Opinião do papel de baixista - Karl Sanders

    Autor Mensagem
    Cerberus
    Veterano
    # ago/07


    Ae, pessoal. Este trecho aqui foi extraído da última revista "Roadie Crew", uma reportagem sobre um gigante do metal extremo, Nile. São conhecidos pela extrema técnica de suas músicas. Para quem não conhece, Karl Sanders é guitarrista e líder do Nile.

    Como foram as últimas audições que vocês organizaram em busca do novo baixista do Nile?
    Karl: Bizarras. Quando você procura por um baixista, o que mais aparece são candidatos que sequer sabem tocar baixo de verdade. Acho que todo mundo pensa que é fácil fazer isso; guitarristas, bateristas, vocalistas. Na verdade, é um posto de grande responsabilidade, e poucos têm competência de assumi-lo. (...)

    Tinhas um tópico não muito distante que uns baixistas se sentiam desprestigiados por guitarristas, tá aí a opinião de um guitarrista muito competente. Segue também como dica para quem não conhece o grupo.

    leomezz
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Cerberus
    Na verdade, é um posto de grande responsabilidade, e poucos têm competência de assumi-lo.
    É válido para qualquer instrumento.
    Falou

    fabricio 12
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Aê galera eu não me contento em ser mais um baixista acompanhador do grupo musical. Nosso instrumento é tão versátil e bonito que é cosiderado FUNDAMENTAL NUM GRUPO. Tanto que dos mais diversos estilos musicais sempre tem um baixo (elétrico ou acústico). Por isso quem toca só fazendo as tônicas das músicas tem que sair do comodismo e aprender a utilizar todos os recursos que o instrumento te dá. Por isso depoi de 4 anos só tocando violão, voltei pro bass e agora vou estudar pra valer pra não ser mais um, mas sim me destacar no instrumento que eu fui escolhido pra tocar.

    Valeu. Abraço.

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Claro que é valido para qualquer instrumento, mas nem todas as pessoas pensam isso sobre o baixo.

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Cá pra nós, vamos falar sério... não é querer ser um "instrumento-bairrista" não, mas no fundo, a guitarra e o violão são os instrumentos mais dispensáveis em uma banda (que não seja banda de heavy metal).

    Quem eram os grandes e importantes nomes da guitarra que tocavam nas bandas do Victor Wooten, Pastorius, Patitucci, Charles Mingus e Ron Carter? (só pra citar alguns dos mais conhecidos). A maioria das bandas de Jazz e instrumental que vejo pelo mundo, usam a configuração de baixo, piano e bateria... somente uma parcela bem pequena integram guitarristas em sua formação.

    Na *minha* opinião, a formação base pra qualquer tipo de trabalho (exceto chorinho), é Baixo, Piano e Bateria... o resto, inclusive guitarra e violão serve apenas de acompanhamento, algo pra dar um incremento a mais na sonoridade da banda!

    [ ]s

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Por isso quem toca só fazendo as tônicas das músicas tem que sair do comodismo e aprender a utilizar todos os recursos que o instrumento te dá.
    esse é meu lema!

    Basshero
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass
    Relativo tdo isso que você disse...todos os nomes citados por você são baixistas e independente disso, posso citar inumeros guitarristas renomados que já acompanharam esses gêniosTodos instrumentos tem sua importância vital em uma banda...o motivo por não ser visto tantos guitarristas acompanhando Mingus e Carter (por ex.) é que na época de ouro de jazz, a guitarra ainda não tinha sido incorporada nesse genero musical, sendo a formação clássica baixo, piano e bateria. Com o tempo ela ganhou seu espaço e hoje em dia aparece em quase todas as formações...

    Abçs

    bruno_bru
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Eu tenho a impressão de que as inovações com o baixo , como o baixo de 6 , 7 , 8 cordas está tomando o espaço da guitarra mesmo.
    A guitarra vai acabar ficando como um instrumento usado pra dar a caracteristica "rock" em um som , como um instrumento étnico , muito associado a um estilo.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    O q o Karl Sanders falou é certo até certo ponto,já q muitos guitarristas ou violonistas acham q sabem tocar baixo,e vão "tocar" baixo em várias bandas por aí,é aí q mora o problema,pois eles "tocam" o baixo com a mesma abordagem de uma guitarra ou violão,o q quase sempre,não serve bem as músicas,vc sente q falta algo quando as ouve.Mas existem muitos baixistas q tocam baixo com uma abordagem guitarrística q caem nos mesmos erros citados acima.

    Death Knight
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Cara, cada instrumento é um instrumento, e é necessário ou essencial dependendo do que você quer fazer. Se você quer montar uma banda de hardcore, guitarra, baixo e bateria são essenciais, piano não é. Depende muito do tipo de trabalho que você quer realizar. Não concordo que a formação base de QUALQUER trabalho seja baixo, piano e bateria. Falando de Jazz você até pode falar que essa é uma formação clássica, como ja falaram aí. Agora Bossa-nova e samba sem violão, meu amigo, complica. E isso são só mais dois exemplos além do ja citado chorinho.

    Agora, voltando ao tópico, o problema é que muita gente acha que o baixo, por ter menos cordas e geralmente só tocar a tônica, é um instrumento mais fácil de aprender ou tocar. Doce ilusão. Pra galera que toca ha algum tempo, da pra perceber tranquilo quando você vê um guitarrista tocando baixo, mesmo que ele toque algo relativamente "complicado", digamos assim, que exija uma técnica, você vê que tem algo faltando ali. A pegada simplesmente não é aquela. Existe gente que toca a tônica com uma pegada tão maneira e uma levada tão característica, que fica ótimo. Encaixa perfeitamente.

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Bem dessa, cada instrumento é um instrumento e ocupa seu papel, ou não, em determinado estilo ou gênero musical.

    Não existe o instrumento mais importante do mundo, mas sim aquele que mais caracteriza certo tipo de música.

    Jazz sem baixo não é jazz. Bossa-nova sem violão não é bossa nova. Rock sem guitarra não é rock.

    Mas tem um instrumento que eu acho que tem mais, não digo importância, mas presença na música em geral que, na verdade não é um instrumento mas um segmento musical, é a Percussão... seja bateria ou como for, vc sempre encontra um surdo, bumbo, caixa, prato, pandeiro, chocalho, etc., onde vc for.

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    pois eles "tocam" o baixo com a mesma abordagem de uma guitarra ou violão,o q quase sempre,não serve bem as músicas,vc sente q falta algo quando as ouve.
    isssso! alguem sente o mesmo que eu! tem que ter a essencia de baixista!

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Só otra coisa... Qnd falei pra minha avó que tava tirando um solo de baixo ela se espantou: "SOLO DE BAIXO!?" aí esses dias eu tava tocando e ela comentou com minha tia e adivinha? "SOLO DE BAIXO!?".

    uhauaHuaHuaHua

    bruno_bru
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    É bem por ai mesmo, quando o baixo executa acordes e melodias na região mais aguda (principalmente se for de 6 ou mais cordas) entra numas faixa de frequencias q as pessoas estão acostumadas a ouvir em outros instrumentos , por isso eu acho q o baixo esta evoluindo e se tornando cada vez mais versátil!!

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Death Knight
    Agora Bossa-nova e samba sem violão, meu amigo, complica. E isso são só mais dois exemplos além do ja citado chorinho.

    Ouça o CD Elis&Tom, e vários outros de Bossa-Nova que você verá apenas baixo, bateria e piano... foram raros até hoje os shows de Bossa-Nova que assisiti que tinham guitarristas ou violonistas. Aqui no Rio conheço várias bandas de Samba de Raiz e Samba Canção que também não usam guitarra e nem violão.

    Na minha opinião e vivência dentro da música, continuo achando que numa banda, o primeiro instrumento que podemos dispensar sem sentir falta é o violão/guitarra. Obviamente desde que essa banda não seja de Chorinho, Hard, Heavy, Punk e afins... mas, dentro da MPB, Jazz, Bossa-Nova, Samba e outros ritimos latinos, o violão é totalmente dispensável.

    Pra você ter uma idéia, já assisti show de Blues do Dr. John em New Orleans somente com piano, baixo e bateria.

    [ ]s

    Cerberus
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: Cerberus
    · votar


    Rafael do Baixo
    Mas existem muitos baixistas q tocam baixo com uma abordagem guitarrística q caem nos mesmos erros citados acima.

    Para ilustrar melhor a sua afirmação, vou acrescentar outra colocação, desta vez do baixista do grupo de black metal Dimmu Borgir, que é chamado Vortex, conduzida por Chad Bowar:

    Chad Bowar: Você começou a tocar baixo quando ingressou na música?
    Vortex:Quem começa como baixista? Não, eu era guitarrista.(...)

    Acho q vou decepcionar ele, mas eu comecei no baixo mesmo... :P

    Death Knight
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    ClaudioBass

    Eu tenho esse cd Elis & Tom.. Cara, existem arranjos e arranjos.. O negócio da bossa é que voz e violão ja faz uma bossa. A bossa nova nasceu assim, inclusive. O Tom faz arranjos muito bons, nesse cd inclusive ele usa bastante cordas, pela formação erudita que ele tem ele incorpora isso e pela influência do Jazz principalmente ele pega essa formação de piano, baixo e batera.

    Eu sinto bastante falta do violão no samba e na bossa-nova, mas isso também ja é opinião minha, o que acho que não ficou muito claro no meu outro post. O que eu quis dizer é que existem arranjos e arranjos, e cada instrumento será dispensável dependendo do efeito e da capacidade de arranjador que você tem. Eu ja vi trios de jazz muito bons com guitarra, baixo e batera, e não senti falta do piano. O negócio não é "o instrumento tal é mais dispensável que outro", mas sim a qualidade do arranjo.

    ClaudioBass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Death Knight
    O que eu quis dizer é que existem arranjos e arranjos, e cada instrumento será dispensável dependendo do efeito e da capacidade de arranjador que você tem.

    Sim, concordo plenamente com essa frase... um arranjador que tem pleno domínio de harmonia e improvisação, resolve qualquer parada!

    [ ]s

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Acho q vou decepcionar ele, mas eu comecei no baixo mesmo...
    eu tambem! só tentei aprender violão, mais não aprendi!

    Cerberus
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    eltonbass
    Também peguei duas aulas de violão e desisti, uns dois anos antes do baixo. Depois disso, tentei finalmente o contra-baixo e não parei mais. Como realmente não aprendi nada com violão, nem considero isso como início. Escalas, Campo Harmônico, Modos Gregos, etc, tudo foi no baixo.

    Shakal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Direto no Baixo aqui tb... Claro que já tinha feito dó ré mi no teclado/violão/guitarra... Mas isso não é tocar.

    eltonbass
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Claro que já tinha feito dó ré mi no teclado/violão/guitarra... Mas isso não é tocar.
    ahuiaehieuahiaeuhae podes crer

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opinião do papel de baixista - Karl Sanders