Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?

Autor Mensagem
hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
^^ é acima da corda sol!

1 tom acima da corda C do baixo de 6 cordas!

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


hellgod

Ah, eu achei que ela teria o mesmo som da corda D no baixo de 4 cordas em afinação padrão.

Como você diz que é 1 tom acima da afinação padrão da corda dó do baixo de 6 cordas, pode ser que não aguente. Você teria que testar e ver se arrebenta, ou mesmo se fica muito dura.

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


makumbator
É uma quinta abaixo do cello!


Cello:
C2
G2
D3
A3

Baixo(minha afinação):
F1
C2
G2
D3

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
acho que arrebenta... vou ver se coloco uma .026 de guitarra...

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


hellgod
vou ver se coloco uma .026 de guitarra...

O problema é que elas em geral são curtas demais para o baixo (afinal a escala da guitarra é bem menor), sem contar a bolinha pequena, que não ficaria presa adequadamente em uma ponte de baixo tradicional.

Uma alternativa seriam encordoamentos de baixo piccolo. Mas é bem complicado de se achar no Brasil.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-461212098-cordas-piccolo-para-b aixo-daddario-xl-exl280-_JM

Você poderia usar a corda mais fina desse encordoamento (0.20) para afinar em ré. Ela é longa o suficiente para qualquer baixo, e tem a bolinha grande como cordas normais de baixo.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
na bolinha eu dou um jeito, mas se o baixo não tiver 24 trastes ela cabe...

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


a.. sei lá vou ver o queeu faço aqui... :/

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


makumbator
Acho que o jeito é parar de zuar a afinação do baixo e comprar um cello logo heheh




hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Pergunta.

Tem como tocar cello de pé? só vejo o pessoal tocar sentado... não tem o tão do espigão no cello?

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Não tem não. Pelo menos dentro do que se considera tradicional. Existem duas posições básicas do cello, uma com espição (aquela barra no fim do instrumento, e que apoia no chão) e outra em que não se usa espigão, e o instrumento fica fixo pela pressão das pernas do executante na parte de baixo da caixa de ressonância (essa é a posição tradicional de música antiga, pois até o barroco não havia espigão).

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
E se...

Eu adaptasse um espigão de contra-baixo para o violoncelo, fazendo-o permanecer em uma posição mais elevada que a tradicional e tentar tocalo assim, seria muito estranho? me queimariam na fogueira, me chamando de herege? hehehe

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Ficaria muito estranho. Outro problema do cello é que o pizz nele é bem diferente do contrabaixo. No cello ele é curto e mais com som de corda beliscada, já no contrabaixo ele é cheio e ressoante. Cello é bom mesmo só para tocar com arco, em pizz como no jazz fica ruim.

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


makumbator
Pergunta que bateu agora, outra hehe

Tem o baixo 4/4 o grandão!

Mas e o 3/4 a escala (braço) não é 25% menor, possibilitando o uso dos 4 dedos, sendo cada dedo uma nota?

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


makumbator
ou ele só 25% menor no tamanho da caixa de ressonâcia?

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


hellgod

Tem o baixo 4/4 o grandão!

Mas e o 3/4 a escala (braço) não é 25% menor, possibilitando o uso dos 4 dedos, sendo cada dedo uma nota?


Na verdade tem maiores que 4/4. Mas o importante é você perceber que esses valores não são sempre exatos (ou seja, um 3/4 do fabricante X não é sempre e em todas as medidas iguais ao 3/4 do fabricante Y). Esses valores são proporções mais generalistas, e dentro delas há variações e preferências de diferentes fabricantes e luthiers.

Em geral atualmente se prefere o 3/4, pois é mais fácil transportar e guardar, além da escala ser um pouco menor (o que eventualmente ajuda na tocabilidade). Em jazz praticamente só se usa 3/4 (pois se precisar basta amplificar o som, então a potência sonora não é um problema). Em orquestra é mais variado, se usa 3/4, 4/4, 7/8, 5/8 etc...

Mas um 3/4 não é 25% menor que um 4/4, principalmente no que se refere à escala. A diferença de tamanho é muito menor. E a principal diferença fica na caixa de ressonância (mas se reflete também nas outras partes do instrumento, mas em menor grau).


Aqui uma loja da qual sou cliente, e que tem apenas material relacionado ao contrabaixo acústico (nela você vai ver vários baixos e suas especificações técnicas):

http://www.lemurmusic.com/

Aqui uma tabela com tamanhos gerais, mas nela não há vários tamanhos (como o 7/8 e 5/8):

http://www.gollihurmusic.com/faq/2-SIZES_DOUBLE_BASS_SIZING_FAQ.html


Aqui outro link com uma tabela com outros tamanhos:

http://doublebassguide.com/?page_id=3


P.S.

Os baixos 1/4 e 1/2 são os chamados de infantis, pois se destinam ao aprendizado de crianças. São como cellos um pouco maiores.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Opa curti! +1

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
é isso aí, contnua arrancando informação do mestre makumba depois a gente compila tudo e faz um mega manual do rabecão!
to acompanhando de longe e curtindo.

makumbator
Em orquestra é mais variado, se usa 3/4, 4/4, 7/8, 5/8 etc...
é igual meia de mulher...

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Bacana esse artigos! a escala não muda muito realmente, mudamais a caixa de ressonâcia,too bad :/, mas o double bass não deixa de ser um instrumento muito instigante! o 3/4 é maior que eu! 182cm, eu meço 180.. o.o bacana hehe

mas ogora veja isso!
http://www.gra-cv.com/stand-art/public_html/images/cello&stand-art.jpg
http://www.gra-cv.com/stand-art/public_html/carr.htm

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
bacana! hehehe

Em orquestra é mais variado, se usa 3/4, 4/4, 7/8, 5/8 etc...
é igual meia de mulher...


ehauehauehauea

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
uma aulinha de como tocar o double bass hehehe



kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
dahora!

ja fiz isso com um cello, mas com um baixão ainda nao.
parece bem confortavel, se voce tiver 2,30m de altura.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
tu toca em orquestra ou algo do tipo? toca a quanto tempo? hehe

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


hellgod

Sim, toco em orquestra de câmara e sinfônica.

Aqui um vídeo em que estou tocando com orquestra de cordas (a gravação do vídeo não é muito boa, mas dá para ter uma idéia):

http://www.youtube.com/watch?v=rmh8tsP75fY



O contrabaixo elétrico eu toco há uns 16, 18 anos (não lembro com certeza). O acústico tem menos tempo, uns 8 anos (mas também nunca lembro exatamente quando comecei, pois esse é o tipo de coisa de pouca importância).

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
wow wow! muito bacana! tu ficou lá no fundo... :/

tinha que ter mais de um contra-baxio, não?
E alguém olha para o regente? heheh todo mundo olha ou para o instrumento ou para a partitura rsrs

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
wow wow! muito bacana! tu ficou lá no fundo... :/

heheh!

tinha que ter mais de um contra-baxio, não?

Poderia, mas mais que 2 seria excessivo em virtude da quantidade dos demais instrumentos.

E alguém olha para o regente? heheh todo mundo olha ou para o instrumento ou para a partitura rsrs

Sim, a gente olha pra tudo. Muito do que a gente vê do regente é por visão periférica, pois ao olhar para a página da partitura você consegue perceber os movimentos do maestro.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Poderia, mas mais que 2 seria excessivo em virtude da quantidade dos demais instrumentos.

Eita tem dessa também? se não fica com muitos graves é isso?

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
Eita tem dessa também? se não fica com muitos graves é isso?

Exato. Precisa de um equilíbrio. É muito fácil os graves ficarem sobrando. Mas já toquei em sinfônica com 8 contrabaixos, e é bem legal.


Nesse vídeo tem:

7 violinos I (um deles não aparece na tomada, pois está encoberto pela cortina)
7 violinos II
3 violas
3 cellos
1 contrabaixo

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
Eita tem dessa também?
orquestra é um negócio que foi inventado antes dos amplificadores!
o numero de musicos é que dava o equilibrio de volumes e a "equalização" do som.

makumbator
depois eu vejo seu video aí.

Sim, a gente olha pra tudo. Muito do que a gente vê do regente é por visão periférica
dizia meu maestro, um olho no peixe e outro no gato.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Nossa! os baixos fazem a mesma coisa todos ou dá para de vez em quando "mudar" um pouco?

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


Se eu te encher o saco com tantas perguntas me fala por favor, por que a últimacoisa que eu quero é ser chato.. rsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?