Papel Aluminio na Blindagem

    Autor Mensagem
    joaozitorossi
    Veterano
    # mar/04


    opa...Eu li aki no cifra mesmo q a blindagem tem q ser feita com "papel aluminio adesivo"...queria saber se tem q ser msmo adesivo...e se tiver onde eu arranjo ele.....flw!

    kaskudo
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    num precisa nÃo. pode ser o comum, e vc usa fita adesiva de dupla face que dá legal.

    joaozitorossi
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    kaskudo
    valeu!

    Alguem sabe se dah fica melhor ou pior dependendo do metal q eh usado? Jah ouvi falar q blindaram cum tela de arame...

    paulombraga
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Ow, e será que alguem pode postar aqui um passo a passo para fazer a blindagem em um baIXO?É algo complicado de se fazer?Precisa de levar o contra baixo a um luthier?

    DC Master
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    paulombraga
    joaozitorossi
    Kra, não tem mistério... A blindagem segue o princípio da Caixa de Faraday... Portanto, até mesmo uma tinta metálica (com cobre, etc) funciona.
    O importante é revestir por completo a cavidade onde está montado o circuito, sem falhas. A tampa tambem deve ser revestida por dentro, e precisa fazer contato eletrico com o restante do revestimento, quando fechada.
    Geralmente usamos um "papel aluminio", desse que se usa na cozinha. Na verdade, não é 100% metal, mas plástico revestido. Funciona, mas tem o péssimo habito de perder a camada metalica com o passar do tempo, e perdem a função. O certo mesmo seria comprar uma folha de cobre (da mais fina) numa grande loja de ferragens. Existem também umas fitas adesivas feitas em cobre.
    Essa folha deve fazer contato com todas as peças metálicas do instrumento. Solde no corpo dos potenciômetros as blindagens dos fios. Fazendo isso, pode eliminar os fios de aterramento originais (se houverem), que agora só irão atrapalhar.
    Aproveite para revisar todas as ligações, refazer soldas duvidosas, limpar chaves, contatos e potenciometros, e trocar o cabo por um novo. Na maioria das vezes, essas medidas são suficientes para resolver problemas com zumbidos.
    Resumindo: Primeiro você tira todos os componentes do baixo, captadores, potenciômetros, chaves etc..., de posse de papel aluminio, revista a cavidade onde eles estavam, prenda atraves de um parafuso um fio terra e ligue este fio ao - do circuito, recoloque e ressolde os componentes que você havia tirado no lugar. pronto você acabou de blindar seu baixo...

    CORVO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Esse é exatamente o assunto desta semana no http://tecnomusica.blogger.com.br e seria bem esclarecedor se você lesse o post que está lá, principalmente essa parte do papel-alumínio. Quanto à blindagem meu conselho é que deixe um luthier experiente no assunto fazer isso pois os curto-curcuitos causados por uma blindagem inadequada podem causar desde quaima de captadores até choques violentos ao músico. Com eletricidade não se brinca. Algumas fábricas como a EMG, que usa captadores ativos, aconselha em suas publicações que eles nunca sejam blindados e descreve o que pode acontecer em relação a choques. Já soube de alguns casos de choques no palco de arrepiar embora eles não tenham sido (acho) causados por blindagem inadequada mas servem para mostrar que a corrente elétrica está lá e pode ser bem forte às vezes. Fique atento a isso!

    Carlos Sesti
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    queima é meio impossivel so por uma blindagem na guitarra...
    so se vie uma força do amp e tal...

    CORVO
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Carlos, já soube de músico que tomou choque, desmaiou e inclusive perdeu uma ou duas unhas no momento do choque. A força vem sim do amp, do P.A., da mesa e etc pois é para isso que serve aquele cabo que liga o instrumento elétrico no amp. Sem energia o instrumento elétrico não funciona. Atenção a isso porque não é brincadeira.

    snazthrasher
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    eu acho que não dá muito certo fazer uma blindagem sozinho, vale a pena dar sua guitarra para um luthier cuidar dela!!! por que se vc nunca levou ela a um luthier é um bom começo pedir para ele blindar ela!!!! vc corre o risco de estragar a guita se fazer sozinho!!! é só uma dica, mas se quiser arriscar nada te impede!!!

    rodsom
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    snazthrasher
    sua intençao foi boa, mas... ja olhou a data do topico?

    snazthrasher
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    esse adesivo tem no mercado livre
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-208573511-fita-de-aluminio-blin dar-guitarras-baixos-adesiva-cobre-_JM

    snazthrasher
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    valeu mas nem ligo

    Felipe do ContBaix
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    foi boa pois quem estiver com a mesma dúvida pode olhar aqui e nem vai precisa de fazer um novo tópico perguntando sobre oque não foi exclarecido (se bem que não foi muitas coisas exclarecidas por ele rsrs...)

    hcunha
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    o pessoal se apega muito a data do tópico. independente da data, eu por exemplo acabei de ler a informação que o snazthrasher passou.

    V.O.A.
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    O tópico, anos depois, me ajudou. Vale a pena ressucitar tópico antigo SIM!

    RafaelBernatto
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    V.O.A.

    Bobagem.. Ele te ajudou porque você usou a busca...

    É mais interessante que fiquem nas primeiras páginas, tópicos com dúvidas e discussões atuais.

    EuFemismo
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Qual o lado do papel alumínio tem que ficar pra fora?

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    EuFemismo

    Pra que upar mais de um tópico com a mesma frase? Isso chama flood e não é bacana.

    O aluminio que vc vai usar é adesivo e não o de cozinha, então o lado que fica pra fora é o que não tem cola... É esse aqui:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-641431135-fita-adesiva-em-alumi nio-puro-_JM

    Mas já que vai fazer, faz com cobre que fica melhor, não compensa a gambiarra com aluminio de cozinha pq não é caro comprar 1m pra blindar a guita:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-645726773-fita-folha-de-cobre-a desiva-blidagem-baixo-e-guitarra-1mx6cm-_JM

    subgrave
    Veterano
    # abr/15
    · votar



    Qual o lado do papel alumínio tem que ficar pra fora?


    Qualquer um, eu deixo o mais brilhoso prá ficar mais bonito.

    Já fiz muita blindagem com papel alumínio, vai fundo que vale a pena, fica tão bom quanto com folha de cobre.

    JJJ
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr
    o lado que fica pra fora é o que não tem cola...

    Fiquei imaginando como seria o contrário... kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Papel Aluminio na Blindagem