Perguntas sobre baixo aos veteranos

Autor Mensagem
Tripa Bass
Veterano
# mar/09


Bom segue as seguintes perguntas:

1) Um cabo de má qualidade pode danificar meu baixo?

2) Qual melhor cabo para baixo (melhor que me refiro é cabo própio para baixo e com muito boa definição, grave, medio, agudo).

3) Existe algum macete que eu possa fazer para limpa o encordamento do meu baixo em casa?

4) É verdade que uma corda mais fina produz um som mais metálico ou isso é boato?

5) Eu posso plugar um head phone diretamente no baixo e obter bons soms? Em caso de falta de caixa.

6) Quais os cuidados que são feitos num baixo após o uso?

7) Tocar e manter um baixo afinado em D (primeira corda, de cima pra baixo, afinada 1 tom abaixo) pode empenar o braço do instrumento?

kiki
Moderador
# mar/09
· votar


não sou assim tão veterano, mas vou ajudar no que posso:

5) Eu posso plugar um head phone diretamente no baixo e obter bons soms? Em caso de falta de caixa.
não vai sair som.
o sinal do captador é muito fraco, tem que ser amplificado.
existem equipamentos especificos pra isso, pra plugar no instrumento (baixo ou guitarra) e mandar direto pro fone.

6) Quais os cuidados que são feitos num baixo após o uso?
no minimo passar uma flanela pra tirar o suor das cordas.

louis
Veterano
# mar/09 · Editado por: louis
· votar


1) Um cabo de má qualidade pode danificar meu baixo?
Não. A não ser que o cabo esteja muito detonado. Mas um cabo de má qualidade vai fazer com que você perca em timbre.

3) Existe algum macete que eu possa fazer para limpa o encordamento do meu baixo em casa?
Quando o encordoamento perde o brilho e a grana tá meio curta pra compra um encordoamento novo, muita gente (inclusive eu) ferve as cordas numa panela com água e bicarbonato de sódio.

4) É verdade que uma corda mais fina produz um som mais metálico ou isso é boato?
Com uma corda de calibre mais grosso, o som fica mais encorpado. Então, quando a corda é mais fina o som é mais "seco", então o timbre metálico fica um pouco mais perceptível. Mas isso depende muito de qual marca de corda e por quanto tempo ela está sendo usada.

7) Tocar e manter um baixo afinado em D (primeira corda, de cima pra baixo, afinada 1 tom abaixo) pode empenar o braço do instrumento?
Cara, é ideal que de 6 em 6 meses você leve o seu baixo pra um luthier regular. E a regulagem se adequa à afinação. Só uma corda desafinada acho que não tem muito problema, mas sempre mantenha o seu baixo regulado. E nunca afrouxe as cordas para guardar o baixo. Tem gente que faz isso pq pensa que está reduzindo a tensão, mas isso é prejudicial ao braço do instrumento.

Soulface
Veterano
# mar/09
· votar


Tripa Bass
1) O cabo em si não vai danificar o seu instrumento. Por pior q seja.

2) Isso já é questão de gosto. Vc tem q testar pra saber.

3) Não é um macete. Mas oq vc pode e deve fazer sempre, é passar um pano seco pra retirar suor e sujeira das cordas. Mas não passe flanela, pois aqueles pelinhos ficam presos nas cordas.
É bom colocar um saquinho d dissecante dentro do bag (ou case) tb.

4) Se "timbre metalico" significa um timbre mais magro, sem muitos graves, sim.

5) Poder, vc pode. Mas não vai obter bom timbre.

6) Principalmente, limpeza. A mesma coisa das cordas vale para o instrumento todo. A diferença é q no corpo uma flanelinha vai bem.

7) O braço do instrumento pode empenar por inúmeros fatores. A afinação das corda é apenas um deles.
Agora, eu não acredito q o empenamento possa ser causado apenar pq a 4ª corda esteja um tom abaixo.
OQ vc deve fazer, é aprender a regular o seu instrumento e fazer uma vistoria periódica.

LeandroP
Moderador
# mar/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Tripa Bass

1) Não, mas certamente vai danificar o timbre.

2) Não acredito que exista um cabo específico pra baixo. Cabos com a ponta banhada a ouro tem o contato melhor com o jack (levando em conta que tudo está em condições normais). E geralmente cabos com esta característica são melhores, visto que o fabricante não banharia a ouro a ponta do pino de um cabo meia-boca.

3) Existe alguns produtos com a finalidade de limpar as cordas. Alguns baixistas fervem as cordas. A alternativa que eu confio é limpar as cordas com um pano seco e limpo sempre que terminar de tocar.

4) É muito relativo. Depende de onde as cordas estão apoiadas (material do nut e ponte), material dos trastes e da escala. Creio que cordas mais finas produzam um som menos denso.

5) Pode sim, desde que tenha um pré-amplificador entre eles.

6) Limpeza e acomodação. Deixe seu instrumento sempre em suportes, ou deidado (com as cordas para cima) sobre uma superfície plana (o case/bag por exemplo). E num lugar com menos movimentação possível.

7) Se o tensor está regulado pra esta afinação, não tem problema algum.


Não leve muito a sério o que eu postei. Não sou veterano e nem baixista.... só opinei.

Tripa Bass
Veterano
# mar/09
· votar


kiki, louis, Soulface

muito obrigado a vocês :)

e louis (ferve as cordas numa panela com água e bicarbonato de sódio) cara se isso deixar a corda nova... aí eh sucesso ehehehehe vlw mesmo

Tripa Bass
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci...

E eu ia morrer e não ia saber que o banhado a ouro interferia no som.. pensava que era soh uma camada para dar mais durabilidade ao cabo.

vlw :)

LeandroP
Moderador
# mar/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Tripa Bass

Os "contatos" banhados a ouro são melhores. E logo é como eu postei... Quem banharia a ouro um cabo meia-boca? Só um rico fanfarrão mesmo ;)

Nerferus
Veterano
# mar/09
· votar


louis

3) Existe algum macete que eu possa fazer para limpa o encordamento do meu baixo em casa?
Quando o encordoamento perde o brilho e a grana tá meio curta pra compra um encordoamento novo, muita gente (inclusive eu) ferve as cordas numa panela com água e bicarbonato de sódio.


cara você sabe se serve pra cordas de guitarra também?

Soulface
Veterano
# mar/09 · Editado por: Soulface
· votar


Sinceramente, eu não recomendo esse negócio de ferver as cordas.
Pode até ser q remova as sujeiras. Mas piora o timbre consideravelmente.
Ainda mais para cordas de baixo, q não exige uma troca tão frequente quanto as de guitarra.
Melhor economizar 10 conto por mês q comprar cordas novas qndo precisar.


Tripa Bass
e não ia saber que o banhado a ouro interferia no som
O ouro é o melhor condutor q existe.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


A ferrugem nas cordas não é um material que cai nelas, mas que sai delas. Fervendo pode ser que limpe, mas a ferrugem já consumiu o que não "deveria" consumir.

Tripa Bass
Veterano
# mar/09
· votar


Eu fiquei muito interessado em comprar um cabo próprio para baixo da santo angelo e com bocal banhado a ouro... o que vocês acham do preço?? abaixo segue o link da imagem.

[IMG]http://img403.imageshack.us/img403/4427/76221.jpg[/IMG]

Descrição

- Cabo para contra baixo, proporciona melhor definição de médios e agudos e melhor desempenho em baixas frequências.
- Plug P10 x P10 mono de baixa resistência banhado a ouro, com capa preta.
- Cabo em PVC revestido em nylon, para maior resistência mecânica ao cabo.
- Bitola 1,20 mm2 (G120).
- Comprimento: 15ft, 4,57m.
- Origem: Brasil

ele por R$ 122,40 ta caro?

Soulface
Veterano
# mar/09
· votar


LeandroPanucci
Exato!!!
Pode ser q a ferrugem seja retirada. E à primeira vista, a corda esteja aparentemente nova.
Mas só pelo fato de ter enferrujado, qr dizer q ela já foi deteriorada. A ferrugem "come" o metal. E não seria diferente com as cordas.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Tripa Bass

Não tá caro. A Santo Angelo produz cabos muito bons. Eu tenho dois cabos desta marca. Mesmo assim, existem cabos bem melhores (e bem mais caros), mas é melhor pra estúdio de gravação. Ao vivo, os cabos nesta faixa de preço dão conta do recado... Só se o cara for bem fresco mesmo, e mesmo assim tem que ser um fresco endinheirado.

Nem sabia que tinha cabo exclusivo pra baixo.

LeandroP
Moderador
# mar/09
· votar


Soulface

Cordas queijo-suíço :o

Tripa Bass
Veterano
# mar/09
· votar


Não postei aki o link da loja onde vende... pq sei la.. vão falar que to fazendo propaganda rsrs... e como sou novo não quis arriscar... mas é especial pra baixo sim, pelo q li no site é. e qnd soube q ouro era bom pro som... então não custa nada pagar 30 reais a mais pra ter um cabo de boa qualidade e de uma marca legal q é a santo angelo.

louis
Veterano
# mar/09
· votar


Eu fervo as cordas quando elas estão mais velhas pq o bicarbonato tira o sebo, mas certamente tbm dá uma "leve corrosão" nas cordas. Não é uma prática pra fazer toda hora.
Tipo, se vc tá precisando de umas cordas novas pra tocar amanhã e vc não tem grana ou não vai dar pra comprar, a fervura vai "devolver" o brilho ao timbre. Porém, esse esse brilho resgatado com certeza vai durar menos do que o brilho de cordas novas.

LeandroP
Moderador
# mar/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Tripa Bass

Não tem problema postar o link da loja, preços, etc. Não pode anunciar venda no fórum. Até mesmo por questões óbvias... logo o fórum perde o foco e vira uma feira livre. Mas links assim não tem problema algum, muito pelo contrário ;)

louis

É o velho ditado: quem não tem cão caça com gato. Eu tentaria a mesma coisa neste caso.... Se bem que com a minha guitarra não é muito fácil porque eu corto a corda na medida certa (tarracha com trava) e aí fica complicado.

Jfactor
Veterano
# abr/09
· votar


Sinceramente, eu não recomendo esse negócio de ferver as cordas.
Pode até ser q remova as sujeiras. Mas piora o timbre consideravelmente.
Ainda mais para cordas de baixo, q não exige uma troca tão frequente quanto as de guitarra.
Melhor economizar 10 conto por mês q comprar cordas novas qndo precisar.
(2)

Jfactor
Veterano
# abr/09
· votar


Cabo para contra baixo, proporciona melhor definição de médios e agudos e melhor desempenho em baixas frequências.
- Plug P10 x P10 mono de baixa resistência banhado a ouro, com capa preta.
- Cabo em PVC revestido em nylon, para maior resistência mecânica ao cabo.
- Bitola 1,20 mm2 (G120).
- Comprimento: 15ft, 4,57m.
- Origem: Brasil



Compra que pelo q o cabo oferece vale a pena.
Tenho 2 cabos e são ótimos.

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


1) Um cabo de má qualidade pode danificar meu baixo?
Não.

2) Qual melhor cabo para baixo (melhor que me refiro é cabo própio para baixo e com muito boa definição, grave, medio, agudo).
Não existe cabo próprio para baixo, ou pra guitarra, ou pra cavaquinho, etc... Tem cabo pra instrumento.

3) Existe algum macete que eu possa fazer para limpa o encordamento do meu baixo em casa?
Tem um ótimo macete: Passe flanela limpa nas cordas depois de tocar.

4) É verdade que uma corda mais fina produz um som mais metálico ou isso é boato?
Boato. Corda nova produz som mais metálico.

5) Eu posso plugar um head phone diretamente no baixo e obter bons soms? Em caso de falta de caixa.
Não vai obter som nenhum...

6) Quais os cuidados que são feitos num baixo após o uso?
Limpar as cordas e guardar em um lugar onde ele não vá ser derrubado/tomar porrada.

7) Tocar e manter um baixo afinado em D (primeira corda, de cima pra baixo, afinada 1 tom abaixo) pode empenar o braço do instrumento?
Tem gente que diz que se a temperatura subir um grau vc tem que mandar o baixo pra revisão e bla bla bla...
Não acho necessária tanta viadagem. O instrumento é de madeira, mas não é mulher pra ter tanta frescura.

DotCom
Veterano
# abr/09 · Editado por: DotCom
· votar


O ouro é o melhor condutor q existe.
O melhor, depois da prata e do cobre...

Quanto a ferver as cordas, eu não recomendo. Porém, se o cara quiser mesmo fazer, não ferva: lave as cordas. Vai tirar a sujeira também, e não vai mudar a têmpera do metal.

Porém, uma limpeza com flanela (esfregando as cordas com um pouco de força) já dá uma melhorada no som.

leobozzo
Veterano
# abr/09
· votar


ouro é pior condutor do que prata realmente, ele é usado no plug do cabo porque ouro é imune a corrosão... não pra ficar mais caro ou valorizar o produto (se bem que tem gente q pensa assim... nossa ouro! esse é o bom!! hehe)

limpar as cordas com flanela não é uma boa... flanela solta fios que grudam na corda e alteram até o timbre (se for muito...)

Maurício_Expressão
Veterano
# abr/09
· votar


1) Um cabo de má qualidade pode danificar meu baixo?
Sim. Existem cabos com plug P10 fora de padrão que danificam o jack do baixo.

2) Qual melhor cabo para baixo (melhor que me refiro é cabo própio para baixo e com muito boa definição, grave, medio, agudo).
Não existe cabo melhor. Um cabo bom que uso é Spectraflex, mas é bem caro

3) Existe algum macete que eu possa fazer para limpa o encordamento do meu baixo em casa?
Sim, flanela.

4) É verdade que uma corda mais fina produz um som mais metálico ou isso é boato?
Sim. É verdade.

5) Eu posso plugar um head phone diretamente no baixo e obter bons soms? Em caso de falta de caixa.
Não. faltará amplificação.

6) Quais os cuidados que são feitos num baixo após o uso?
Flanela. Sempre.

7) Tocar e manter um baixo afinado em D (primeira corda, de cima pra baixo, afinada 1 tom abaixo) pode empenar o braço do instrumento?
Não. Mas um luthier pode regular o tensor para isso. Ou vc, caso saiba fazer isso.

kiki
Moderador
# abr/09
· votar


Tripa Bass
LeandroPanucci
Soulface
Sinceramente, eu não recomendo esse negócio de ferver as cordas.
A ferrugem nas cordas não é um material que cai nelas, mas que sai delas.

eu ouvi dizer essa história pra remover sujeira, gordura das mãos e tal.

ferrugem tem que evitar, não tirar (ainda que eu passe um guardanapo nas minhas cordas de guita quando emferrujam).

mas pra baixo acho que é diferente mesmo. quem não toca profissionalmente não precisa trocar corda toda hora como na guitarra.

Tenho baixo há mais de 10 anos, e acho que troquei de corda umas 10 vezes.
Tenho guitarra há 2 anos, e acho que já troquei de corda quase 10 vezes.

NESCAU
Veterano
# abr/09
· votar


1) Um cabo de má qualidade pode danificar meu baixo?
R: O baixo não, mas o falante do seu amp pode ser danificado.

2) Qual melhor cabo para baixo (melhor que me refiro é cabo própio para baixo e com muito boa definição, grave, medio, agudo).
R: Monster Cable, mas é caro pra caramba - o último que vi custava U$130,00 - e dos nacionais, tem os da Santo Ângelo que também possui uma linha dedicada a contrabaixos, mas que nao faz tanta diferença assim em relação aos outros da marca. É só pra aumentar o preço mesmo. Eu testei o específico de baixo e um normal da mesma marca e preferi ficar com o normal pois para mim soaram iguais, e o normal era R$20,00 mais barato.

3) Existe algum macete que eu possa fazer para limpa o encordamento do meu baixo em casa?
R: Ferver as cordas com vinagre após 04 meses de uso, limpa as minhas cordas e deixa elas com uma vida de mais um mês, para depois trocar. Se nao for fazer isso, limpe apenas com um pano seco.

4) É verdade que uma corda mais fina produz um som mais metálico ou isso é boato?
R: É boato. O brilho da corda depende do material dela e nao do seu calibre. A Daddario tem uma série extra-brilho que as 0,45 possuem timbre muito mais brilhante do que as 0,40 normais da marca.

5) Eu posso plugar um head phone diretamente no baixo e obter bons sons? Em caso de falta de caixa.
R: Poder plugar você pode, mas se o seu baixo for passivo, você não vai ouvir nada e, se ele for ativo, o som que ele vai produzir nos fones de ouvido vai ser tao baixo que é melhor você ouvir o som dele desligado e sem fones.

6) Quais os cuidados que são feitos num baixo após o uso?
R: Uma boa limpeza e acomodação dentro do case/bag

7) Tocar e manter um baixo afinado em D (primeira corda, de cima pra baixo, afinada 1 tom abaixo) pode empenar o braço do instrumento?
R: Não, desde que ele esteja regulado para esta afinação.

Tripa Bass
Veterano
# abr/09
· votar


Para DotCom - Existe SIM cabo próprio para baixo: http://www.musicalgrellmann.com.br/loja/produto-54103-7622-cabo_santo_ angelo_scbpps_premium_series_p10_p10__bass

Para - DotCom, leobozzo, Maurício_Expressão, kiki, NESCAU

obrigado por todas as respostas... deu para fazer uma correlação com tudo.

Aproveitando o tópico irei adicionar somente +1 item.

8) Para um amplificador de baixo... eu posso utiliza-lo ele sempre no volume máximo? Ou isso pode danifica-lo com o passar do tempo? Tipo causar algum dano ao audio por estar utilizando ele na potência máxima. Sou um pouco leigo quanto a isso

DotCom
Veterano
# abr/09
· votar


Tripa Bass
Certo. Tem essa linha. Agora manda um e-mail pra Santo Angelo perguntando o que ele tem de diferente dos outros.

Isso é só jogada de marketing, pra fazer as pessoas pagarem mais caro em cabos iguais aos comuns.

Para um amplificador de baixo... eu posso utiliza-lo ele sempre no volume máximo? Ou isso pode danifica-lo com o passar do tempo? Tipo causar algum dano ao audio por estar utilizando ele na potência máxima. Sou um pouco leigo quanto a isso
Poder pode, já que o ampli é seu. Mas não deve. Você pode danificar falantes, etapa de power... Se você tá precisando usar o pot de volume em valores muito altos, alguma coisa tá errada. Talvez você esteja precisando de um amplificador mais potente.

NESCAU
Veterano
# abr/09
· votar


Tripa Bass
Em relação à pergunta nº8, trabalhe sempre com 50% da potencia, o timbre fica melhor, o amplificador trabalha com folga e você nunca se encomodará. Por ex. se você quer um amp de 100Watts Rms, compre um de 200. Este conselho eu ouvi de um engenheiro de som, e pode acreditar que funciona, eu tenho um amp a mais de 8 anos, que esta constantemente em uso e ele nunca encomodou.

CLEITONCRV
Veterano
# abr/09
· votar


ai galera, eu comprei um Qx200 mais não sei se ele vai aguentar o meu contrabaixo um warwick RockBass 5 cordas. O que vocês me falam sobre esse cubo. Aguenta ou não ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Perguntas sobre baixo aos veteranos