Como ter um som mais definido no Palco?

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # out/12


    E aí galera gente boa!

    O título é quase auto explicativo. O lance é o seguinte:

    É comum que nos shows, no palco, o som do baixo esteja um pouco embolado, sem definição. Sei que o som do PA normalmente fica excelente, não tenho do que reclamar. Mas não sei se é devido à quantidade de instrumentos no palco tocando simultaneamente tenho a impressão de que o baixo perde a definição no som.

    Ainda que seja um amp de melhor qualidade é comum acontecer isso. Não é falta de ouvir o baixo mas falta de um som definido (será que consegui ser claro?? hehe)

    Então a dúvida é isso, existe alguma receita, método, equipamento, reza, sei lá, que eu possa ter essa definição mais contundente? Que eu perceba bem os médios e agudos e graves?
    Tenho certeza que isso vai me dar mais segurança quando eu for tocar e consequentemente irá melhorar minha execução.

    Abraaaço!!

    smarth
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Sei lá depende,se vcs ligarem todos os instrumentos na mesa de som tendo um tecnico de som junto nao vai ter esse tipo de problemas,mais se cada um levar o seu amplificador dai Acho que um bom cabeçote pro amplificador do baixo resove o problema.
    Abraços.

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    smarth
    Todos os instrumentos vão pra mesa de som e normalmente viajamos com o nosso téc. de som.
    E como eu disse alí em cima, até mesmo com Amp bom às vezes acontece isso.
    Valeu maninho! Abraço!

    smarth
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Pois é sempre tem uma coisa ou outra.
    abraços

    rodsom
    Veterano
    # out/12
    · votar


    dibass
    nao seria excesso de graves?

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    rodsom
    Hummm...será que se eu cortar um pouco dos graves vai ajudar?

    rodsom
    Veterano
    # out/12
    · votar


    dibass
    nao sei o jeito que vc usa... mas 99% de chance de resolver.

    Marthin87
    Veterano
    # out/12
    · votar


    dibass
    Será que um compressor ajudaria?

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    rodsom
    nao sei o jeito que vc usa... mas 99% de chance de resolver.

    Vou tentar isso

    Marthin87
    Será que um compressor ajudaria?

    Boa pergunta, será que um compressor ajudaria?? hehe

    Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    dibass

    Você se refere ao baixo ligado direto na mesa?

    Ou ele esta no ampli, mas o som do ampli se mistura ao do monitor?

    Se for direto na mesa, antes de tentar qualquer coisa, precisa descobrir o porque dele estar embolando... pode ser excesso de graves, mas pode ser que não.

    Se quiser/tiver paciência de conhecer um pouco sobre sonorização de P.As e monitoração, estou postando uma série sobre o assunto:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296162/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296206/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296252/

    dibass
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lelo Mig
    Então, eu ligo assim


    AMP
    BAIXO - DI <
    MESA


    Às vezes quando o palco é maior e/ou o amp manda menos som eu peço pra por um pouco nos sides.

    Se quiser/tiver paciência de conhecer um pouco sobre sonorização de P.As e monitoração, estou postando uma série sobre o assunto:
    Eu já vi os tópicos e me interessei muito, assim que tiver um tempinho vou ler eles.
    Valeu!!

    rodsom
    Veterano
    # out/12
    · votar


    dibass
    Boa pergunta, será que um compressor ajudaria?? hehe
    nao.

    dibass
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Salve galera. Então, continua acontecendo a mesma coisa. Neste fim de semana show aqui na minha cidade mesmo. Um dos melhores sons da região.
    Toquei com um Kit Ampeg 4x10 / 1x15 e gabinete GK (não lembro ao certo o modelo).

    E aquele lance, escutava tudo. Um grave porrada, estalados de agudo...mas a definição estava um pouco sofrível. Coloquei médios até não atrapalhar no timbre.

    E eu não consigo entender, ainda mais tendo em vista que meu baixo não é ruim.

    E no fim das contas, aquela zoeira no palco, escutava tudo muito bem, mas o baixo se perde...

    joao b.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    dibass

    Então man, vou lhe fazer uma pergunta meio fora do comum, e que talvez não seja realmente o caso, mas, ha quanto tempo você toca?

    Pois, a exposição prolongada a altos níveis de ruído (principalemente quem usa fones de ouvido) pode danificar o nosso ouvido...

    Tive uma experiência meio parecida, de todo jeito que eu equalizava a guitarra e amp, sentia falta de brilho no timbre... Um dia, num exame de rotina no meu trabalho, a fonoaldióloga da empresa detectou uma leve perda auditiva nas regiões entre 6k e 8k em um dos meus ouvidos. A primeira coisa que fiz foi parar de usar o tal do fone, e acredite, alguns meses depois senti uma certa melhora...

    Claro, pode ser que não tenha nada a ver o seu caso, mas aconselho a verificar isso! Afinal, o ouvido de um músico é algo precioso, e perda auditiva não tem tratamento...

    Abço

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Esse ponto que o joao b. colocou é muito importante. Vale para todos os instrumentistas.

    dibass
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    joao b.
    Então mano, à princípio está tudo ok com meu ouvido. Mês passado fiz um exame de audiometria, o que é meio que de rotina por causa do meio em que trabalho (rádio), e não apresentou nenhuma anomalia.

    joao b.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    dibass

    Que bom!

    Então o problema é realmente com os equipos... Isso é uma boa notícia.

    hellgod
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    nao seria excesso de graves?

    então, Isso acontece comigo também, as vezes tenho essa impressaõ que a guitarra e a bateria engolem meu baixo :/
    eu acho que pode ser ecesso de graves mesmo, dá para usar só o cap da ponte ou tirar os um pouco o ganho nos graves, colocar um pouco de medio e agudo, isso que eu faço :P

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ter um som mais definido no Palco?