Troca de captadores ... jazz bass p/ precision

    Autor Mensagem
    _freak_bassist_
    Veterano
    # set/05


    Ola a todos, o tópico é longo porém leiam atentamente por favor.
    Eu tenho um Giannini Jazz Bass de 4 cordas igual a um destes :

    Modelo identico ao meu baixo : http://www.offbalance.nl/images/gear/chris/jazz_bass.jpg

    Bom, o fato é que eu quero tirar os captadores de Jazz bass dele e colocar uns Seymour Duncan Quarter Pound para Precision Bass ...

    Eu faria do seguinte modo .... iria retirar o captador de Jazz Bass do escudo, compraria outro com encaixe para os captadores novos, colocaria os seymour duncan no lugar do captador do escudo e os ligaria ....

    Captadores Seymour Duncan : http://www.seymourduncan.com/website/images/SPB-3.jpg


    Ja o captador que fica no corpo eu o deixaria la para que não ficasse um Buraco no meu baixo ....

    PArece que isso funciona na pratica porem da pra fazer isso ?


    Assim meu baixo ficaria deste jeito aki :

    http://www.fender.com/products/prod_images/basses/0135760359_md.jpg

    Computer Phantom VIII
    Veterano
    # set/05
    · votar


    _freak_bassist_
    Abre um buraco para precision e manda fazer um escudo de Jazz Bass com entrada para precision. Ae dava certo.

    otavio016
    Veterano
    # set/05
    · votar


    da

    dominico
    Veterano
    # set/05 · Editado por: dominico
    · votar


    ...

    AstonBarret
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Dá sim. Isso se chama transformar de JJ para PJ. Vais ganhar uns graves.

    Abraço.

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    _freak_bassist_

    [i]Assim meu baixo ficaria deste jeito aki :

    [http://www.fender.com/products/prod_images/basses/0135760359_md.jpg[/ i ]

    Com exceção do corpo (q tem diferença entre o Jazz Bass e o Precision) seu baixo ficaria assim... hehehe

    Mas dá pra fazer sim, porém o luthier terá que aumentar o tamanho da cavidade do captador do braço.

    Ernani_Harris
    Veterano
    # set/05
    · votar


    da pra fazer isso trank... vai ganhar uns graves a mais como o ASTONBARRET falo e tb medios.. c vc regular legal... faz o buraco no intrumento perto do braço para os P's .. coloca o captadores P e J...coloca um scudo d P fazendo um buraco pra J antes.. jah q vai levar no luthier....ele faz isso molin...fecha o menino com o scudo.. e manda bala.. hehe abraço e fui,,..

    _freak_bassist_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    da pra fazer isso trank... vai ganhar uns graves a mais como o ASTONBARRET falo e tb medios.. c vc regular legal... faz o buraco no intrumento perto do braço para os P's .. coloca o captadores P e J...coloca um scudo d P fazendo um buraco pra J antes.. jah q vai levar no luthier....ele faz isso molin...fecha o menino com o scudo.. e manda bala.. hehe abraço e fui,,..

    Mas eu estava pensando em tirar os captadores de Jazz Bass e só dexa os Seymour Duncan.
    Eu deixaria só o captador do corpo pra tampar o buraco mesmo .... mas ele ficaria desligado.

    Para ser sincero, gostaria que com estes captadores novos meu baixo soasse como os baixos do Sum 41, Millencolin, MxPx ....
    Sei que essas bandas não possuem os melhores baixistas porém gosto muito deste estilo de musica.

    P.S: Tb toco outros estilos de musica com objetivo só de treinar. (Iron, Red Hot ...)

    otavio016
    Veterano
    # set/05
    · votar


    alguem poderia me dizer se tem como colocar um cap. modelo P mais perto do braço, mas deixando os 2 J?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    otavio016
    Use a "ferramenta" certa: O Luthier.
    Abç

    _freak_bassist_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Olá a todos.
    Enfim, comprei meus captadores Seymour Duncan pra Precision.
    Vou levar no luthier, mandarei ele colocar um escudo pra encaixar somente os precisions.
    OU seja, vo tira um captador de jazz antigo e vo dexa no canto. O outro que esta preso no corpo vou desativa-lo, porém vou deixa-lo no corpo para não ficar um buracão no corpo.
    Enfim, voces tem noção se vai sair muito caro pra levar no luthier ?
    Meu amigo disse que precisa trocar as cordas pq é muito dificil de colocar as cordas velhas novamente no baixo. (nunca tirei elas do baixo).

    AstonBarret
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Trocar as cordas não precisa nah. Só troca se tiver mto velha, pra extrair o melhor do timbre de seu captador novo.

    Agora, na boa? Coloca o Precision e deixa o Jazz da ponte, cara! Tu vai ter muito mais versatilidade, e creio que não vá te atrapalhar em nada... já que tu vai deixar ele ali... liga ele, pô...

    Abraço.

    _freak_bassist_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mas nao tem problema de dexa ligado somente um captador de Jazz ?
    Naum precisa os dois estarem ligados?

    Pq eu vo te que tira um se quizer colocar os seymour duncan... quero colocar na mesma posicao que estao os captadores dos baixos do Mike Dirnt (green day) e mark hoppus (do blink) ... quero que meu baixo tenha o mesmo timbre que o deles

    bruno_san
    Veterano
    # set/05
    · votar


    mas mesmo ligado, teu baixo deve ter os controles de volume dos captadores, então é só regular pro som sair no do braço (o split)
    mas leva em conta que na questão sonoridade, isso envolve várias coisas, além da captação, como amplis, efeitos palheta-dedo etc e tals...

    otavio016
    Veterano
    # set/05
    · votar


    _freak_bassist_
    ae cara, quanto vc pago nos caps? posta o som dai....

    _freak_bassist_
    Veterano
    # set/05
    · votar


    PAguei 130 reais neles, lógico que pedi pra alguem traze-lod dos EUA, pq aqui é muito caro um desses

    marcioazzarini
    Veterano
    # set/05
    · votar


    _freak_bassist_
    Meu amigo disse que precisa trocar as cordas pq é muito dificil de colocar as cordas velhas novamente no baixo. (nunca tirei elas do baixo).

    Cara.. Na boa.. Cordas novas é item obrigatório pra tirar um bom som do baixo... Vc pode ter o melhor captador do mundo, mas se a corda estiver velha, vc nunca vai tirar um som de acordo...
    Cordas devem ser trocadas em média a cada 3 meses (chutando alto, pq isso depende muito de quanto vc toca com se baixo)

    AstonBarret
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mas nao tem problema de dexa ligado somente um captador de Jazz ?

    Não... tem muito baixo que vem de fábrica com essa configuração... um captador Precision perto do braço, e um Jazz na ponte.

    Eu falei aquilo pq PARTICULARMENTE acho que tu vai ter bem mais opções de timbre, saca... se tu quiser somente o timbre do Precision, tu tira o volume do Jazz... se tu quiser o som do Jazz da ponte (a lá Jaco), tu tira o volume do Precision... e dá pra combinar os dois volumes, pra tirar um som bem equilibrado entre graves e agudos...

    sacou?

    Abração.

    otavio016
    Veterano
    # set/05
    · votar


    _freak_bassist_
    esses caps, sao melores q os fender?

    Half
    Veterano
    # set/05
    · votar


    _freak_bassist_
    Eu tenho um Fender Precision americano, e mandei colocar um captador Jazz na ponte... Ficou muito bom, você pode optar só pelo Jazz ligado (som Jaco), só Precision ligado (som Steve Harris, Duck Dunn) e ambos ligados, com um som mais moderno e bem bacana.

    Mas ao invés de colocar mais um botão de volume, pro jazz, eu mandei colocar uma chavinha de três posições (igual a das guitarras Les Paul, no lugar em que ficaria o novo botão), e o baixo continua com um botão de volume e um de tonalidade. Acho que ficou bem prático e discreto.

    NFA_METAL
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dando um up no topico! rsrsrsrs

    to com uma duvida parecida com o _freak_bassist_....

    tipo vo pegar um SX usado (vi o baixo ta.. NOVO e num otimo preço!) e queria saber se tem como deixar os dos caps Jazz e por o Precision perto do braço? teria que colocar mais um ´pot de volume ou vale a pena por uma chave seletora?

    tipo vo tocar estilos extremos (doom e black metal.. horror punk) e ja vi baixos com dois caps de Precision.. isso da mais "punch"?

    ajuda eu ae!...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    NFA_METAL
    Não, não dá. Apenas mais graves...
    Abç

    peter.forc
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: peter.forc
    · votar


    NFA_METAL
    Creio que vc. esteja querendo fazer algo semelhante ao Urge II, o signature da Fender p/o Stuart Hamm, correto ?

    http://www.fender.com/support/diagrams/pdf_temp1/basses/0191500A/SD019 1500APg4.pdf
    http://www.fender.com/support/diagrams/pdf_temp1/basses/0191500A/SD019 1500APg2.pdf

    No Urge II há os dois caps. JB mais um PB (mas entre os dois single JB). Além disso, a eletrônica dele é ativa e os JB são noiseless. É claro que isso tudo foi feito por uma equipe de desenvolvimento da Fender, casando corretamente os sinais e características dos captadores... Já experimentei (muito rapidamente, em uma loja de Sampa, há muitos anos atrás) um baixo desses, e realmente era um "canhão", mas em uma produção "caseira", como vc. pretende, mesmo trabalhando com um bom luthier, o resultado, em minha opinião, é um pouco imprevisível, talvez não tenha o efeito desejado por vc.

    Se vc. deseja mais "punch" no seu som, talvez seja mais negócio investir em um amplificador mais "nervoso", mais potente, e tb. com melhor definição/qualidade de som. Não tenho a menor dúvida que vc. não vai se arrepender. Fica a sugestão...

    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    peter.forc
    Concordo plenamente.
    Abç

    arielschimidt
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara eu sou novo por aqui, mas tenho uma situação igual a sua!! Eu tenho um Gianini Jazz Bass 1978 (com pintura toda bagaçada), mas eu já fiz o seguinte: comprei um par de captadores jazz bass Seymour Duncan SJB02 e mais um captador Seymour Duncan SJB01 Vintage. Eu liguei os 3 captadores do contrabaixo através de uma chave, fiz o seguinte: Deixei os SJB-02 na ponte e no braço, e o vintage no meio dos dois (eu queria colocar um captador Precision ali). Ai eu liguei um controle de volume geral, na chave eu liguei os captadores SJB-02 e no lugar do Tone eu coloquei o volume do SJB-01. Ficou com uns par de timbres legais.
    Agora eu vendi esses SJB-02 e estou aguardando chegar dos EUA um par de captadores Fender Noiseless Samarium (o mesmo do Jazz Bass Deluxe) e um humbucker do fender precision deluxe. Acho que vai ficar legal, caso meu amigo não consiga esse humbucker ele vai me mandar um captadore JJ e JP da Dimarzio, ai vou instalar o par do fender noiseless e o do precision no meio. Aqui em Maringá custa uns R$ 150,00 para um luthier fazer isso, mas acho q vale a pena.
    Abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Troca de captadores ... jazz bass p/ precision