas e quebravam facilmente. Com o alcool 100% eu já ouvi falar mas nunca usei, pode ser uma solução!!!

Rdrowned
Veterano
# mai/04
· votar


Já ouvi falar também em passar anti-corrosivo, particularmente não uso, mas já vi usarem e realmente dá uma revigorada nas cordas mas não chega perto de uma nova não.

tarado
Veterano
# jun/04
· votar


aew se precisa ser 100 % alcool eu vou usar pinga(que merda...)
eu nao sei limpar as cordas mas se voce tocar com as maos limpas, passar um paninho quando parar de tocar, deixar o bass bem guardadinho quando parar nao dar uma de besta e começar a escrever com a mao suando no braço e nas cordas do bass ele demora mais umas 2 semanas para envelhecer, limpando com o alcool depois dá mais duas semanas ao todo da pra adiar mais um mes a troca.

obs: um amigo meu disse que e bom passar vaselina liquida na corda nova que ela se conserva melhor, eu passei nas cordas do meu violao e tem uma leve, levissima diferença na quantidade de ferrugem mas nao vale muito a pena nao.

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


Tirar as cordas e colocar depois, de novo, lesa elas?

Eu gosto de cordas novas (pelo timbre), mas tb gosto de um som tipo de rabecão. Aí quando eu quiser o timbre fosco, eu posso tirar meu encordamento novo, trocar pelo velho e depois colocar o novo novamente? Não prejudica o encordamento novo, não?

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


subindo...

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


Responde, alguém aê (duas mensagens acima)!

Vamos para a pergunta de um milhãoummm!

maggie
Veterana
# jun/04
· votar


Bico
Tirar as cordas e colocar depois, de novo, lesa elas?

Um pouco, já que elas já estavam "acostumadas" com a posição antiga. Se for muito velha fica bem mais fácil arrebentar.

slapboombass
Veterano
# jun/04 · Editado por: slapboombass
· votar


primeira coisa a corda so vai ser fervida condo perder o brilho do som! vc teria entaum que compra um cordamento novo mas se tu da uma fervida nas cordas elas pegam brilho novamente esse processo de fervura so pode ser feito três vezes depois disso é quase certo que vai arrebentar !
faz assim deixa as cordas ferverem 15 min. com 500ml de agua e 3 colheres de detergente! se vc quiser ela mais macia dai vc poe meia colherada de azeite!
eu fervo as minhas logo quando eu pego mas é gosto de cada um!!!
falow!!!!!
:-)

Bico
Veterano
# jun/04
· votar


maggie
Uma boa alma me respondeu!
Era isso mesmo q eu imaginava. Mas ainda não sei se compensa fazer aquele esquema de troca as cordas.

slapboombass
Vai ficar uma delícia!
C pegou a receita com a Ana Maria Braga?
Hehe.
E 3 colheres de detergente não é muito não?

Vcs colocam as cordas tudo junto e embolado?

slapboombass
Veterano
# jun/04
· votar


Bico
E 3 colheres de detergente não é muito não?
naum é muito naum!

Vcs colocam as cordas tudo junto e embolado?
so toco elas tudo dentro da panela e ja era!!!
heheh!

Simeone
Veterano
# jun/04
· votar


As cordas velhas (mas não podres, enferrujadas, parecendo uma navalha) ficam legais p/ fretless... eu só uso corda velha no meu sem traste... parece q o Pastorius usava isso, aprendi com o André Rodrigues esse lance, e gostei.

Guilherme_Gustavo
Veterano
# jun/04
· votar


Cuidado ao ferver as cordas, pois vocês vão alterar a tensão das mesmas, vamos lembrar das aulinhas de Física, o metal DILATA com o calor, e como as cordas são feitas de metal, logo, vão dilatar também. Bem: "e eu com isso?", vocês podem perguntar, respondo dizendo que a tensão do braço vai sofrer uma alteração ou pequena ou considerável dependendo da quantidade de cordas e do tipo de encordoamento. Só um toque, limpe sempre as cordas depois de tocar, passe algum produto, mas NÃO FERVA! Sou traumatizado mesmo com esses problemas de braço pois passei por muitos, e se estou sendo um pouco chato é porque não quero que vocês fiquem com vontade de enfiar o baixo no chão quando o mesmo começar "do nada" a trastejar onde antes o som era bom. Outra dica, cordas muito velhas NÃO AFINAM ou se afinam, perdem muito rapidamente a afinação.
Até!

Ne Quid Nimis!

Peixebass
Veterano
# jun/04
· votar


Mas o azzarin que toca há uns 8 anos disse que sempre ferveu as cordas e seus baixos nunca sofreram alteração!!!

marcioazzarini
Veterano
# jun/04
· votar


Peixebass

Sim... Os baixos nunca foram afetados.
Mas eu fervo cada encordoamento umas 2 vezes... Qdo estou na emergência, fervo 3.

slapboombass
Nunca ouvi falar neste lance do azeite... Acho muito ewstranho isso, pois se o processo de fervura é justamente pra eliminar toda a oleosidade da corda...
Q estraño... jejejeje

Simeone
Tbm uso cordas velhas no fretless.

BRNz
Veterano
# jun/04
· votar


Cuidado ao ferver as cordas, pois vocês vão alterar a tensão das mesmas, vamos lembrar das aulinhas de Física, o metal DILATA com o calor, e como as cordas são feitas de metal, logo, vão dilatar também. Bem: "e eu com isso?", vocês podem perguntar, respondo dizendo que a tensão do braço vai sofrer uma alteração ou pequena ou considerável dependendo da quantidade de cordas e do tipo de encordoamento.

Tipo... essa pira de dilatacao soh seria verdade se tu colocasse as cordas devolta ainda quentes... dai qdo esfriasse ia tensiona o braço... senão... nada a ver...

Biomacca
Veterano
# jun/04
· votar


eu acho q ferver nao é uma boa opçao, a do alcool 100% vendido em farmácia é a melhor soluçao.
tem gente q gosta de cordas velhasum exemplo é Jo baixista do Sgt peppers, (melhor cover de beatles do Brasil e um dos 3 do mundo), o cara tem um Rickenbacker q te mentre 7 e 11 anos e te mas cordas originais, estao sem ferrugem pois ele sempre as limpa mas o visual é de uma cor cinza totalmente sem brilho, e detalhe: o som do rickembacker q é bem metálico, no dele é o som mais grave q ja vi, sem nada metálico, um som bem vintage mesmo, e é um PUTA SOM!!!! cada um com o seu gosto......

slapboombass
Veterano
# jun/04
· votar


marcioazzarini

isso eu naum sei te explicar o "pq" mas sei que funciona pq eu ja testei!! e ficou uma blz !!
eu tb pensei assim quando me falaram mas dai fui testar e fica bem legal!!!
e outra coisa eu deixo elas no varal pegando um sol e um vento pra secar depois de fervida!
e eu fervo e logo que tiro da fervura do um choque termico nelas ! é so coloca elas numa agua gelada!!!
fica legal!!!!
falow!!!

Guilherme_Gustavo
Veterano
# jun/04
· votar


BRNz
Continue fervendo suas cordas então.

El_Cabong
Veterano
# mar/06 · Editado por: El_Cabong
· votar


Aproveitando o tópico.

Se guardar o baixo sempre com as cordas afrouxadas, o brilho do som das cordas não dura mais tempo?? Devido a deformação plástica, e não elástica, que ocorre nas cordas (sempre esticadas) ao longo do tempo?

Porque quando se deixa as cordas frouxas e depois se afina, tem se a impressão que o som melhora!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cordas Velhas