Pedais ou pedaleira?

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# nov/08 · Editado por: erico.ascencao


Esta é a discussão mais velha entre os guitarristas, mas não se fala muito sobre este assunto no mundo das cordas graves.

Estou pra pegar um Staner BX200 pra fechar meu set baixístico. Porém acho legal ter uns recursos pra enfeitar um pouco o som. A resposta standard é: "pegue um BDI-21 e seja feliz", mas acho que precisaria de um pouquinho mais de recursos. Eis o que eu precisaria, o que deve cobrir boa parte do que eu gosto de tocar:
- um pedal de simulação que forneça a possibilidade de um som "crunch" (provavelmente o BDI-21 é a referência)
- compressor
- EQ
- afinador (é bom estar na cadeia de efeitos, fica bem prático)

A questão é: pegar os pedais separados ou uma Zoom B2 que tem tudo isso, além da possibilidade de salvar patches e de outros efeitos mais esotéricos?

Uma breve pesquisa no ML me levou aos seguinte valores:
Set de pedais Behringer: R$449
- BDI-21: R$126
- afinador TU300: R$113
- compressor/sustainer CL9: R$100
- BEQ700: R$110
Zoom B2: R$340

E aí? O que vocês acham?

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


mas no caso de vc pegar a pedaleira, vc nao pegaria o BDI-21 também?

acho que seria legal vc ter BDI-21 + pedaleira ou pedais (afinador, comp./sust e eq), pois acho que o BDI-21 deve ser melhor amp sim. / overdrive do que a pedaleira, não??

daí os preços ficam bem similares...

eu iria de pedais separados, por preconceito contra pedaleiras ( =/ )...

obs: nao sou baixista, hehe :P

abraços!

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
Na verdade eu pensava de pegar só a Zoom, pois ela tem uma simulação de Sansamp. Mas agora que você falou desta possibilidade, pode ser interessante.

O legal da Zoom é a possibilidade de salvar patches, assim não fica massante ter que trocar de regulagem nos pedais caso você vá tocar uma música com um timbre diferente. E não adianta falar "ah, baixo não pede tantos timbres diferentes...", porque pede sim. Ultimamente tenho escutado muita música e tenho percebido diversos tipos de timbre de baixo, e chego a dizer que mais variados que os de guitarra.

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


behringer = lixo.

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


bom, acho que o certo é vc ir e testar todos lado a lado, e, levando em consideração preço (q sao iguais no caso de vc pegar o BDI+zoom), o timbre e a praticidade, escolher.

espero q a escolha lhe agrade!!!


abraços!

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
certeza?

todos sabemos que a qualidade de componentes, construção, etc da Behringer é inferior às outras marcas, mas agora me diz: onde que se acha pedais que custam "centipoucos" reais MUITO parecidos com pedais como da Boss, SansAmp, etc (mesmo porque, são copias barateadas dos mesmos), que custam de 2 a 5 vezes mais??

pelo menos pra mim, Behringer é, de longe, melhor custo/benefício. enquanto um GDI, por exemplo, está por volta dos 150, um GT-2 original tá mais de 500.

enquanto um Boss qualquer está por volta de 300~500 reais (dependendo do modelo), os Behringer estão 100~150...

são feitos de plástico, mas é um plastico resistente. só nao vai querer subir emcima do negócio que já é pedir demais!!

se usar com cuidado duram bem.

abraços...

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


é legal tu pegar a pedaleira pra conhecer os efeitos e saber o que realmente usaria..e depois comprar as latinhas!

mas a b2 é otima pra ao vivo..e se bem regulada..poucas pessoas conseguem saber se tem a pedaleira ou se são as latas..

DotCom
Veterano
# nov/08 · Editado por: DotCom
· votar


erico.ascencao
Entre behringers e Zoom, vai de Zoom.

Ah, a simulação de Sansamp dela eu não consegui usar. Ficava muito ruim.

Porém, as de Ampeg, Bassman, Fuzz Face, Tubescreamer, eram legais (a de TS não é fiel ao original, mas se você regular fica legal)
As outras eu usei pouco.

Os efeitos são bem interessantes também.
A sacada de deixar o Compressor/Limiter num módulo só pra ele é ótima, deixando você com 2 módulos de efeito livres pra brincar (chorus + oitavador, por exemplo...), sem contar os módulos exclusivos de reverb e delay (flexibilidade muito boa, principalmente considerando que é uma pedaleira de entrada)

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


E o que vocês acham de BDI + Zoom B2?

TilburaBass
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao

Se o seu baixo é bom, pega só a Zoom pra dar uma colorida no som.
Tenho achado a B2 bem interessante há algum tempo, fora que já economizaria nas modulações.

Não vi essa diferença positiva que tanto falam do BDI, no meu baixo "titular", já no outro que uso, ele até que ficou legalzinho. Mas acho que o dinheiro que investi poderia ser gasto com outra coisa (paguei mais caro nele, pois não queria esperar por entrega, e "a loja" daqui de Maceió é meio careira... Enfim, GAS às vezes atrapalha).

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
Eu acho que só o Zoom B2 vai resolver seu problema.
Só pegue o BDI se você realmente necessitar de um DI (ou, se esse for o caso, pense na B2.1, você ainda ganha um pedal de expressão e uma porta USB pra gravar).

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


erico.ascencao

zoom B9

não pense em outra coisa!

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


japaubatuba
por 400 reais?

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


japaubatuba
Putz, eu acho que essas pedaleiras deste porte (Boss GT-8B, Zoom B9...) são exageradas para um uso mais "comum". Talvez elas sejam úteis para baixistas que têm músicas instrumentais.

Ah se a B2 viesse com as fucking válvulas...

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


erico.ascencao

essa tb é boa (zoom B2) eu assisti varios videos no u2be e tem efeitos bem parecidos mas o lance msm é a tal da valvua não aprendi bem como usar mas deixando no minimo e no maximo dá uma sensivel diferença

japaubatuba
Melhor interpretação
Prêmio FCC violão 2008
# nov/08
· votar


DotCom
por 400 reais?
tá agora q li tudo esquece o que eu falei!¬¬

ABATANGERINA
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
zoom b2 com certeza!!

KNOX
Veterano
# nov/08
· votar


Bom...eu iria de pedais separados mesmo...
O lance quie vc diz de trocar os timbres do baixo a cada música pode ser até que alguém faça isso, mas acho muito mais interessante um baixista que tenha seu próprio timbre e sons ...e q a cada música ele coloque aquele seu som...não sei se me entendeu..mas...mesmo que vc copie os efeitos e simule os amps de cada baixista ainda tem a pegada que de cada um é diferente , então acho melhor apostar num som que seja seu...

TilburaBass
Veterano
# nov/08
· votar


KNOX
Mas o cara pode usar a B2 pra "incrementar" o som dele e não pra copiar, ué!
Tá certo que um pedal é um pouco mais versátil que um pedaleira, mas acho que dá pra colocar sua personalidade com uma pedaleira também.

mesmo que vc copie os efeitos e simule os amps de cada baixista ainda tem a pegada que de cada um é diferente , então acho melhor apostar num som que seja seu...

O cara pode tentar copiar e simular por pedais também. Mas concordo absolutamente com você sobre apostar em si mesmo e no seu som particular. =]

Abraços!

erico.ascencao
Veterano
# nov/08 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Bom, hoje fui na Playtech e levei meu Staner BX200 pela pechincha de R$800. Aproveitei da loja lotada e da boa vontade do vendedor e testei a Zoom B2.

Bem, logo de cara peguei o primeiro patch, desliguei todos os módulos de efeito e deixei só as simulações. Logo percebi a diferença que faz um pedal: o som ganhou um gás tremendo. Até então estava testando com o gain e o volume do ampli no 10 e tinha dificuldades pra escutar dado os clientes guitarreiros que testam seus equipos em volumes absurdos. Depois de ligar a pedaleira, pondo no volume 5 eu me sobresaia em termos de volume fácil.

Porém, achei as simulações muito semelhantes. Tinham simulações de Ampeg, SVT, Sansamp, Fender Bassman... Só uma delas me pareceu um pouco mais encorpada nos graves, mas muito pouca coisa de diferença para as outras. Outras simulações mais diferentes foram a de um tube screamer (ou algum pedal análogo ao TS de guitarra) com um som bem estridente e irritante (para meu gosto) e um bass overdrive (recebi vaias da loja pois não esperava umas microfonias fortes). As simulações de synth me pareceram muito iguais também (das 4, 2 a 2 eram parecidas).

Partindo para os efeitos de modulação, reverb e delay, mais brinquei do que efetivamente achei uma utilidade. O chorus, por exemplo, para aparecer, tem que socar o depth. Mas o compressor é bom, transforma o som numa pancada.

Bom, por fim cheguei à conclusão que pedais separados podem ser uma boa pedida. Comecei a partilhar da mesma idéia do KNOX, de formar um timbre meu. Inicialmente, gostaria de ter uns três ou quatro sons de baixo diferentes (pelo menos o mais próximo possíveis) que são do meu gosto: um som agudo e roncado de Jazz Bass, um som roncado de Rickenbacker, um som bem exótico de um Steinberger (esse aqui:
) e um som de baixo mais aveludado (não tenho uma referência mais precisa, mas acho que vocês devem entender). Os dois primeiros dá pra se chegar próximo com meu SX SJB, mexendo nos knobs de tone e tal. Os outros dois são um pouco mais difíceis. Mas creio que posso chegar a um meio termo mesmo com pedais separados.

A idéia continua a mesma: um BDI-21, um EQ e um compressor.

E agora, o que vocês acham?

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
Ainda acho desnecessário o BDI, veja bem se você precisa dele.
O eq e o compressor acho válidos, claro, desde que você tenha utilidades.

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
O BDI-21 teria a função de "esquentar" o som assim como as simulações da Zoom fizeram, dando um grau tanto na qualidade quanto na pressão sonora do som do amplificador.

Eu não vejo problemas em pegar uma Zoom, a não ser pelo fato de que usarei uns 10% dos recursos dela. Nesse caso, pedais separados poderiam ser melhor. De qualquer modo, precisava testar o BDI lado a lado com a Zoom.

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
Bom, no que eu testei o BDI, percebi que ele é dispensável. Esse lance de "esquentar" o som, é conseguido com equalização adequada.

Pelo que você postou, você gostou do ganho de volume que a zoom deu. Mas isso você consegue com um booster, se for o caso.

Além do que, o BX-200 tem controle de master e gain, mesmo que a saída do seu baixo seja beem baixa, você consegue extrair o máximo de volume do ampli.

Quando se compra uma pedaleira, não se pensa em usar todos os recursos dela (eu tive uma, e nunca usei flanger, delay, chorus, reverb...), mas uma vez ou outra que eu precisei usar algum recurso, estava lá, além de me dar uma gama de timbres considerável (pelas simulações e equalização).

No mais, você deve testar mesmo. Se você acha que seu som vai ficar melhor com o BDI, então compra.

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
Além do grau de volume, houve o grau de qualidade. A Zoom deu uma encorpada geral no som, deixou o grave mais presente, deu um puquinho mais de médios, enfim, fez com que o som deixasse de ser xoxo.

O seu raciocínio é válido também. Além disso, a pedaleira não trás aqueles incômodos de cabos ligando um pedal no outro, roubo de sinal...

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
e aí? se escolheu já?

abraços

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
Você sabe que um som mais alto, por natureza, é mais "encorpado" que um som mais baixo né?

Eu vi seu review sobre o Staner, e como você ficou impressionado com o volume que a B2 dava. Se for comprar a B2 só por isso, eu desaconselho.

Porém, entre comprar um set de pedais sem saber muito bem pra que vai usar, e comprar a pedaleira, o melhor "tiro no escuro" é a pedaleira. Falo isso porque já tive a B2, hoje tenho um set de pedais, mas quando tiver uma grana sobrando eu compro outra B2 sem pestanejar.

A vantagem dos pedais: Você não precisa ficar criando patches. Regula e já era. Quer drive? Pisa no pedalzinho. Não quer mais? Desliga. Agora quer delay? Só é pisar no outro pedal.
Se você quiser fazer isso na B2, tem que criar outro patch igual, e mexer só nesse parâmetro. E deixar em bancos adjacentes.

Mas tem a óbvia vantagem da praticidade. E, pelo menos, comparando com behringers da vida, não vejo menor qualidade. Vejo sim, efeitos diferentes (o chorus da zoom soa diferente do da boss, ou do da behringer), e em alguns efeitos, menos possibilidades de controle. Mas pra quem não é viciado em controlar os mínimos detalhes do efeito (ou é adepto do conceito MXR - "quanto menos, melhor"), é uma boa.

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


DotCom
PedroShinzato
Pensando e pesquisando um pouco mais lembrei também da Bass VAmp. Já que ela se propõe a ser um simulador de amps, pode ser uma boa opção pra mim. E além disso, ela tem simuladores de amp de teclado e outras coisas que podem ser interesasntes num futuro não muito distante.

DotCom
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao
Sabe o pato? Ele anda, nada e voa. Não faz nada direito.

A B2 tem menos simulações, mas muito mais "usáveis", além do que a equalização paramétrica é bem mais útil.

erico.ascencao
Veterano
# dez/08
· votar


Faz tempo que eu criei este tópico, mas só estou passando aqui pra falar que eu acabei me decidindo nem por um nem por outro. Comprei uma Zoom B2.1, principalmente por causa da saída USB, que eu descobri ser um ótimo recurso para gravações.

ABATANGERINA
Veterano
# dez/08
· votar


erico.ascencao
já testou no sem amp? o que achou?

DotCom
comparando a zoom b2 com seu set, em relação a qualidade de efeitos, compressor e simulaçõs, a zoom b2 perde?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais ou pedaleira?