pesquisa de preço e perguntas aos luthiers

    Autor Mensagem
    WormKrash
    Veterano
    # jan/05


    eu tenho um Tagima TG6B igual o foto:

    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=19681343

    ele estava transformado em fretless, então mandei para um luthier fazer uma "geral" e recolocar os trastes (comprei assim)

    peguei o baixo de barbada, portanto tinha alguns machucados, ele me apontou na escala as irregularidades, então o serviço seria:

    - recolocar trastes

    - lixar 2mm da escala

    - ajustar pestana

    - utilizar pó de madeira para corrigir alguns machucados (lembrando que comprei o baixo usado)

    - regular oitavas (alguém poderia me explicar bem o que é esse serviço? ele olhou para minha ponte e disse que estava bem desrregulado)

    para esse serviço, incluindo os trastes (muitos, vejam o tamanho da escala) ele me cobrou R$280,00 (ficará pronto só pro outro mês)

    o que vocês acham do valor? e a respeito da regulagem de oitavas?

    erasmolousada
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    WormKrash

    cara, eu sou luthier aqui em Fortaleza e te digo que preço é um a questão muito delicada de se comentar.
    o que ele vai fazer no teu instrumento é muito sério e me parece que ele está indo pelo caminho correto.
    mas cuidado com essa lixada de 2 mm, pois não é bem assim que funciona.
    o luthier deve retificar tua escala, é muito difícil ele dizer que vai tirar 2 mm pois é complicado de calcular ( mas de repente o cara tem suas técnicas que eu desconheço )
    sobre a regulagem da ponte é super comum fazer regulagens, é bom você mandar regular periodicamente dependendo de quanto tu toque, mas isso é sempre bom fazer.
    mas pergunta a ele se ele vai limar os trastes, porque se ele retificar legal a escala não é preciso limar pois a superficie já está perfeita, daí tu tira uma idéia do que o cara vai fazer com teu instrumento.
    bem, aqui em fortaleza esse serviço (que eu cobro) é uns 180,00, mas co,o falei antes cada região tem seu preço, já ví que pelo sul/sudeste os serviços são bem mais caros que por aqui.
    mas o importante é você confiar no luthier e saber que ele vai fazer um bom serviço no teu instrumento

    WormKrash
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    erasmolousada

    MUITO obrigado pela resposta.
    A princípio ele ia fazer tudo por 240, só que quando viu o tamanho da escala deu um pulo. eu até acho meio justo o valor.
    eu recebi só indicações, é a primeira vez que levo um instrumento à um profissional, mas pelo que senti o cara é fera.

    Igor de Melo
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    erasmolousada

    Erasmo, eu sou aqui de Teresina, levei meu baixo no luthier daqui para trocar os captadores, (comprei um par de Fender Custom Shop '60 Jazz bass). prestei atenção em todas as soldas q ele fez e quando fiu tocar liguei o captador da ponte, tudo bem, liguei o captador do braço, tudo bem tembém, mas quando abri os dois captadores o som ficou muito fraquinho, quase sem som. eu nunca vi isso acontecer, cada captador funcionava isoladamente porém ao ligar os dois ao mesmo tempo o som ficava morto.
    Me disseram depois que os captadores estavam fora de fase. como resolver isso???? quando fui acertar o preço do serviço eu falei que não estava satisfeito com o q ele tinha feito e que apesar de todo o trabalho não era justo pagar pelo serviço. ele concordou e nunca mais eu fui nesse luthier. Qual seria o problema dessa ligação? como resolver o problema de inversão de fase????

    se puder dar uma força agradeço, valeu

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Igor de Melo
    Acho que já lhe respondi isso em outro tópico. O caso é que um dos captadores deve ser ligado invertido em relação ao outro (o fio positivo passa a ser negativo e vice-versa). Assim, quando vc ligar os dois juntos eles entram em fase.
    Abç

    erasmolousada
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Igor de Melo
    cara, vai pelo Mauricio que ele saca do que está falando.
    é isso aí, a ligação ficou fora de fase, é muito comum acontecer isso.
    mas cara, não deixa de levar teu instrumento ao luthier porque ele cometeu algum erro, tudo bem que depende do erro, mas agora que tu sabe qualé o lance, vai lá e fala pro cara pra ele terminar o serviço.
    errar, todo mundo erra !
    o foda é quando o cara está mal intencionado !
    já me falaram muito bem de um luthier daí ( não sei se é o mesmo) mas tive exelentes recomendações do cara.
    valeu!

    erasmolousada
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    WormKrash
    é isso aí cara, leva teu instrumento lá pro cara fazer o que precisa.
    sorte e sucesso !

    HawReis
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    A escala feita em ipe em um braço em Marfim pra um corpo peça unica sem emendas em alder ficaria legal?

    diego5672
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Igor de Melo

    Ei tô com problemas com trastejamento do violão e vc e disse que tem um luthier em Teresina, por favor, me dê o contato dele se tiver tbm moro no Piauí e estou precisando já tá enchendo o saco essas cordas trelando aff.

    JJJ
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    diego5672

    Melhor não direcionar sua pergunta ao Igor de Melo, porque deve ter anos que ele não entra aqui...

    makka baxotera
    Membro
    # abr/13
    · votar


    tenho um cedro rosa ,mogno e jacaranda qual melhor combinaçao no baixo ????
    oque tipo de som vou cheguar com essa madeira
    qual os melhores captadores omg ,bartolini ,etc ????
    tarrachas e circuitos etc ^?????

    JL_Marcondes
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    makka baxotera
    Tem mto tópico sobre td isso q vc ta perguntando, só usar a busca:
    Sobre madeiras: http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/255797/
    veja as características e pense no q vai ser melhor pra vc..
    Sobre cap's: OhMyGod?! Conheço soh os EMG ehhehe... mas esse lance de cap é gosto pessoal.. os mais falados e melhores seriam os EMG, Bartolini e Seymour Duncan, mais em conta, vão ter os Malagoli, Cabrera.. mais pra top, os nordstrand entre outros.. td depende do modelo q vc qr tb.. usa a busca que é mais fácil... o mesmo para tarraxa e circuitos... td depende dq vc qr...

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a pesquisa de preço e perguntas aos luthiers