Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?

Autor Mensagem
Punker
Veterano
# fev/04


Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo? A famosa ''Maria Gorda''
1º É dificil tocar?
2º É confortável?
3º A sonoridade é alta ou baixa?

Valeu!!!

PuNk Bass
Veterano
# fev/04
· votar


Punker
Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?
Quase todos que frequentam essa seção já tocaram contra-baixo... Eu entendi a tua pergunta. Voce deve estar falando do violoncelo(baixo acúsitco), eu nunca toquei, já tive vontade mas nunca teria dinheiro pra comprar um daqueles...

TrasTTe
Veterano
# fev/04
· votar


Punker: Contra-baixo e baixo sao a mesma coisa... eu, por exemplo toco todo dia no meu contra-baixo eletrico, mas nunca toquei num acustico... valeu? (:


PuNk Bass

Nossa! valeu a tua ideia, mas, num me leva a mal, tu falou uma besteira...
O violoncelo num eh nem de longe parecido com um baixo acustico... velho, o violoncelo tem a metade do tamanho de um baixo acustico e eh BEM mais agudo... sao coisas diferentes, valeu? (:

bass_player
Veterano
# fev/04
· votar


TrasTTe
exatamente..



as vezes eu fico meio irritado quando alguem fala uma coisa que nao tem certeza, como o punk bass disse que eh a mesma coisa que violoncelo... ele nao tinha certeza, afinal estava errado.. mais blz....




mais continuando o topico, alguem jah tocou em um acustico???

eu nunca toquei

PuNk Bass
Veterano
# fev/04
· votar


TrasTTe
bass_player
Não me matem... É que eu achei que os dois eram a mesma coisa. Pois os dois são iguais em aparência, a diferença é que um usa os dedos e o outro o arco....

bass_player
Veterano
# fev/04
· votar


PuNk Bass
relaxa, nao fiquei bravo..

eh que eu sou meio estressado mesmo

Vadalku
Veterano
# fev/04
· votar


Eu toco contra-baixo acústico a uns dois anos.
1-Não é tão dificil de tocar,quer dizer eu comecei com o sinfônico e fui para o elétrico,oq pega é a forma de mão que pra quem vem do elétrico é totalmente diferente.
2-Olha conforto é o caso de achar a posição certa,eu por exemplo toco em pé,já toquei sentando mais em pé é melhor tenho mais liberdade para fazer mudanças de posições.
3-A sonoridade com certeza é alta!Tanto tocando com o arco como com o dedo(pizzicato).Ou seja tem solo de baixo em orquestra.
E mais uma coisa,CONTRA-BAIXO NÃO É IGUAL VIOLONCELLO!
As duas únicas coisas em comum entre os dois é a clave de fá e as 4 cordas.Fora isso tudo nos dois e diferente desde o tamnaho e até a sonoridade.E ambos podem tocar tanto com o arco quanto com dedo.Álias qualquer instrumento de cordas numa orquestra podem tocar com os dois.

Espero ter esclarecido suas dúvidas.Valew.

Basshero
Veterano
# fev/04
· votar


PuNk Bass
os dois podem se usar o arco e os dedos tb

Voodoo
Veterano
# fev/04
· votar


PuNk BassNaum keru te matar naum hauhaua
MAs eh o seguinte, otra coisa q vc acabo dizendo está errado
"a diferenca entre eles eh q um usa os dedos e o otro o arco"
Ambos vc pode usar arco ou a tecnica pizzicato, naum existe limitacoes e sim oq vc achar kal tecnica melhor p. usa-lá em situacoes diferentes!!!
OS dois temmm aparencias parecidas, mas como disseram, umm eh bemmm maior q o otro e a sonoridade tb, eh bem diferente!!!

TrasTTe
Veterano
# fev/04
· votar


PuNk Bass

nao te estressa meu guri, todo mundo tem direito de errar, certo?

Mas eh q, sem querer ser muito chato, tu falou outra besteira..hehehehe

Os dois num sao iguais, nem parecidos, TIRA ISSO DA CABECA!!!

Os dois podem ser tocados tanto com arco quanto com pizzicato... (logico q o baixo geralmente eh tocado com pizzicato, mas a principio era muito executado com arco).

Valeu??? :)

Daniel_Barreto
Veterano
# fev/04
· votar


Eu ja toquei, facil de tocar não é, ele não tem trastes e precisa fazer força pra tocar. Além de ser caro e ruim de carregar.

beto_schmidt
Veterano
# fev/04
· votar


Eu toco regularmente com os vários tipos de baixo. Toco mais no elétrico (que é mais versátil), mas estou estudando bastante o "rabecão" e meu mais novo vício é um vertical, que tem a mesma escala, inclinação e tal do "gigante", mas com toda a tecnologia e ergonomia dos elétricos! Vale muito a pena os ditos verticais eletro-acústicos. Quem tiver oportunidade, não exite: adquira um!

Gui
Veterano
# fev/04
· votar


eu jah toquei num baixo acustico...o baixolão do meu amigo eh mto bom...

agora nos "rabecão"...nunca...deve ser bem lega...

Falecomharry
Veterano
# fev/04
· votar


Eu ja tentei tocar , gostaria de ter mais contato,pois eu achei legal . Eu realmente encaro o baixo acustico como outro instrumentö, as posicoes nao sao iguais , vc precisa abrir muito mais a mao , o som e mais baixo , dominar a tecnica do arco nao e nada facil , afinar e foda , nao tem trates,as cordas sao super duras e o braco e grosso,para tirar as notas nao e tao simples tanto na mao direita quanto na esquerda , sem falar no fato de vc ter que dar preferencia as cordas soltas quando vc for tocar G,D,A ou E . MAS UM se deus quise vou aprender a tocar o danado

Falecomharry
Veterano
# mar/04
· votar


Vamos galera
Opinem !

Harry

Kamelot
Veterano
# mar/04
· votar


Pra quem curte um violoncello, pega alguma musika do Apocalyptica, sao uns caras q tocao uns cover do Metallica, e algumas musikas proprias q sao iradas, soh no violoncello
vale a pena dar uma conferida

pirulito
Veterano
# mar/04
· votar


queria fazer uma pergunta pro "Vadalku", jah que ele toca em baixo acústico, depois de um certo tempo o seu braço esquerdo começa a doer pelo fato de ele ter que ficar quase pra cima??

Vadalku
Veterano
# mar/04
· votar


Doí pra caralho no começo!
Ainda mais com muita mudança de posição.
Mas depois você se acostuma,sem contar que com o professor sempre tá em cima de você pra achar a postura certa.

paulao_jazz
Veterano
# mar/04
· votar


Galera, vcs não vão acreditar, mas tem uma menina lá na UnB (Universidade de Brasilia) que é contrabaixista (o acústico, o rabecão mesmo), e tem 1,50m.
Tu não acredita quando vê o toquinho tocando o contrabaixo (dependendo do angulo, nao vê mesmo!!! :))))

Skachorro
Veterano
# mar/04
· votar


Cara eu so loko pra toca um rabecão. Tem um som muito louco. Mas eh muito caro e grande, a opção para ter um som parecido eh o fretless!

pirulito
Veterano
# mar/04
· votar


paulao_jazz
ela subia em um banquinho velho??

Vadalku
Veterano
# mar/04
· votar


Será q é aquela mina q tocou em Campos do Jordão ano passado?

Vadalku
Veterano
# mar/04
· votar


Ql era o estilo jazz ou clássico?
E se for clássico(nums sei se vc conhece) mas a forma de mão dela era de violoncelista ou de baixista mesmo?

paulao_jazz
Veterano
# mar/04
· votar


pirulito
quando eu vi ela tocando, não.
Vadalku
aí não sei. ela é uma escurinha, não lembro o nome dela. ela toca contrabaixo erudito, com arco.

Lady Devil
Veterano
# mar/05
· votar


Vadalku
paulao_jazz
Eu estou tão feliz de ter lido isso, sou uma garota de 1,60m e meu sonho eh tocar contra-baixo rabecão, desde pequena mas sempre desencanei pq todos falam q eh besteira q eu sou baixinha q num rola, e essa garota menor q eu toca, q bacana, queria tb saber se tem alguem aqui q toca rockabilly de SP, q posso me indicar um lugar pra ter aula? Se quiserem um site surto acessem www.kingdoublebass.com...[b]

Gilberto Ribeiro
Veterano
# mar/05
· votar


Vadalku disse:
E mais uma coisa,CONTRA-BAIXO NÃO É IGUAL VIOLONCELLO!
As duas únicas coisas em comum entre os dois é a clave de fá e as 4 cordas.Fora isso tudo nos dois e diferente desde o tamanho e até a sonoridade. E ambos podem tocar tanto com o arco quanto com dedo.Álias qualquer instrumento de cordas numa orquestra podem tocar com os dois.


É verdade. Eu já peguei um acústico durante algum tempo mas não me adaptei.
Hoje por ironia, toco violoncelo alem do baixo elétrico. A principal diferença está na afinação do cello que é em quintas, e não em quartas, que é praticamente a única semelhança entre um baixo elétrico e um acústico.

Sobre a região dos graves e agudos do cello em relação ao baixo ELÉTRICO, ele é mais grave do que o baixo de 4 cordas e só perde para o baixão de 5 cordas por 1/2 tom. O baixo elétrico começa em MI e o cello começa em DO. O de 5 tem o SI como nota mais grave, apenas meio tom abaixo do cello. Quanto ao alcance, ele tem oa maior range entre todos os instrumentos de cordas sinfônicas. O violoncelo consegue ter notas de viola (e até algumas de violino) em sua extensão. Daí o cello ter partituras em 3 claves: DO, FA e SOL.

Sérgio Melo
Veterano
# mar/05
· votar


PuNk Bass
Está havendo um engano da sua parte, o violoncelo é um instrumento e o contrabaixo acústico é outro totalmente diferente. Baixo e contrabaixo é a mesma coisa, geralmente chamamos só baixo por pura preguiça de dizer o nome do instrumento, não misture as bolas.

Sérgio Melo
Veterano
# mar/05
· votar


Punker
Que denominação horrível, maria gorda. O contrabaixo acústico é um instrumento nobre, geralmente usado pra tocar música erudita, jazz, rock dos anos 50, etc. É um instrumento grande, um pouco pesado, dependendo do tamanho(3x4, 4x4), mas gostoso de tocar, como todo contrabaixo. A sonoridade dele não é muito intensa, mas pode ser resolvido pelo uso de um bom captador. Procure conhecer melhor esse nobre instrumento e não o chame mais de maria gorda, parece nome de merendeira de escola pública

conte
Veterano
# mar/05
· votar


Sérgio Melo
eu hein cara, dexa o cara chama o instrumento do q ele quiser, isso nao muda nada, ja vi mta gente chamar o baixo de maria gorda

João Carlos Lidório
Veterano
# abr/07
· votar


maria gorda hahaha
realmente é um apelido tosco.

mais enfim nunca toquei morro de vontade de tocar num baixo acústico mais nunca tive a oportunidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?