Guitarra fazendo o papel do baixo?

Autor Mensagem
Ash Lucas
Veterano
# set/10


Eu estive interessado em formar um grupo de três pessoas. Por muito tempo pensei em por a formação assim:

1-Baixo e Vocal
2-Guitarra
3-Bateria

Formação inspirada diretamente no Nirvana, que tem três membros e Kurt divide Voz com Guitarra, no meu caso, a voz seria dividida com o baixo... Mas eu estive pesquisando o som do baixo (instrumento com qual nunca lidei) e vi que ele é um pouco mais inperceptível do que eu esperava... Dizem que o baixo serve pra marcar o tempo da musica... Bem, outros instrumentos podem fazer isso, não? Vai funcionar legal por a guitarra no lugar do baixo? Obrigadissimo, people!

Gareth
Veterano
# set/10
· votar


Ash Lucas
NUNCA, eu mesmo não teria coragem de excluir um baixista da banda, o baixo dá um peso a mais na musica, dá um ritmo, e trabalhando sempre junto com a bateria, faz a musica virar MUSICA.
Fora que, guitarra nenhuma se compara ao som do baixo, sou guitarrista e AMO som do baixo, inclusive solos!
Pq não abrir espaço pra um baixista e deixar o vocal só no vocal? ou arranja um vocal e deixa o baixista la, no canto dele...

DotCom
Veterano
# set/10
· votar


Ash Lucas
O som do baixo é imperceptível quando você ouve músicas em sistemas de som ruins.

makumbator
Moderador
# set/10
· votar


Ash Lucas

Isso é porque vc nunca deve ter ouvido uma mixagem com e sem baixo...são totalmente diferentes. Vc pensa que não o escuta, mas se experimentar dar um mute no canal de baixo em uma sessão de mixagem aberta vai perceber o quanto o escuta(sem perceber) e a falta que ele faz!

O baixo está em uma oitava diferente da guitarra, e por isso ela não tem capacidade de suprir os sub graves necessários para o peso da música, acaba ficando algo fraco sem ele. Claro que vc pode substituir por outros instrumentos tão graves quanto, mas acho que um trio de rock em que a base seja executada por uma tuba, trombone baixo ou um fagote seja pouco usual...

Emogotic
Veterano
# set/10
· votar


A música sem o baixo fica seca, tipo, com o "som de lata".

Mesmo assim, tem quem odeia.

Pé de chinelo
Veterano
# set/10 · Editado por: Pé de chinelo
· votar


Ash Lucas

começa a observar shows, de qualquer estilo....pode ver que quase TODOS os estilos musicais usam o baixo!!

eu jamais tiraria o baixo, pra mim é um instrumento essencial!!

realmente ouvindo musica num notebook, num celular etc tu nao vai ouvir o baixo.....mas num som bom com subwoofer num tem como não ouvir!!

eu só vi uma banda até hj que não tinha baixo, acho q chama WHITESNAKE, achei uma bosta pq falta aquele preenchimento que o baixo faz...

enfim, se vc quiser tirar o baixo da banda tira.....mas eu e um monte de gente não vai querer ouvir sua banda!!! kkkkk

abraços!!

Desprogramador
Veterano
# set/10
· votar


O Doors, se não me engano, não tinha baixista. Mas tinha um tecladista para cobrir os espaços de sons mais graves, e os riffs da guitarra quase sempre usava os bordões (suprir a falta de um baixista é difícil)

Como não é esse o caso, um trio deve ter baixo sim! Como os colegas já disseram, o baixo dá corpo à musica.
O que Rush, Jimi Hendrix Experience e Calypso tem em comum?
Sem baixo a música deles três morre.

Não faça isso rapaz! Deixe o baxista aí!

Pé de chinelo
Veterano
# set/10
· votar


Desprogramador

eh verdade, acho que o DOORS não tinha baixo msm....

talvez seja por isso q EU nunca curti muiiiito

e pra mim, na MINHA opinião....nem teclado nem guitarra com bordão vão conseguir preencher o espaço do baixo!!

pra quem ouve reggae por exemplo, ja pensaram o que seria do reggae sem baixo?

abs

victorhb
Veterano
# set/10
· votar


eu só vi uma banda até hj que não tinha baixo, acho q chama WHITESNAKE, achei uma bosta pq falta aquele preenchimento que o baixo faz...

HUauuahuhauha, é White Stripes cara.

rodsom
Veterano
# set/10
· votar


Emogotic
Mesmo assim, tem quem odeia
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pra quem nao tem orkut, la vai as perolas

"Baixistas são guitarristas maus sucedidos!"(Dimebag)

"Eu acho som de contra-baixo inutil,pois ninguem escuta e ninguem percebe guando erram ou estam desafinados!"(MaxCavalera)

"Guitarristas conseguem tocar contra-baixo,mas porque Baxistas não conseguem tocar guitarra!?"(Y.Malmsteen)

"Quando se tem bons guitarristas na banda, não precisa de baixista!"(Kiko Loureiro)

"Baixista bom é o Sid Vicious(Sex Pistols) que pelo menos assumia que não prestava pra porra nenhuma!"(Chimbinha)

"Sou baixista e vocalista, não sou tão inutil assim na banda!"(Tom Araya)

"Meu sonho era ser um bom guitarrista,mas fracassei e virei baixista."(Steve Harris)

"A guitarra tem 6 cordas e o baixo tem 4 cordas,porem gual é mais facil de tocar?"(Mateuç)

"Se o baixo fosse importante na musica,já teriamos lançado o jogo BASS HERO!"(BillGates)

"Faço som de baixo na minha guitarra!"(Charles)

SteveRayMorse
Veterano
# set/10
· votar


"Eu acho som de contra-baixo inutil,pois ninguem escuta e ninguem percebe guando erram ou estam desafinados!"(MaxCavalera)

Naquela bosta de banda pode até ser.

"Guitarristas conseguem tocar contra-baixo,mas porque Baxistas não conseguem tocar guitarra!?"(Y.Malmsteen)

Se tocar baixo igual o Victor Wooten aí quem sabe eu volto a ouvir o Malmsteen.

"Baixista bom é o Sid Vicious(Sex Pistols) que pelo menos assumia que não prestava pra porra nenhuma!"(Chimbinha)

Falou o cara mais respeitado no meio da música...que piada!

Jamais consideraria montar qualquer banda, até por brincadeira, sem baixo. Odeio não ouvir o som do baixo, a banda tem que ser diferenciada para que consiga suprir isso.

Apenas minha opinião.

rodsom
Veterano
# set/10
· votar


SteveRayMorse
Jamais consideraria montar qualquer banda, até por brincadeira, sem baixo. Odeio não ouvir o som do baixo, a banda tem que ser diferenciada para que consiga suprir isso.

a nao ser que seja samba de roda, moda de viola ou coisa parecida.

kiki
Moderador
# set/10
· votar


Ash Lucas
Mas eu estive pesquisando o som do baixo (instrumento com qual nunca lidei) e vi que ele é um pouco mais inperceptível do que eu esperava...

aprenda a ouvir música melhor, e aprenda a tocar baixo.
quando começar a ouvir ele, pense no que voce escreveu.

danirock
Veterano
# set/10
· votar


você pode afinar sua guita uma oitava a baixo,mas vai trastejar muito,o você tem que pressionar a corda bem mais de leve para não parecer o bend do baixo e o som fica muito feio!

southbass
Veterano
# set/10
· votar


Ash Lucas
uma vez que você aprende a ouvir o baixo, nunca mais deixa de ouvir. se for baixista, então, o baixo é sempre o mais evidente na musica...

eu geralmente não lembro de como era o riff de guitarra de uma musica, mas a linha de baixo eu lembro.

southbass
Veterano
# set/10
· votar


você pode afinar sua guita uma oitava a baixo,mas vai trastejar muito,o você tem que pressionar a corda bem mais de leve para não parecer o bend do baixo e o som fica muito feio!

péssimo conselho.

danirock
Veterano
# set/10 · Editado por: danirock
· votar


o recomendado é que você mantenha o baixista com total capacidade,ele é o que mantem a banda boa.
mas se o baixista realmente quiser ser vocalista e tem voz boa,tudo bem,apenas diminua o ritmo das musicas da sua banda ou procure outro baixista.
se o baixista prefere tocar baixo,mantenha o ritmo da musica e procure um vocalita,porem,nada impedirá o baixista de fazer backing vocal

Anti-Heroi
Veterano
# set/10
· votar


uma vez que você aprende a ouvir o baixo, nunca mais deixa de ouvir. se for baixista, então, o baixo é sempre o mais evidente na musica...

eu geralmente não lembro de como era o riff de guitarra de uma musica, mas a linha de baixo eu lembro.


BEM DESSA! hehehe

dibass
Veterano
# set/10
· votar


Normalmente a galera só percebe o baixo quando não tem.

O baixo é como o sal na comida

Vc janta/almoça e nem percebe que ele tá alí, só lembra do sal se tem demais ou se não tem.


...comida sem sal é um saco

leticia123
Veterano
# set/10
· votar


Emogotic
Tensa essa comu ai né?

Anti-Heroi
Veterano
# set/10
· votar


Como eu li em um comentário no youtube sobre um vídeo que tinha uma música do Em Justice for All mas com o baixo audível: as guitarras são a mente, o vocal a alma, a bateria a pulsação... e o baixo as bolas huahuahuahua

Para os interessados em saber a diferença que faz o baixo: escuta a música original do álbum do Metallica e depois com o baixo: http://www.youtube.com/watch?v=eAvwod7BBK0&feature=related

RafaelF
Veterano
# set/10
· votar


Ash Lucas

Baixo imperceptível é questão de estilo e forma, não de função ou natureza. Tem estilos em que o baixo é prioritariamente ritmico, outros harmônico, outros mais raros melódico ou até os três... Vá escutar Smiths, Rancid, Muse, Morphine, Sublime e diga que não escuta o baixo.

J. S. Coltrane
Veterano
# set/10
· votar


a obrigatoriedade do baixo é um dogma, um padrão a ser reproduzido. Não há nenhuma justificativa para ele que não seja "isso foi sempre feito assim". Mas para questionar isso precisa saber bem o que se está fazendo.

RafaelF
Veterano
# set/10
· votar


J. S. Coltrane

Corretissimo. Assim como a guitarra, a bateria, o teclado, o vocal, o saxofone, a sanfona, etc

Pé de chinelo
Veterano
# set/10
· votar


victorhb

eh verdade cara, foi mal confundi feio....WHITESNAKE eh a de metal neh... eu quis dizer WHITESTRIPES, que é aquela mina na batera e o cara na guitar....

eh a comida sem sal msm q nem falaram ai !!

Anti-Heroi
Veterano
# set/10
· votar


Cara, eu não conhecia essa tal de White Stripes... é mei... estranha, realmente falta algo! A bateria fica tão sem graça sem o baixo e a música dos dois é bem "vazia".

Edson Caetano
Veterano
# set/10
· votar


Pé de chinelo
O Neil Murray deve ter se revirado seja lá onde ele está agora, ouvindo que sua banda não tinha baixista hehe, lembre que o whitesnake é a banda do Coverdale, do purple, que foi produzido pelo Glover, tiveram caras como Dio por perto, metal puro, Baixo na veia, como todo bom Metal

Filippo14
Veterano
# set/10
· votar


nossa eu toco guitarra e meu pai baixo, as vezes a gene vai toca alguma coisa, com o baixo fica mtu mais foda, vc num se perde tanto e mano eu curto o som do baixo, um gravão por tras q mete um peso na msk, sem ele fica uma guitarra e uma batera, fica sem corpo

kiki
Moderador
# set/10
· votar


J. S. Coltrane
ih, só quer saber de polemizar.

já que é assim, existem estilos em que baixo não existe.
a formação tradicional do regional (conjunto de acompanhamento) do choro não tem baixo, quem faz esse papel é o violão de 7 cordas, que é bem menos grave. e nem por isso fica vazio o som.

e o doors é um bom exemplo, que citaram acima. eles usavam baixo em estudio, mas ao vivo o manzarek virava piruetas pra cobrir, e cobria. mas é uma substituição muito bem arranjada.

é bem diferente de querer tocar um rock comum e dizer que dá pra tirar o baixo por que ninguem ouve.

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Ash Lucas
Mas eu estive pesquisando o som do baixo (instrumento com qual nunca lidei) e vi que ele é um pouco mais inperceptível do que eu esperava...

é um pouco mais inperceptível do que eu esperava...


Kara este foi forte !!!

Te dou uma ideia melhor , ñ monte banda vai escutar musica e depois estudar.

Sinceramente uma ideia destas na kabeça de um kara enfiado em uma banda. Olha é a pior koisa que ouvi.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra fazendo o papel do baixo?