Construção Baixo Luthier Rio

    Autor Mensagem
    funkyrio
    Veterano
    # dez/07


    Ola galera e me desculpem, espero q eu nao estou repetindo este topico.

    Na verdade, estou tentando procurar todos os luthiers cariocas, (pq moro no RJ), para montar meu baixo (somente a construcção do baixo, pq ja tenho a parte eletronica).

    Entao tem :
    -Eliezer Lara
    - Joao Gravina
    - Dalegria

    Aqui no RJ, so conheco esses 3.
    Tem outros bons luthiers q teriam sites, ou Orkut ?

    Mt obrigado pela ajuda.
    (acho melhor para mim construir meu baixo aqui mesmo no RJ com um luthier )
    Abraço

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    funkyrio

    Sei q tem o Wood tambem neh?
    Cara, com todo respeito aos luthiers q vc citou, eu daria uma ligadinha pro Jacimario da MLaghus.

    funkyrio
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: funkyrio
    · votar


    Obrigado Allex,
    Wood ja conheço. Vou passar la qlq dia.

    Realmente Mlaghus e um dos melhores nacionais, mas por 5000 reais um 4 cordas, prefiro comprar um baixo da Noguera (luthier francês, q conheço pessoalmente), são baixos fantasticos, e 2000 reais mais barato ( http://www.noguera-basses.com/atelier.php )

    So tem 4 luthiers no RJ ?? Nao acredito !

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    funkyrio

    Bom cara,eu conheço o trabalho desses luthiers que você mencionou,todos fazem um ótimo trabalho,mas indo pelo custo benefício o Gravina é a melhor opção,ele faz instrumentos de nível igual ou melhor ao do Eliezer e dos D'Alegria (na minha opinião),mas por um preço bem menor.Instrumentos de ótima construção,e de um ótimo acabamento.

    O trabalho do Eliezer é muito bom,é sem dúvidas um dos melhores do país,mas ele supervaloriza de mais o seus instrumentos,um amigo meu encomendou há uns 6-7 anos um baixo 4 cordas com o Eliezer,com corpo em mogno,braço de marfim e escala de pau-fero,captação e circuito EMG,por apenas R$700,hoje pelo mesmo instrumento ele cobra entre R$3500-4000,e o som é o mesmo,apenas o acabamento que atualmente é muito melhor.

    Os D'Alegria são caros demais pelo que oferecem,são muito bem acabados e construídos,mas não valem o que pedem,a vantagem é que eles trabalham com um prazo mais curto que os demais luthiers,já que tem mais pessoal.

    Recomendo também o trabalho da Garcia Guitars,que fica na Praça Tiradentes,já toquei em alguns instrumentos deles que são excelentes,ele fez um braço fretless pro meu baixo de 6 cordas que ficou com uma pegada incrível,além de ser muito bem construído.

    Não sei os valores médios que eles pedem pra construção de um instrumento,mas dependendo do preço é uma ótima opção.

    ClaudioBass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    funkyrio

    Acabei de falar ao telefone com o Daniel Alegria (Dalegria) sobre o que você está querendo. Ele perguntou se você vai querer montar a parte elétrica em casa, ou se você você vai fornecer o material da parte elétrica pra ser montada no atelier.

    De qualquer forma, ele disse que usando a parte elétrica fornecida por você ou pela Dalegria, o valor final do instrumento não cai tanto assim. Ele explicou que a parte elétrica, pra eles que compram no atacado direto no fabricante, acaba sendo a parte mais barata do instrumento, e o circuito é fabricado pelo próprio Daniel. Se os captadores que você comprou não forem compatíveis com as cavidades padrão do modelo escolhido, eles terão mais trabalho ainda pra adaptar o captador ao modelo que você escolheu. Em resumo, comprar a parte elétrica não faz o preço do baixo cair pela metade.

    Ele pode te dar a opção também de montar o instrumento e te entregar pra você montar a parte elétrica em casa.

    Dá uma ligada pra que ele mesmo possa te explicar melhor: (21) 2522-7486

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    ClaudioBass
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Rafael do Baixo
    Os D'Alegria são caros demais pelo que oferecem,são muito bem acabados e construídos,mas não valem o que pedem,a vantagem é que eles trabalham com um prazo mais curto que os demais luthiers,já que tem mais pessoal.

    Não é isso não... no atelier do Daniel trabalham apenas ele o Rodrigo. A diferença é que o Daniel costuma pré-produzir peças de corpo e braço mesmo que não tenha encomendas, e com isso ganha tempo.

    Uma outra opção de Luthier aqui no Rio é o Cássio... esse sim trabalha com uma porrada de gente na oficina dele na Praça XI, é um dos mais conhecidos no cenário musical. (21) 9126-4802

    Não podemos esquecer também do Bertola aqui do fórum!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ClaudioBass

    Não é isso não... no atelier do Daniel trabalham apenas ele o Rodrigo. A diferença é que o Daniel costuma pré-produzir peças de corpo e braço mesmo que não tenha encomendas, e com isso ganha tempo.

    Valeu pela correção e pela informação cara.

    Leofunkbass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Eu não gostei dos baixos D'Alegria que vi por aí não, não valem a metade do que eles pedem.Os Mlaghus são muito bem acabados mas são caros também, o mesmo acontece com os Zaganin. Tem um luthier chamado Márcio Benedetti que faz baixos excelentes, eu já vi e ouvi um baixo dele, foi em um show do ArtPopular a uns anos atrás, foi na passagem de som da banda, o baixo era lindo e quando o técnico liberou o som dele na mesa, nossa!!! Uma pancada o timbre dele. ele tinha dois captadores bartolini e o pré também. Ele é um cara que tem um grande conhecimento na construção de baixos.Acho que vale a pena conversar com ele

    Dpaulo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    funkyrio
    esse luthier noguera antende aonde?
    fale mais sobre os baixos dele?

    Dpaulo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Rafael do Baixo
    Concordo, o Eliezer super valoriza os baixos que faz e não acho a sétima maravilha do mundo. Na verdade pagar mais de R$ 5.000,00 por um baixo de luthier não faz minha cabeça. Baixo de luthier desvaloriza muito, com essa grana você consegue um excelente baixo de marca. Baixo de luthier e casamento eterno, particularmente eu não gosto.

    FCLBass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Leofunkbass
    Esse Márcio Benedetti é da onde?

    Dpaulo
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    FCLBass
    Sampa
    Ele tem uma escola de luthieria

    funkyrio
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: funkyrio
    · votar


    Obrigado pelas respostas e pelos conselhos, pelas dicas.

    Dpaulo, Noguera e um grande luthier da França q eu tive o prazer conhecer la na Europa. Ele endorsou um grande baixista, Yves Carbonne, o myspace dele (http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&frie ndid=62225202), os baixos dele sem a parte eletronica saem por menos de 3000 reais (liguei para ele.)

    Mas e uma dor de cabeça hein, e muito mais dificil do que comprar um baixo de serie mas vale mt mais a pena com certeza.
    E muito mais interessante, gratificante, e a relação cliente/luthier deve ser primordial, deve ter cumplicidade e mt dialogo tb entre os 2.

    Eu ja falei com quase todos os luthiers mencionados eu acho.
    Eu moro no RJ, entao achei mais logico achar um luthier por aqui mesmo. (vcs falaram de Mlaghus, Zaganin..etc mas sao luthiers de SP, Nordeste..etc)

    Entao eu quero um baixo de 4 cordas, somente a construção + ferragens pq eu ja comprei a parte eletronica (Eu hesitei entre um circuito Aguilar OBP3 + 2 Soapbar Nordstrand mas ja comprei finalmente um circuito Noll Eletronics 4 bands active e 2 captadores Soapbar Delano, aqui no Br ninguem usa , mas e muito conhecido la fora na Europa e nos USA, material TOP DE LINHA mesmo, e pra quem gosta de sons modernos).

    Antes de tudo, quero dizer que eu não vou colocar mais de 2000 reais. Mais caro, nao da. Acho absurdo ( E a minha opinião OK ? )
    Mais caro, eu faço um baixo com um luthier estrangeiro (Noguera, Aquilina Basses, Leduc, Basslab, Benavente, ou ate um Warmoth..rs, ou ate comprar nos USA um Spector NSJ2, um amigo meu conseguiu um a 1300 euros, vale a pena, mas nao, quero um baixo de luthier NACIONAL, decidi ! rss). Nao q a qualidade seja melhor, claro q nao, pelo contrario, mas eu penso no futuro, e quem sabe, revender o instrumento, vai ser muito mais facil. (mesmo se eu to querendo um baixo para a vida toda, mas vc sabe como que e ne, a gente cansa de tudo rss ).

    Conversei pelo fone com Eliezer Lara, o feeling passou entre a gente, super professional.
    Faixa de preço = entre 3 e 4000 reais. Ele mora perto, isso e bem legal, mas com esse preço não da.
    Conversei com o Joao Gravina, cara bem bacana tambem, mas muito occupado, mais de 6 meses pra ter o baixo, ele cobra a metade , mais do q a metade do que o Eliezer. (daqui a 6 meses, nem sei onde q eu estarei ! )
    Dalegria estou querendo visitar o ateliê em Ipanema, eles cobram 3200 o baixo com circuito e captadores, e 3100 sem...vai entender porque... (e o unico luthier assim.., eu anotei mais ou menos entre 800 e 1000 reais de diferença entre o baixo com e sem a parte eletronica, com todos os luthiers com quem eu falei.).

    Tem Wood, q ainda nao conheço, vamos ver, mesmo se eu não sou grande fã do design do baixo Scorpion.
    [Na verdade eu tava pensando num corpo tipo Single cut hollowbody).

    Eu entrei em contato com outros luthiers mas eles nao sao do RJ mas espalhados no Brasil tudo. E um pouco chato.
    Minhas preferencias :
    Artwood Guitar, o cara e gente boa, faz baixos nota 10, e os preços sao razoaveis.
    Dmark, e um luthier de SJC (SP), na minha opinião ate agora so pelas fotos, o melhor de todos, ele e impressionante. O orkut dele http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4579167853995725282
    Preço cobrado 4 cordas sem nada = 3000 reais.
    Igor Porto, falei com ele tb, bacana tambem, baixo de qualidade, mas mesma coisa, mais de 3000 reais facilmente.
    Lestac de SP, pelo email super comunicativo, bem legal, ele cobra barato, mas no site dele, dificil saber , dificil ter uma ideia, to bem perdido, e ele mora longe do RJ. Isso complica a situação.
    Tem o Ledur, Cheruti, q ta na faixa de preço q to procurando, e mais classico , tipo JB ou Music Man, pode ser interssante, vou estudar.
    Deoliveira, ja entrei em contato 2 vezes e eles nao respondem aos emais, desisti. (sem comunicação, nao da, levo isso muito a serio ne ? )

    Eu prefiro me comunicar pelo email ou internet pq pelo telefone, quando eles percebem q sou estrangeiro, sei q eles ja metem a mão...rssss

    Abraços pra todos

    Obs.: Se alguem conhece outros luthiers, cariocas, seria legal, vlw

    allexcosta
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    funkyrio
    Realmente Mlaghus e um dos melhores nacionais, mas por 5000 reais um 4 cordas, prefiro comprar um baixo da Noguera (luthier francês, q conheço pessoalmente), são baixos fantasticos, e 2000 reais mais barato ( http://www.noguera-basses.com/atelier.php )

    Esses baixos franceses parecem muito bons!! Mesmo com esses precos eu ainda ligaria pra MLaghus e falaria:
    "Eh q eu to querendo fazer um baixo, um cara me cobrou 3000, mas eu to querendo fazer com voces, e tal... Quem sabe cola?"

    Shakal
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Fala assim:

    -Tenho mil! Dá pra arranjar mais 800! É nóis?

    ClaudioBass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Dpaulo
    Baixo de luthier desvaloriza muito, com essa grana você consegue um excelente baixo de marca. Baixo de luthier e casamento eterno, particularmente eu não gosto.

    Eu já penso diferente... hoje eu só tenho um baixo de marca, um Fender JB 83, todos os outros são feitos por Luthier, inclusive o Upright e o Acústico (gigante)... e não tenho mais de um instrumento feito pelo mesmo Luthier... mas também nunca paguei 5Mil por um baixo custom, mesmo pra um baixo de marca eu acho isso caro demais!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    funkyrio
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: funkyrio
    · votar


    Esses baixos franceses parecem muito bons!! Mesmo com esses precos eu ainda ligaria pra MLaghus e falaria:
    "Eh q eu to querendo fazer um baixo, um cara me cobrou 3000, mas eu to querendo fazer com voces, e tal... Quem sabe cola?"


    Ta joia, boa ideia, mas vc imagina, se ele aceitar, ele vai ter q rever toda a politica de preço da marca dele kkkkkkkkk !!!
    E 3000 reais tb nao vai dar (para mim).

    Noguera e um luthier famoso no mundo inteiro, tem o Etienne Mbappé (grande baixista) q faz seus baixos com Noguera tambem.

    E verdade q qualquer baixo custom, de luthier vai desvalorizar imediatamente. Mas tem luthiers bem mais do que outros !
    E eu to pensando nisso tambem.

    Shakal : hahahaha ! Mt bom !!! Papo de carioca MERMOOO !! :-D
    Claudio: Penso q nem voce, ate 5000 acho q tô fora (da pra fazer negocios super interessantes entre 2 e 4000 tranquilamente, principalmente pra quem mora na Europa ou nos EAU, 2000 reais estao valendo 800 euros, 4000 = 1600 euros ).

    funkyrio
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Ja liguei o CAssio, ele parou.
    Mandei um email pelo Luigi Cemafonte , Niteroi, tb parou.
    Ta em falta de luthier nesta cidade ne ??

    Gui
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    funkyrio
    pede por pm o telefone do bertola..ele é de niteroi e faz baixos!

    ClaudioBass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    funkyrio
    Ja liguei o CAssio, ele parou.

    Muito estranha essa informação, não tem 1 mês que fui a oficina dele na Praça XI pegar um instrumento que estava em manutenção, e por lá estava tudo a pleno vapor. Inclusive ví um baixo de 5 cordas que o Cássio estava construíndo pro Guitarrista João Castilho.

    Pela quantidade de artistas conhecidos que tem instrumentos feitos pelo Cássio e fazem manutenções com ele, acho meio complicado ele simplesmente "parar" de exercer a Luthieria.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    funkyrio
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Parou mesmo Claudio.
    Ele me disse de lg + tarde para ele, para ele me passar contatos de outros luthiers !!! (pq ele tava na rua)

    Vlw e feliz natal

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ClaudioBass
    Obrigado por citar meu nome junto a tantos "feras", particularmente o Eliezer, que foi meu Mestre.
    Atualmente só trabalho com modelos tipo Fender.
    Abç

    funkyrio
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Oi Mauricio !!! beleza ?
    Vc não faz mais modelo tipo Singlecut (hollowbody) ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    funkyrio
    Não, não faço.
    Abç

    ClaudioBass
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Obrigado por citar meu nome junto a tantos "feras", particularmente o Eliezer, que foi meu Mestre.

    Só pelo o que assisti naquele video, eu faria um instrumento com você sem sombra de dúvidas, teu trabalho é de primeira!

    Futuramente iremos conversar sobre um modelo custom JB Fretless... aguarde!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    ClaudioBass
    Muito obrigado.
    Abç

    Edson Sousa
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Tem um luthier de niterói, se chama Marcus Vinícius, usa o nome ELROI nos instrumentos, já tive um baixo contruido por ele, excelente por sinal. Hoje uso um Wood, estou satisfeitíssimo com o baixo. Grande abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    Edson Sousa
    Conheço o Marcus, ele é muito bom e "gente fina"
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construção Baixo Luthier Rio