Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


kiki
dizia meu maestro, um olho no peixe e outro no gato.

É isso aí. Só os músicos ciclopes é que se ferram nessa...hehehe!

o numero de musicos é que dava o equilibrio de volumes e a "equalização" do som.

Exatamente. Não apenas o número, mas também a disposição deles entre si e em relação ao público. É uma espécie de "mixagem" física e que juntamente com o arranjo escrito da música existe para equilibrar o som, sem sobras ou deficiências.

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


hellgod
Nossa! os baixos fazem a mesma coisa todos ou dá para de vez em quando "mudar" um pouco?

Depende. Mais de 90% do tempo todo o naipe faz a mesma coisa. Só quando há divisi (divisão em italiano) é que há partes diferentes dentro do naipe, mas é raro no contrabaixo (é mais comum aparecer nos violinos). Em outros momentos há solos no naipe, e aqui pode-se tanto fazer apenas o primeiro instrumentista tocar (os demais ficam calados) ou apenas a primeira estante (ou ainda apenas os primeiros músicos de cada estante. O primeiro músico é aquele à esquerda da partitura, da perspectiva de quem toca).

O naipe é como um único "grande" instrumento, e por isso todo mundo toca junto. Nele eu sou apenas uma parte da engrenagem, juntamente com meus colegas. Cada um forma o todo.

Se eu te encher o saco com tantas perguntas me fala por favor, por que a últimacoisa que eu quero é ser chato.. rsrs

Tá tranquilo...hehehe!

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Isso é muito instigante, dá mais vontade de tocar cello ou contra-baixo, só para entrar em uma orquestra!

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


kiki
orquestra é um negócio que foi inventado antes dos amplificadores!
o numero de musicos é que dava o equilibrio de volumes e a "equalização" do som.


Entendi, mas eu pensei, já que a "amplificação" das frequencias baixas funcionam um pouco diferente, que se não forem equalizadas corretamente não dá para escutar direito, teria no caso ter mais contra-baixos, porém se esta formação tem um "padrão" então..

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


hellgod
Entendi, mas eu pensei, já que a "amplificação" das frequencias baixas funcionam um pouco diferente, que se não forem equalizadas corretamente não dá para escutar direito, teria no caso ter mais contra-baixos, porém se esta formação tem um "padrão" então..

Mas esse padrão não é o da estética do rock e pop, em que os graves sobram em demasia. Busca-se um equilíbrio mais plano entre as frequências. Pode parecer haver poucos baixos, mas em geral um bom contrabaixo tem mais presença e peso sonoro que um bom violino. Tentar colocar o mesmo padrão de graves do pop e rock na orquestra deixa tudo embolado.

Outro detalhe é que o timbre do instrumento é aquele e pronto (e que é a soma do instrumento + pegada e técnica do músico + característica acústica do ambiente). Não tem o lance de sintetizador, guitarra e baixo elétrico de ficar esculpindo com equalizador, excitadores, compressor, moduladores, etc... é tudo natural e na mão do músico.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Mas esse padrão não é o da estética do rock e pop, em que os graves sobram em demasia. Busca-se um equilíbrio mais plano entre as frequências. Pode parecer haver poucos baixos, mas em geral um bom contrabaixo tem mais presença e peso sonoro que um bom violino. Tentar colocar o mesmo padrão de graves do pop e rock na orquestra deixa tudo embolado.

o.o vixe!
Teria que me adaptar a estes aspectos.. pois sempre quando toco baixo tento deixar,no mesmo volume da guitarra que praticamente grita com efeitos :x

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
o.o vixe!
Teria que me adaptar a estes aspectos.. pois sempre quando toco baixo tento deixar,no mesmo volume da guitarra que praticamente grita com efeitos :x


Mas em uma orquestra não tem guitarra (ou outro instrumento) muito fora do padrão, gritando e cuspindo som.

Em uma orquestra o músico trabalha para o todo (a orquestra é o instrumento maior). Nela a gente é uma formiguinha anônima contribuindo com nossa parte, e não uma estrela do palco, como no rock e pop, que precisa se reafirmar e brilhar com volume além da conta.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Mas em uma orquestra não tem guitarra (ou outro instrumento) muito fora do padrão, gritando e cuspindo som.

Em uma orquestra o músico trabalha para o todo (a orquestra é o instrumento maior). Nela a gente é uma formiguinha anônima contribuindo com nossa parte, e não uma estrela do palco, como no rock e pop, que precisa se reafirmar e brilhar com volume além da conta.


Ta aí! gostei! écomose fosse um grande instrumento, cada um fazendo sua parte, nos seus "registros" (: certo?

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

É isso aí. É como um grande instrumento com múltiplos timbres.

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Muito muito muito bacana! fazer parte de algo maior..

E quando toco guitarra, assim como baixo uso o minimos de "firulas" possível, tem guitarrista que vai fazer review do instrumento por exemplo, e mete 15 mil efeitos e não se consegue saber o timbre real da guitarra.. :/ triste

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
Se eu te encher o saco com tantas perguntas me fala por favor, por que a penúltima coisa que eu quero é ser chato.. rsrs
a última é ser desinformado sobre música!
(perde o amigo mas não perde a informação)

makumbator
O naipe é como um único "grande" instrumento, e por isso todo mundo toca junto.
pois é, tem todo aquele lance do não improviso na música erudita por conta disso, e depois em oposição vem o jazz
(precisava achar aquele debate sobre jazz e sobre o improviso no barroco que fizemos algum dia, outra aula memóravel do mestre makumba, o hellgod ia curtir).

Pode parecer haver poucos baixos, mas em geral um bom contrabaixo tem mais presença e peso sonoro que um bom violino.
pelo menos tem algum motivo do bicho ser do tamanho de um piano né?
[gotgot]

hellgod
mas eu pensei, já que a "amplificação" das frequencias baixas funcionam um pouco diferente, que se não forem equalizadas corretamente não dá para escutar direito,
sim, tem isso tambem. o grave a gente ouve menos. (ja viu um grafico de fletcher e munson? de uma pesquisada, é bem interessante.

pois sempre quando toco baixo tento deixar,no mesmo volume da guitarra que praticamente grita com efeitos :x
e tá certo!
guitarrista tem mais é que baixar bola mesmo!
(baixistas unidos jamais serão vencidos)

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
Se eu te encher o saco com tantas perguntas me fala por favor, por que a penúltima coisa que eu quero é ser chato.. rsrs
a última é ser desinformado sobre música!
(perde o amigo mas não perde a informação)

Opa, vero, vero! hehe

pois sempre quando toco baixo tento deixar,no mesmo volume da guitarra que praticamente grita com efeitos :x
e tá certo!
guitarrista tem mais é que baixar bola mesmo!
(baixistas unidos jamais serão vencidos)


Yeah! \o/

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
Vou procurar no tio google o gráfico :P

ah de uma olhada no que estou "trabalhando" postei no fórum de guitarra acho que tu não viu..
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/197936/p57#8641661

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
postei no fórum de guitarra
TRAIDOR!

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
)=

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
mintira, eu tambem ja postei lá, e as vezes (bem as vezes) posto no forum de guitarra.

tudo bem, desde que o volume do baixo esteja compativel com o da guitarra nos ensaios e apresentações.

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


Edit, postei no tópico errado..
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/197936/p57#8641833

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
maka, cadquiri um violino em uma troca *-* que coisa linda! muito da hora! achar as notas de ouvido (:

fotos aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/298349/#8644083

falou!

ps: ja sai tocando brilha brilha estrelinha rsrs..

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
eu tambem ja postei lá, e as vezes (bem as vezes) posto no forum de guitarra.

Ahá!
TRAIDOR!

rsrs brincadeira amigo!

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
coloquei fita crepe em alguns lugares para me guiar.. sei onde estão as notas mas a visão no ombro é diferente e eu me perco, se eu tocar como um violãozinho sai bem mais fácil rsrs

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Agora você vai ver o que é dificuldade! Só para dominar o básico do arco precisa de pelo menos 1 ano...

Você tem professor? Saiba que aprender instrumento da família do violino sem professor é pra lá de complicado. Vai pegar vários vícios e demorar muito, muito mais para tirar algum som agradável (no início é tudo desafinado e soando como lata).

Outra coisa importante é levar o instrumento para regular, pois dá muita diferença na tocabilidade.

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


makumbator
tem que regular minha ponte :/ não alcanço com facilidade as notas das codas A e D, a ponte tá reta! não pode...

mas eu ja toco brilha brilha estrelinha rsrs, vou fazer uma gravação..
as vezes o arco faz uns ruídos nas cordas ao invés de sair som uff, dai eu ponho mais força..

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
dificuldade
dificuldade? que isso? não conta em meus bancos de dados rsrs

difícil é aqueles prédio grandes, demora para construir e no finla eles escrevem:
é difícil

rsrs

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
ah e eu estou pegando umas violin lessons no youtube (:
nessas horas é bom saber inglês :P

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
tem que regular minha ponte :/ não alcanço com facilidade as notas das codas A e D, a ponte tá reta! não pode...

Hehhe! Não é ponte, é cavalete! :)

as vezes o arco faz uns ruídos nas cordas ao invés de sair som uff, dai eu ponho mais força..

Esses são os vícios de que falei...

ah e eu estou pegando umas violin lessons no youtube (:
nessas horas é bom saber inglês :P


Mas não substitui um professor!

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Já to melhor! os sons estranhos era de esbarar nas outras cordas com o arco! rsrs é só prestar antenção, e a fita crepe ajudou! ja to tocando parabéns para você e brilha nrilha estrelinha rsrs de ouvido :P

Até mais!

hellgod
Veterano
# fev/13
· votar


makumbator
Preciso do apio do ombro (espaleira), porque estou tocando sem ela e é bem desconfortável.. o violino não para sozinho no meu ombro como deveria... :/
Ou seja, não sai vibratos direito e algumas notas saem fora por causa da posição.. vou comprar uma espaleira, sei que tu toca contra-baixo :P mas tu entende o que estou falando né?

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod

Sim, claro que conheço espaleira. Seu violino tem queixeira também? Se não tiver é bom ter.

É isso aqui:

http://ecorde.com.br/images/QUEIXEIRA.OHRENFORM.EBANO.VIOLINO.ECORDE.P REESTOQUE.jpg

http://atelierdeviolino.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/08/Atelier DeViolino_queixeira_flesh_ebano_03.jpg

não sai vibratos direito

Ah nobre gafanhoto! Vibrato em instrumento não temperado é algo que se leva anos para desenvolver. Saiba que no violino há vários tipos: vibrato de dedo, de pulso, mais circular, de arco, etc...

kiki
Moderador
# fev/13
· votar


hellgod
makumbator
e demorar muito, muito mais para tirar algum som agradável

um dia um amigo meu fez que nem ele, inventou de comprar um violino (ele já tocava guitarra).
ele foi lá em casa, todo felizão. ficava tocando sozinho num canto, e as vezes a gente para pra ouvir, mas não é muito empolgante ver um cara caçando notas na escala.

depois te um tempo foi lá eu mexer no bicho, fiquei caçando algumas musiquinhas.
depois foi meu irmão fazer o mesmo. aí eu percebi que era muito chato ouvir, parecia um gato sendo torturado. e percebi tambem que pra quem toca tá sempre divertido, mas quem tava ouvindo sempre acabava indo pra longe fazer outra coisa
=p

hellgod
Veterano
# fev/13 · Editado por: hellgod
· votar


kiki
=( chato!??
escute o violino dessa musique:


Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguem aqui ja tocou em um Contra-Baixo?