Autor |
Mensagem |
SayArtur Veterano |
# jul/10
· votar
Bassist_rsl
Kra, uso encordamento Elixir 0.45 e mandei regular num luthier os tensores... Mas mesmo antes de mandar regular eu já não via muito problema não... Regulei mais porque o braço estava começando a empenar...
Nunca afinei "pra cima", mas dependendo da numeração do seu encordamento pode dar algum problema no braço... Converse com um luthier antes de fazer isso para evitar dores de cabeça...
|
Bassist_rsl Veterano |
# ago/10
· votar
SayArtur É claro, acho que ninguém faria isso sem mandar para um luthier. Eu mandaria de qualquer jeito, porque instrumento novo precisa ser regulado. E também quando muda a afinação ou numeração. (A não ser que afine apenas meio tom pra cima ou pra baixo, meio tom não interfere tanto.) Coitado do meu violão, alterno afinação padrão e aberta direto nele...
|
Anti-Heroi Veterano |
# ago/10
· votar
Eu comecei faz pouquíssimo tempo no baixo e logo depois da minha segunda aula, na mesma semana, duas pessoas chegaram e me falaram: "Mas o baixo é mais fácil de tocar, né?" Uma foi uma amiga da minha mãe (cujo marido toca em uma banda gaúcha) e outro é meu sogro (que já foi metido a tocar em baile e talz). Achei que pelo envolvimento com música os dois saberiam que não é bem assim, mas não! Sorte que foi num dia que eu estava de bom humor, dei um sorrisinho bem sem graça e falei que já vi baixistas que não devem nada à guitarristas solo, além de que no baixo também dá pra fazer acordes (hahaha).
Apesar de que antes de decidir por comprar o baixo eu fiquei pensando "Pô, será que não é meio limitado?" Foi aí que conheci Victor Wooten (bom pra impressionar com os malabarismos), Jaco Pastorius e Marcus Miller (que são bons pra mostrar como a sonoridade do baixo pode ser tesão).
Vi que tem gente aqui que toca Cello e outros tocam Contrabaixo acústico (que é o Rabecão, né?). De qual deles o contrabaixo elétrico é mais próximo? E vale a pena estudar o instrumento elétrico e o acústico em paralelo? Tipo ter aula em escola de música popular e em um concervatório?
Abraço
|
Diego Vermelho Veterano |
# ago/10
· votar
e ainda tem aquela pergunta mestre: qual a diferença entre guitarra e baixo? ai sempre tem um perto q acha q entende de musica vira e fala: baixo faz dom dom, guitarra faz dim dim...
ahahahshua... eu racho...
|
kiki Moderador |
# ago/10
· votar
minha tia sempre chama meu baixo de guitarra, há mais de 10 anos...
Anti-Heroi Vi que tem gente aqui que toca Cello e outros tocam Contrabaixo acústico (que é o Rabecão, né?). De qual deles o contrabaixo elétrico é mais próximo? E vale a pena estudar o instrumento elétrico e o acústico em paralelo? Tipo ter aula em escola de música popular e em um concervatório?
o contrabaixo acustico é como o baixo eletrico, que eu saiba tem a mesma afinação (GDAE), diferente de todos os outros da familia (violino, viola e violoncelo), que são afinados em quintas e não em quartas.
e se voce tiver condições de estudar mais de um instrumento (seja acustico ou eletrico, erudito ou popular, o que for) eu acho que sempre agrega. pra mim por exemplo, estudar violão e baixo juntos foi fundamental, pros dois instrumentos.
|
SayArtur Veterano |
# ago/10
· votar
Bassist_rsl
O meu violão também sofre pra caramba com as minhas afinações "alternativas" hehehehe
Ouvi dizer que o encordamento 0.50 dá a mesma tensão em D que o 0.45 em E... Daria pra baixar até C sem muitos problemas... O difícil é achar dessas por aqui, mas pretendo fazer esse teste...
|
Anti-Heroi Veterano |
# ago/10
· votar
kiki que eu saiba tem a mesma afinação (GDAE) É, segundo a wikipédia gringa é isso mesmo.
Legal. Valeu pela resposta. É que minha namorada começou canto/piano no concervatório. Eu comecei agora no contrabaixo elétrico, mas do nada me veio a ideia de no ano que vem (se eu estiver preparado e com tempo) tentar entrar pra fazer um dos dois (cello ou contrabaixo, já que ambos são em clave de fá). Dae queria saber a opinião do pessoal pra ver se valeria a pena mesmo. Obrigado pela colaboração.
abraço
|
makumbator Moderador
|
# ago/10
· votar
kiki Anti-Heroi
O contrabaixo acústico também tem várias afinações. Em peças solo usa-se a chamada afinação solo, que é a padrão 1 tom acima(a gente usa encordoamento específico, mais leve). Nesse caso fica do agudo para o grave: A E B F#
Eu uso essa afinação em casa, e em orquestra uso a padrão(igual ao contrabaixo elétrico)
É comum também fazer drop D no contrabaixo acústico(comum em música colonial e antiga), nesse caso fica do agudo para o grave: G D A D
É a mesma afinação drop D que se usa no elétrico.
Há baixistas que preferem usar a afinação em quintas(é mais raro de se ver, mas tem um ou outro que a utiliza), nesse caso fica exatamente uma oitava abaixo do cello:
A D G C
Esse C grave é o mesmo C mais grave do baixo de 5 cordas(primeira casa da corda B).
Além disso tem gente que tem extensores, que nada mais é do que uma continuação da escala, feita para se adaptar na corda mais grave, e que aumenta a extensão do instrumento(é chaveado, parecido com o sistema semelhante que tem para o baixo elétrico).
Nesse caso a afinação fica:
G D A C
ou na solo:
A E B D
Por último, há contrabaixos acústicos de 5 cordas. São bem menos usuais do que se costuma ver nos elétricos(ou seja, é mais comum baixo elétrico de 5 ou 6 cordas do que acústico de 5).
Nesse caso há duas afinações básicas.
A padrão(igual ao elétrico de 5 cordas):
G D A E B
E a afinação com a corda mais grave em C(para ficar uma oitava abaixo da corda mais grave do cello):
G D A E C
Há também encordoamentos de 5 para afinação solo(1 tom acima)
Anti-Heroi
Observe que a afinação do baixo elétrico e o contrabaixo é quase sempre a mesma(com as diferenças que mostrei antes), mas a digitação não é igual. Devido a distância entre as notas(elas estão organizadas da mesma forma que no elétrico, mas uma mais separada da outra) usa-se 3 dedos para digitar, e não 4. Apenas na região média se usa 4 dedos(através de extensão de posição)
Na região aguda a posição é bem diferente(chamada de capo, capotrasto ou capotraste) é parecida com a posição do cello na mesma área da escala.
Quem toca o baixo elétrico tem uma facilidade natural em aprender o acústico(mesma função, notas organizadas da mesma maneira quase sempre, etc...), mas há a dificuldade inicial da digitação, e no universo erudito o estudo do arco, que é de longe o mais difícil no instrumento(só o arco faz o baixo elétrico parecer brincadeira de criança). São uns bons anos para deixar o arco natural, e aprender a fazer as dezenas de golpes de arco e respeitar as arcadas marcadas(golpe de arco é diferente de arcada).
Enfim, te incentivo a estudar o contrabaixo acústico, mas fique ciente das dificuldades, é um instrumento que exige muito trabalho duro e longas horas de estudo.
|
kaey Veterano |
# ago/10
· votar
Uma vez em um retiro uma menina me perguntou se eu dava aulas de guitarra de 4 cordas, subiu a raiva na hora, ai deu aquele gosto de sangue na boca, os corpo começou a tremer e eu respondi "não, e isso é um Contrabixo não uma Guitarra!!!" kkkk
|
Zedosal Veterano |
# ago/10
· votar
aprender a fazer as dezenas de golpes de arco e respeitar as arcadas marcadas(golpe de arco é diferente de arcada).
kkkkkkkkkkkkk
Quando li isso imaginei um cara espancando o baixo com um arco!
golpes de arco--- kkkkkkkkkkkk
|
makumbator Moderador
|
# ago/10
· votar
Zedosal
HHhashsa! Pior é que tem uns que são meio violentos mesmo...hehehe! Um deles é quando se toca batendo com a parte de madeira do arco(a vareta) nas cordas...altas porradas!
|
Lucas_NH Veterano |
# ago/10
· votar
bah no dia que fui pegar meu baixo na loja que tinha encomendado entrou um homem e o filho dele, o guri devia ter uns 8 anos de idade, aparentemente o pai tava querendo fazer o filho dele tocar algum instrumento, dai quando ele viu eu tirando o baixo da caixa ele disse:
"Olha filho aquele rapaz comprou uma guitarra olha que legal, não vai querer uma dessas?"
auehuau ai na hora segurei o riso uaheuau
|
Anti-Heroi Veterano |
# ago/10
· votar
makumbator Putz, que loco! Parece muito interessante mesmo! E difícil, mas nada que umas boas horas de treino não deixem um pouco mais fácil. Que legal!
Talvez eu tente entrar no concervatório no final do ano.
Abraço!
|