Ex- guitarrista quer virar baixista. Por favor, opinem...

    Autor Mensagem
    dannyvh
    Veterano
    # jul/06


    Pessoal, eu toco guitarra há uns 10 anos +/- e estou pensando seriamente em começar a tocar baixo por uma série de motivos, entre eles:

    1- Eu gosto MUITO de tocar em banda, gosto muito mais do que ficar fritando escalas e outras coisas típicas de guitarristas, tocar em banda para mim é uma das melhores sensações do mundo. Mas tem sempre aquele velho problema da dificuldade de se conseguir um baixista(todo mundo quer ser guitarrista).

    2- Estou saturado de tocar guitarra, sempre os mesmos solos, aquela som irritante bem agudo nos ouvidos, e em cada esquina tem 10 guitarristas. Gosto de música, mas guitarra não me estimula mais. Então acho que uma mudança de instrumento me daria um novo entusiasmo. O baixo me parece ser um instrumento cheio de potencialidades pouco exploradas.

    Quem já passou por isso? Alguém já largou o instrumento que há anos toca para começar algo novo?

    Viperbass
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu já comecei tocando baixo, e nunca me arrependi!
    Mas, cara, siga a sua vontade, só você pode dizer se vale a pena ou não...

    Sem contar que você não precisa simplesmente desistir da guitarra, aliás, boa parte da pratica que você tem na guitarra pode ser transposta para o baixo.


    falou!

    bya
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Eu toco baixo... Mas, com essa história de nunca encontrar guitarrista, virei guitarrista...

    Comprei uma flying V e tudo, toquei em duas bandas... E eu ficava achando defeito em tudo que é baixista que tocava comigo, tentando fazer os caras tocarem do jeito x, usar equipo y, botar uma frase tal, no pedaço tal'... Enfim... Aí, percebi que eu tinha me tornado uma "baixista frustrada" (hahahaha!) e voltei a tocar baixo no maior gás.


    Sei lá... Eu acho que a gente nasce meio que direcionado p/ um instrumento. Mas vai testando, uma hora vc acha o que vc tem certeza que é p/ vc.

    Bjo, Bya!

    Certeza
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dannyvh
    eu passei por uma experiencia parecida...larguei a guitar uns tempos e comecei a toca bateria...a coisa mais foda foi querer saí tocando bateria com a mesma qualidade q eu tocava guitarra...mas num da...uma boa dica eh vc ter a consciencia q vai ter q reaprender td...apesar q do baixo pra guitarra a diferença nao eh tanta qto pra bateria...mas no inicio do meu estudo na bateria foi meio frustrante pensar q eu tocava guitarra relativamente bem e na bateria eu era uma porcaria...hj em dia soh toco os dois d brincadeira e to me dedicando mais ao violao mesmo...e um dia ainda quero aprender a tocar baixo tbm...huiahaiaua

    mas boa sorte pra vc, por experiencia propria acho legal saber tocar mais d um instrumento...ou pleo menos ter noçao!!!

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dannyvh
    Cara, euacho show de bola, vc nao precisa largar a guita, e ela ainda pode te ajudar a compor musicas harmonias , melodias, no baixo pra compor uma musica fica bem chato! eu toco baixo a 18 anos, e sempre arrenhei guita, agora to começando q pegar mais vontade de tocar guitarra, ams sem abandonar o baixo na banda, como vc é guitarrista, acho q vc tem uma boa chance de ser um puta baixista.
    Só por curiosidade, o steve Harris do Iron Maiden, começou tocando guitarra, largou e se tornou um ícone do baixo, influenciando geracoes de baixistas!! manda bala garouto!!
    abç

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: .:Anonimato:.
    · votar


    Não acreditei... então o que dizem por aí é verdade: baixista é guitarrista frustrado... hehe zoeira, man!

    Te dou todo apoio, até porque eu estudo violão a 1 ano, pretendo passar um dia para guitarra, começei a ter aulas de teclado e o instrumento que eu mais tive e tenho vontade de aprender desde q eu me entendo musicalmente como pessoa é msm o contrabaixo... hehe

    Sucesso!

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Oi amigo..

    Cara, passei por algo parecido, toquei guitarra por uns 4 anos, ai então estava numa banda e o som da guitarra começou a me irritar, ai resolvi estudar baixo, meio que do nada, ouvi uns sons e pirei ...passei pelo mesmo problema do Certeza, pois tocava guita até que bem, o baterista da minha ex banda até hoje não se conforma ..rsrs , mas hoje sou bem mais feliz como baixista, to evoluindo bem mais rápido do que na guita, curtindo bem mais as musicas, pois não tem mais a preocupação da fritação, ou seja, sou muito mais feliz ...mas esta é a minha história ...me chamaram de louco, doido, maluco ..mas cara, eu me importo comigo ...

    seja feliz

    dannyvh
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: dannyvh
    · votar


    bya

    Eu toco baixo... Mas, com essa história de nunca encontrar guitarrista, virei guitarrista...

    Vc não quis dizer: Eu toco baixo... Mas, com essa história de nunca encontrar baixista, virei baixista... ?

    dannyvh
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: dannyvh
    · votar


    .:Anonimato:.

    Não acreditei... então o que dizem por aí é verdade: baixista é guitarrista frustrado... hehe zoeira, man!

    Conheço uma pior: O baixista é um sujeito frustado porque não é inteligente o suficiente para ser guitarrista nem burro o suficiente para ser baterista, rsrsrs

    dannyvh
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Na verdade eu cheguei a conclusão de que não tenho um instrumento preferido, pois o que eu gosto mesmo é de boas composições, independente do timbre em questão. Gosto bastante de compor e acho que vou ficar com o baixo mesmo.

    dannyvh
    Veterano
    # jul/06 · Editado por: dannyvh
    · votar


    Escrevi um texto no forum guitarra onde eu discuto algumas questões em relação a guitarra. Tem a ver com o que estamos discutindo aqui.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/137647/

    Midgard
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dannyvh

    vai em frente cara, se eh isso q tu tah sentindo entao muda hehe =)
    eu toco guita e ainda isso me satisfaz pra caramba

    isaqueras
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    Liga um Fender Jazz Bass na frente de uma coluna de 18" e deixa os graves vararem tuas costas...
    ... bicho... tu nunca mais vai tokar guitarra!!!!

    It's why I'm easy!!!

    lagarto_se
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dannyvh
    tacava guitarra a uns dez anos, quando aconteceu que em um ensaio, alguns integrantes estavam atrasados e eu fiquei afinando e passando o som dos instrumentos.
    apareceu um garoto pra ver nosso ensaio e ele tocava batera, ficamos de sacanagem com baixo e bateria enquanto os caras não apareciam, +ou- uma hora de som rolou! até então, nunca tinha tocado baixo.
    resultado: levei o baixo pra casa no mesmo dia!
    um mês depois, já havia comprado o meu

    pontos positivos da mudança:
    - estudo através de partitura;
    - abri os horizontes para outros tipos de música que antes eu só ouvia e agora toco (guitarra puxa muito pro rock);
    - chega de ficar testando efeitos;
    - o mercado de trabalho é mais aberto;
    - e acima de tudo, o prazer do som caracteristico do instrumento.

    abraço a todos

    dannyvh
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    lagarto_se
    chega de ficar testando efeitos;

    hehehe... Taí um bom motivo para tocar baixo. Não aguento mais isso.

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    po, mas vc toca guitarra a 10 anos!!! acho q vc poderia tocar os 2 ao msm tempo, se vc desistir da guitarra vc pode ficar com saudade dela e se ficar mto tempo afastado pode ter dificuldades para voltar...se quiser...

    sei la... jogar 10 anos de guitarra fora nao me parece uma boa idéia

    bya
    Veterano
    # jul/06
    · votar


    dannyvh
    Não... É isso mesmo... Eu sou baixista... Mas, é impossível arrumar guitarrista mulher... Aí, eu mesma virei guitarrista... Mas, voltei p/ o baixo de novo, graças a deus... Pq é o melhor instrumento do mundo.

    Bjo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ex- guitarrista quer virar baixista. Por favor, opinem...