Todo baixista é um guitarrista frustrado?

Autor Mensagem
celotoledo
Veterano
# abr/11


Será que alguém simplesmente escolhe tocar contra-baixo porque curte os sons graves pulsantes, que dão vida à música, ou na verdade são todos guitarristas frustrados que foram incapazes de tocar a guitarra decentemente????

O que vocês acham??

Doggy
Veterano
# abr/11
· votar


Çharles, é você?

Curly
Veterano
# abr/11
· votar


celotoledo

seguramente vc nunca deve ter ouvido falar de jaco pastorius, stanley clarke, nico assumpção, marcus miller e milhares de outros que fazem da arte de tocar baixo um veículo para a MÚSICA de verdade

MauricioBahia
Moderador
# abr/11
· votar


celotoledo

Nonsense...

Gaiteiro15
Veterano
# abr/11
· votar


Esta foi a maior bobagem que eu já ouvi em toda a minha vida.

fripp
Veterano
# abr/11
· votar


celotoledo
Certamente não. Mas acho que o seu post faz sentido. Possivelmente boa parte dos baixistas começam a tocar o instrumento por acharem mais fácil, mais escondido.

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Depois os caras falam que guitarristas são marrentos, se acham e tal. Com razão.

LeandroP
Moderador
# abr/11
· votar


Assim como todo guitarrista é um cantor frustrado, e por aí vai...

Zedosal
Veterano
# abr/11
· votar


O guitarrista que toca "baixo" pode ficar frustrado!!! kkkk

[frase infame off]


Cara, conheço sim alguns músicos que migraram de instrumento, tanto pela maior identificacao, quanto na maior facilidade em tocar no inicio, mas vejo que tanto o Baixo, quanto a Guita tem suas tecnicas aprimoradas que nao sao pra qualquer um...

celotoledo
Veterano
# abr/11
· votar


GALERA AVISO:

Meu objetivo com o tópico É justamente trazer a discussão a respeito do ofício de baixista e suas injustiças. Dar voz aos baixistas mesmo.

Não fiz afirmações presunçosas, nem perguntas cínicas, apenas questionei para fomentar o diálogo.

Na minha opinião, o baixista tem um importância muito maior na música do que lhe é dada, principalmente se formos comparar com guitarristas. Basta verificarmos quantos guitarristas são "STARS" do Mainstream e quantos são os baixistas.

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


celotoledo - certamente não.

Mas eu entendo a sua questão.

Quem nunca ouviu falar ou até mesmo vivenciou uma situação assim? A gurizada formando uma banda, tem baterista, vocal e 2 guitarristas; os dois tiram na moedinha: quem perde vai pro baixo.

Isso pra mim é imaturidade musical.

Todo instrumento tem brilho próprio, enxergar esse brilho compete a cada um. A mistura destes brilhos é o que dá a cor do som.

Comentário paralelo: os melhores baixistas com quem já toquei não sabiam tocar guitarra...

dibass
Veterano
# abr/11
· votar


celotoledo
Eu não escolhi o baixo, mas o baixo me escolheu!

...antes mesmo de eu saber que existia contrabaixo eu já era apaixonado por aquele som "gordo" que eu escutava nas músicas.

Leo Limabass
Veterano
# abr/11
· votar


...antes mesmo de eu saber que existia contrabaixo eu já era apaixonado por aquele som "gordo" que eu escutava nas músicas.

antes de aprender a tocar e me aprofundar em musica, eu escutava um som maravilhoso que era do baixo, mas achavam que era um efeito de teclado, de dj, etc. Quando descobri me ''apaixonei''

celotoledo
existem muuitos baixistas frustados, mas acho que atualmente vem crescendo o numero de interessados por contrabaixo e acabando com essa polemica

dibass
Veterano
# abr/11
· votar


Mas eu gosto desse lance de ter um baixista pra 684875,333333 guitarristas.

Já ouviram falar da lei de "procura e oferta"??


Baixa demanda = Agregaçao de valor

Alta demanda = depreciação de valor.


...aí só ver bem quem sairá frustrado da jogada.

Leo Limabass
Veterano
# abr/11
· votar


Mas eu gosto desse lance de ter um baixista pra 684875,333333 guitarristas. (2)

Já ouviram falar da lei de "procura e oferta"??


JuninhoCac
Veterano
# abr/11
· votar


Esse aí queri tocar guitarra:

http://www.youtube.com/watch?v=7tLC0K7FEgA

Guardião Washburn
Veterano
# abr/11
· votar


o foda q baixista q é guitarrista frustrado só quer fazer firula no baixo, mas na hora de fazer uma boa base criativa ai ele se frustra mais ainda! kkkk

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


dibass
Mas eu gosto desse lance de ter um baixista pra 684875,333333 guitarristas.

He he he... muito boa. Não sou baixista, mas como tecladista, entendo muito bem o que isso significa hehe. É difícil ficar desempregado de banda.

maspn
Veterano
# abr/11
· votar


cada caso, um caso...

tem gente que toca baixo porque acha mais fácil,
tem gente que larga a guitarra e vai pro baixo porque é mais fácil,
tem gente que larga a guitarra porque nao gostou e vai pro baixo
tem gente que nunca nem tocou guitarra, toca baixo porque ama baixo...


acho frescura essa frase "baixista, guitarrista frustado"... frustado é aquele guitarrista que perdeu o teu posto na banda, porque nao tinha tecnica e criatividade e teve que tocar baixo pra nao sair da banda...

maspn
Veterano
# abr/11
· votar


http://planetgreen.discovery.com/imported/nav-feature/2009-11/grohl.jp g

http://sp9.fotolog.com.br/photo/25/13/122/vlc_ska7er/1220331578699_f.j pg


esse cara é revoltado!

makumbator
Moderador
# abr/11 · Editado por: makumbator
· votar


celotoledo

Basta verificarmos quantos guitarristas são "STARS" do Mainstream e quantos são os baixistas.

Depende do estilo. Tenho certeza que no jazz tradicional há muitos mais baixistas "estrelas" do que guitarristas com a mesma importância. Sendo que vários deles foram seminais para o jazz, como Ron carter, Paul Chambers, Oscar Peterson, Charles Mingus, Jaco Pastorius, Nico Assumpção, Scott La Faro, entre outros...

No funk e ritmos correlatos ocorre o mesmo fenômeno.


Eu por exemplo tenho o contrabaixo elétrico e contrabaixo acústico como meus instrumentos principais, apesar de tocar guitarra(e também adorar o instrumento).

Eu iniciei no baixo elétrico, depois de alguns bons anos adicionei a guitarra e cerca de um ano depois comecei no baixo acústico. Todos são ótimos na minha opinião. E quem diz que o baixo elétrico é mais fácil não conhece o repertório virtuosístico para o instrumento(que como qualquer instrumento, pode ser tocado em níveis altos de domínio técnico).

E nem vou citar o contrabaixo acústico, que precisa de uma vida inteira para dominar com maestria apenas o arco(há centenas de golpes e técnicas diferentes só para arco), e mais uma vida para o capotraste.


Assim como eu curto tocar isso na guitarra:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/256523/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/229056/


Adoro tocar isso aqui no baixo elétrico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/165298/

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/189454/


Ou isso no acústico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/180845/


http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/251186/

Simonhead
Veterano
# abr/11
· votar


Todo baixista é um guitarrista frustrado?

Certamente que não.

Baixistas merecem toda a consideração do mundo. Quem não valoriza o espaço do baixo, aquela massa sonora, não sabe apreciar a boa música que desse instrumento musical pode brotar.

celotoledo
Veterano
# abr/11
· votar


Muito interessante esse lance da oferta e da procura.

Certamente baixistas não ficam desempregados....

Marcus Cerutti
Veterano
# abr/11
· votar


celotoledo
Muito interessante esse lance da oferta e da procura.
Certamente baixistas não ficam desempregados....


Nunca tinha discutido isso dessa forma, mas já tinha observado uma coisa: o volume de posts e tópicos no fórum de guitarra é muito superior ao volume de todos os outros.


Simonhead
Baixistas merecem toda a consideração do mundo. Quem não valoriza o espaço do baixo, aquela massa sonora, não sabe apreciar a boa música que desse instrumento musical pode brotar.

Boa! Ponto!

JvMachado
Veterano
# abr/11
· votar


Não cara,se for assim todo guitarrista é um baixista frustrado né?

guizimm
Veterano
# abr/11
· votar


Não cara,se for assim todo guitarrista é um baixista frustrado né?
não

kiki
Moderador
# abr/11
· votar


celotoledo
Basta verificarmos quantos guitarristas são "STARS" do Mainstream e quantos são os baixistas.

Marcus Cerutti
o volume de posts e tópicos no fórum de guitarra é muito superior ao volume de todos os outros.

a meu ver, esse é o problema. guitarrista tem mais visibilidade, então muita gente quer ser guitarrista pra aparecer.

dificilmente alguem vai tocar baixo por que quer ficar famoso ou ser um "frontman".
quem vai tocar baixo faz por que gosta da musica.

dibass
Veterano
# abr/11
· votar


Todo baixista é um guitarrista frustrado?

sou só eu que acha um saco essa discução??

fripp
Veterano
# abr/11
· votar


dibass
sou só eu que acha um saco essa discução??
Se acha um saco porque está discutindo?

kiki
a meu ver, esse é o problema. guitarrista tem mais visibilidade, então muita gente quer ser guitarrista pra aparecer.
Aí está a razão pela qual o celotoledo abriu este tópico, acho.

Casper
Veterano
# abr/11
· votar


"Todo Músico é um Astronauta frustrado."
Casper

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Todo baixista é um guitarrista frustrado?