Segundo instrumento (Que baixo complementaria meu "Titular"?)

Autor Mensagem
Sawamano
Veterano
# fev/09


Ae pessoal!

Eu tenho um Condor VB40 Deluxe (que posso dizer, é um dos baixos mais incríveis que já vi), e tenho um também Condor XB50A que é um ativo de 5 cordas.

O Negocio é que eu toco basicamente Rock dos 60's (Beatles, Who, Hendrix, Led, principalmente) e blues (bastante SRV e Double Trouble :D).

Comprei o VB40 Deluxe mais por paixão que lógica, e por sorte a compra foi fantástica - quem conhece o baixo sabe do que estou falando :)

O Problema é que é um baixo mais focado, mais limitado em suas características; limitado eu digo, não em ser ruim, mas em fatores como a dificuldade (ou inadequabilidade) de certas técnicas, além de um timbre mais estacionado, bem característico.

Claro que o XB50A é um baixo mais versátil e com maiores variações, mas ainda sim é um baixo bem inferior ao VB40; dá pra conseguir uns 600, 700$ com a venda dele (talvez mais com essa alta do dollar hehe), mas queria comprar um instrumento que complementasse o meu semi-acustico, para os outros tipos de música.

Alguma idéia? Não queria gastar muito dinheiro nessa troca, no maximo uns 1000$ mais o baixo velho

Obrigado pessoal!

mum
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano

Pega um Squier Jazz Bass VM.

Gui
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano
SX Sjb75

BaixoAzul
Veterano
# fev/09
· votar


Pega um Squier Jazz Bass VM.(2)

mum
Veterano
# fev/09
· votar


Alias, com essa grana tu pode conseguir um fender jazz bass mex. da uma olhadinha no mercado livre.

Sawamano
Veterano
# fev/09
· votar


Mas esse baixo realmente é um bom co-instrumento?
Digo, eu sei que ele é bem legal e verstátil, só queria ter certeza que ele é um bom complemento (e não um substituto) :)

mum
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano
Ele vai acabar é virando seu baixo principal hahahaha. O Jazz bass é um pau para toda obra.

Sawamano
Veterano
# fev/09
· votar


Na verdade, eu ia comprar um Shier ou um Shelter JB antes de escolher pelo VB40 :)

Meu medo é ele acabar com a utilidade do meu VB40 (e cara, quem tocou nesse brinquedo sabe que é apaixonante, confortavel e gostoso de tocar hehehe)

mum
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano
Na verdade sempre que compramos instrumentos novos, os nossos brinquedinhos velhos correm esse risco hehehe.
Acho que nao compensa vc gastar uma grana dessa num baixo que só vai fazer a sombra do VB. Pegue um que faça de tudo. O VB vc pode utilizar ainda por ser seu bichinho de estimaçao, agora o outro vai entrar quando tiver que ser tapado um buraco maior. Muitas coisas dos anos 60 ficam bem mais legais num jazz bass (led e who, tirando dos exemplos acima). O VB vc pode usar para tocar beatles, blues, concordo com vc que é bem mais gostoso hehehe. flw!

luizmusicman
Veterano
# fev/09
· votar


Par mais que perfeito de baixo é Fender Custom Shop Precision Bass e Jazz Bass, acrescido de cabeçote Ampeg SVT IV Pro e o gabinete Ampeg Classic 810. Tendo esses dois baixos, e os Ampegs, esqueçam outras marcas, não tem pra ninguém! É só alegria por resto da vida, despreocupado. É isso ai. Abraços.

DotCom
Veterano
# fev/09
· votar


por versatilidade, eu procuraria os cort gb75 ou gb74 (5 ou 4 cordas...)

procure as especificações dele na net pra ver do que ele é capaz.

RBFecury
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano
Cara, eu ot numa duvida cruel tb pra comprar meu segundo baixo... eu to entre o Squier VM Jazz Bass (3) e o Cort GB-74, citado pelo DotCom. O SX eu testei, mas creio que nu meu caso, eu teria que fazer upgrades logo após a compra o que ia despendiar dinheiro e mao-de-obra do luthier, fora o tempo que ele ia ficar parado.
Enfim, se eu fosse vc eu testava os baixos reocmendados pela galera. Vai que vc gosta mais do SX que eh mais em conta... daí vc se livra do gasto desnecessário...

Abraços!!!

TioAle
Veterano
# fev/09
· votar


SX Sjb75

Sawamano
Veterano
# fev/09
· votar


Fender Custom Shop Precision Bass e Jazz Bass, acrescido de cabeçote Ampeg SVT IV Pro e o gabinete Ampeg Classic 810

Hahaha, e com o módico custo de um carro né :)
Um dia eu chego nisso =)

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano
Você poderia pegar um SX SJB 75 e ficar com o Condor XB50A. Assim você teria um baixo mais moderno com 5 cordas (XB50A), um de 4 cordas (SX) e o ultra-vintage (VB40).

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano
Meu medo é ele acabar com a utilidade do meu VB40
Mais um motivo pra você mantê-lo como o baixo mais caro, só pra não pesar na consciência... :P

Sawamano
Veterano
# fev/09
· votar


Vale lembrar, acho que faltou isso, que eu sou amador :) Não tenho nenhuma intenção de gravar cds ou tocar em estabelecimentos; nos reunimos apenas para liberar stress, tocamos para nós mesmos (e no maximo, para os amigos e familia);

Asism, acho que ter uma variedade tão grande de instrumentos "mais baratos" (e uma vez já li aqui no forum que "instrumentos mais baratos são todos bem parecidos") não seria muito útil :)

Eu pretendo me livrar do BX50A por alguns motivos; Primeiro, eu realmente não gostei de 5 cordas; não usa no estilo que eu toco, e a única coisa que o Sizão fazia era servir de apoio pro dedão :) hehe (e me perdoem os fans das 5 cordas, mas acho que não é para mim). Nos meus estilos, também é raro o uso de Slap, Tapping e outras técnicas que são quase impraticáveis no VB40D;

Nos youtubes que eu vi, o VM parece ser um baixo mais legal que o SX (mas pelo dobro do preço, infelizmente); mas foi falta de videos com exemplos de técnicas que eu uso - a maior parte dos videos era muito slap, e fica difícil eu imaginar um timbre de blues ou rock antigo assim (pelo menos, pra mim é difícil).

Estou cada vez mais inclinado ao VM da Squier, mas ai pesquisei nos posts e o pessoal me falou mil maravilhas do SX, que é bem mais barato; alguém ai pode me dizer se vale a pena esperar pelo VM, ou se o SX já é tudo que preciso? Se as diferenças de timbre foram minha imaginação febril?

Muito obrigado pelas respostas, vocês estão realmente me ajudando :)

mum
Veterano
# fev/09 · Editado por: mum
· votar


Sawamano
Ambos são bem honestos para o preço. EU acho o Squier mais bonito (acho o acabamento natural da sx muito feio). O Som do Squier nas devidas proporções eu senti que é melhor também. Além do mais, a grana que vc investiria a mais no VM vale a pena por conta dos captadores de melhor qualidade, coisa que no SX com o tempo vc talvez sentisse falta..

TioAle
Veterano
# fev/09
· votar


mum
Sawamano

O Som do Squier nas devidas proporções eu senti que é melhor também. Além do mais, a grana que vc investiria a mais no VM vale a pena por conta dos captadores de melhor qualidade, coisa que no SX com o tempo vc talvez sentisse falta..

as minhas impressões são que as madeiras do SX são melhores que as de Squiers, de acordo com o q vc disse, (melhores cap's do squier) o SX com upgrades, como uns cap's melhores ficam superiores aos Squiers

mum
Veterano
# fev/09
· votar


TioAle
O SX é de ash, o VM de maple, acho que nao tem muita comparação nesse caso. O problema é que a grana do upgrade de caps no sx talvez (tem gente que bota fender custom 60) ja compense pegar o squier VM direto

Jonhp
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jonhp
· votar


Eu tenho o SX e toh satisfeitissimo, o baixo honra cada centavo gasto! tem um timbre do caralho! e a construçao e muito bem feita, madeiras, braço. tipo pra frente tu troca os caps, eu particularmente acho melhor, porque vc nao gasta muito agora e mais pra frente fica com timbre proximo demais dos fenders.

E como segundo baixo... estou vendo mas quero um precision 5 cordas, com corpo em alder.

Muito diferente do Jazz Bass, timbrao forte, ronca pesado demais.

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano
O SX também tem na cor sunburst.

Eu tenho um SX e gostei muito dele. Ele é um baixo que pretendo ficar pra frente, e futuramente troco os captadores por uns que valorizem seu timbre Jazz Bass.

mum
Veterano
# fev/09
· votar


erico.ascencao
o meu é sunburst... acho o natural da sx feio demais hehehe

andresouza.mkt
Veterano
# fev/09
· votar


Sawamano, sugiro a compra do Cort GB 74(4 cordas) ou 75(5 cordas). Tenho um GB 75 como segundo instrumento e ele é muito bom mesmo. Digo isto pelas possibilidades sonoras(atvo e passivo), qualidade(tarrachas, acabamento, pré, caps, ponte, jack) , tem um peso muito conformtável e tem um preço em torno de R$ 1.800,00. È uma compra muito boa. Tem algumas postagens dele aqui no fórum. Se quiser mais informações te passo.

erico.ascencao
Veterano
# fev/09
· votar


mum
Tenho um natural com escudo preto. Um dia pintarei o corpo de preto, colocarei um escudo branco e terei um SX Geddy Lee SJB. HUAHAUHAUHAUHHAUA!!

mum
Veterano
# fev/09
· votar


erico.ascencao
hahahahahahaha idéia original!

KaizerSoze
Veterano
# fev/09
· votar


já pensei muito nisso, mas eu gosto muito do natural... nao teria coragem de ocultar essa madeira tão bela com um simples preto.

Luizclaudiobarboza
Veterano
# fev/09
· votar


Duas sugestões boas dadas acima:

- comprar um JB mexicano com a grana da venda + 1.000,00

- pegar as 1.000,00 e comprar um SX JB75 + acessorios.

MkThEbEsT
Veterano
# fev/09
· votar


Rpz depois de fazer um baixo de luthier eu não consigo mais olhar esses baixos "bons, que fazem seu papel" pelo preço que lhe cobram... existem exceções como o SX SJB75 que é mto bom...

Por isso meu amigo.. se não quiser pagar mto pode ir no SX, senão... faça um de luthier, que garanto, depois se tornará um vicio ;D.

Abraço!

Sawamano
Veterano
# fev/09
· votar


Claro que com um bom Luthier, dá pra conseguir um "baixo dos sonhos", mas todo mundo sabe que um bom baixo precisa não só de um bom luthier (que merecidamente não é barato), mas também boa matéria prima e parte eletrônica (também caros).

Por 1700$ (que é +- o que estou investindo), se eu fosse fazer em luthier valeria mais a pena juntar mais dinheiro e pegar um baixo "pra homem" hehehe :)

Mas falando sério, o SX SJB75C tem me parecido um belo baixo, ouvi uns demos dele, o timbre da criança é bem variavel; claro que não é nem um Fender, mas por ser praticamente do preço do meu XB50A, me parece como a melhor pedida :)

Tem alguém por ai que acha que o SX não vale a pena?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Segundo instrumento (Que baixo complementaria meu "Titular"?)