Aos usuários de baixo ativo

Autor Mensagem
dibass
Veterano
# out/10


Galera, só uma pequena dúvida:

Boa parte da minha vida baixística usei baixos passivos e agora estou com um Ibanez ativo. O fato é que tenho que trocar a bateria/pilha ao menos uma vez por semana (tem vez que acaba).

Isso me faz gastar uma grana lascada visto que a bateria é cara por aqui (média de 10R$ ou mais). Nesse mês já comprei umas 5.

Pergunta: Isso é normal? Baixo Ativo é gastadô assim?? Ou o Problema é no pré-amp?

renansena777
Veterano
# out/10
· votar


Nao é normal nao hein cara.
Pelo menos a bateria dos caps dos baixos dos caras que eu coneço costumam durar bastante

Bessoncas
Veterano
# out/10
· votar


conectou o cabo no baixo ta gastando bateria.

dibass
Veterano
# out/10
· votar


Bessoncas

Tenho cuidado bastante isso, sempre deixo desplucado.

outro fato é que uso o baixo todos os dias, além de ensaio e shows nos FDS.

Será que a quantidade de uso infere tanto assim??

TerraSkilll
Veterano
# out/10
· votar


dibass
outro fato é que uso o baixo todos os dias, além de ensaio e shows nos FDS.
Será que a quantidade de uso infere tanto assim??


Interfere, mas não creio que chegue a esse ponto de a bateria acabar em uma semana apenas. Meu ativo está com a mesma bateria há mais de um ano (eu toco pouco), e se somar o tempo que toco (5h por semana, mais ou menos), já deveria ter acabado se estivesse na mesma situação do seu.

Um teste que você pode fazer é retirar a bateria depois de usar (colocando só quando for tocar mesmo) e ver se a duração diminui. Se a duração aumentar, é problema no pré.

Pode haver também algum problema com o circuito que faça-o gastar mais energia que o comum durante o uso normal (plugado), o que diminui a vida útil da bateria.

Abraço.

rodsom
Veterano
# out/10
· votar


dibass
confere ali no jack, se tem algum terminal ou fio encostando um no outro. o meu ja teve esse problema e era isso. é como se o baixo ficasse ligado o tempo todo.
outro palpite:da uma chance pras baterias de 1,50 tambem, eu só uso delas e nao dura pouco igual falam.

dibass
Veterano
# out/10
· votar


TerraSkilll
humm obrigado pela dica, vou tentar isso aí!!


rodsom
Vou dá uma conferida.

Eu sempre procuro dessas, mas acredite, é mais fácil axar nota de 100 reais na rua

:S

rodsom
Veterano
# out/10
· votar


dibass
mas nao tem loja de 1,99 ai? eu sempre compro nessas lojinhas.

makumbator
Moderador
# out/10
· votar


dibass

Reitero o que os outros disseram. Não é normal. Comigo em uso intenso a bateria dura uns 8 ou 9 meses(Alkalina Eveready ou Duracell). Conforme comentaram, o circuito deve estar ficando ligado mesmo após desplugar o instrumento, devido a algum curto ou problema no circuito.

dibass
Veterano
# out/10
· votar


makumbator


Caraca, seria um sonho trocar a bateria menos de uma vez no mês hehe

makumbator
Moderador
# out/10
· votar


dibass

Hhshasha!Com certeza tem problema aí no seu baixo. Depois que arrumar vc compra uma alkalina de boa qualidade que não terá que trocar por vários meses! Por enquanto sugiro que vc desconecte a bateria depois de tocar. Caso seja necessário deixe a tampa da cavidade dela já aberta enquanto não conserta(desde que não seja a mesma da parte elétrica).

epraxedes
Veterano
# out/10
· votar


Brother qdo comprei meu 1º baixo ativo tb tive esse problema, mas foi falta de informação minha mesmo...pq eu terminava de tocar , desplugava o cabo do amp, mas deixava o cabo plugado no baixo....ai a bateria ia embora rapidinho...
No seu caso cara, sugiro que leve seu bass num luthier p ele dar uma olhada na parte elétrica, poi deve está acontecendo algum curto ou fuga de tensão. Normalmente um bom luthier vai resolver o problema.
Uma dica que lhe dou é comprar bateria recarregável, apesar de ser mais cara que a normal, a longo prazo é um ótimo negócio, pois vc a usa por mts anos sem necessidade de comprar outra...Eu comprei duas há uns 03 anos e até hj funcionam...
Abs!

DotCom
Veterano
# out/10
· votar


Bateria recarregável não é tão negócio não... Essas baterias de 1,99 duram um bocado no instrumento, e no final das contas acaba custando menos.

epraxedes
Veterano
# out/10
· votar


Como falei no post anterior, comprei duas baterias recarregáveis tem três anos e tão no gás até hoje...qdo percebo que tão descarregando deixo o cabo plugado p zerar tudo e ai recarrego...duas horas depois então zero bala...e duram bastante até precisar nova recarga, tipo já passei quase um ano sem recarregar e aguentaram bem...

rodsom
Veterano
# out/10
· votar


DotCom
Bateria recarregável não é tão negócio não.

na verdade, pode acontecer do carregador nao fornecer os (pelo menos)9v necessarios para carrega- la totalmente. alguns carregadores (made in taiwan) sao feitos para pilhas AA, e apesar de terem o terminal para baterias de 9v, fornecem apenas 5v. ai ela ja vai pro baixo com menos de meia carga, o que da impressao que durou pouco.
sempre que eu vou comprar um carregador, eu ja levo um multimetro pra conferir esse detalhe.

DotCom
Veterano
# out/10
· votar


5v nem carrega a bateria, e com 5v o circuito nem funciona...
As baterias normais, quando novas, geralmente dão uns 10v, e o circuito funciona normal até uns 8, 7... depende do circuito.
As recarregáveis têm tensão nominal de 8,4v, chegam a uns 9 quando no máximo delas.
Pra circuito ativo, essas baratinhas funcionam bem.

LuksBass
Veterano
# nov/10
· votar


Por encrivel que pareça depende do amp...eu tocava em 2, e um deles puxava mto bateria, eu uso bateria recaregável...e não confio mais nessas baterias baratas pois jah "estourou" uma dentro do meu baixo.
Mais mesmo com as baterias baratas de 4 conto, durava 1 mes sussegado, pode ser seu amp msm.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


Galeeera, problema resolvido!!!

Fui pro Paraguay, comprei um jogo de cordas Ernie Ball, mandei o bass pro luthier e ele deu uma geral no bixo!

Resultado¹ -> Era problema no circuito, como foi instalado no baixo (original passivo) a instalação foi mal feita e por isso estava em curto e comendo bateria com farinha!

Resultado² -> As cordas Ernie Ball deram um som legal pro baixo! Gostei e se a durabilidade for boa vou continuar comprando.

Resultado³ -> Essa brincadeira gastei quase 100 conto. Triste fato triste porém necessário e bem pago.

CONCLUSAO¹²³∞ -> Meu baixo está top pra usar, com sonzêra (fazia uns 2 anos que as cordas não eram trocadas), reguladinho e gastando beeem menos!

Aos que me ajudaram muuito obrigado!!


p.s. fecho o tópico ou deixo aberto pra quem quizer continuar postando?

rodsom
Veterano
# nov/10
· votar


dibass
Essa brincadeira gastei quase 100 conto
nao achei caro. depois poste fotos de biq....quer dizer, fotos do baixo.

dibass
Veterano
# nov/10
· votar


rodsom

Pode deixar, assim que der faço umas fotos

TerraSkilll
Veterano
# nov/10
· votar


dibass
Que bom que resolveu. Cordas de 2 anos devem ser terríveis, não?

(se bem que já cheguei a usar um jogo por 1 ano, mas deixa pra lá)

p.s. fecho o tópico ou deixo aberto pra quem quizer continuar postando?
Deixa aberto. Se alguém tiver o mesmo problema, não precisa criar outro tópico.

Abraço.

murilomga
Veterano
# nov/10
· votar


Só para citar um caso que aconteceu comigo:

Uma vez meu baixo (Bass Collection 5c) estava gastando uma bateria tipo isso, 1 por semana.
Descobri o que era.... o Jack do baixo tinha dado problema anteriormente (mau contato) daí levei em um luthier (um fuçador, isso sim...) e ele trocou o jack.. beleza....Depois da troca do jack passou a dar esse problema de gastar DEMAIS a bateria.... Resposta: Ele tinha tirado o Jack original (Stereo) e colocado um Jack MONO.... No baixo ativo, o jack MONO faz com que o instrumento fique "sempre ligado" e sempre gastando bateria. é como se voce guardasse o baixo com o plug conectado. Se usar um Jack stereo (o correto) em baixos ativos, só vai gastar a bateria quando o P10 estiver conectado... porque só com o P10 conectado é que fecha o circuito, e daí passa a consumir a bateria.
Por isso é que deve deixar o baixo DESPLUGADO para não ficar gastando a bateria....

Fica a dica para o pessoal.... quando for trocar de JACK, se o baixo for passivo, usa-se JACK MONO... se o baixo for ativo, usa-se JACK STEREO....

ABÇ a todos...

Pensa
Veterano
# nov/10
· votar


Estou com o mesmo problema... gasto uma bateria por semana. Como meu baixo está na garantia, mandei pra trocar todo o circuito elétrico. A princípio tinha dado certo, fiquei uma semana novamente com a bateria e pimba, gastou-se de novo. Isso é realmente frustrante. Qaundo o circuito foi trocado, fiquei 1 mês e meio sem o baixo, não quero que aconteça isso de novo.

Ramsay
Veterano
# nov/10
· votar


Pensa
Vc usa bateria comum ou alcalina?
O baixo, por lidar com frequências baixas do som puxa muito da bateria.

Pensa
Veterano
# nov/10
· votar


Ramsay
Usava baterias normais, porem resolvi comprar alcalina e não mudou muita coisa. Nem a recarregável está dando conta... deve ser algum problema no circuito dele de novo, mas como se ja foi totalmente trocado??

rodsom
Veterano
# nov/10
· votar


Ramsay
O baixo, por lidar com frequências baixas do som puxa muito da bateria.
nao necessariamente... eu uso baterias de 1,99 e elas duram uns 2 meses ou mais.

Pensa
pensa proce ver (trocadalho do carilho). le o topico, as sugestoes que a turma deu ai certamente resolverao seu problema

DotCom
Veterano
# nov/10
· votar


O baixo, por lidar com frequências baixas do som puxa muito da bateria.
Noooooo.... no no no no no....
Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Pensa
Veterano
# nov/10
· votar


rodsom

Pois, eu li, o que esta me atordoando é que eu troquei o circuito eletrico inteiro do baixo e continua com o mesmo problema...

DotCom
Veterano
# nov/10
· votar


Pensa
Provavelmente tem algum curto nele...

Pensa
Veterano
# nov/10
· votar


DotCom

Também estou achando, vou ver o que posso fazer...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aos usuários de baixo ativo