Que legal sua guitarra!

Autor Mensagem
SayArtur
Veterano
# jul/10
· votar


Bassist_rsl

Kra, uso encordamento Elixir 0.45 e mandei regular num luthier os tensores... Mas mesmo antes de mandar regular eu já não via muito problema não... Regulei mais porque o braço estava começando a empenar...

Nunca afinei "pra cima", mas dependendo da numeração do seu encordamento pode dar algum problema no braço... Converse com um luthier antes de fazer isso para evitar dores de cabeça...

Bassist_rsl
Veterano
# ago/10
· votar


SayArtur
É claro, acho que ninguém faria isso sem mandar para um luthier. Eu mandaria de qualquer jeito, porque instrumento novo precisa ser regulado. E também quando muda a afinação ou numeração. (A não ser que afine apenas meio tom pra cima ou pra baixo, meio tom não interfere tanto.) Coitado do meu violão, alterno afinação padrão e aberta direto nele...

Anti-Heroi
Veterano
# ago/10
· votar


Eu comecei faz pouquíssimo tempo no baixo e logo depois da minha segunda aula, na mesma semana, duas pessoas chegaram e me falaram: "Mas o baixo é mais fácil de tocar, né?" Uma foi uma amiga da minha mãe (cujo marido toca em uma banda gaúcha) e outro é meu sogro (que já foi metido a tocar em baile e talz). Achei que pelo envolvimento com música os dois saberiam que não é bem assim, mas não! Sorte que foi num dia que eu estava de bom humor, dei um sorrisinho bem sem graça e falei que já vi baixistas que não devem nada à guitarristas solo, além de que no baixo também dá pra fazer acordes (hahaha).

Apesar de que antes de decidir por comprar o baixo eu fiquei pensando "Pô, será que não é meio limitado?" Foi aí que conheci Victor Wooten (bom pra impressionar com os malabarismos), Jaco Pastorius e Marcus Miller (que são bons pra mostrar como a sonoridade do baixo pode ser tesão).

Vi que tem gente aqui que toca Cello e outros tocam Contrabaixo acústico (que é o Rabecão, né?). De qual deles o contrabaixo elétrico é mais próximo? E vale a pena estudar o instrumento elétrico e o acústico em paralelo? Tipo ter aula em escola de música popular e em um concervatório?

Abraço

Diego Vermelho
Veterano
# ago/10
· votar


e ainda tem aquela pergunta mestre:
qual a diferença entre guitarra e baixo?
ai sempre tem um perto q acha q entende de musica vira e fala:
baixo faz dom dom, guitarra faz dim dim...

ahahahshua... eu racho...

kiki
Moderador
# ago/10
· votar


minha tia sempre chama meu baixo de guitarra, há mais de 10 anos...

Anti-Heroi
Vi que tem gente aqui que toca Cello e outros tocam Contrabaixo acústico (que é o Rabecão, né?). De qual deles o contrabaixo elétrico é mais próximo? E vale a pena estudar o instrumento elétrico e o acústico em paralelo? Tipo ter aula em escola de música popular e em um concervatório?

o contrabaixo acustico é como o baixo eletrico, que eu saiba tem a mesma afinação (GDAE), diferente de todos os outros da familia (violino, viola e violoncelo), que são afinados em quintas e não em quartas.

e se voce tiver condições de estudar mais de um instrumento (seja acustico ou eletrico, erudito ou popular, o que for) eu acho que sempre agrega.
pra mim por exemplo, estudar violão e baixo juntos foi fundamental, pros dois instrumentos.

SayArtur
Veterano
# ago/10
· votar


Bassist_rsl

O meu violão também sofre pra caramba com as minhas afinações "alternativas" hehehehe

Ouvi dizer que o encordamento 0.50 dá a mesma tensão em D que o 0.45 em E... Daria pra baixar até C sem muitos problemas... O difícil é achar dessas por aqui, mas pretendo fazer esse teste...

Anti-Heroi
Veterano
# ago/10
· votar


kiki
que eu saiba tem a mesma afinação (GDAE)
É, segundo a wikipédia gringa é isso mesmo.

Legal. Valeu pela resposta. É que minha namorada começou canto/piano no concervatório. Eu comecei agora no contrabaixo elétrico, mas do nada me veio a ideia de no ano que vem (se eu estiver preparado e com tempo) tentar entrar pra fazer um dos dois (cello ou contrabaixo, já que ambos são em clave de fá). Dae queria saber a opinião do pessoal pra ver se valeria a pena mesmo.
Obrigado pela colaboração.

abraço

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


kiki
Anti-Heroi

O contrabaixo acústico também tem várias afinações. Em peças solo usa-se a chamada afinação solo, que é a padrão 1 tom acima(a gente usa encordoamento específico, mais leve). Nesse caso fica do agudo para o grave: A E B F#

Eu uso essa afinação em casa, e em orquestra uso a padrão(igual ao contrabaixo elétrico)

É comum também fazer drop D no contrabaixo acústico(comum em música colonial e antiga), nesse caso fica do agudo para o grave:
G D A D

É a mesma afinação drop D que se usa no elétrico.


Há baixistas que preferem usar a afinação em quintas(é mais raro de se ver, mas tem um ou outro que a utiliza), nesse caso fica exatamente uma oitava abaixo do cello:

A D G C

Esse C grave é o mesmo C mais grave do baixo de 5 cordas(primeira casa da corda B).



Além disso tem gente que tem extensores, que nada mais é do que uma continuação da escala, feita para se adaptar na corda mais grave, e que aumenta a extensão do instrumento(é chaveado, parecido com o sistema semelhante que tem para o baixo elétrico).

Nesse caso a afinação fica:

G D A C

ou na solo:

A E B D


Por último, há contrabaixos acústicos de 5 cordas. São bem menos usuais do que se costuma ver nos elétricos(ou seja, é mais comum baixo elétrico de 5 ou 6 cordas do que acústico de 5).

Nesse caso há duas afinações básicas.

A padrão(igual ao elétrico de 5 cordas):

G D A E B

E a afinação com a corda mais grave em C(para ficar uma oitava abaixo da corda mais grave do cello):

G D A E C


Há também encordoamentos de 5 para afinação solo(1 tom acima)

Anti-Heroi

Observe que a afinação do baixo elétrico e o contrabaixo é quase sempre a mesma(com as diferenças que mostrei antes), mas a digitação não é igual. Devido a distância entre as notas(elas estão organizadas da mesma forma que no elétrico, mas uma mais separada da outra) usa-se 3 dedos para digitar, e não 4. Apenas na região média se usa 4 dedos(através de extensão de posição)

Na região aguda a posição é bem diferente(chamada de capo, capotrasto ou capotraste) é parecida com a posição do cello na mesma área da escala.

Quem toca o baixo elétrico tem uma facilidade natural em aprender o acústico(mesma função, notas organizadas da mesma maneira quase sempre, etc...), mas há a dificuldade inicial da digitação, e no universo erudito o estudo do arco, que é de longe o mais difícil no instrumento(só o arco faz o baixo elétrico parecer brincadeira de criança). São uns bons anos para deixar o arco natural, e aprender a fazer as dezenas de golpes de arco e respeitar as arcadas marcadas(golpe de arco é diferente de arcada).

Enfim, te incentivo a estudar o contrabaixo acústico, mas fique ciente das dificuldades, é um instrumento que exige muito trabalho duro e longas horas de estudo.

kaey
Veterano
# ago/10
· votar


Uma vez em um retiro uma menina me perguntou se eu dava aulas de guitarra de 4 cordas, subiu a raiva na hora, ai deu aquele gosto de sangue na boca, os corpo começou a tremer e eu respondi "não, e isso é um Contrabixo não uma Guitarra!!!" kkkk

Zedosal
Veterano
# ago/10
· votar


aprender a fazer as dezenas de golpes de arco e respeitar as arcadas marcadas(golpe de arco é diferente de arcada).

kkkkkkkkkkkkk

Quando li isso imaginei um cara espancando o baixo com um arco!

golpes de arco--- kkkkkkkkkkkk

makumbator
Moderador
# ago/10
· votar


Zedosal

HHhashsa! Pior é que tem uns que são meio violentos mesmo...hehehe! Um deles é quando se toca batendo com a parte de madeira do arco(a vareta) nas cordas...altas porradas!

Lucas_NH
Veterano
# ago/10
· votar


bah no dia que fui pegar meu baixo na loja que tinha encomendado
entrou um homem e o filho dele, o guri devia ter uns 8 anos de idade, aparentemente o pai tava querendo fazer o filho dele tocar algum instrumento, dai quando ele viu eu tirando o baixo da caixa ele disse:

"Olha filho aquele rapaz comprou uma guitarra
olha que legal, não vai querer uma dessas?"

auehuau
ai na hora segurei o riso
uaheuau

Anti-Heroi
Veterano
# ago/10
· votar


makumbator
Putz, que loco! Parece muito interessante mesmo! E difícil, mas nada que umas boas horas de treino não deixem um pouco mais fácil.
Que legal!

Talvez eu tente entrar no concervatório no final do ano.

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que legal sua guitarra!