Primeiro baixo dica

Autor Mensagem
MetalMulisha
Veterano
# dez/11


Olá galera!
Seguinte, resolvi compra um baixo e estou com uma dúvidas já li o tópico "Como escolher seu baixo", mas ainda me há dúvidas.
Sou canhoto e procuro um baixo no modelo strato... no estilo da guitarra strato... Gostaria que me indicassem uma marca que tivesse esse baixo com um preço até 1000,00. Andei procurando na net, mas nesse modelo achei uns fender, mas são muito caro e nem sei se tem pra canhoto. Acho que vai ser mais facil achar lá na Santa Ifigenia.
Tambem quero uma dica para um amplificador, nao precisa ser um gigantesco, nem um minusculo, um que seja o suficiente pra tocar com uma banda num local pequeno-medio e de qualidade boa.
Aqui tem um video com o modelo que estou querendo, só preciso achar uma marca boa e acessivel. Outra dúvida, pra tirar esse som como o do video, precisa de pedaleira ou só com o ampli já é suficiente?
http://www.youtube.com/watch?v=ZlQpYkCKx30&feature=related

Obrigado!!

Nilo Dantas
Veterano
# dez/11
· votar


Isso não é um "baixo no modelo strato", é um Precision Bass...

Até R$ 1000:
Tagima TP4, Condor P master, Cort, SX SJB 75C (aqui já é um Jazz Bass).

Dica: escolha alguns e compare, perguntando qual melhor.

Osvaldojr
Veterano
# dez/11
· votar


SX SJB 75C (aqui já é um Jazz Bass).


na teodoro vc pode achar pra canhoto....

Osvaldojr
Veterano
# dez/11
· votar


SX JB75, CÓPIA DO FENDER JAZZ BASS 75

Olha aqui eu tocando o meu SX...hehe

MetalMulisha
Veterano
# dez/11
· votar


Isso não é um "baixo no modelo strato", é um Precision Bass... Até R$ 1000:Tagima TP4, Condor P master, Cort, SX SJB 75C (aqui já é um Jazz Bass). Dica: escolha alguns e compare, perguntando qual melhor.

Pois é, só usei o nome strato mais pra dar uma noçao do modelo, já desconfiava que nao era esse o nome. Como vi num tópico anterio, cada baixo muda um pouco a sonoridade, então queria um nesse modelo pq gostei desse som e tbm é esse tipo de musica que pretendo tocar, então acho que ele se enquadra mais.
Gostei da sua dica, dei uma olhada aqui...Acho que o tagima seria mais confiavel em questão de qualidade nao? Condor tbm é bom? Eu já tenho um violão tagima e achei a qualidade boa.

MetalMulisha
Veterano
# dez/11
· votar


SX SJB 75C (aqui já é um Jazz Bass). na teodoro vc pode achar pra canhoto....

Fica ali no começo da santa ifigenia ne?

MetalMulisha
Veterano
# dez/11
· votar


esse modelo aqui alguem sabe qual é? Acho legal!
http://www.youtube.com/watch?v=rZTpiCx89Pw&feature=related

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


^ Não consigo ver o vídeo.. mas se você quer um precision, que seja bom, e com menor custo que um Fender, o melhor (precision) que eu já toquei foi o Squier, série Vintage Modified.. fuja dos california... mesmo que não tenha nas lojas o para canhoto (na teodoro ctz se acha) os cara conseguem com a importadora... deve estar nessa faixa.. 1000,00 à 1200,00 dependendo da loja, e de vc chorar o preço ehheh...

[]'s

Osvaldojr
Veterano
# dez/11 · Editado por: Osvaldojr
· votar


esse modelo aqui alguem sabe qual é? Acho legal!

musicman stingray, mas tem o musicman cópia chamado OLP.

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


Osvaldojr
Não vamos chamar de cópia(sobre os OLP), e sim réplica.. afinal, a OLP é (ou foi, se já não é mais heheh) a única licenciada a produzir baixos com esse Shape.. talvez até seja isso que permitiu eles acertarem tanto.. a diferença maior de um StingRay fica à cargo da captação e nos modelos ativos, tb o circuito.. mas ainda assim é um ótimo baixo.. os demais modelos MM de diversas marcas não acertaram muito na proposta... também não é todo OLP que é bom... tem um modelo que toquei, que "imita" o modelo do StingRay Classic, que pelo amor.. é meio zuado, ainda mais pelo preço... mas isso é a minha opinião.. tem muita gente satisfeita aí com seus Stringbergs, Gianinnis, etc etc etc...

obs: Os Sterling, segunha linha da EBMM, conseguiram a façanha de perder para os MM da OLP ao mer ver... muito maior custo X benefício pegar aí um OLP e fazer um up nos cap's e no circuito e ter um baixo melhor que essa linha...

Osvaldojr
Veterano
# dez/11
· votar


obs: Os Sterling, segunha linha da EBMM, conseguiram a façanha de perder para os MM da OLP ao mer ver... muito maior custo X benefício pegar aí um OLP e fazer um up nos cap's e no circuito e ter um baixo melhor que essa linha...

tbm acho, mas ele tem que ir na teodoro e dar uma olhada, pois ele é canhoto, e tem que ver lá o que encontra...

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


Mas é como eu falei.. se o baixo é novo, a distribuidora manda, é só a loja pedir... usado é que é mais complicado hehehe.. mas tem um site na net que tem instrumentos pra canhotos... daí da pra ver os modelos e onde vende...

Nilo Dantas
Veterano
# dez/11
· votar


A Tagima também produz uma cópia do MM, o TBM-4 (e 5 cordas também), recém lançado por sinal).

MetalMulisha
Veterano
# dez/11
· votar


Fiquei na dúvida entre o Condor P master, Tagia TBM-4 e o TP4...
Qual desse é mais viavél? Precisa fazer algum up neles, nao fica caro? O TBM-4 achei lindão, gostei muito, mas alguém sabe dizer se a qualidade é boa? Procurei na net sobre ele e não achei nenhuma informação sobre a qualidade. OLP, tá muito caro.

Nilo Dantas
Veterano
# dez/11
· votar


Pergunta lá pelo ContrabaixoBR mesmo que já tem gente com o TBM-4 (lembre-se que ele é estilo Music Man, bem diferente do PBass que você mostrou). Parece-me ser de certa qualidade (dentro do valor, claro), teria que fazer uns upgrades, mas isso é normal.

Osvaldojr
Veterano
# dez/11 · Editado por: Osvaldojr
· votar


O TBM-4 achei lindão, gostei muito

upgrade nele seria colocar um captador bartolini musicman...http://www.bartolini.net/information/bass/new_bass_pu_s5.ht m

MetalMulisha
Veterano
# dez/11 · Editado por: MetalMulisha
· votar


(lembre-se que ele é estilo Music Man, bem diferente do PBass que você mostrou).

Olha, estou pendendo pro TBM-4, vi uns videos pra comparar o som do MM e do PBass. Me parece que a sonoridade não tem uma diferença gritante. Acho que pro tipo de musica que vou tocar o TBM-4 vai servir.

Li sobre ativo e passivo e me surgiu uma dúvida... O baixo ativo se estiver sem bateria ele não sai mais som no ampli? Ativo posso usa-lo como passivo tbm? TBM-4 é ativo?

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


Osvaldojr
Claro.. ctz.. o baixo não custa nem $600 e o cara vai colocar logo um humbucker de $800... uhumm.. ta bom! (E eu achando que eu era que tava louco fazendo up's..)

MetalMulisha
Vamos lá.. esse negócio de "ter que fazer up" não existe.. você está escolhendo comprar um baixo novo, se você quer algo melhor do que determinado modelo, compre outro baixo melhor! Você terá algo melhor no conjunto e não em um só item.. outra coisa, baixos não são definidos apenas pelo captador e circuito.. enfim.. agente faz up quando realmente tem necessidade e/ou vale a pena (pelo menos, pra não jogar dinheiro fora, o certo seria fazer isso)..
Se com o tempo você ver que o pré ou cap deste baixo é muito fraco, então você coloca um que seja um pouco melhor que ctz você já vai ficar satisfeito.. não precisa ser a marca mais cara ou famosa.. tem os Kent Armstrong, e uns nacionais bem em conta que dão um ótimo resultado em baixos de baixo custo..
Um exemplo, digamos que você está afim de um MM top quaze tão bom quanto um StingRay.. daí sei lá, você encontra um OLP original, usado mesmo, se você colocar um cap da Seymour e um circuito aí de 3eq, você poderá ter um baixo top, bem próximo da realidade de um StingRay.. e irá gastar menos da metade do preço de um StingRay.. Agora, você pega um baixo novinho de baixo custo, e coloca nele itens que daria para comprar um segundo baixo que nem ele.. neste caso que dê $1000 td, pô! Compra um baixo de $1000!!!

Sobre o TBM-4 ser ativo, acho que é, dá uma olhada no site.. e sobre a dúvida de ativo e passivo, bem, a busca te diria isso mas, vamos lá:
Ativo não funciona sem bateria.. Existem alguns modelos (mais não são baixos "iniciantes") que tem uma chavinha, tipo "liga/desliga", que deixa o baixo ativo, ou passivo..

obs: Marcas como bartolini, seymour duncan, etc etc.. eu acho mais viável o pessoal comprar no ebay.. td aqui é muito mais caro...

Nilo Dantas
Veterano
# dez/11 · Editado por: Nilo Dantas
· votar


Discordo do JL_Marcondes. Acho que alguns upgrades são necessários sim. Meu caso, peguei um PBass Fender MIM '94 e troquei toda a elétrica e ferragens, pois a anterior não servia. Já na Fender Strato AM STD troquei captação escudo e tarraxas. Vai da necessidade, se não já um modelo que me satisfaz ou é muito caro, prefiro pegar algo que seja bom, mas possível de upgrades. Coloquei Seymour Duncan SPB-3 no PBass, ponte Gotoh 201, blindei com cobre, coloquei pots CTS. Ao todo gastei com o baixo uns R$ 1200. Sabe qual baixo eu compraria com R$ 1200? Yamaha, Condor, talvez Squier CV. Nenhum deles com a qualidade do que coloquei no meu PBass.

Então, compre sim pensando em upgrades, se quiser algo imediato, pense em tarraxas, potenciômetros, blindagem. Se sentir falta de algo no captador, troque-o também. Mas lembre-se que a madeira pode não ser boa (no caso até é razoável, Basswood como meu PBass). Upgrades valem a pena se o conjunto já for bom de fábrica. Só tenho um instrumento que está stock ainda desde que peguei, uma Vintage V100 Paradise, mas já quero mudar as tarraxas e pots logo no início do ano (só não mudei ainda porque tive outros projetos).

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


Nilo Dantas
Cara.. eu escrevi exatamente oq vc escreveu: "agente faz up quando realmente tem necessidade e/ou vale a pena.. "
Usei o exemplo dos OLP que são baixos com qualidade de construção, etc etc.. porém, pecam um pouco (na verdade, justifica o custo) na questão circuito e cap.. e aí sim, comprar um baixo desses, e fazer up, é um bom investimento..
Como vc disse: alguns upgrades são necessários sim, porém, não é regra.. por isso eu disse "esse negócio de 'ter que fazer up' não existe".. pq não é uma lei obrigatória só pq se adiquiriu um baixo de "baixo custo"... entendeu?
Eu não sou contra up's.. na verdade até o início do ano eu ia fazer um up no meu bass que ia custar +- 1700$, sendo que meu baixo custa 800$ (usado uns $500-$600), ou seja.. eu poderia comprar um bass na faixa de 2300$ à 2500$.. e ae? É claro, eu estudei mais, me aprofundei mais e amadureci a idéia, vi onde economizar, e hoje vou fazer uma customização melhor do que à que eu planeja, e vou gastar bem menos... mas eu sei o que quero, o que procuro pro bass, etc etc.. não to fazendo isso por "achar que ele é fraco, logo, o melhor é trocar isso e aquilo.." ;)

[]'s

Nilo Dantas
Veterano
# dez/11 · Editado por: Nilo Dantas
· votar


Só de curiosidade, o que tanto você queria colocar no bass que custaria R$ 1700? Porque eu mudei o meu PBass todo por R$ 500 e nada de qualidade baixa... Claro, só um item foi comprado no Brasil (o escudo por R$ 50).

Hoje eu tenho uma noção maior das coisas, não compraria meu PBass (mesmo que tenha custado apenas R$ 700). Compraria o corpo + braço personalizados com qualidade maior que o Basswood do meu. Isso ainda irei fazer, no futuro, um PJ assim. Por enquanto, aprendo com o PBass '94.

JL_Marcondes
Veterano
# dez/11
· votar


Então cara, eu tava comprando tudo no brazil varonil, e pior, direto com a luthieria (e estavam enfiando a faca), daí somando a mão de obra (pq teria que cavar o baixo) tava nessa faixa de 1700.. depois é que vi a questão de importar e tudo mais.. mas pra vc ter idéia, a mudança é de um PJ pra HH, mais cirucito ativo (td da Seymour), chave de posicionamento, potenciometro concentrico.. enfim.. hj já reformulei td isso..

Uma coisa que reparei é que você fala bastante sobre qualidade da madeira, chamada "Basswood".. tipo, não é pq Basswood tem um custo baixo que é uma madeira ruim.. eu, por exemplo, curto e muito Basswood.. o Bongo da EBMM é o baixão que é, e é em Basswood!

Nilo Dantas
Veterano
# dez/11 · Editado por: Nilo Dantas
· votar


Comprar no Brasil é impossível, salvo algumas excessões de compras pontuais urgentes. Para upgrades, eBay + lojas conhecidas é fundamental. Para ter idéia, estava cobrando R$ 600 em um set de Quarter Pound SPB-3 em ML. Comprei por menos de R$ 150, sem tributos e chegou em 2 semanas. Quer ver um absurdo? Fita de cobre. Comprei 30 METROS de fita por menos de R$ 50, sendo que em qualquer luthier não fica menos que R$ 70 a blindagem e tem gente cobrando R$ 12 por cada metro.

Basswood não é ruim, só que pelo que vejo é meio verde, não tão sonora quanto Alder, Ash, Maple etc. Mas é uma madeira boa (principalmente se tiver poucas emendas). Meu PBass não sei quantas emendas tem, mas quase certo que são 3 (pintura sólida é meio difícil dizer), mas gosto do som dele. Se quiser ouvir como ficou o som num teste bem rápido que fiz...

Gravei isso tentando tirar Beat it (dispensando os erros, pois estava mais testando), afim de testar as diferenças entre gravar pela saída DI do GK e através de microfone dinâmico. O resultado:

Equipamentos usados:
Fender PBass MIM '94 com SPB-3
GK MB200 + 1x12 Selenium 12PW5 handmade
Microfone GPA57 (em um pedestal apoiado pela altura da caixa) e saída DI do GK
Interface de áudio Alesis Express (simples e efetiva)
DAW Reaper + OSX Lion num MacBook com Core2Duo 2.1Ghz + 4GB Ram.

Saída DI do GK MB200:
http://soundcloud.com/analfabeta/beat-it-di

Microfone GPA57:
http://soundcloud.com/analfabeta/beat-it-mic

MetalMulisha
Veterano
# dez/11
· votar


MetalMulishaVamos lá.. esse negócio de "ter que fazer up" não existe.. você está escolhendo comprar um baixo novo, se você quer algo melhor do que determinado modelo, compre outro baixo melhor! Você terá algo melhor no conjunto e não em um só item.. outra coisa, baixos não são definidos apenas pelo captador e circuito.. enfim.. agente faz up quando realmente tem necessidade e/ou vale a pena (pelo menos, pra não jogar dinheiro fora, o certo seria fazer isso).. Se com o tempo você ver que o pré ou cap deste baixo é muito fraco, então você coloca um que seja um pouco melhor que ctz você já vai ficar satisfeito.. não precisa ser a marca mais cara ou famosa.. tem os Kent Armstrong, e uns nacionais bem em conta que dão um ótimo resultado em baixos de baixo custo..Um exemplo, digamos que você está afim de um MM top quaze tão bom quanto um StingRay.. daí sei lá, você encontra um OLP original, usado mesmo, se você colocar um cap da Seymour e um circuito aí de 3eq, você poderá ter um baixo top, bem próximo da realidade de um StingRay.. e irá gastar menos da metade do preço de um StingRay.. Agora, você pega um baixo novinho de baixo custo, e coloca nele itens que daria para comprar um segundo baixo que nem ele.. neste caso que dê $1000 td, pô! Compra um baixo de $1000!!!Sobre o TBM-4 ser ativo, acho que é, dá uma olhada no site.. e sobre a dúvida de ativo e passivo, bem, a busca te diria isso mas, vamos lá:Ativo não funciona sem bateria.. Existem alguns modelos (mais não são baixos "iniciantes") que tem uma chavinha, tipo "liga/desliga", que deixa o baixo ativo, ou passivo.. obs: Marcas como bartolini, seymour duncan, etc etc.. eu acho mais viável o pessoal comprar no ebay.. td aqui é muito mais caro...

Então, acho que vou pegar o TBM-4 msm dai eu toco e sinto a pegada do baixo e se eu ver que tenho futuro como baixista dai compro um baixo top ou se eu achar que o material do TBM-4 é legal dai eu faço um up. Como é meu primeiro baixo e nunca toquei um, não adianta querer já sair fazendo up ou comprando baixo top e no fim não ter afinidade com o instrumento e ele ficar largado em casa. Comprar baixo usado é uma boa em questão de economia, mas como não sou expert em baixo não vou saber procurar os defeitos e outra coisa que me atrapalha de pegar baixo usado é que sou canhoto dá trabalho achar instrumento pra mim.

MetalMulisha
Veterano
# dez/11
· votar


O que vcs acham desse baixo olhando assim por cima? O cara fecha em 1100,00 acho que se der uma chorada talves até 1000,00.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207801127-baixo-precision-squie r-by-fender-canhoto-_JM

Nilo Dantas
Veterano
# dez/11
· votar


Não recomendo. Com esse valor você pega coisa melhor.

Vá numa loja e teste vários, pegue os que gostar mais e venha tirar mais dúvidas. O SX JB também é uma boa opção na faixa dos 800-1000.

leobozzo
Veterano
# dez/11
· votar


MetalMulisha

você já toca ? a quanto tempo ?

MetalMulisha
Veterano
# dez/11 · Editado por: MetalMulisha
· votar


leobozzo

MetalMulisha
você já toca ? a quanto tempo ?


Baixo nunca toquei. Só guitarra e violão, mas só toco o basicão, nada sofisticado.

Osvaldojr
Veterano
# dez/11
· votar


Baixo nunca toquei. Só guitarra e violão, mas só toco o basicão, nada sofisticado.


o precision do mercadão parece ser um bom baixo....mas se vc for numa loja seria melhor, pra vc escolher entre vários.

MetalMulisha
Veterano
# dez/11
· votar


Recebi um e-mai lda Tagima informando que não tem TBM-4 pra canhoto. Mandei outro e-mail pra saber se o JB-4 e o TP-4 tem...
Se não tiver vou ter que escolher outra marca.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeiro baixo dica