Explicação Definitiva: Ativo x Passivo

Autor Mensagem
TrancudoBass
Veterano
# fev/04


andei observando o Forum de baixo e percebi que a cada semana alguem cria um tópico sobre captadores ativos e passivos, para que isso não se repita a cada semana vamos fazer esse tópico definitivo para o assunto, quem tiver dúvidas posta aqui!!! blz??

Vamos lá

Primeiramente, ''baixo ativo'' não existe, o certo é circuito ativo, ou captador ativo.

Captadores Ativos: São uma espécie de captadores que é pre amplificado, devido a sua bateria de 9v aclopado atraz do corpo do contra-baixo, em alguns casos a tensão da bateria pode chegar até 18v.

Diferença sonora: Esses captadores não fornecem um som totalmente limpo, em alguns casos o som sai meio ''sujo'', mas para slap circuitos ativos são os melhores

Custo: logicamente um captador ativo vale mais que um passivo, pq como disse é um captador pré amplificado e na hr da compra ele ja vem com a bateria

Curiosidade: geralmente quando plugado um fone de ouvido na saida de um ''baixo ativo'' da pra escutar com clareza, quando sua bateria estiver boa.

Agora quem tiver duvidas por favor poste nesse tópico!

bass_player
Veterano
# fev/04
· votar


TrancudoBass
boa iniciativa

bass_player
Veterano
# fev/04
· votar


soh por curiosidade, o seu musicman(logicamente todos os outros) eh ativo neh?

TrancudoBass
Veterano
# fev/04
· votar


bass_player
ahan

bass_player
Veterano
# fev/04
· votar


TrancudoBass
certo, valeu

Canabres
Veterano
# fev/04
· votar


O Ibanez sr400 é ativo ?
Vem com a bateria...só que não me falaram nada se é ativo ou não.

bass_player
Veterano
# fev/04
· votar


Canabres
positivo

Don Ramon
Veterano
# fev/04
· votar


Cara se eu forçar os agudos(equalizando por exemplo) da pro passivo alcançar o ativo?

TrancudoBass
Veterano
# fev/04
· votar


Don Ramon
não

Gui
Veterano
# fev/04
· votar


TrancudoBass
vou fazer umas correções...


Primeiramente, ''baixo ativo'' não existe, o certo é circuito ativo, ou captador ativo.
eh soh circuito ativo...o captador sempre eh passivo...eh q uns o pré-amp eh instalado embaixo do captador, e ligados nos knobs...

Captadores Ativos: São uma espécie de captadores que é pre amplificado, devido a sua bateria de 9v aclopado atraz do corpo do contra-baixo, em alguns casos a tensão da bateria pode chegar até 18v.
Captadores "ativos" são cap's comuns, mas com um circuito d um pré-amp q funciona com energia (gerada por uma, o mais comum, ou duas baterias de 9v

Diferença sonora: Esses captadores não fornecem um som totalmente limpo, em alguns casos o som sai meio ''sujo'', mas para slap circuitos ativos são os melhores
errado...eles tem um som mto mais limpo q os cap's passivos, pois o pré-amp filtra a maioria (senão toda) a sujeira...o q deixa o som mais cristalino...

Custo: logicamente um captador ativo vale mais que um passivo, pq como disse é um captador pré amplificado e na hr da compra ele ja vem com a bateria
na maioria das vezes...e eles não vem com bateria...

Curiosidade: geralmente quando plugado um fone de ouvido na saida de um ''baixo ativo'' da pra escutar com clareza, quando sua bateria estiver boa.
eh serio??? eu num sabia...qdo eu tive um eu vo testa...vai ser bom nas viagens...

acho q eh soh...ateh...

Bass_Poa
Veterano
# abr/04
· votar


qual o tempo medio de vida da bateria ???

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


Na verdade baixo ativo existe sim. Baixo ativo é todo aquele que usa uma alimentação com uma ou mais baterias de 9V. Se os captadores usados no baixo são ativos ou passivos isso é outra história mas desde que usem baterias 9V eles são ativos.

Os captadores ativos são captadores que têm bobinas menores e geram campos magnéticos menos potentes do que os passivos, mas como eles têm pré-amplificação interna alimentada por baterias 9V que amplificam esse sinal. Em geral são mais caros sim, como é o caso dos EMGs, mas nem sempre, embora os outros ativos não sejam tão bons quanto os EMG.

4 cordas
Veterano
# abr/04
· votar


Bass_Poa
cara exatamente é meio dificl mas dura um tempo legal pq o circuito da bateria não é igual de um diskman por exemplo q vc coloca a pilha e dura um dia e tal....já o cirtcuito da bateria só vai gastar enquanto o baixo estiver ligado...

4 cordas
Veterano
# abr/04
· votar


opa q eu queria saber....o diferença d e um baixo ativo para um ativo/passivo.....no quesito menos ruido o baixo ativo/passivo tem mais ruido q um apenas ativo...ou a diferença nÃo é muita pois só toquei em baixo ativo e nunca em um ativo e passivo pra ver a diferença...

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


4 cordas, um baixo "ativo/passivo" seria um com captadores passivos e pré onde você pode desligar o pré se quiser. Os onde você nào pode desligar o pré podem tanto ter captadores passivos quanto ativos. O lance do ruído não tem regra, vai depender da qualidade dos captadores, da qualidade do pré e da qualidade da instalação mas baixos que usam captadores passivos e pré tendem a ter muito ruído. O melhor exemplo é o Fender Marcus Miller, uma verdadeira usina de ruídos, mas se ele viesse de fábrica blindado esses ruídos diminuiriam bastante, motivo pelo qual todos que compram esse baixo têm que levá-lo num bom luthier para fazer uma blindagem completa.

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


ativo tem bateria

passivo não tem bateria

pronto acabou o mistério!!!

hehehe!

como se fosse tão facil explicar!!!

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


slapboombass, explicar você não explicou mas eu diria que conceituou perfeitamente. Tem uma explicação no http://tecnomusica.blogger.com.br que fala exatamente disso para quem tiver curiosidade.

slapboombass
Veterano
# abr/04
· votar


CORVO

eu sei
ja dei uma olhada!

Peck
Veterano
# abr/04
· votar


TrancudoBass
Curiosidade: geralmente quando plugado um fone de ouvido na saida de um ''baixo ativo'' da pra escutar com clareza, quando sua bateria estiver boa.

Cara, testei isso com o meu e não funcionou, apesar de eu ouvir alguns chiados na hora de plugar o fone. E olha que a bateria é novinha em folha. Talvez tenha a ver com a captação (Bartollini) ou a construção do circuito interno. Não faço idéia.

edumebass
Veterano
# abr/04
· votar


o instrumento ativo gera menos ruidos certo? mas se o instrumento usa um pre amplificador não deveria amplificar os ruidos tb? porque isso não acontece?

4 cordas
Veterano
# abr/04
· votar


a minha duvida era se o baixo ativo nÃo gera ruidos.....mas queria saber se o baixo ativo/passivo...ENQUANTO esta ativo nÃO terá ruidos igual um baixo apenas ativo...ou um ativo/passivo quando ativo gera um pouco de ruidos nÃum tanto qt um passivo mas nÃo um som limpo como um baixo apenas ativo....essa sim era minha duvida....

CORVO
Veterano
# abr/04
· votar


4 cordas, não há um padrão. Depende da qualidade dos captadores, do pré e da instalação.

edumebass
Veterano
# mai/04
· votar


Uma dúvida ae galera:
o instrumento ativo gera menos ruidos certo? mas se o instrumento usa um pre amplificador não deveria amplificar os ruidos tb? porque isso não acontece? alguém sabe?
e tem algum jeito de diminuir ruídos?( eh que o meu baixo eh muito ruim...)
valeu!

CORVO
Veterano
# mai/04
· votar


edumebass, se o instrumento usa captador passivo e pré ele amplifica os ruídos também. A quantidade de ruídos dependerá da qualidade dos captadores, do pré e da instalação. Para reduzir ruídos uma boa blindagem da cavidade com folha de cobre feita por um bom luthier (nada de curiosos colocando papel-alumínio) pode ajudar bastante.

rntdestroyer
Veterano
# dez/04
· votar


Mas mudar o circuito do passivo e colocar um ativo,vou precisar traocar os captadores tambem?

Dark Avenger
Veterano
# dez/04 · Editado por: Dark Avenger
· votar


Canabres
bass_player
Os Ibanez SR tem o circuito ativo, diferente do captador ativo como o Tracudo falou.

Editado:
Nem vi a data do post de vcs....achei que esse topico era novo.

Dark Avenger
Veterano
# dez/04
· votar


rntdestroyer
Se os captadores forem passivos não.

Hamilton Pinheiro
Veterano
# dez/04
· votar


TrancudoBass

Primeiramente, ''baixo ativo'' não existe, o certo é circuito ativo, ou captador ativo.
eh soh circuito ativo...o captador sempre eh passivo...eh q uns o pré-amp eh instalado embaixo do captador, e ligados nos knobs...


Existem captadores ativos sim. É possível ter circuito ativo e/ou captador ativo no baixo. Já vi todas as combinações de circuito e captadores: passivo/passivo, ativo/passivo, passivo/ativo e ativo/ativo.

Dê uma olhada no site da EMG que tem as duas possiobilidades.

http://www.emginc.com/bass.asp

Sobre tocar com um fone de ouvido já vi isso em instrumentos antigos e que consumia muita bateria. Provavelmente os circuitos mais novos que possuem uma economia maior de bateria, portanto menos energia de saída, não dão potência suficiente para movimentar o altofalante de um fone.

Vi isso em um Ibanez SR 406 em 1991 (o baixo era mais antigo). A bateria durava de dois a três meses.

yuri ajala
Veterano
# mar/06
· votar


Eu toquei uma vez num strinberg ativo, e o meu eh eagle passivo, e axei o atrinberg bem mais ruído.... eu dise ruído e nao chiado, sabe, o som bem mais estalado (ate pq é um rock bass, certo?) - oq nao meagradou muito, ainda prefiro o som do jazz bass -.. esse som mais estalado tem a ver com o baixo ser de circuito ativo?
a equalização e o cubo uttilizado ao testar os dois foram os mesmos..

Ronin
Veterano
# mar/06
· votar


edumebass
o instrumento ativo gera menos ruidos certo? mas se o instrumento usa um pre amplificador não deveria amplificar os ruidos tb? porque isso não acontece?
CORVO
4 cordas, não há um padrão. Depende da qualidade dos captadores, do pré e da instalação.
edumebass
o instrumento ativo gera menos ruidos certo? mas se o instrumento usa um pre amplificador não deveria amplificar os ruidos tb? porque isso não acontece? alguém sabe?

Existe um fator que está sendo esquecido nesta equação. Outros grandes geradores de ruídos no som são o cabo (efeitos, caso incluso) e amplificadores. Consequentemente, um instrumento ativo gera um sinal mais forte, e o amplificador pode "trabalhar" com menos ganho e volume... quando se usa o passivo, consequentemente aumenta-se o volume do ampli e o ganho, ampliando ruidos que venham não só do baixo, mas também do cabo e do próprio ampli. Em resumo, quanto menos "pós amplificação" o instrumento necessitar, menor a possibilidade de ruídos indesejáveis.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Explicação Definitiva: Ativo x Passivo