Dica na construção de baixo

Autor Mensagem
Alain Caron
Veterano
# out/03


Galera, construi um baixo elétrico e um acústico. O elétrico não ficou lá essas coisas mas achei que aprender luthieria é uma coisa animal, por isso pretendo continuar aprendendo. Por isso queria um conselho de vcs: o que vcs consideram mais importante em um instrumento. O peso ? A ação ? Tamanho ? Trastes ? Captação ? Me dêem umas dicas. Estou começando outro que vai ter um formato Jazz Bass.

Valeu

nukebass
Veterano
# out/03
· votar


Cara, eu particularmente viso primordialmente a tocabilidade do instrumento... a minha maior revolta é ver um baixo Fender com aquele timbre lindo, maravilhoso, incomparável, mas com uma tocabilidade PODRE!

Se for falar de TIMBRE com "T" maiúsculo eu sem dúvida nenhuma fico com o timbre dos Fender... mas a tocabilidade dele eu realmente detesto...

O Baixo perfeito para mim:

1. Ação de cordas SUPER baixa
2. Quase sem raio de curvatura na escala(escala plana)
3. 5 cordas com afinação c-G-D-A-E(da aguda pra grave)
4. 26 trastes
5. No máximo 4,5Kg de peso.

E O TIMBRE IGUAL AO DO FENDER É CLARO!!! =D

P.S: que nick massa esse seu hein brother?!?!?! ;-)
Como estão as novidades com o UZEB??? :-D

Alain Caron
Veterano
# out/03
· votar


nukebass

Valeu pelas dicas. O foda de ação muito baixa em contrabaixo é que as cordas vibram muito, e acabam trastejando.

Vou me preocupar com estes detalhes.

Quanto ao UZEB, não ouço muito. Mas curto o Alain Caron pra caramba. Já ouviu o solo que tem no site dele ?

nukebass
Veterano
# out/03
· votar


Alain Caron
É cara... só eu sei meu sufoco! Tento colocar minhas cordas o mais baixo possível, mas acabo perdendo timbre e sustain... principalmente no Fender... :-/

Ainda não ouvi esse solo dele... mas já ouvi falar muito bem desse Canadense! ;-)

Phelipe
Veterano
# out/03
· votar


Alain Caron, vc disse que construi um baixo acústico!!! Como foi que ele ficou? ficou bom de som, quanto custou? Qual madeira tu usou, como c vez pra dá formato a ela?!!

pagode alto astral
Veterano
# out/03 · Editado por: pagode alto astral
· votar


Postei isso no tópico de sites interessantes mas vale aqui pros construtores tb:

Esse é no mínimo curioso!
Um gringo resolveu fazer um baixo fretless e até gravou uma mp3 com o bass.
No visual parece um Tonantão mas o esforço do cara é o que importa.

[url=http://www.bluesblast.com/bass_guitar.html


pagode alto astral
Veterano
# out/03
· votar


Saiu errado o link.....
entrem aqui:

http://www.bluesblast.com/bass_guitar.html

Alain Caron
Veterano
# out/03
· votar


Phelipe, dá uma olhada no site http://lutheria.sites.uol.com.br

Lá vc vai ver com eu dei forma às laterais. Quanto ao som, vcs podem não acreditar, mas ficou melhor que muitos acústicos que vejo em lojas. Normalmente, os caras fazem um corpo muito pequeno, afinal vão tocar plugado. O meu acústico tem o corpo bem grande e dá uma boa acústica. Dá pra acompanhar violão na boa...

leoguima
Veterano
# out/03
· votar


Alain,

Vc está vendendo estes baixolões? Sempre quis um baixolão para acompanhar sem amplificar. Se alguém souber de outra marca....

Abraços

Alain Caron
Veterano
# out/03
· votar


leoguima

Existe um monte de marcas de acústicos nas lojas. Dê uma olhada. Mas sem dúvida eu posso te vender, se quiser. A partir do dia 15/11 começarei a construir um ABG novo. Se tiver interesse e gostar, a gente negocia...

HignocliuS
Veterano
# out/03
· votar


[quote]Valeu pelas dicas. O foda de ação muito baixa em contrabaixo é que as cordas vibram muito, e acabam trastejando.[/quote]

Na real? Não esquento mais com trastejamento. Eu sentei as cordas no braço sem dó. Se eu toco no meu estilo trasteja pra caramba. Se bater normal não trasteja. Mas na hora do rolo, quando o volume ta alto, vc nem percebe...

Alain Caron
Veterano
# nov/03
· votar


É isso aí. Então esse trastejamento é um problema de baixo e não dos meus baixos. No cosa de um acústico (sem plugar) pra não aparecer o trastejamento, eu toco com palheta.

TrancudoBass
Veterano
# nov/03
· votar


nukebass
escala plana? eu ja toquei em um baixo de 5 cordas com pouca curvatura na escala, e senti um puta desconforno!!!

gu_apus_nsh
Veterano
# nov/03
· votar


Alain Caron

Vc faz baixos?!?!?!
se vc fizesse um baixo modelo Jazz Bass da Fender, 5 cordas, qto ficaria mais ou menos???

Tio Fefê
Veterano
# nov/03
· votar


Sim, a regulagem de altura de cordas e etc, fica por conta do estilo de quem tá tocando. No caso do NUKE , q toca tapping na maioria do tempo, tem q ser baixinho mesmo. No meu caso, q toco mais na onda tradicional, e com uma enorme variação de força na mao direita, pra acompanhar as inumeras dinamicas q uma musica pode apresentar, tenho q usar cordas mais altas, o q tbm é nessessario na hora de gravar, pro som ficar limpo, sem trastejar. Em suma , priorizo o timbre , e minha mão q se vire pra tocar o baixo alto mesmo... Prefiro escalas quase planas como o Nuke, não é so costume, é q fica mais linear pra mão direita, melhor pra saltos entre cordas e melhor pra tocar no gás. A captação tbm é muito pessoal, eu prefiro singles passivos posicionados precisamente nos mesmos lugares do jazz bass.

Tio Fefê
Veterano
# nov/03
· votar


Sim, a regulagem de altura de cordas e etc, fica por conta do estilo de quem tá tocando. No caso do NUKE , q toca tapping na maioria do tempo, tem q ser baixinho mesmo. No meu caso, q toco mais na onda tradicional, e com uma enorme variação de força na mao direita, pra acompanhar as inumeras dinamicas q uma musica pode apresentar, tenho q usar cordas mais altas, o q tbm é nessessario na hora de gravar, pro som ficar limpo, sem trastejar. Em suma , priorizo o timbre , e minha mão q se vire pra tocar o baixo alto mesmo... Prefiro escalas quase planas como o Nuke, não é so costume, é q fica mais linear pra mão direita, melhor pra saltos entre cordas e melhor pra tocar no gás. A captação tbm é muito pessoal, eu prefiro singles passivos posicionados precisamente nos mesmos lugares do jazz bass.

Tio Fefê
Veterano
# nov/03
· votar


ué, saiu duas vezes... coi di loko, eu nao enviei duas vezes...

pagode alto astral
Veterano
# nov/03
· votar


Tenho 3 baixos totalmente diferentes.
Um é fretless,21 casas invisíveis.
Outro um PBass 20 casas com escala totalmente curva e timbra carregado de grave. Passivo.
E o outro ativo , 24 casas bem retilínea a escala e cordas extremamente paralelas.Maior espaço entre cordas e com tensão notavelmente maior nelas tb devido a extensão do braço , etc.

Acho legal isso pq acabo tendo que me adequar aos 3 tipos e acabo não estranhando a maioria dos bass que testo ou brinco.

nukebass
Veterano
# nov/03
· votar


TrancudoBass
Para algumas coisas realmente fica desconfortável... por exemplo: dar um bend

Mas para Tapping, que é a minha praia, um baixo de escala com pouco raio de curvatura é muito interessante.

Alain Caron
Veterano
# nov/03
· votar


gu_apus_nsh

Cara, me mande um e-mail para conversarmos (lutheria@uol.com.br). Um instrumento pode variar muito de preço de acordo com as peças e madeiras.

Falowww.

Valesi
Veterano
# nov/03
· votar


velho, queria saber um negócio...
dah pra montar um baixolão juntando um corpo de violão e um braço de baixo???

Alain Caron
Veterano
# nov/03
· votar


Valesi

Brother, a principal diferença entre um violão e um baixolão é, além do nº de cordas (claro), o tamanho da escala. Ou seja, se vc colocar um braço de baixo e mudar os furos do cavalete, beleza. Isso "teoricamente". Agora os detalhes. Um contrabaixo precisa de muito espaço interno para produzir som (ex: baixo de orquestra) e um violão tem um corpo pequeno pra isso. Tem o problema tb da tensão das cordas no tampo, que é maior do que corda de violão. O tampo normalmente é mais fino e tem uma estrutura interna mais frágil, uma vez vibra com mais facilidade. E finalmente: dá um trabalho desgraçado. Acho que é difícil achar um braço de baixo acústico. Por tudo isso junto é que resolvi construir baixos acústicos. Corpo grande (que não existem em lojas), tampo forte, braço certo. De qualquer forma, se estiver afim de tentar, te passo as infos que tenho a respeito.

gu_apus_nsh
Veterano
# nov/03
· votar


Alain Caron

E ai cara.... bao??

Entao, queria saber, o formato do corpo do contra-baixo influencia no som, ou algo assim???

Alain Caron
Veterano
# nov/03
· votar


Baixolão, influencia sim, mas nada muito drástico. O pricipal é o tamanho. Precisa de bastante espaço interno pra sair som. Os "ombros" podem ser menores (com cutways inclusive), mas a "bunda" tem que ser grande.

No caso do elétrico a madeira é mais importante do que o formato.

Beleza ?

fuleragi
Veterano
# nov/03
· votar


Alain, me diz uma cola BOA mesmo pra colar partes onde vão ser exercidas altas pressões
vlw eu agradeço

fuleragi
Veterano
# nov/03
· votar


responde ae alain?
alguem tem o icq dele?

Alain Caron
Veterano
# dez/03
· votar


Cara, eu sempre uso cola branca nos meu instrumentos e ela bem resistente. Nunca tive problema. Tinha um baixo com a mão quebrada e só a cola branca de madeira foi suficiente.

O gringos usam uma cola chamada Hide Glue. É um pó, que tem que ser dissolvido em água quente, em uma temperatura super regulada. Falei com alguns marceneiros já sobre isso e a resposta sempre foi a mesma: hide glue é boa, mas a branca dá conta. É difícil encontrar hide glue no Brasil. Eu nunca vi. O que pretende colar ?

Se tiver mais dúvidas, me fale seu msn. Mas só fico on line durante o dia...

fuleragi
Veterano
# dez/03
· votar


eu nem tenho esse msn, mas posso baixá-lo pra trocar uma idéia se for preciso...
qual a marca da cola branca que tu usa?
a parte qu eu quero colar é a junção do braço com a parte das tarrachas, onde as peças vão afinando pra um lado pra se encaixar...

Alain Caron
Veterano
# dez/03
· votar


Brother, não lembro a marca. Vejo e depois de falo. Mas nunca me preocupei muito com isso. Sem compro em loja de marceneiros. Vc manja de inglês ? Se manjar, dê uma olhada neste link: http://www.frets.com/FRETSPages/Luthier/Technique/Structural/BrokenHea dstocks/PegheadCrack/pegheadcrack.html

Acho que é o seu problema. Deve te ajudar. Note que ele usa hide glue.

fuleragi
Veterano
# dez/03
· votar


cara se tu olhar pra mim a marca da cola eu agradeço muiio..:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dica na construção de baixo