Behringer BDI21 - comprar ou não comprar

Autor Mensagem
bass01
Veterano
# abr/09


Olá Pessoal,

Estou com um Equalizer groovin beq200 e tenho algumas dúvidas, vcs acham que vale a pena comprar um pedal Behringer BDI21 pra ligar com ele ? Isso iria realmente mudar o som dobaixo de forma que valesse a pena adquirir um ? e tem outra vale a pena adquirílo mesmo sabendo que ele é de plástico? existe algum similar de ferro ? abs

chr19
Veterano
# abr/09
· votar


cara acho que vc precisa saber o som que você procura, o timbre que tu ta afim, eledar uma melhorada sim no som do teu baixo cara, mas valera pena aí é outra questão.
Eu por exemplo, tenho um Washburn Xb 920 americano, uma linha rara, mas um puta baixo, liguei no Bdi na real preferi o som do meu baixo crú mesmo. acho que você vai cada dia se adaptando ao seu timbre, eu sempr procuro apetrechos para melhorar meu som, a proximo será o pedal da Hartke que hoje em dia acredito que vale mais a pea do que o Bdi, fora que meu Bdi deu problema (so ligava pela bateria) , ainda bem que vendi aquela porra...

ThiagoGasb
Veterano
# abr/09 · Editado por: ThiagoGasb
· votar


olha o baixista da minha ex banda tem um,o som dele eh bom e panz,mas a garantia ja deu 3 novos pra ele....eu tambem nao dei sorte com a minha gdi tambem queimou

se vc quer um pre amp legal vai de hartke tem o bass attackq eh muito bom,muita bem o som e tem simulação de valvula deixando o timbre mais quente

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


bass01
Eu tenho o EQ groovin, e testei um BDI, além de Hartke Bass Attack.

Minha opinião: Se você já tem o EQ, não vale muito a pena ter o BDI, a menos que a função de DI dele lhe seja bastante útil.

Já o Hartke vale a pena ter, mesmo tendo o EQ (ou até abandonar o EQ em favor do Hartke)

THE BASSMAN
Veterano
# abr/09
· votar


bdi 21.............EH UMA CILADA BINO!!!

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/09
· votar


bass01

Vc precisa saber o que vc quer em termos de som!
Tenho um Fender JB e um Avalon e não toco sem o BDI de jeito nenhum.

No meu caso foi um investimento com excelente custo benefício.
Tenho há 02 anos e nunca de nenhum defeito.
Se queimar hioje a noite, amanhã de manhã compro outro!

A propósito..
Uso ele junto com um equalizador GE-7B da Boss e mais um Limiter da Behringer. Te juro que sem algum destes fico achando que falta alguma coisa!

KaizerSoze
Veterano
# abr/09
· votar


Arrastão, vc usa o BDI só pra blend ou usa o drive tb?

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/09
· votar


KaizerSoze

o Drive fica zerado!
Uso o Blend no máximo e o presence pouco acima do meio.

KaizerSoze
Veterano
# abr/09
· votar


esses pedais behringer simulam bem a valvula. pra blend acho que é válido adquirir um desses.

para equalização não. muita gente já relatou que comprou pensando em mudar o timbre, equalizar mesmo, e não teve bons resultados. Ele come médios, etc.

EU tenho o ADI21 e além de dar um gás na equalização, eu tb uso o blend pouco acima da metade e o som fica bem legal no fretless.

NESCAU
Veterano
# abr/09
· votar


eu tenho um bdi 21 pra vender aqui.

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/09
· votar


KaizerSoze
Ele come um pouco de médios, mas a Presence devolve o brilho perdido!

bass01
Veterano
# abr/09
· votar


Arrastão Cultural para que serve esse limiter ? é a mesma coisa que compressor ?

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/09
· votar


bass01
Mais ou menos....
Uma forma simplista de ver a coisa é que um limiter é um compressor com taxa de compressão infinita.

Pense em termos de onda sonora:
O compressor comprime o som que passa acima de um determinado limite ( regulado no pedal ) O som continua passando deste limite.
O limiter não deixa que o som passe deste limite pre-estabelecido de jeito nenhum.
Explicando a grosso modo.

Vc está tocando normalmente e a música tem um slap no meio, geralmente o Slap fica bem mais alto que o resto.
Digamos que o som saia num nivel fictício 6.
Quando vc manda o Slap ele sai a 10!

Quando vc usa o compressor vc consegue que o slap saia destacado, mas não tão mais alto do que sem pedal nenhum.
Com o limiter, o som sai praticamente no mesmo volume,seja slap ou não.
É preciso tomar cuidado, pq o som com estes recursos, pode ficar sem expressão!

Expliquei ou compliquei ainda mais?

bass01
Veterano
# abr/09 · Editado por: bass01
· votar


Arrastão Cultural
Obrigado pela aula, agora eu entendí como usar esse recurso.

Eu ainda tô brigando com meu equalizer pra dar uma ajustada legal nele. Eu percebí que o meu baixo até tem um som agradável mas que pende pro médio. Quando eu ligo o pedal ele fica grave demais, a ponto do AF do amplificador até roncar. Vc tem alguma dica de regulagem legal para esse tipo de equipamento ? (inclusive eu fui no site da BOSS pra pegar alguma coisa mas achei que a regulagem não ficou muito legal não). Parece mesmo um quebra cabeça para ser montado.

E quanto ao BDI, já tirei isso de minha cabeça, chega de comprar problema !!!

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/09 · Editado por: Arrastão Cultural
· votar


bass01
Cada caso é um caso!

Antes de regular o pedal, vc tem que regular o baixo e o amp.
Seu baixo é ativo ou passivo? como está aregulagem do amp?

Tente chegar um som bom antes de usar o Eq.( Só baixo e Amp )
Assim que vc chegar neste som, ligue o pedal flat e teste frequencia por frequencia, do mínimo ao máximo e toque duas oitavas a partir do Mizão. ( ou Sizão, se for de 5 cordas ) e veja a influência que tem cada controle do eq no seu set.

Não acredite nas regulagens padrão que vem nos manuais.
Vc tem que descobrir seu som ouvindo e testando.
Minha regulagem, que é otima pra mim, pode ficar um lixo no seu set, e vice-versa!

bass01
Veterano
# abr/09
· votar


Arrastão Cultural
Meu baixo é ativo de 5 cordas, mas te agradeço pela aula, vou fazer isso que vc me orientou. abraço

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/09
· votar


bass01
Então deixe os Graves e Agudos zerados(no meio), ou no máximo em 20%.
Equilibre os cap entre ponte e braço com o timbre que vc preferir e parte pra luta!

Não espere resolver de cara.
Vc vai melhorar muito no início, mas pra fazer a sintonia fina, só com o tempo!

Boa sorte

bass01
Veterano
# abr/09
· votar


Arrastão Cultural
Obrigado pela dica, melhorou o som mesmo. Vc acha que compensa acrescentar mais algum outro pedal como um limiter ou um hartke (bass attack)?

Arrastão Cultural
Veterano
# abr/09
· votar


bass01
Acho que Vc tem que sentir falta do pedal para pensar em comprá-lo. O Eq e o BDI dão um Up bom no som. Eu acho importante um compressor/limiter, mas talvez no som que vc faz não seja algo assim imprescindível. Se vc estiver tocando músicas onde determinados trechos ficam muito mais altos que outros, é hora de partir para um compressor, senão treina a dinâmica no dedo mesmo, que é o mais correto!

bass01
Veterano
# abr/09
· votar


Arrastão Cultural
blz valeu

gualtersouza
Veterano
# abr/09 · Editado por: gualtersouza
· votar


Arrastão Cultural
bass01
Estou de acordo com o que o Arrastão Cultura escreveu. Não sei se é sou minoria, mas acho que o compressor é um pedal extremamente util de se utilizar quando se é iniciante, pois ele nos ajuda a obter o som mais próximo do que deveria ser se tivessemos mais técnica. É claro que o certo é melhorar a dinâmica dos dedos, mas como não sou Artur Maia, ainda mantenho o meu.
Quanto ao BDI, eu acho que ele tem uma equalização pobre, não substituindo nem de perto um bom equalizador, porém, se você não tem um amp bom, a função Blend dá uma "valvulada" muito interessante no seu som. Para mim, o ajuste indicado no manual do BDI, que tem uma sigla (acho que "svt") e o compressor, juntos, me dão um som bem próximo de um Rickenbacker, um dos sons que procuro com o meu SX.
Abç

maquiro
Veterano
# abr/09
· votar


Tive um BDI-21 que usava com um SX SJB75. Acho que é o par perfeito! Como o SX (pelo menos o meu) tem bastante médio, não há prejuizo no som quando usa o Blend, que acho que come médios. Na verdade, só há ganhos. Dá uma aquecida (ou "valvulada") e peso ao som.

Passei a usar o BDI com outro baixo que comprei e senti falta dos médios. A solução era diminuir o Blend. Só que sem a simulação de válvula (Blend zerado), o pedal passa a ser um simple equalizador de duas frequências. Parei de usar e vendi.

Como ainda tenho o SX, às vezes sinto falta dele. Mas acho que fiz bem em vender... ia usar muito pouco.

marciobass
Membro Novato
# mar/14
· votar


Comprei o BDI-21! Achei mais ou menos... Esperava mais, pois é bom pra dar uma timbrada, mas acho que não é tãooooo essencial! Quanto a comer os médios, dando uma reforçada no presence já dá uma melhorada boa. Se ainda achar pouco, a solução é adicionar um Equalizer ao Set e o som ficará ótimo!

marciobass
Membro Novato
# mar/14
· votar


Bom, agora que se passaram os dias eu pude reavaliar o bdi 21 e vi que realmente é um ótimo pedal! Acontece que ele realmente não é a pedal de efeito, mas de timbragem e nisso eu posso dizer que ele realmente é eficiente, depois que você aprende a mexer. Ele deu uma melhorada boa no som e posso dizer que consegui o timbre que queria que é semelhante ao do Iron Maiden! Fiquei satisfeito com esse pequeno notável!

mjcmello
Veterano
# mar/14
· votar


Tem uma galera de outro forum que prefere usar o ADI21 no contrabaixo.

Acabei comprando o ADI21 para usar no violão mesmo, e por conta disso acabei experimentando com o baixo. Não achei muito satisfatório. Prefiro o som do baixo sem o ADI.

Por outro lado, já tinha o GDI21. Experimentei um dia e gostei bastante. Nunca experimentei o BDI.

mjcmello
Veterano
# mar/14
· votar


marciobass

Agora que eu lembrei que já te respondi em outro lugar...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/208211/

marciobass
Membro Novato
# mar/14
· votar


mjcmello

É como eu falei, se você espera que o bdi te dê efeitos, você ficará decepcionado. O que ele faz é dar uma mudada no som do seu baixo, ou seja, é como se você tivesse tocando com um outro baixo, com um som bem melhor e mais próximo do que você idealiza. Eu acho que compensa comprá-lo, ainda mais por ser bem barato!

marciobass
Membro Novato
# mar/14
· votar


mjcmello
Agora que eu lembrei que já te respondi em outro lugar...

Hehe! Acontece!

mjcmello
Veterano
# mar/14
· votar


marciobass

Sim, estes pedais são simuladores de amps. Todos eles partem dessa idéia. O legal é que além dos controles de equalização, eles funcionam como um direct box.

O GDI ainda tem controles de simulação de tipos de amplificadores (british/california/tweed), posicionamento de microfone (off axis/center/classic). Só faltou o controle de médios e o blend. Mas acho que por enquanto não está fazendo falta...

Marthin87
Veterano
# mar/14
· votar


Eu tenho um BDI de reserva. Resolve muita coisa.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Behringer BDI21 - comprar ou não comprar