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JordanMotaBass Membro Novato |
# abr/16
Fala galera, pretendo tirar algumas dúvidas sobre o Jazz Bass. Adquiri um Tagima Jazz Bass 5 cordas (TJB5) , antes eu tocava um Cruiser by Crafter 4 cordas. Como estou com esse baixo novo, queria saber mais detalhes sobre o Jazz Bass, tipo quais são as principais características dele, exemplos de timbragem pra esse tipo de baixo, qual a melhor regulagem para a altura dos caps (Ponte e Braço)... Ao comprar logo percebi que o som era mais baixo que o do meu antigo baixo, e também estava com muito ruído (comprei zerado). Logo eu blindei e o ruído já era. Mas ainda tenho essas dúvidas em relação as suas características. Outra coisa também, qual o melhor potenciômetro para se utilizar nesse tipo de baixo ? Pois estranhei os que vieram de fábrica. Agradeço ! Very Happy (sei que regulagem é bem subjetiva e pessoal de cada baixista, mas queria saber como vcs que já tem preferem utilizar os seus)
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Buja Veterano |
# abr/16
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JordanMotaBass Bom, nao tenho muito o que dizer. Nao sou fa de jazzes, apesar de ser o modelo praticamente mais usado nos rocks que ouvimos.
De fato, o pickup de um jazz tem menos saida. Ele é mais medio-agudo. Nao tem tantos graves como um precision, ou um humbucker de music man. E tem bem menos saida que um baixo com circuito ativo, que muitos vezes ja até tem compressor, facilitando muito tirar um som firme do baixo com pouco esforço. A escala normalmente é pouco mais curta. São caracteristicas de um jazz.
Porem, os jazzes tem um timbre lindo. Tocado com punch e um amp com potencia, sao dos melhores baixos que tem pra se tocar funk, slap, e muito rock. Isso é inegavel.
Acho que a questão é mais de voce regular ao seu jeito e acostumar com o jeitão cru do jazz bass.
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JordanMotaBass Membro Novato |
# abr/16
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Como eu toco com pedaleira (Boss ME 6B) eu posso ajustar essa questão do volume e até do peso do som. Preferi o Jazz por ter um timbre mais bem definido e mais bonito. Só que ainda tenho essas dúvidas em relação a regulagem. De como eu posso regular pra que saia o melhor som possível.
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alan.bassplayer Membro Novato |
# abr/16
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JordanMotaBass Eu tenho um brother que toca em uma banda até conhecida por alguns aqui no fórum (Rush Project). Ele usa encordamento 0.40 no Jazz Bass dele, e isso cria um drive natural de leve que deixa o som muito animal.
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Ismah Veterano |
# abr/16
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alan.bassplayer
Fale mais dessa ideia de drive natural.
JordanMotaBass
Cara não há muito mais o que falar... Nem do Tagima TJB5, mas posso falar a partir do American Deluxe com que trabalho.
É um baixo versátil, que aceita quase todos os estilos e técnicas. Dá para se tirar de um rockabilly com baixo vertical, até um metal mais pesado apenas variando a posição do braço... Me passa a impressão que ele não se dá tão bem com palheta como o Precision, por ser mais agudo naturalmente e ter ganho reduzido. A escala curva geralmente tende a dar maior precisão na pegada, e atrapalhar um pouco na velocidade, principalmente num freestyle bass.
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alan.bassplayer Membro Novato |
# abr/16 · Editado por: alan.bassplayer
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Ismah Com o encordamento 0.40 e uma leve atenuação nos médios através de um equalizador ou até no próprio amplificador, você consegue esses drives. É bem legal, dá aquela "rasgadinha" de leve no som. Como esse brother toca rock progressivo, é útil demais.
Dá uma conferida:
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Calime Veterano |
# abr/16 · Editado por: Calime
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JordanMotaBass Buja alan.bassplayer
Legal o tópico. "Sou" guitarrista, mas já toquei bass durante um tempo quebrando galho, bem basicão mesmo, com um golden bem furreca(não era meu). Desses tempos pra cá resolvi externar essa minha admiração pelo "mundo grave" e aproveitando uma oportunidade excepcional, peguei um Tagima JB de 2003 original e em ótimo estado por um preço muito legal, o qual ainda estou nessa de decidir sobre regulagens, upgrades e afins.
Mais tarde volto aqui pra tirar dúvidas e talvez postar possíveis considerações que vier julgar pertinentes sobre o assunto.
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JordanMotaBass Membro Novato |
# abr/16
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alan.bassplayer
Muito top, gostei desse timbre.
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JordanMotaBass Membro Novato |
# abr/16
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Calime
Esse é um ótimo baixo com certeza, qualquer experiência que tiver com ele posta por aqui. Quero tirar o máximo desse baixo.
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Ismah Veterano |
# abr/16
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alan.bassplayer
Me parece ser leve trastejamento, e o amp chaveado em tube pre... Mas é interessante é. Lembra os Rickenbacker.
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Buja Veterano |
# abr/16
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Calime Um vez no submundo, já era hehe.
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Ismah Veterano |
# abr/16
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Naaaaah, as moças preferem as 6c
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/16 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
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JordanMotaBass exemplos de timbragem pra esse tipo de baixo Tem tantas quantas são os baixistas da face da Terra. Estude o seu equipamento, com o seu amplificador, buscando a sonoridade que lhe interessa em função do trabalho da sua banda. qual a melhor regulagem para a altura dos caps (Ponte e Braço)... Nem muito "colado" às cordas, nem muito longe. O capt da ponte tem que estar mais próximo das cordas que o da ponte, e, geralmente mais próximo das cordas primas que dos bordões. Outra coisa também, qual o melhor potenciômetro para se utilizar nesse tipo de baixo ? Pois estranhei os que vieram de fábrica. Qual o problema deles? Não funcionam? Estão fazendo ruídos? Se não estão, não precisa mudar nada. Os baixos Fender usam pots de 250K. Nada mais. A troca do encordoamento, por um de qualidade (eu nunca uso 0.40. Apenas 0.45 ou 0.50), e a regulagem geral em um luthier habilitado é uma necessidade imperiosa. Abç
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alan.bassplayer Membro Novato |
# abr/16
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Mauricio Luiz Bertola eu nunca uso 0.40. Apenas 0.45 ou 0.50
Alguma razão técnica ou apenas preferência?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/16
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alan.bassplayer Timbre mais "encorpado", sustentação e durabilidade... Abç
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Calime Veterano |
# abr/16
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Mauricio Luiz Bertola
Bertola, já te enchi o saco com isso, mas ainda vou te perguntar 3 coisas sobre:
1 - 045 não limita a tocabilidade em relação a eventuais "papagaiadas"(zuera...me refiro a slaps e two hands), em termos de dificultar?
2- Qualquer baixo com tensor pode usar 045 qdo regulado? Pergunto isso pq tem um baixo de um chegado que toca a mto tempo, é um Golden JB bem marromeno, e segundo ele qdo tentou usar 045 o braço começou a empenar; qdo ele levou ao luthier(fez cagada, devia ter ido antes, eu bem sei disso), o luthier disse que aquele baixo não tem estrutura pra suportar 045, e recomendou que somente utilizasse a 040.
3 - O timbre da 045 em relação a 040 é BEM mais encorpado, ou só é UM POUCO mais encorpado?
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JordanMotaBass Membro Novato |
# abr/16
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Mauricio Luiz Bertola Os pots estão funcionando, só estranhei por não saber qual era o característico do jazz bass. agora entendo. O capt da ponte tem que estar mais próximo das cordas que o da ponte, e, geralmente mais próximo das cordas primas que dos bordões. não entendi, seria que o cap do braço deve ser mais alto que da ponte ? e o cap não deve estar mais próximo dos bordões ao invés das primas visto que o JB é mais pra médio agudo, assim o som fica mais "pesado", pega mais o grave da B e E
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/16
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Calime 1) Pra músico bom esse lance não existe... Tem um monte de jazzista cabuloso que toca baixo acústico!!! Que é brabo de tocar... Agora, se tu quer dar uma de baixista do Dream Theater... Kkkkkk.... Mesmo assim, ele usa 0.45... Kkkkk... 2) Sim. Golden JB Baixo ruinzão... Esse luthier provavelmente tem razão, posto que tensor de Golden e Gianóca..... 3) Suficientemente mais encorpado... JordanMotaBass não entendi, seria que o cap do braço deve ser mais alto que da ponte ? Física filho... Perto da ponte a amplitude das vibrações das cordas são menores por causa da própria ponte em sí. Por conseguinte, os captador da ponte de QUALQUER instrumento tem que ter uma saída mais alta, bem como ficar mais próximo das cordas para captar melhor essa amplitude de vibração menor. cap não deve estar mais próximo dos bordões ao invés das primas visto que o JB é mais pra médio agudo, assim o som fica mais "pesado", pega mais o grave da B e E Não, pois as cordas E e A tem muito maior massa que as D e G. o JB é mais pra médio agudo Mito propagado por gente que não entende nada de luthiería. Até porque, dependendo da regulagem, eu consigo o timbre gravão que quero no meu Bertola's Jazz Bass.... Abçs
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Ismah Veterano |
# abr/16
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Já que temo no assunto... Fiquei curioso em saber a utilidade da chapa que envolve as cordas na região do captador, em alguns baixos antigos, como os Precision, Rickebackers 4001 e 4003... Alguma ideia?
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Calime Veterano |
# abr/16
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Ismah
Se for o que to pensando, alguns jazz bass tbm tem....
Boa pergunta, tbm não sei pra que servem e tenho esta mesma curiosidade...
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Ismah Veterano |
# abr/16
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To falando dessa capa.
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Calime Veterano |
# abr/16
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Pensei nesse "conjunto" aqui, tanto na ponte qto em cima do cap.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/16
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Ismah O objetivo era proteção... Capts antigos tinham cobertura de papel... Abç
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Ismah Veterano |
# abr/16 · Editado por: Ismah
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Mauricio Luiz Bertola
Quando diz cobertura se refere ao cover e/ou ao carretel?
Calime
É a mesma coisa só num baixo diferente rs
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/16
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Ismah Ao "cover"... O que vc chama de "carretel"? Abç
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Ismah Veterano |
# abr/16
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Pra mim carretel é a peça plástica em que é enrolada a bobina.
Basicamente isso.
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/16
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Ismah Não é isso aí não... É isso: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-752452119-pickup-cover-ponte-ba ixo-fender-jazz-bass-_JM
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Ismah Veterano |
# abr/16
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Pois é Bertola, e a minha pergunta foi pra que serve essa parte aí...
Tu respondeu que a cobertura era de papel... Mas que o seria essa cobertura? E que serviria para proteção... Proteção do que ou de quem?
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/16
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Ismah Cobertura da bobina dos captadores, para protegê-la. Os capts atuais não usam mais isso. Muitos consideram que essas coberturas atrapalham a "tocabilidade" ou a técnica. Eu não concordo com essa opinião, ademais, acho bonito, e serve de apoio para a mão. Marcus Miller, usa no JB dele e não atrapalha em nada... Abç
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Ismah Veterano |
# abr/16
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Saquei, agraciado!
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