Que cordas usar em um segundo baixo?

    Autor Mensagem
    Fottógraffo Ceggo
    Veterano
    # jan/17


    Olá pessoal

    Tenho um Tagima Century 5 e recentemente comprei um Warwick Rock Bass Corvete $$, também de 5 cordas.

    No Tagima uso um jogo de cordas com afinação normal, BEADG, e por isso estou pensando em colocar no Corvette cordas EADGC (usando as 4 cordas normais e a C avulsa dos de 6 cordas), ou então usar um jogo de cordas normal, mas com afinação diferente.

    Vocês acham que seria uma boa fazer isso?
    O que recomendam?

    makumbator
    Moderador
    # jan/17
    · votar


    Fottógraffo Ceggo

    Você pode fazer esse esquema (várias pessoas usam assim). Só precisa ter cuidado em relação ao nut. Dependendo da diferença entre a corda que foi projetada para aquele espaço e a que você resolver colocar pode ser preciso alterar a altura do nut para ter uma regulagem correta (que influencia não apenas no conforto ao tocar mas também na afinação nas primeiras casas.

    Outras opções (que podem ser combinadas com a mudança de afinação) é usar cordas de construção diferente (como flat), de forma a ter um timbre mais distante entre os dois baixos que você tem.

    E a opção mais tradicional é transformar um deles em fretless. Fiz isso em um Samick que tinha quando comprei outro melhor. Fiquei muitos anos com esse fretless e ele soava bem melhor sem os trastes.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Também vai da necessidade... Eu estou com uma guitarra em B, e a outra em E. É uma diferença que a troca de instrumento se faz necessária.

    Fottógraffo Ceggo
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    makumbator
    Pensei em fazer um fretless, mas não vejo necessidade de um.
    Toco em igreja, e o outro baixista da igreja comprou um jazz bass fretless, mas diz que logo vai mandar colocar trastes nele.

    Quanto a usar cordas de construção diferente, também pensei nisso. O que você me recomendaria para o Corvette?

    alan.bassplayer
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Fottógraffo Ceggo
    Isso vai muito da tua necessidade cara. Use algo diferente se você precisar de algo diferente. Usar uma afinação diferente ou uma corda diferente apenas por usar, não vale a pena.
    O que EU faria em teu lugar é usar calibres diferentes em cada um dos baixos, para trazer diferença nos timbres.

    rodsom
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Fottógraffo Ceggo
    se for pra fazer experiencia, faz no tagima. eu teria dó de fazer experiencia com o rock bass.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Que cordas usar em um segundo baixo?