Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?

Autor Mensagem
Will Piasecki
Veterano
# abr/07
· votar


hahahahahaha, topico ressuscitado...

cara, eu toquei num baixo acustico que ficava num estudio daqui de curitiba (ateh tinha foto com ele no meu orkut) eh um instrumento um pouco mais dificil de tocar, mais duro, o pizzicato nao tem tanta resposta (pelo menos do modelo que toquei) o braço eh grosso e eh dificil de tirar um som gostoso (pelo menos o som que eu considero assim). Mas depois que toquei fiquei com vontade de comprar um, huauhauhaauhauhauhahahuaua

mas tbm, eh uma fortuna, e se comprar um ruim, ah, lamento, sao alguns mil reais jogados fora, hehehe

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Sérgio Melo
Procure conhecer melhor esse nobre instrumento e não o chame mais de maria gorda, parece nome de merendeira de escola pública
eu sei que o cara escreveu isso ha alguns anos, mas caso ele ainda esteja por ai:
-qual o problema de ser gordo?
-trabalhar de merendeira em escola publica por acaso é algo menos digno que tocar um baixo?
o cara defende a nobreza do instrumento, e pra isso precisa rebaixar os outros. contraditório.

o baixo acustico se parece tanto com um violoncelo quanto com um violino ou uma viola. eles são sa mesma familia, mas são todos diferentes.
se voce reparar bem, o desenho do baixo é mais gordo que o do violoncelo. o baixo tem uma forma mais trapezoidal. por isso acho até interessante apelida-lo de gordo.

e, realmente, ele é bem diferente de tocar. toquei uma vez apenas. ele afina em quartas, diferente dos demais instrumentos de cordas (violino, viola e violoncelo), o que ajuda, pois fica igual ao baixo elétrico. mas a posição bem é diferente.

denismonteiro
Veterano
# mai/07
· votar


já toquei algumas vezes e tenho muita vontade de ter um, mas como não tem muita utilidade pra mim, é complicado gastar uma grana pra tocar devezeqdo....


kiki
na verdade o baixo elétrico que foi "copiado" do baixo acústico né...

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


denismonteiro
na verdade o baixo elétrico que foi "copiado" do baixo acústico né...
é, não existia algo como o violão para a guitarra.
até onde eu sei, usavam a maria gorda, então depois inventaram o baixo elétrico, baseado na guitarra. até hoje bandas de rock'n'roll classico e rockabilly usam o baixo-de-pau, como uma marca registrada.
parece que o precision bass foi o primeiro (e se chama precision por que tem traste, e portanto precisao).

algum entendido poderá nos confirmar isso.

Diogorj
Veterano
# mai/07
· votar


Antes de entra no Mundo dos Graves era tecladista, e tinha mt vontade de tocar num Piano...

Agora que sou Baxista (Me encontrei por aki :D), Meu desejo é tocar num Acústico :)

a.. qt ao Piano eu consegui!! Essa semana msm... Não toco mais teclado pois estou "amarradão" no Baixo mais nunca é tarde ;)

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


Queria muito fazer um test-drive em um contra-baixo acústico e em um violoncello, o som deles tocado com arco é muito bom de se escutar! Um dia desses ainda vou toca-los (:

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Eu toco o contrabaixo acústico com arco (além do contrabaixo elétrico e guitarra).

Aqui uns vídeos em que toco o instrumento:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/251186/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/292630/

http://www.youtube.com/watch?v=KvpLzELkAjw

http://www.youtube.com/watch?v=mxLoeImDoeA

É um excelente (porém exigente) instrumento. O arco por si só é um outro universo, que exige muito e longo estudo até se ter algum domínio mínimo.

Caso na sua cidade tenha conservatório de música, pode ser que tenha o instrumento disponível para o ensino.

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
já tive a oprotunidade de botar a mão em um por alguns minutos, mas tocar mesmo ainda não... é um sonho a concretizar. mas não sei se eu teria um pra mim, mas consigo me manter tocando meu precisionzinho....

eu ja toquei algumas vezes cello, com arco (desastre) e como baixo em pizicato (que obviamente me sai melhor, pelo menos consegui tirar um som).

vinibassplayer
Veterano
# fev/13
· votar


assim q tiver a oportunidade, vou fundar meu início de estudos musicais (falo assim pq toco apenas por ouvido, ñ sei nada teórico) no Contrabaixo acústico clássico, tanto com pizzicato qto com arco.

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


makumbator
nossa! muito bacana! obrigado por compartilhar hehe só aumentou meu GAS hehe

Eu tenho um arco de violino, lol as vezes dou uma zuado com ele no violão/guitarra, tem que passar resina e tal, vi uns vídeos tem até postura para seguar o arco... enfim

muito bacana os vídeos!!

kiki
Eu também quero testar um, mas violoncelo é diferente porque ele é afinado em quintas, CGDA, já afinei meu baixo em EFCG, o FCG estão em quintas, E muito para baixo fica ruim, frouxo, então quando testei afinação em quintas deixei o mi lá, queto, porque para afinar em quintas tem ter as cordas certas.. mas as quintas são muito legais, afinação totalmente diferente, li uns artigos e até a resonancia do instrumento muda...
muito bacana!

vinibassplayer
Isso mesmo hehe, tem que estudar mesmo a teoria, tudo vai fazer mais sentido com a tal da teoria, vai ficar mais fácil e tu não vai preciar pensar muito. (:

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


kiki
O bacana da afinação em quintas é que ela elimina a necessidade de baixos de 5 cordas hehe,

Baixo de 5 cordas -> BEADG
Baixo de 4 cordas em quintas -> A#FCG

Ainda ganha 1 nota mais grave o A#, hehe, o diferencial é que se sua mão não for grande não rola, mas é muito bacana as 5°s (:

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
mas violoncelo é diferente porque ele é afinado em quintas, CGDA
pois é, é dificil de raciocinar nele...

mas tem a ver com isso do alcance das mãos mesmo... os instrumentos eruditos tem todo um cuidado no estudo das posições das mãos, pra voce conseguir garantir as escalas. isso geralmente não é tão estudado nos instrumentos elétricos (talvez só aqueles guitarristas shredders). aí a afinação em quartas é mais conveniente.

e também pra guitarra e violão, é bom que as notas não estejam tão longes. num cello voce não consegue montar acordes tão bem quanto num violao.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
kiki

Há uns poucos contrabaixistas que afinam em quintas. Um exemplo é esse cara aqui (som belíssimo por sinal):

http://www.youtube.com/watch?v=sJLN43M-RGE

http://joelquarrington.com/?page_id=11

os instrumentos eruditos tem todo um cuidado no estudo das posições das mãos, pra voce conseguir garantir as escalas.


exatamente. Isso é extremamente importante nos instrumentos não temperados (como o contrabaixo acústico). Cada posição tem um nome (meia, primeira, primeira e meia, segunda, etc...) e há exercícios específicos não apenas para montar a posição adequadamente, como para fazer as mudanças de posição com boa técnica. Tudo isso é importante para manter a afinação e a referência de "onde estamos" na escala.

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


makumbator
eu afino as vezes do jeito que falei, EFGC, O FGC fica em quintas, é muito legal! estou até pensando em comprar uma corda e afinar em FCGD e só tocar nessa afinação..

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
penso assim

Violino -> GDAE
violoncelo -> CGDA
Contra-baixo? -> FCGD

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


makumbator
Tudo isso é importante para manter a afinação e a referência de "onde estamos" na escala.
pois é, quando minha amiga me explicou isso entendi como funciona...

eu olho praquela tabua preta e fico boiando. aí caço uns harmonicos ou comparo as cordas e tento imaginar os trastes =p

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
exatamente. Isso é extremamente importante nos instrumentos não temperados (como o contrabaixo acústico). Cada posição tem um nome (meia, primeira, primeira e meia, segunda, etc...) e há exercícios específicos não apenas para montar a posição adequadamente, como para fazer as mudanças de posição com boa técnica. Tudo isso é importante para manter a afinação e a referência de "onde estamos" na escala.


pois é, eu faço essas doideiras mas no contra-baixo eletrico, mas no acústico que não há trastes, tem que ter uma certa técnica para saber onde é que as notas estão, se não olho praquela tabua preta e fico boiando hehe

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Além da escala do elétrico ser menor que a escala do acústico o que torna bem mais fácil as passagens na afinação em 5as no baixo elétrico..

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


hellgod

A principal diferença nem é a questão de não saber o local da nota (pois com treinamento a memória muscular se encarrega de colocar o dedo no ponto certo). O acústico é muito mais difícil também por se ter um dedo a menos na mão. Consequentemente, a mesma música tocada no elétrico tem quase sempre menos mudanças de posição que no acústico.

As duas posições tradicionais no contrabaixo acústico tem ou dedos 1, 2 e 4 (sendo o dedo 4 na verdade o 3 e 4 juntos) ou dedos 1, 3 e 4 (com o dedo 3 e 2 juntos). Apenas a partir de um certo ponto pode-se usar extensões (que no caso ficam 4 dedos, 1, 2, 3 e 4).

Eu uso a 1,2 e 4

E da metade da escala em diante temos a posição de capotraste, que é uma montagem bem diferente, e que usa os dedos 1, 2 e 3 ou 1, 2, 3 e 4 dependendo da passagem e da pessoa.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


A principal diferença nem é a questão de não saber o local da nota (pois com treinamento a memória muscular se encarrega de colocar o dedo no ponto certo). O acústico é muito mais difícil também por se ter um dedo a menos na mão. Consequentemente, a mesma música tocada no elétrico tem quase sempre menos mudanças de posição que no acústico.

As duas posições tradicionais no contrabaixo acústico tem ou dedos 1, 2 e 4 (sendo o dedo 4 na verdade o 3 e 4 juntos) ou dedos 1, 3 e 4 (com o dedo 3 e 2 juntos). Apenas a partir de um certo ponto pode-se usar extensões (que no caso ficam 4 dedos, 1, 2, 3 e 4).

Eu uso a 1,2 e 4

E da metade da escala em diante temos a posição de capotraste, que é uma montagem bem diferente, e que usa os dedos 1, 2 e 4 ou 1, 2, 3 e 4 dependendo da passagem e da pessoa.


o.o não tinha idéia de que só dá para usar 3 dedos, 1,2,4, poxa vida... desanimei...

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
no violoncelo é a mesma coisa? dedos 1,2,4 (3 e 4 juntos) ou por ele ser menor, "escala menor" dá para usar 1,2,3,4... sei que são instrumentos bem diferentes mas tu sabe se é possível? Cello é um sonho meu já faz tempo... (:

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

No cello usa-se 1, 2, 3 e 4 (como no baixo elétrico) e extensões abrindo a mão (como na guitarra, baixo elétrico, etc,..). Na metade da escala também vai para a posição de capotraste (similar ao contrabaixo acústico).

Já no contrabaixo acústico a fôrma é diferente por impossibilidade física da maioria das pessoas, "perdendo-se" um dedo (apesar de alguns músicos de "mão gigante", como o Stanley Clarke, usarem 1,2,3 e 4 também no contrabaixo acústico, mas é incomum e impossível para a maioria das pessoas).

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
pocha vida... poxa contrabaixo acústico, assimtu me que quebra

vou ver se adquiro um cello parcedo em zilhoes de veses hehehe, mas hoje fui ensaiar com um pessoal e usei aquela afinação doida minha FFCG (em A#FCG a 4° coda fica frouxa demais) e senti essas cordas em 5°mais melódicas, e te juro que o trimbre do meu baixo mudou! te juro mesmo parece que está soando mais agradável, melódico sem tantos graves, pode por causa da corda A afinada em F... mas tá muito bacana hehe me deu vontade até de "rancar os trastes" heauehaueahue

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Mas essa dificuldade extra do contrabaixo acústico (o fato de se usar apenas 3 dedos da mão) no fim das contas passa batido, e a gente se acostuma a uma maior movimentação e mudanças de posição. Não impede em nada o virtuosismo.

Aqui um exemplo prático:

http://www.youtube.com/watch?v=5n0qXSO7Z-Q

e te juro que o trimbre do meu baixo mudou! te juro mesmo parece que está soando mais agradável, melódico sem tantos graves, pode por causa da corda A afinada em F... mas tá muito bacana hehe me deu vontade até de "rancar os trastes" heauehaueahue

Sim, a mudança de afinação muda mesmo a "resposta" do instrumento. O lance é achar um encordoamento que te atenda e soe bem.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
:O

Que bacana essas baixarias com arco! Dio mio!


Sobre a minha afinação em quintas, teria que achar cordas especificas :x o que é dificil, na verdade uma corda A mais grossa ou uma E mais fina e uma corda D acho que .026 serve de boas (:
assim

F 0.85 ou .090
C .065
G .040 ou .045
D .026 ou .030

Se eu usar um jogo 045 acho que fica bom, só precisarei de uma corda D...

Boa noite!

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Compra uma corda dó avulsa de baixo de 6 cordas. Muitas delas são 0.30 ou 0.32

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
vou correr atras! mas vende em qualquer loja de música? eu sempre vi cordas extras de guitarra, todas as 6 extras, mas de baixo eu nunca vi, sou meio rato de loja de música heauehaueahueahe

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Bem, depende da sua região e da loja em questão. Aqui na minha cidade vende.

Na musicware do Rio você pode comprar online corda avulsa de dó (Elixir). É nessa loja que compro exatamente a mesma marca (encordoamento de 4 cordas + corda B grave extra + corda dó extra).

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
vou caçar esse corda nas lojas hehe
mas uma C afinada em D não tem problema? não vai arrebentar?

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Não, afinal você não irá afinar uma sétima abaixo? Foi isso que entendi de sua afinação. Ou essa sua corda ré vai ser um tom acima da afinação tradicional do baixo elétrico de 6 cordas? Entenda que essa corda dó no padrão soa uma quarta justa acima da corda sol tradicional do baixo de 4 cordas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?