Troca de Captadores

Autor Mensagem
Gualter
Veterano
# mai/08


Possuo um Jazz Bass Squier e estou pensando em trocar os captadores. Pelas configurações o que eu acho que chega no som que quero dele é o SPB-3 da Seymour Duncan. Mas esse captador é de Precision. Será possível colocar esse cap no Jazz Bass e funcionar corretamente? Uma alternativa que penso, caso não possa colocar o SPB-3 é o STK-J1 que é um captador de Jazz Bass.
Mas prefiro o SPB pela equalização dele: (6/4/7 - Treb, Mid, Bass). O modelo STK-J1 é semelhante (6/5/7) mas no site mostra que o modelo de precision é adequado a quem usa palheta.
Qual posso melhor adaptar ao meu baixo, levando em consideração que quero mais grave em meu instrumento?
Alguns da DiMarzio me interassaram também:
- Will Power DP 146 (mas não sei quanto à sua adaptabilidade no JB
- Ultra Jazz Set DP 149 ou 148

Will Piasecki
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter

Botar um Precision num Jazz envolve fazer cortes na madeira do baixo... Pode ser que prejudique o visual, pois os cortes sao bem diferentes e, se quiser voltar ao normal, depois vc vai ter que encher com madeira de novo, vai dar trabalho e pode sair meio caro. Jah pensou em um set J/J mesmo da seymour?

fabricio 12
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter

Jah pensou em um set J/J mesmo da seymour?(2)

Gualter
Veterano
# mai/08
· votar


Em relação ao visual não estou preocupado, eu sei que o baixo irá virar algo "frankstein", mas estou mais interessado na sonoridade. Eu só não faria essa modificação caso o custo de faze-lo seja altissimo, maior que o custo do Cap por exemplo.
Não vi esse cap set J/J da SD ainda...

jkdias
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter

é 4 ou 5 cordas?

Gualter
Veterano
# mai/08
· votar


4 Cordas!

jkdias
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter
quero mais grave em meu instrumento
4 Cordas!

sugiro o AJJ-1

só que se prepara que o grave dele vem soprando mesmo!

jkdias
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter

ah, tem um cara no ML vendendo um par desses caps, se não me engano ele é de MG.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter
Cara, compre um bom par de captadores modelo Jazz Bass e um bom Equalizador, isso basta.
Abç

vefer
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Cara, compre um bom par de captadores modelo Jazz Bass e um bom Equalizador, isso basta.(2)

vefer
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter
Cara, na minha opinião, não vale a pena cortar seu Squier não. Vc pode tirar um som ótimo com captação JJ. Os riscos que vc vai correr e o preço para a modificação não vão valer a pena. Pq não compra um Squier precison ou vende o teu baixo e compra um Precison mexicano?

laricasdog
Veterano
# mai/08 · Editado por: laricasdog
· votar


se precisar cortar a madeira é só levar no marceneiro do teu bairro, mas desenha o gabarito na madeira antes, senao já viu....... vai ter q gastar num escudo novo tbem.

qual tipo de som voce toca? e ouve? quem toca rock no geral usa precision com palheta. por que voce escolheu um Jazz bass passivo?

qual squier voce tem, deluxe, standard, california? no geral ele está com braços e ferragens legais? eu acho que tentaria vender e comprar um precision. mas com certeza eu trocaria os caps.... os caps que vem nos squier sao muito ruims, ceramicos, parecem de brinquedo. o som é terrível, graves embolados e agudos que dóem aos ouvidos. ainda mais se sair de fabrica desregulado (os china).

coloquei um par de precision fender 62 original e o som do desgraçado do meu squier nasceu!!!!!!!

compra uns pedais e é só alegria ;)

allexcosta
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter

Eu diria q eu discordo da maioria nesse assunto. Acho q o captador P tem um som bastante caracteristico q muitos apreciam e vc parece um deles. Acho q vc deveria aproveitar q o servico de marcenaria no Brasil eh barato e fazer a configuracao q vc quer. Eu particularmente gosto muito do PJ invertido, eh obvio q um novo escudo eh necessario. Caso haja necessidade fica tambem bem facil voltar ao JJ.

mum
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter
Fiz isso no meu SX sjb75c, e ficou do caralho :)

tem foto perdida dele por ai no fórum. e nem precisei cortar o baixo.

Will Piasecki
Veterano
# mai/08
· votar


mum

Como que encaixou um Precision num espaço para um single sem cortar??? O_O

conehc
Veterano
# mai/08
· votar


mum
Poxa, o meu é um sjb75 normal e pelas medidas não cabe um captador P ali nem forçando. Um captador P padrão tem cerca de 5.5 cm de largura, a cavidade do meu tem 4.5

mum
Veterano
# mai/08
· votar


Will Piasecki
conehc

O SJB tem um puta buraco embaixo do escudo. Antes de comprar o SPB-3 (que ainda é um pouco maior que os captadores P padrões) eu tirei o escudo para tirar as medidas, e realmente, cabia. O espaço é tão grande que se bobear cabe um MM hehehe :P. Tanto é que paguei R$15,00 de mão de obra (o cara só me cobrou a instalação da parte elétrica.

Que ano é seu sjb conehc?
O meu é um sjb75c '06. Será que entre os modelos e anos há diferença nos cortes do corpo?


Quando eu chegar em casa eu abro ele e posto umas fotos do buraco e do captador.

[]s

Will Piasecki
Veterano
# mai/08
· votar


mum

Entao vc teve que cortar soh o escudo?

mum
Veterano
# mai/08
· votar


Will Piasecki
O escudo eu tive que mandar fazer outro :(

conehc
Veterano
# mai/08
· votar


mum
O meu foi comprado em 2006 também, no início, então foi produzido em 2005. Ele tem esse buraco debaixo do escudo mas não cabe um captador P. Eu estava pensando em colocar um cap P no sx a um tempo atrás, mas medi o captador do meu baixo que tem captação pj e medi o buraco do sx e não cabia.

http://img231.imageshack.us/img231/9693/dsc05788hi3.jpg
(esse é meu sx aberto)

Gualter
Veterano
# mai/08 · Editado por: Gualter
· votar


sugiro o AJJ-1

só que se prepara que o grave dele vem soprando mesmo!



Não desejo captadores ativos, pelo lance da bateria...

Gualter
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Cara, compre um bom par de captadores modelo Jazz Bass e um bom Equalizador, isso basta.
Abç


Se o custo (o qual não verifiquei ainda..) for muito elevado...colocarei caps de jazz...
Mas minha preocupação é pelos graves...quero mais graves...o máximo que um cap passivo possa dar para quem toca usando palheta e distorção no baixo.

Gualter
Veterano
# mai/08 · Editado por: Gualter
· votar


jkdias

ah, tem um cara no ML vendendo um par desses caps, se não me engano ele é de MG.


Cara tô procurando alguns dos caps q citei por lá e não acho...e pergunto p/ os vendedores e eles dizem q estão em falta[b][/b]

Gualter
Veterano
# mai/08 · Editado por: Gualter
· votar


laricasdog

se precisar cortar a madeira é só levar no marceneiro do teu bairro, mas desenha o gabarito na madeira antes, senao já viu....... vai ter q gastar num escudo novo tbem.

qual tipo de som voce toca? e ouve? quem toca rock no geral usa precision com palheta. por que voce escolheu um Jazz bass passivo?

qual squier voce tem, deluxe, standard, california? no geral ele está com braços e ferragens legais? eu acho que tentaria vender e comprar um precision. mas com certeza eu trocaria os caps.... os caps que vem nos squier sao muito ruims, ceramicos, parecem de brinquedo. o som é terrível, graves embolados e agudos que dóem aos ouvidos. ainda mais se sair de fabrica desregulado (os china).

coloquei um par de precision fender 62 original e o som do desgraçado do meu squier nasceu!!!!!!!

compra uns pedais e é só alegria ;)



Estou vendo com um Luthier que está fazendo uma guitar p/ o vocal da minha banda, preciso mandar uma foto do Bass a ele. Meu bass é um squier Standard e está tudo ok com ele, menos o som! Agudo! Embora eu tenha colocado cordas 50 (0.5) nele!
Eu toco sons na linha grunge/stoner...uso pedais de distorção ; Distortion e Fuzz da Boss e um Equalizer da Ibanez...e uso palheta!

Gualter
Veterano
# mai/08 · Editado por: Gualter
· votar


No ML achei o Captador EMG-P HZ, mas não sei qual a sua equalização (Bass, Treble e Middle)...alguem sabe?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


Gualter
Por isso recomendei o Boss GEB-7, com ele, vc consegue o grave que quiser, e que o seu amp esteja preparado para aguentar.
Abç

laricasdog
Veterano
# mai/08
· votar


concordo 100% com o bertola. um geg-7 é fundamental. fez uma diferença monstro no som dos caps originais do meus squier. mas quando troquei os caps por fender original o som sem equalizer ficou muito semelhante ao som com o equalizer. um compressor é muito bom mas tem bastante ruidos.

cara pro que voce toca tem que colocar um precision mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/08
· votar


cara pro que voce toca tem que colocar um precision mesmo.
Não vejo a necessidade disso também. Compre o DVD do Led Zeppelin e veja o John Paul Jones com um Jazz Bass fazendo um som gravão e poderoso (ele usava um cabeçote Acoustic transistorizado de 300WRMS e caixa 2X15).
Abç

mum
Veterano
# mai/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
auhauha mas caixa 2x15 é soco no peito na certa :P

conehc
ainda nao esqueci da sua foto, é que to meio sem tempo, assimq ue der eu abro o baixo e bato uma foto de como ficou com o cap P

[]s

gualtersouza
Veterano
# mai/08 · Editado por: gualtersouza
· votar


Saudações Gualter, xará.
Saudações Mestre Bertola...

Sou aprendiz de baixista, tenho um Sx sjb75, que comprei no ano passado. Também estou pensando em melhorar a captação do meu, mas ainda não sei como escolher, pois me falta conhecer melhor as diferentes opções. Estou usando o BDI-21 e penso em adquirir um equalizador... talvez um GEB-7, mesmo.
Pergunto aos colegas, qual é o critério que vocês utilizam para escolher a configuração dos caps? É baseada em se conhecer a configuração de algum artista e gostar do som dele?

Obs: Muita coincidência: Gualter e baixista também....
Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Troca de Captadores