Que legal sua guitarra!

Autor Mensagem
Mep
Veterano
# jul/10


AUEHAEHUAEHUEA

Qualquer baixista que é baixista já passou por essa...

Tá lá tocando sussegadão e tal, passa algum conhecido leigo em música e manda essa...

" Que legal sua guitarra! "
" Hey, por que sua guitarra tem 4 cordas? "

HAEUHAEUHAUHEUHEUHUAEHUEHUEAHEA

Vamos partilhar as experiências aí amigos do bass!

makumbator
Moderador
# jul/10 · Editado por: makumbator
· votar


Mep

Essa é clássica é claro. Mas eu já passei por uma quase inacreditável.

Eu toco além do contrabaixo elétrico, o contrabaixo acústico(de orquestra, com arco). Pois bem, um dia eu estava retirando ele do carro para entrar em um local para ensaiar(o instrumento estava com capa), quando um pedestre me perguntou se eu estava carregando um PIANO!!!! Hahsahs! O pior é que o cara estava sério, não parecia brincadeira, ele realmente achava que era um piano...

Diante disso, eu só pude concordar...confirmei ao cara que era uma piano!hassahsah!


Fora isso, já chamaram o meu contrabaixo acústico de violão gigante, violaozão, cavaquinho gigante, guitarra gigante, e violoncelo(esse é o mais comum, pois os leigos não conseguem diferenciar o cello do contrabaixo acústico).

southbass
Veterano
# jul/10
· votar


minha mãe até hoje chega e diz: 'tu ainda não cansou de tocar essa guitarra?'

o baixo, é guitarra. o trompete, é corneta. o baixo acústico era violinão ou violoncelo... era um sacrificio explicar o que é um baixo acústico. 'aqueles de orquestra, de 2 metros de altura' haha

quem deve sofrer muito são os violistas. a viola de arco deve ser muuuito confundida com violinos :p

makumbator
Moderador
# jul/10
· votar


southbass

quem deve sofrer muito são os violistas. a viola de arco deve ser muuuito confundida com violinos :p


Ah sim, essa é a confusão campeã! Acontece tanto que os violistas nem ligam. Na verdade até se assustam quando um não músico chama o instrumento pelo nome correto...hashashash!

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
...perguntou se eu estava carregando um PIANO!!!!...
...violão gigante, violaozão, cavaquinho gigante, guitarra gigante ...

Huahuahuahauuhuahuahuahau

Essas foram as melhores, como tu faz pra segurar o riso numa hora dessas?



Acho que contrabaixo não é muito famoso, porque não é muito comum... e não é muito comum porque não é muito famoso - e segue nesse ciclo vicioso estilo Tostines...

Desconsiderando a questão das cordas, baixo elétrico costuma ser mais caro que guitarra?

E aqueles híbridos de violão e baixo, são muito mais caros que violão? Esses últimos são usados mesmo ou é só um luxo a mais, como um violão de 12 cordas ou algo assim?

southbass
Veterano
# jul/10
· votar


Desconsiderando a questão das cordas, baixo elétrico costuma ser mais caro que guitarra?

geralmente, se vc comparar por exemplo a linha intermediaria de uma guitarra de uma certa marca com a linha intermediaria de baixo da mesma marca, o baixo é mais caro. me fiz entender? :P

E aqueles híbridos de violão e baixo, são muito mais caros que violão? Esses últimos são usados mesmo ou é só um luxo a mais, como um violão de 12 cordas ou algo assim?

baixolão? custam uns 600, 700 reais. mas eu acho frescura pura, não é bom.

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


southbass
Entendo, dois instrumentos de uma qualidade parecida, é mais caro o baixo, não?

Acho que isso deve influenciar também, fora que raramente se vê o baixo tocando na linha de frente...

Felipasso
Veterano
# jul/10
· votar


Eles tambem confundem TECLADO com Piano, Sanfona Deitada, ORGAM!!!!

TerraSkilll
Veterano
# jul/10
· votar


Mep
Antes confundir o contrabaixo com uma guitarra que com um violão, como um amigo nosso, depois de nos ver tocar:
- Que interessante essa viola*. Só tem quatro cordas.
* chamava o violão de viola, como às vezes faço.

Loues
Acho que contrabaixo não é muito famoso, porque não é muito comum... e não é muito comum porque não é muito famoso - e segue nesse ciclo vicioso estilo Tostines...
Eu acho que, para quem conhece mesmo pouco de música, o baixo é até famoso. Mas, ao contrário de outros instrumentos, quem tenta tocar se decepciona muito fácil, e acaba partindo pra outra coisa, por isso a "má fama".

Entendo, dois instrumentos de uma qualidade parecida, é mais caro o baixo, não?
Nem é tanta a diferença. A variedade de modelos e preços é boa, principalmente se você comparar a qualquer instrumento que não seja guitarra ou violão.

southbass
baixolão? custam uns 600, 700 reais. mas eu acho frescura pura, não é bom. (2)
Há um tempo atrás pensei em pegar um, mas desisti quando soube que o som mal dá pra acompanhar um violão desplugado.

Abraços.

DINO EK
Veterano
# jul/10
· votar


makumbator
o contrabaixo acústico(de orquestra, com arco)

deve ser por isso que confundem né!



Pra mim oq mais acontece é perguntarem oq é um captador, eles nao sabem oq e´um captador cara, o nome ja diz tudo, captador, é obvio de captar o som.

Mas essa tudo bem


e ai vem a pergunta chefe


[b]Como se compra a guitarra com dois coisos?Que eu não sei o nome!?[/b]

vc sabe responder essa?

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


TerraSkilll
quem tenta tocar se decepciona muito fácil

Como assim? Baixo parece algo legal de se tocar, porque as decepções?

Bassist_rsl
Veterano
# jul/10
· votar


Loues
quem tenta tocar se decepciona muito fácil

Como assim? Baixo parece algo legal de se tocar, porque as decepções?


Eu comecei a tocar baixo por pura preguiça. Se eu não tivesse preguiça há uns 2 anos atrás, eu estaria na guitarra ou no violão. Eu via gente tocando baixo e achava mais fácil, pois sempre via que eles usavam uma corda e casa de cada vez, ao contrário da guitarra e violão, que se toca várias cordas e casas simultaneamente. Hoje, vejo que o baixo é mais difícil do que eu pensei. Hoje eu toco baixo, violão e guitarra, e estou estudando, não desisti não, ao contrário, talvez eu até faça faculdade de música e viva do baixo.

E quanto ao assunto do tópico, quando eu era pequeno e leigo, eu dizia pro meu irmão:
-"Olha que legal aquela 'guitarra de 4 cordas' que aquele cara tá tocando."
E ele respondia:
-"Não é uma 'guitarra de 4 cordas', é um contrabaixo"

kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não acredito que depois dessa virei baixista, que vergonha!

Oston
Veterano
# jul/10
· votar


eu ainda confundo o cello e o b. acústico as vezes, é triste.

e eu acho que os não músicos tem uma tendência de dar importância somente (ou quase que exclusivamente) aos instrumentos 'solísticos'.

Mr. Joe
Veterano
# jul/10 · Editado por: Mr. Joe
· votar


Lembro que uma vez eu estava na casa de um amigo, tocando umas besteiras.
Fomos levar os instrumentos para o salão de festas do prédio (a cidade estava vazia, ninguém estava utilizando o salão).

Aí passaram uns caras e falaram: "uia, mas que guitarra maneira!", "4 cordas?!?!?!", "isso é uma guitarra ou o quê?".

dei muita risada e os caras olharam feio. hahaha, Aí expliquei que era um baixo e muitos confundem :)

dibass
Veterano
# jul/10
· votar


Comentário no orkut:
"Olha, sua guitarra é da cor do gremiooo"
Meu baixo é azul e branco.

WFT

Minha banda tocou num programa de TV aqui da cidade, programa q passa em quase todo o paraná.
Vários comentários parecidos com esses:
"mas aonde vc ligou sua guitarra?"
"Pq não ouvi sua guitarra"
"vc tocou bem guitarra pena q n deu pra ouvir direito"

Semana passada os pais da minha namorada foram num show da minha banda. O pai dela flw:

"nossa mas sai um som legal daquela sua guitarra eim!!"


VDM


kkk


Fzê o que, eu axo móh graça siauhsiauhsa

JP_dragon
Veterano
# jul/10
· votar


baixista sofre. o som grave nao é muito ouvido,a maioria dos leigos mal sabe o que é.
é tipo o baterista que quer ser frontman,coitado...

se bem que teclado,orgao,piano,etc,etc...

TerraSkilll
Veterano
# jul/10
· votar


Loues
Como assim? Baixo parece algo legal de se tocar, porque as decepções?
Não é bem decepção. Todo mundo que me fala "poxa, acho baixo mó legal, queria tocar" eu dou o baixo na mão e explico como é. Aí a pessoa fala "puxa, que pesado" e "que cordas grossas", etc etc. Ficam de desculpinha e acabam partindo pra outra.

Mal sabem a diversão que é sair tocando graves por aí.

Um vídeo pra ilustrar:


Abraços.

SayArtur
Veterano
# jul/10
· votar


Isso acontece demais comigo também! Principalmente pq tenho um baixo de 6 cordas... uma vez um amigo meu chegou e soltou essa:

- Que guitarrão hein! Dá pra tocar Sweet Child o Mine com ela?

- ¬¬

heauheuaheuaheuhauehuaheuaheuaheuhaueh

Sabe que eu nem acho tão ruim assim essa "decepção"? No final das contas só toca o baixo quem realmente se identificou com o instrumento...

Loues
Veterano
# jul/10 · Editado por: Loues
· votar


Bassist_rsl
TerraSkilll
SayArtur

Na real, essa decepção que vocês falam não é coisa de contrabaixo não. Tem muita gente que já desistiu de violão, teclado, piano, flauta, guitarra, violino, etc... Isso citando só os mais comuns (bem, alguns nem tanto). E não acontece só com música. É normal, a pessoa não conhece, resolve experimentar; uns gostam e seguem em frente, outros vão procurar outra coisa...


Oston
eu ainda confundo o cello e o b. acústico as vezes, é triste.

O Cello eles tocam sentado. O Baixo é aquele do tamanho de um homem adulto, até maior eu acho...

e eu acho que os não músicos tem uma tendência de dar importância somente (ou quase que exclusivamente) aos instrumentos 'solísticos'.

É mesmo, é bem comum isso. Acho que é porque querendo ou não, a melodia e os solos quase sempre se destacam mais (especialmente os mais agudos). E sempre tem os instrumentos mais famosos e tal...



JP_dragon
baixista sofre. o som grave nao é muito ouvido,a maioria dos leigos mal sabe o que é.
é tipo o baterista que quer ser frontman,coitado...

se bem que teclado,orgao,piano,etc,etc...


Não sei se é meu fone de ouvido ruim, ou se são as gravações, mas parece que o baixo é sempre mias baixo nas gravações do que na música ao vivo, a diferença é muito grande, o som fica muito melhor, principalmente quando é um trio. E sobre destaque, já falei ali encima. Penso que a maioria das pessoas se indentifica mais com o vocal ou a guitarra, parecem mais fácil de assimilar, sei lá...



Acho que não é nenhum pecado grave as pessoas se enganarem (na maioria das vezes é bem engraçado até). Quantos de nós sabem todos nomes dos instrumentos de uma orchestra, por exemplo?

SayArtur
Baixo de 6 é igual a um de 4 cordas, só adiciona duas? A afinação é a mesma dse uma guitarra?

SayArtur
Veterano
# jul/10
· votar


Loues

A diferença entre o baixo de 6 cordas e o de 4 é que é acrescentada uma corda mais grave e outra mais aguda...

Existem diversas afinações possíveis, mas as mais comuns são:

B
E
A
D
G
C

ou:

B
E
A
D
G
B

Eu afino todo o instrumento um tom abaixo, então fica assim:

A
D
G
C
F
Bb

will789
Veterano
# jul/10
· votar


Mep
mano sou guitarrista, meu naum entende muito de musica, qnd fomos comprar minha primeira guita, meu pai vira pra mim e manda essa:
"william olha q bonita aquela guitarra, testa ela pra ver se vc gosta"
era um baixo!

mas ja vivi essa esperiencia varias vezes, naum só commeu pai mas comvarias pessoas, tipo:
"olha aquele kra! toca guita pra caramba"
mas o kra ta no baixo!

flw

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


SayArtur
Ah, bom, pensava que adicionava duas agudas... uma afinação é toda em quartas, e outra é tipo um violão de 7 (sem mizinha).

Eu afino todo o instrumento um tom abaixo, então fica assim:

A
D
G
C
F
Bb


E não fica muito embolado o som? Não fica muito grave, trastejando e tal? O tipo de captador influencia se vai ou não embolar o som?

E, última pergunta (ou não): Precisa tanta corda?

felipe adonai
Veterano
# jul/10
· votar


olha é o seguinte eu acho que baixo de quatro cordas é o suficiente!

e outra coisa é o mais facil de se cconfundir com uma guitarra pois o braço é mais fina

a minha vó que me deu meu baixo chama ele de guitarra ete hj, e meu vô costuma chamar ele de violão!!! e olha que nem é acustico!!

SayArtur
Veterano
# jul/10
· votar


Loues

E não fica muito embolado o som? Não fica muito grave, trastejando e tal? O tipo de captador influencia se vai ou não embolar o som?

Antigamente eu tinha um pouco de dificuldade com isso sim... Meu baixo é um condor XB26A e a captação original não cooperava qdo ia usar as notas mais graves... Em janeiro coloquei dois captadores EMG ativos nele e o som hj está uma beleza! Definido e cristalino! =D

Qto a trastejar, tudo isso depende de uma regulagem em um bom luthier e da utilização de cordas adequadas... Como toco numa banda de Death Metal, preciso das notas graves... Então coloquei um jogo da Elixir 0.45 e pedi pro luthier dar uma arrumada nele pra mim... isso resolveu meus problemas... Ainda quero testar o jogo de cordas 0.50 pra ver se melhora mais...

E, última pergunta (ou não): Precisa tanta corda?

É tudo uma questão de gosto... se vc prestar atenção, o número de notas que se acrescenta num baixo de 6 cordas em relação ao de 4 é muito pouca... Escolhi o de 6 pq ele me dá mais opção para utilizar escalas "verticalmente", sem precisar descer muito no braço pra executar algumas músicas... Em contra partida, você precisa treinar mais nele pra conseguir agilidade, pelo fato do braço ser mais largo...

Hoje estou procurando um baixo de 5 cordas, mais pela agilidade e pela necessidade de se utilizar afinações diferentes num msm show... mas não me desfaço do meu Condor nem a pau!

Loues
Veterano
# jul/10
· votar


SayArtur

Não acrescenta muitas notas, mas tu ganha duas vozes a mais de polifonia, acho que dá pra explorar bem isso, não? Rola de fazer uns acordes no baixo? Bem, não cohneço muito death metal, então não sei se fica legal isso...


Eu Também acho que já dá pra fazer miséria com quatro cordas... fora que esses de 6 parece uma tábua de passar, o braço é muito grande, não parece muito confortável... mas isso só confirmo o dia em que eu tiver usado os dois...

SayArtur
Veterano
# jul/10
· votar


Loues

Rola demais de fazer acordes... tinha me esquecido desse detalhe... Eu msm já fiz em algumas músicas da banda... quando der eu posto aqui...

A questão de desconforto foi, pra mim, uma questão de costume... Hj eu estranho muito mais qdo pego um baixo de 4 cordas...

Brunonba
Veterano
# jul/10
· votar


estou começando agora ainda nao passei por isso, mas o relato de vcs e muito legal. a unica coisa que aconteceu foi quando eu falei para minha que eu queria tocar baixo ai nos passamos numa escola de musica(to estudando lá agora) ela falou: olha lá meu filho la eles ensinam violâo, guitarra e contrabaixo, ele so nam ensinam baixo. E a mesma coisa

Gareth
Veterano
# jul/10
· votar


Engraçado que o povo sabe que guitarra/violao tem 6 cordas( geralmente) mas num sabe que o que tem 4 cordas é um baixo!

Quanto ao povo dar mais importancia aos instrumentos solísticos, na minha opinião é pq não estão acostumados a discernir um instrumento do outro...

Bassist_rsl
Veterano
# jul/10
· votar


SayArtur
Eu afino todo o instrumento um tom abaixo,

Eu uso um de 5 cordas, e afino normal, BEADG, mas quando comprar um de 4 cordas vou colocar jogo de 5 (descartando a G) e afinar meio tom acima, ficando CFBbEb. As cordas não ficam muito frouxas com afinação um tom abaixo? Que numeração você usa?

felipe adonai
Veterano
# jul/10
· votar


poxa eu nuca tinha pensado nisso(jogo de cinco cordas descartango a G)parece interessante...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Que legal sua guitarra!