Gravação de cd ontem

Autor Mensagem
Tarracha
Veterano
# mar/08


Opa :)

Estamos em processo de gravação do primeiro cd demo nosso e também foi a primeira vez que gravei por linha em um estúdio :D

Se alguém me perguntar o que eu achei da situação de gravar, eu vou falar que não gostei...eu estava muito tenso e com um puta medo de errar, ainda mais que passei a semana inteira tocando as músicas junto com as linhas de bateria que foram gravadas e saiam perfeitas, mas ontem eu fui tocar antes de ir pro estúdio e saiu totalmente errado..parecia que eu não tinha forças na mão ahahaha

Senti que o baixo não saiu legal pq eu tive que tirar algumas viradas por causa de estar tenso e a pegada do baixo ta estranha se colocar pra ouvir só ela(acho que qm toca e ouvir o baixo vai sentir a isnegurança haha), mas com a bateria vc consegue 'enganar' e creio eu q com as guitarras e mixagem, vai dar aquela escondida em tudo, certo?

Gastei 3h no estúdio pra gravar 5 linhas diferentes, mas estou pensando em conversar com a banda e ver se rola eu gravar de novo pq não sei até onde a mixagem faria milagres, porém teria o custo das horas.

Quem aqui já passou por gravação e entende de mixagem, será que pode dar umas dicas de como estar relaxado na hora de gravar e me falar sobre a tal mixagem?

[]'s

leonardodrummond
Veterano
# mar/08
· votar


Cara, eu não entendo de mixagem mas já passei por duas gravações... Acho que depende da sua gravação se vai ficar notável ou não! É lógico que vai ser muito menos notável, mas talvez ainda seja possível perceber. Só ouvindo... mas se der pra notar, tenho certeza que só baixistas vão conseguir perceber.
Dependendo do estágio em que a gravação está, o único problema em gravar de novo é ter que pagar mais, então isso é coisa que vc deve discutir com eles.
Eu fico muito tranquilo na hora de gravar, um erro ou outro, mas corrigimos tudo rápido! Acho que a parada é vc ter consciência de que o máximo que vc vai ter que fazer é tentar um outro Take! Então não tem pq ficar nervoso, ainda mais tendo praticado tanto antes.
Pra terminar, durante a minha última gravação, quando tínhamos quase terminado as guitarras e fomos fazer as vozes, o vocalista tava meio nervoso, dava pra ver pela voz dele. Aí só deu pra fazer uma música esse dia. Só sei que dia seguinte ele chegou destruindo tudo hahahah cantou muito, inclusive coisas que eu não sabia que ele conseguia. Quando fui perguntar a razão da melhora, ele disse que tinha tomado um calmante tarja-preta da avó dele! Claro que não recomendo fazer isso, mas acho que um calmante poderia ajudar a te relaxar e fazer as coisas fluírem.
Espero ter ajudado!
Abraço

Tarracha
Veterano
# mar/08
· votar


Cara, foi foda..eu peguei um papel e minha mão tremia demais!

A gravação ta no começo, a gente qria deixar pronto antes do show com a formação nova agora no começo de abril mas não vai dar tempo, então prefiro ir no estúdio e gastar mais um pouco de horas e gravar de novo e claro que sem uma porrada de gente na sala comigo ¬¬

leonardodrummond
Veterano
# mar/08
· votar


hahahah é cara, faz isso então! Quando gravamos távamos com pressa também, pq eu ia viajar logo depois... O último dia de gravação terminou as 4:30 da manhã, sendo que meu vôo saía daí 2:30 da tarde! Fui pra casa, quase não dormi e fui viajar direto! E isso foi só pra gravação mesmo, não estiver presente durante a mixagem.
Mas já que não vai dar tempo mesmo, gasta mais um pouco, pq acho que valeria a pena fazer uma coisa mais profissional se tiverem oportunidade. Tem vários erros na minha gravação que gostaria muito de ter evitado. É melhor resolver logo do que se arrepender depois!
E por último, tenta um calmante mesmo cara! Não um tarja-preta, lógico, mas um mais leve, que deve te ajudar.

Tarracha
Veterano
# mar/08
· votar


leonardodrummond
amanha vamos resolver umas coisas e já vou tocar nesse assunto, outro coisa que ferrou é que temos uma música que já era rápida por naturza, ai a guitarrista q acompanhou o batera pra gravar, fez a música 1/4 mais rápido que o normal e já tinha uma porrada de nota nas linhas de baixo, conclusão..tirei mais da metade e o resto foi no embromation total.

Gui
Veterano
# mar/08
· votar


Tarracha
Já passei por gravação mas nada profissional..mas sim..dá um cagaço..

sobre a música ser gravada ficar mais rapida do que é..bem..metronomo existe pra isso!!!

gravei semi ao vivo..caguei no baixo..mas como tá trilha por trilha..se eu regravar só o baixo..fica bem sussa..tou pensando em fazer isso..

mas em breve vamos gravar trilha por trilha..e pans..e ai de alguém se acelerar..hAEIUEAHIUAEHEAIUHEAIU

e quem manda colocar muita nota na linha de baixo..o negocio é fazer ela meio simples..pra nos shows tu mandar ver..e colocar mais coisas!!=D

ClaudioBass
Veterano
# mar/08
· votar


Tarracha

Sempre tive por ritual, antes de começar uma gravação tomar 2 doses de Jack Daniels sem gêlo pra relaxar... acima de 2 doses começa a prejudicar os reflexos.

Aí.... abro a primeira trilha faço a gravação da base do baixo, cabeças de notas, sem muitas ou nenhuma firula. No fim, vejo se ficou alguma imperfeição, e corrijo o que tiver que corrigir.

Em seguida... abro uma segunda trilha e gravo os fraseados e as firulas. No fim, faço os cortes na primeira trilha, pra encaixar o material da segunda trilha, e quando termino aplico um "boundace to clips" pra transformar tudo numa trilha só. Ponto.

Adoto essa fórmula há anos, e tem dado certo!

Na minha opinião, o grande lance é você perceber que não dá pra gravar em studio da mesma forma como você tocaria a música ao vivo. Numa gravação, os erros e os excessos ficam muito mais evidentes do que num show. Num show, você toca e o erro passa, 99% das veses despercebido. Numa gravação, você erra e fica registrado pra sempre!

Experimente essa fórmula, grave a base e os fraseados em trilhas separadas e depois junte o material num só!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

THE BASSMAN
Veterano
# mar/08
· votar


Gravar é foda!

A uns 15-16 anos atras mais ou menos, o lance era "fita demo"uma fita K7 mesmo....... fui gravar com uma banda , tinhamos coisas proprias, tipo um hard rock. Po eu gravei desencanado, muleke sussegado..tava curtindo nem ai....poxa, ficou tudo tranquilo, gravamos rapido, sem problemas, claro algumas erradinhas, mas ate ai gravamos de novo e ficou maomeno....
Atualmente fui gravar um ensaio apenas, só pra banda se ouvir mesmo, cara....q nervoso da p*** errei coisas q nunca erro, esqueci , deu branco...tudo pelo nervosismo, e a responsa de fazer tudo perfeitinho.
a proxima vou fazer o q o Claudio faz.....vo mandar um canecão de qquer birita p relaxar! srsrs

RafaelFac
Veterano
# mar/08
· votar


ClaudioBass

Me amarrei na manha do jack daniels huaehaue vou tentar!

THE BASSMAN

Gravar é foda!

Ainda mais quando o esquema está com o tempo apertado por questões orçamentais... ai vira super foda hehe

Tarracha

Cara, eu acho que relaxar, se não for com o jack daniels do Claudio, não tem como, ao menos para mim. Eu sempre fico nervoso em inicio de gravação, show, seja o que for, até para tocar para meu pai hehehe Eu aprendi foi a trabalhar mesmo com o nervosismo, porque eu acho que ele não é problema, o problema é estar inseguro... Antes de gravar eu sempre tenho a certeza absoluta de saber as linhas que vou mandar de frenta pra trás, de trás pra frente, com tempo mais rápido do que vai se gravar, mais lento, etc para estar preparado para tudo. Quando eu chego e penso "é, não aguento mais ouvir essa linha..." eu sei que estou preparado e seguro. Outra coisa que me ajuda para gravar é me conter um pouco. Talvez não seja solução mais correta, mas quando faço uma linha para gravar não faço necessariamente o que eu acho melhor, mas o melhor que eu posso fazer tranquilo, sacou? Comigo da certo hehe Quanto a mixagem, da para se fazer muitas coisas, mas se você gravou mal e o som no final saiu bom, o artista e dono do baixo é o mixador e não você. Vale a pena? =)

leonardodrummond
Veterano
# mar/08
· votar


Tarracha
hahahah ih, cara... É né, acontece! Nesses casos tem que rolar um pesco-tapa hehehe
E é verdade, tem o que o ClaudioBass falou... Tudo o que era imperceptível nos shows ficou bem evidente na gravação. Não necessariamente erros, mas aquelas imprecisões pequenas, tipo na pegada, e tal. Pra mim isso foi um obstáculo, mas deu pra resolver tudo relativamente rápido, já que as linhas eram todas fáceis! Outra coisa que não ajudou tanto nesse sentido foi o fato de o meu baixo captar muito bem todas essas imperfeições (tem um tópico meu sobre ele com umas samples, se quiser procura lá que vc vai ver). Mas enfim, siga a dica do ClaudioBass e, se quiser, a minha do calmante que dá tudo certo! hahaha boa sorte!
Abraço

LucasLermen
Veterano
# mar/08
· votar


Tranqulidade na hora de gravar, isso que faltou pra vc Tarracha..

Ano passado foi a primeira vez que eu gravei em estúdio, entao na primera vez que eu fui gravar tava bem nervoso, e errei bastante nos tempos das escalas Já na segunda vez fui bem tranquilo gravar, e adivinha? Gravei uma música em um take só.. E nao era simples nao, mas como eu tava tranquilo, nao fiquei nervoso e as linhas de baixo simplesmente fluíram .....
O negócio é relaxar e mandar bala no baixo :)

Abrass

Tarracha
Veterano
# mar/08
· votar


Po galera...valeu pelas dicas :D

Curti a das doses de whiskey...eu sempre tomo umas caipirinhas antes dos shows e els fluem q é uma beleza.

As músicas nossas são fáceis e eu tava muito inseguro....eu passei a semana inteira treinando, faltei no trabalho pra ir gravar e chegou lá, foi uma merda total...fiquei bem frustrado ontem a noite e provável que eu vá gravar de novo...

Eu não queria errar pq pegamos um pacote de 50h pra 5 músicas ( média de 3:30min por música ) e por isso ter saído caro, mais a pressão de querer que eu mude a linha de baixo das 5 músicas 4 dias antes, ajudaram a insegurança.

Mas vou ir gravar de novo o baixo e tomar algumas doses de alguma coisa. Caso eu vá fazer algum riff, irei seguir o conselho do ClaudioBass.

Se tomar o calmante junto, eu vou durmir hehehe

Eu errava coisa idiota ontem, parecia q eu não sabia as músicas da banda =/

leonardodrummond
Veterano
# mar/08
· votar


Se tomar o calmante junto, eu vou durmir hehehe

ehuaehauehuaehuahea

vefer
Veterano
# mar/08
· votar


Tarracha
Cara, gravo alguns jingles de vez em quando e a aparelhagem de estúdio hoje em dia faz tudo por você. O estúdio que gravo tem aquele programa da Apple que faz quase tudo sozinho. É possível vc usar somente uma frase e ir repetindo, tirar a frase que estiver disforme ou com qualquer erro. Então vc não tem que se preocupar não. Na minha modesta opinião, o clima do estúdio interfere muito na gravação. Questões como o ar refrigerado, a umidade, tudo interfere. Mas o fator humano é o que mais interfere. Se o audioman não te deixar à vontade, te ambientar no estúdio não rola. O ideal é vc ir se ambientando antes de qualquer coisa. Relaxe e acredite no seu som. Deixe que o som do seu baixo saia do coração. Ouça os outros instrumentos antes, para tê-los em sua cabeça na hora da gravação. Peça para o guitarrista ou o tecladista tocar com você antes ou até durante. Assim rola. Pode confiar.

Krist Novoselic
Veterano
# mar/08
· votar


Eu nunca tive problemas pra gravar, engraçado q nunca fiquei nervoso nem quando estava aprendendo, sempre fiquei tranquilo. Nunca usei essa tática de gravar o instrumento por partes, nem pretendo usa la, acho feio o cara fazer algo no estudio e não conseguir fazer ao vivo, se vc esta criando, vc tem se virar pra conseguir fazer. Apenas faço correções nas partes q sinto alguma mascada ou erro mesmo.

vefer
Veterano
# mar/08
· votar


Krist Novoselic
acho feio o cara fazer algo no estudio e não conseguir fazer ao vivo, se vc esta criando, vc tem se virar pra conseguir fazer.
Cara, permita que eu discorde de você. Na minha opinião, o valor do artista está no "Ao vivo". Hoje em dia, você levar 50 horas para gravar uma "DEMO" é absolutamente desnecessário. Você pode montar todo o arranjo em pouco tempo e gastar muito menos dinheiro, o que permite que mais bandas gravem o seu trabalho "DEMO". É claro que os donos de estúdio não aprovam isso não, mas é verdade. Te digo mais, no sistema de todo mundo tocando junto, já consegui gravar sete músicas em três horas e pouco. Depois, fomos editando tudo no programa e ficou bem legal, ficou aceitável, deu pra mostrar o trabalho, que era o objetivo. Os caras de estúdio estão fazendo o tempo de gravação igual no tempo do gravador de rolo... Naquele tempo sim era pauleira... Bem, isso na minha opinião que já passei pelas duas situações.
Abraço.

Krist Novoselic
Veterano
# mar/08
· votar


Não intendi muito bem sua opinião....Se o valor do artista está no " ao vivo" , vc concordou comigo sem querer.... Se o artista grava algo e nao consegue fazer ao vivo, cade seu valor?Ele vai ser conhecido com ruin..

Gui
Veterano
# mar/08
· votar


vefer
as músicas da minha banda foram gravadas nesse esquema..é só demo mesmo...mas vamos gravar de verdade em breve..

esse esquema ai dá uma qualidade legal..mas como eu tava nervosão..caguei no baixo..mas como tenho o projeto..dá pra regravar só o baixo!=D

vefer
Veterano
# mar/08
· votar


Gui
Beleza meu irmão, relaxa e vai curtindo o seu baixo, botando o som para fora, acreditando e com fé. Se vc quizer um conselho, não toma nada não. Bebida é bom para curtir com amigos e calmante é ótimo pra velório de parente. Agora, pra música, acredite no valor dela em sí, que já é suficiente para liberar todas as endorfinas possíveis e sem efeitos colaterais. Valeu.

marcioazzarini
Veterano
# mar/08
· votar


Tarracha

O lance é treinar muito as musicas que serão gravadas... Se possivel, gravar no PC, e ouvir, até ir acertando, refinando os detalhes. E na hora de gravar, não ficar muito encanado com o fato de estar nm estúdio, pois se vc conhece a músicas, sabe tocar seu instrumento, o resto é fazer o que sabe.

No seu caso, sabendo q não ficou do meu agrado, eu tentaria gravar novamente.

Uma cagibrina antes ajuda tbm... rs

Mas com calma pra não ficar chapado.... kkkk

Abaços.

rcardo_lemos
Veterano
# mar/08
· votar


Nao li tudo mas algo que me chamou atençao

e claro que sem uma porrada de gente na sala comigo ¬¬

Pra mim eh fundamental... mesmo em ensaio, qdo alguem vai assistir.. se eh mta gente meu rendimento cai tbm
Gravação entao, eh mto pior

ClaudioBass
Veterano
# mar/08
· votar


vefer

Você que parece ter experiência com gravação desde a saudosa época do ADAT... já passou por situações de receber uma música num dia (só a pauta) pra ter que gravar no dia seguinte? e pior, sem nem conhecer o resto do pessoal que vai tocar contigo?

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

eomer
Veterano
# mar/08
· votar


Tarracha
cara, eu ja gravei na forma de DEMO ENSAIO (vai tocando todo mundo junto e gravando ao mesmo tempo, 2 pistas), e ja gravei pista a pista....

o lance cara, é vc entrar relaxado, como o pessoal falou
eu como fumo, pra num ficar com aquela abstinencia fudia no meio da gravação, eu fumo uns 2 cigarros minutos antes de gravar
a ideia do Claudio pode ser boa tb rs, mas evite os medicamentos, eles podem te dar alguma reasção adversa
faz assim cara, ou toma o Jack Daniels, ou vc pode fazer o que o guitarrista da minha banda fez, ficou mascando chiclete, um atras do outro... tipio, um perdi a o gosto, ele jogava fora e colocava outro... de preferencia aqueles Babaloo bem doce
o que acontece cara, quando vc fica nervoso, seu corpo libera adrenalina, ingerindo açucar, o seu nivel de adrenalina abaixa... fiz isso pra tirar carteira de motorista e funcionou rs.....
toma unm suco de maracujá tb hehehe

boa sorte pra vc cara, depois posta as musicas pra gente ouvir

Gui
Veterano
# mar/08
· votar


vefer
nem tomo nada..vou na cara e coragem..

eomer
a ideia do seu guita é boa...chicletes..não havia pensado nisso!

Rafael do Baixo
Veterano
# mar/08
· votar


Eu sofro com a "Síndrome do REC",não consigo gravar direito se me falarem que tão gravando ou se ver a luz vermelha,fico preocupado com tudo,como em não errar,ou não mudar a intensidade das notas quando devem soar uniformes,e acabo cagando nas gravações.

Gravações com a banda toda em um take só,eu me saio bem e consigo render 100% do que eu sei,pois a energia é a mesma de um ensaio,mesmo que seja gravando cada um em uma sala diferente.

Mas gravações por pista eu não rendo muito bem,preciso de mais de 5 takes pra conseguir gravar direito (sem capar nada,com uma pegada firme e constante),e isso consome um bom tempo,e nesse caso tempo é dinheiro,ainda mais que eu não gosto de pegar retalhos de vários takes e juntar em um só.

Eu venho desenvolvendo uns macetes pra tentar burlar esse problema,que funcionam pra mim,como antes da gravação não tocar nenhuma música que eu for gravar,tomar muita Pepsi \o/ antes,durante e após as gravações,fazer alongamentos em todo o corpo,dormir bem um dia antes da gravação pra poder encarar as sessões sem se cansar(o que afeta nosso desempenho),tento também gravar uma música pensando em outra coisa que me deixe distraído (desenhos,filmes,mulheres etc) pois assim eu não me preocupo em errar ou não.

denismonteiro
Veterano
# mar/08
· votar


nossa, uma vez que eu gravei em estúdio foi meio punk tbm... mas sobrevivi!
ultimamente tenho feito várias gravações em casa com o resto da banda e flui muito tranquilo... pode ser o lance do ambiente mesmo!

Tarracha
Veterano
# mai/08
· votar


Fala amigos :D


Estamos finalizando nossa demo, desistimos de gravar em estúdio ( ufa!! ) e estamos fazendo em casa, apenas a bateria foi feita em estúdio, ótimo estúdio que escolhemos após a experiência traumatizante com o primeiro haha

Esses dias estou gravando o baixo, na minha casa mesmo, ligando no DI e mandando pra mesa e digo que o negócio ta fluindo bem...a maioria das músicas mando em um único take ( quase um único take hehe ) e faço alguns acertos em outros takes, monto meu wav e passo pro resto da banda :D

ClaudioBass
Segui suas dicas :D
Tem uma música nossa que tem uma viradinha no final da música e gravei primeiro a base e depois a virada e digo que ficou show de bola e saiu naturalmente...claro que umas cervejinhas tb foram bem vindas hehehe

Assim que terminar eu posto aqui pra vcs poderem ouvir e opinar :D...desde que comecei a fazer aulas, minha técnica melhorou e está menos 'suja', tenho alguma dificuldade pra fazer meus grooves mas acho que para as músicas, eles cairam direitinho...com o tempo vou melhorar :D

Valeu pela força

[]'s

Tarracha
Veterano
# mai/08
· votar


ps.: se vcs puderem indicar algum 'método' ou 'plano' de estudo que possa melhorar meus grooves ou até mesmo os improvisos, fico mto grato...eu tenho estudado bastante teoria, posições no braço, padrões de digitação e ouvindo diversos tipos de música..só preciso agora por isso em prática :D
[]'s

Issamu
Veterano
# mai/08
· votar


Tarracha

Muito Legal cara, diz ai que equipamento você está usando para gravar em casa, também queria fazer algumas gravações em casa, mas estou em duvida sobre o que usar. Quando tiver uma demo pronta coloca na net pro pessoal aqui ouvir. Valeu!

Gui
Veterano
# mai/08
· votar


Tarracha
se vcs puderem indicar algum 'método' ou 'plano' de estudo que possa melhorar meus grooves ou até mesmo os improvisos, fico mto grato...
ouça MUITA música..e vai pegando ideias..tente perceber o que ele tá usando..se num der só na percepção..pega o baixo e tira..vai pegando varias ideias de varios estilos...em alguma música tu acaba usando, acredite!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravação de cd ontem