Uma pequena dúvida sobre Jazz Bass

    Autor Mensagem
    Koren
    Veterano
    # jun/08


    Eu reparei que todos os JB's que eu vi tem o mesmo design, baseado nos da Fender. Isso é realmente necessário (sustain e tal) ou é simplesmente por pura estética? (reconheçer que aquele é um JB só de ver a headstock, por ex.)

    Por exemplo, eu poderia ter um JB com o mesmo design de um Condor bx-12 e obter um timbre semelhante?

    Agradeço desde já.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koren
    Cara, não entendi bem a sua pergunta, mas acho que vc quer saber se o design do corpo iunfluencia no som, não é?
    Se for, saiba que a resposta é sim e não, e não pode ser respondida simplesmente.
    Abç

    ClaudioBass
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    resposta é sim e não, e não pode ser respondida simplesmente.

    Pô Bertola, até eu viajei nessa :-) Mas concordo que isso seja algo complicado pra responder...

    Edit:

    O Jazz Bass é reconhecido pelo design mesmo, corpo, mão e 20 trastes. O desenho do Jazz Bass virou uma referência.

    Tem um vídeo no Youtube de um cara fazendo a demonstração de um baixo Lakland, onde ele consegue timbrar um Jazz Bass, um Precision e um Music Man... então, no caso específico da sua pergunta, o timbre não quer dizer muita coisa... eu posso estar tocando um Lakland e você achar que é um Jazz Bass. É nesse argumento que estou me baseando pra dizer que o Jazz bass é reconhecido pelo desenho!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Soulface
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koren
    Eu reparei que todos os JB's que eu vi tem o mesmo design
    Bom... Se o corpo tiver outro desenho, deixa de ser Jazz Bass né?!

    Tipo... já viu carro de 2 rodas?

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Soulface
    Tipo... já viu carro de 2 rodas?
    Se chama "moto".

    Exemplos de moto:

    http://static.blogo.it/motoblog/moto-guzzi-griso-1200-8v/big_moto_guzz i_griso_8v.jpg

    http://www.rossetti.eti.br/solitario/moto.jpg

    http://www.dumafiga.com/3d/posts/moto/motoShaded2.jpg

    *repare que possuem APENAS 2 rodas.*

    Abraços.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koren

    Por exemplo, eu poderia ter um JB com o mesmo design de um Condor bx-12


    Não............simplesmente pq o design do jazz bass é esse e pronto...o bx-12 nao é um jazz bass.

    Sobre obter um timbre de jazz bass, ai acho possivel, com os mais variados modelos de baixos.

    Koren
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Pô, na minha cabeça a pergunta tava clara, vai ver o que é confuso é claro pra mim, e vice-versa. :P

    Mauricio

    Mais ou menos. Queria saber se o Jazz Bass, em todo seu design e tal tinha um construção especifica pra ter o timbre próprio dele ou se era só um padrão de reconhecimento.

    ClaudioBass

    Ah tá, entendi. Era isso mesmo que eu queria saber.

    Resto do pessoal

    Sem paciência de por o nick de cada um, foi mal. :x Mas valeu pela atenção, ajudaram muito. Abraços!

    Paco Ribeiro
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Bom os JB da Warwick são bem diferentes dos JB comuns

    Warwick Corvette FNA Jazzman

    Warwick The Streamer Jazzman

    ClaudioBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Paco Ribeiro
    Bom os JB da Warwick são bem diferentes dos JB comuns

    A Warwick não pussui modelos Jazz Bass... mas sim modelos Jazzman e Rockbass.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    maquiro
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: maquiro
    · votar


    Para mim, "jazz bass", assim como "precision", são baixos nos mesmos formatos dos Fender, logicamente que aceitando as pequenas diferenças exigidas pelo "copyright" (antes do processo da Fender as cópias eram idênticas).

    Acho que somente ter captadores tipo J não faz de um baixo um JazzBass.

    Paco Ribeiro
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    ClaudioBass

    Mas qual a diferença do jazzman pro jazz bass?

    ClaudioBass
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Paco Ribeiro
    Mas qual a diferença do jazzman pro jazz bass?

    O desenho do corpo, braço e mão... ou seja, tudo!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Koren
    Cara, a partir de determinados padrões (tipo de madeira do corpo, quantidade de madeira do corpo como um todo ou de partes sensíveis como a trócula, tipo de construção, etc), todos os instrumentos são muito semelhantes. Por isso sua pergunta não pode sere respondida nem faz muito sentido.
    Abç

    Koren
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mauricio

    Hmm, saquei. Não estou muito afundo no aspecto "Luthier" do baixo, então pra mim a pergunta foi simples. Vlw. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma pequena dúvida sobre Jazz Bass