Testei alguns baixos legais ontem

    Autor Mensagem
    bass_player
    Veterano
    # nov/04


    Opa! blz?
    Ontem fiz uma coisa que eu não fazia a um bom tempo, fui na rua Teodoro Sampaio e testei vários baixos.

    Toquei nos:
    Cort B5, Cort Curbow 5c (Bartolini), Cast 4c ativo Custom, Cast 5c ativo Custom, Condor BC5000, Condor CP5000 (Pixinga), Ibanez BTB405, Ibanez SR405, Ibanez SRX505, Yamaha RBX765, Yamaha RBX775, Tagima B5 Top Wood, Tagima B2, Tagima 6 cordas (antigo), Strnberg 5c ativo, Fernandes 5c ativo e um Wood Scorpion 6 cordas meio diferente.

    Vou fazer um pequeno resumo do que eu achei de cada baixo.

    Cort B5: Vem com 2 caps Bartolini MK1, chave de ativo/passivo e é parafusado... é um baixo legal, mas não gostei muito não. Não curti o timbre nem no ativo nem no passivo (prefiri o passivo), e não curti o braço... achei meio desconfortável. Mas isso é questão de gosto.
    Braço:7
    Timbre:6,5
    Corpo (peso e equilibrio com o braço):7,5
    Ferragens:8,5
    Tocabilidade:7

    Cort Curbow 5c
    Tb tinha Bartolini MK1, mas ao contrário do B5, nesse baixo eu acho que esse captador ficou legal, pra tocar sentado eu achei meio desconfortável, mas é questão de costume... é um baixo leve com uma boa pegada e eu gostei dele pra slap, além de ser bem bonito. Apesar de ser feito de Luthite e ter o captador MK1, que tanto falam mal... eu gostei desse baixo.
    Uma coisa que eu não gostei é que me pareceu que os knobs não respondiam muito bem; apesar de eu não ter testado o baixo por muito tempo. Bom, não sei.
    Braço:8
    Timbre:7
    Corpo:7
    Ferragens:8
    Tocabilidade:8

    Cast ativo 4 cordas
    Vem com 2 captadores Seymour Duncan Basslines Single Coil ativos, controles para volume de cada captador e de tone. Parafusado, o braço eu não gostei tanto quanto esperava. É um baixo bonito e com um timbre agradavel. E não muito pesado. Mas não encontrei nenhum timbre que eu gostasse muito de verdade para slap, para pizzicato sim, mas para slap não. Hardwere Gotoh.
    Braço:entre 7 e 7,5
    Timbre:9
    Corpo:9
    Ferragens:10
    Tocabilidade:8

    Cast 5 cordas ativo
    Um puta baixo, com 2 caps Seymour Basslines ativos Soapbar. Controles de Vol., Balanço de captadores, agudo, grave e Eq. paramétrico, muito versátil. O braço é colado ao corpo, mas está tão pérfeito que fica igualzinho a um baixo inteiriço na hora de tocar; o braço deste baixo é muito bom e confortável, além de ter um acabamento excepcional e ser muito bonito. Também não é muito pesado.
    Braço:9,5
    Timbre:10
    Corpo:9
    Ferragens:9,5
    Tocabilidade:9

    Condor BC5000
    Ótimo baixo, com braço inteiriço e captação ativa esse instrumento é muito legal. O braço é confortável e o corpo tbm. Achei que as vezes o som embolava um pouco com notas mais graves, mas era bem legal tb.
    Braço:9
    Timbre:7,5
    Corpo:8,5
    Ferragens:7
    Tocabilidade:8

    Condor CP5000
    Finalmente testei o baixo do Pixinga, esse instrumento é demais! Perfeito pra slap, mas exelente tb pra pizzicato. Muito confortável, com o braço bem semelhante ao do BC5000, e inteiriço tbm. Com 2 caps EMG J model (single) ativos que tem bastante brilho, ótimos agudos e médios graves encorpados. Que timbre maravilhoso cara, ao contrário do BC5000 esse ai não embola NADA o timbre. Curti muito mesmo! provavelmente será a minha proxima compra. Dá vontade de ficar tocando esse baixo por horas e horas, além de não ser pesado. E o acabamento tb é exelente.
    Um instrumento TOP.
    Braço:9
    Timbre:11 (eu sei que o máximo é 10, assim como dei pro Cast 5c, mas eu curti tanto esse baixo que ele merece um ponto a mais!)
    Corpo:9
    Ferragens:9
    Tocabilidade:9,5

    Ibanez BTB405
    Com um acabamento exelente, eu curti muito esse baixo. Além de ser extremamente versátil, esse baixo tem vários knobs de controle para ter o timbre como vc quer, e sempre ótimos timbres. Ao contrário do que dizem, esse baixo não é tão pesado assim (na minha opinião), e é confortável de se tocar. Gostei muito.
    Braço:8
    Timbre:9
    Corpo:8
    Ferragens:8,5
    Tocabilidade:7,5

    Ibanez SR405
    Outro baixo exelente, o braço é demais, o corpo é muito confortável e tb não é pesado.. Captadores muito versáteis adequados tanto para slap quanto para tapping. Tem um controle de slap ou finger, sei la... mas me pareceu mesmo um equalizador paramétrico com um outro nome. Aprovadíssimo.
    Braço:9,5
    Timbre:9
    Corpo:9
    Ferragens:8,5
    Tocabilidade: entre 9 e 9,5

    Ibanez SRX505
    Parecido com o SR405, mas eu gostei mais do braço do SR405. Porém eu acho que o timbre do SRX é um pouquinho mais legal. Não sei... é diferente... depende da situação. Mas ambos são 2 puta baixos, gostei muito. Tem um acabamento show, e é bem bonito tb.
    Braço:9
    Timbre:9
    Corpo:8,5
    Ferragens:8,5
    Tocabilidade:8,5

    Yamaha RBX765
    Achei esse baixo usado, já tinha testado ele em outra ocasião. Gosto muito desse baixo, tem uma pegada excepcional e um timbre muito bom com bastante peso. Confortável e peso mediano, mas já vi baixos mais leves... tem um bom acabamento e é bonito. Gostei.
    Braço:9
    Timbre:8,5
    Corpo:8,5
    Ferragens:9
    Tocabilidade:9

    Yamaha RBX775
    Queria muito testar esse baixo, finalmente testei. Gostei demais desse bichinho, ótimo braço, captação ativa com 2 humbuckers que podem ser defasados. Parecido com o 765, mas eu prefiri esse. Achei meio pesadinho, mas nada que atrapalhe muito. Bom acabamento.
    Braço:9
    Timbres:9
    Corpo:8
    Ferragens:9
    Tocabilidade:8,5

    Tagima Top Wood B5
    Acho que é o Top Wood, pois o design é igualzinho ao do site... inclusive com as tarraxas grandonas e os caps tortinhos. Gostei do baixo, ao contrário do que dizem, não encontrei falhas no acabamento, mas tbm não é nada demais.
    O braço é muito confortável e a relação de peso e equilibrio do braço com o corpo é boa. Timbre legal.
    Gostei mais do Condor BC5000 pra solos, slap e técnicas desse tipo, mas para bases mais simples e não tão elaboradas, eu prefiri o braço do B5.
    Braço:9
    Timbre:7,5
    Corpo:7,5
    Ferragens:7,5
    Tocabilidade:8,5

    Tagima B2
    A tocabilidade é parecida com a do B5, como todo resto... mas o acabamento desse ai é fraco mesmo. E eu não curti os caps muito não... Mas é um baixo legal sim.
    Braço:8,5
    Timbre:7
    Corpo:7,5
    Ferragens:7,5
    Tocabilidade:8

    Tagima 6 cordas (antigo)
    Captação ativa, braço inteiriço com 2 tensores, e um puta espaçamento grande entre as cordas comparado aos outros baixos de 6 cordas... parece espaçamento de baixo de 4 cordas. O braço, é gostoso, mesmo para um baixo de 6 cordas... Só não deu pra testar tão bem pq a minha mão é pequena. Mas mesmo assim gostei do baixo e o timbre é legal tb. O acabamento desse ai é bom. Pra um baixo de 6 cordas não é tão pesado. (Foi a segunda vez que eu toco num baixo de 6, por isso estranhei um pouco, a primeira vez foi num Condor.)
    Braço:8,5
    Timbre:8
    Corpo:8
    Ferragens:7,5
    Tocabilidade:7,5

    Strinberg 5c ativo
    Bem melhor do que eu esperava. Não curti muito o acabamento. Um baixo versátil, mas não tanto. O braço é bom, e tem o corpo leve. Pra quem não tem tanta grana mas quer um baixo ativo de 5 cordas é uma boa pedida. Preferi ele do que o Condor BC500(quinhentos, não BC5000 que é bem melhor)
    Braço:8,5
    Timbre:7,5
    Corpo:8,5
    Ferragens:7
    Tocabilidade:8

    Fernandes 5 cordas ativo
    Esse baixo eu não pude testar ligado pq tava sem bateria no compartimento, mas a tocabilidade agradou muito, assim como o acabamento. Gostei muito desse baixo. Recomendadíssimo, só falta ouvir o timbre hehe... Vem com Hardwere Gotoh.
    Braço:9
    Timbre:?
    Corpo:9
    Ferragens:10
    Tocabilidade:9

    Wood Scorpion 6c
    Esse Wood é bem diferente, deve ser antigo, da época que ainda era lutheria. Não tinha nada escrito nos captadores, não sei se eram EMG. E as tarraxas eram da Condor. Gostei muito do braço, e o acabamento era legal mas simples. Baixo bem confortável.
    Braço: 9,5
    Timbre:9
    Corpo:9
    Hardwere:7,5
    Tocabilidade:9

    Os 2 melhores eu achei o Condor CP5000 do Pixinga, e o Cast 5 cordas Custom

    Bom, é isso o que eu achei desses baixos! Tirem as suas próprias conclusões. Espero que tenha ajudado em alguma coisa!

    Flw!

    gustavo macaco
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    caralho ein, haja saco pra escrever tudo isso ahah

    boa iniciativa, parabens

    LAURO LIMA
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    cara acabei de comprar um Yamaha Rbx765A, concordo contigo.
    Valeu! Se vc tivesse muita grana, mas muita mesmo, quais os 03 baixos que compraria, coloque em ordem de preferência. Um abraço.
    Lauro Lima

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bass_player
    carinha muito dificil conseguir os precos deles ?

    Steve Harris eh o cara
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    o loco meu...vc testo quase 20 baixos em um dia e ainda fez essa puta lista ae.......meu vc tah d parabens!!

    NovatoVelho
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Parabéns pro vendedor tbm!
    Normalmente eles acham que vc eh picão !
    Parabéns pra vc e pro vendedor!
    Quero ter a oportunidade de fazer isso tbm lah na Teodoro Sampaio ..Gang e Hendrix opção eh q não falta de instrumentos!

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    NovatoVelho
    Testei baixos em todas as lojas que eu via, não foi em uma só ne! hehehe

    Steve Harris eh o cara
    vlw

    gustavo macaco
    vlw

    Irmao_Caminhoneiro_Shell
    Cort B5 - uns 2000
    Cort Curbow 5c - entre 1500 e 1800
    Cast ativo 4 cordas Custom - usado tava 1250
    Cast ativo 5 cordas Custom - usado tava 2100
    Condor BC5000 - de 1500 a 1700
    Condor CP5000 - eu achei la por 2300
    Ibanez BTB405 - onde eu testei tava 2100, mas eu já encontrei um pouco mais caro
    Ibanez SR405 - Tava 2200, mas eu já vi por um pouco mais barato
    Ibanez SRX505 - Tava 2600
    Yamaha RBX765 - Usado tava 1700
    Yamaha RBX775 - Entre 2400 e 2700
    Tagima B5 - entre 1050 e 1300
    Tagima B2 - não lembro, acho que tava 1000 e pouco, quase 1100
    Tagima 6 cordas - usado, tava 1900
    Strinberg 5 cordas ativo - usado, tava se eu não me engano 800, mas não tenho certeza.
    Fernandes 5 cordas ativo - 2600
    Wood (diferente) - tava 2600 tb, só que usado

    LAURO LIMA
    Desses ai que eu falei?
    1-Cast 5 cordas ativo (Custom)
    2-Condor CP5000
    3-Yamaha RBX775

    BTNS
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Onde vc achou os Cast?

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    BTNS
    Um tava numa loja que eu não lembro o nome, que tem instrumentos usados e novos, o Cast era usado. Até pq é baixo de luthier e não é mandado pras lojas. Esse ai era o de 4 cordas.
    Acho que a loja era daquela mesma rede de lojas daquela Pro-Band.

    O de 5 cordas tava na Krocodille Pop, loja de usados.
    www.instrumentosusados.com.br

    O que eu testei é exatamente esse mesmo que está na foto.

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bass_player

    Legal esse tópico cara... Esses dias eu toquei num recém comprado Fender Roscoe Beck de um amigo, e fiquei com vontade de escrever sobre ele... Vou aproveitar seu tópico, blz?

    Fender Roscoe Beck V

    Este baixo possui seu shape muito parecido com o Jazz Bass, porém seu escudo é diferente. A captação consiste em 2 humburckers, com chaves para seleção de cada captador, proporcionando uma imensa variedade de timbres.

    Seus controles são:

    - 2 Chaves de split dos captadores (1 para cada cap)

    - 1 Chave de selação de captador (da ponte, do braço ou ambos)

    - Knob Master Volume

    - Knob Tone


    Com estes controles, vc pode realizar as mais variadas combinações, simulando 2 single (JJ), 2 Humburcker, e ainda escolher se vai trabalhar single com a bobina da direita ou da esquerda de cada captador... Uma verdadeira máquina de timbres.

    Possui um acabamento impecável, e apresenta muita robustez.

    O braço é exatamente igual aos Fenders Jazz Bass V, então para quem curte a espessura dos Jazz Bass vai se dar bem com este baixo.

    Durante o tempo que toquei nele, consegui tirar timbres como dos Jazz Bass (Vintage, e tbm tirei um tiumbre idêntico ao Fender Marcus Miller), apenas com o cap da ponte atuando como humburcking, consegui um timbre muito próximo ao dos Music Man (porém com mais peso, e menos saturação dos médios), consegui excelente sonoridade em slap e pizzicato (este último com muito punch, ótima definição das notas e bastante peso).

    Uma excelente opção para quem estiver disposto a desenbolsar R$6000,00 num instrumento, e gostar dos padrões Fender Jazz Bass no quesito tocabilidade.

    A foto dele pode ser conferida neste link:
    http://www.fender.com/new_repository/fender_guitars/images/0196500_md. jpg

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioazzarini
    Blz! Ótimo!

    E esse baixo ai é ativo? passivo? ativo/passivo?
    Vlw!

    Nunca vi um desses sendo vendido, só vi pela net mesmo.

    LAURO LIMA
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    qual, na sua opnião, é o 03 melhores baixo do mundo?

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Se eu pudesse comprar qualquer um (tres hehe)??
    Não sei direito

    Acho que o primeiro seria de luthier, inteiriço, com caps e pré EMG, 5 cordas, cor natural... isso só pra falar o básico dele.

    Depois um Music Man Sting Ray 5 cordas

    Depois um Fender Precision dos anos 70

    Eu acho que seria isso hoje em dia. Mas não sei, minha opinião pode mudar muito ainda.

    Mas tb tem vários Ibanez, Yamaha, Wood e muuuuuitos outros baixos que eu gosto que poderiam entrar nessa listinha... Não tenho certeza ainda.

    LAURO LIMA
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    desculpe-me, quais são ...

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LAURO LIMA
    Quais são oq?
    Já disse o Music Man Sting Ray, o Fender, o baixo de luthier.
    Vc quer que eu fale todos que eu curto??? ih, eu ia demorar muuuuito tempo aqui escrevendo, deixa queto...
    Pergunta pra quem manja mais que eu, tipo o marcioazzarini ou o Bertola

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    bass_player

    O Fender Roscoe Beck é ativo... Esqueci de comentar isso.
    É um baixo da pesada.


    LAURO LIMA

    É muito difícil definir os melhores baixos do mundo... O que é bom pra mim, pode não ser bom pra vc, e vice versa... Depende do gosto de cada um.

    Em linhas gerais, posso dizer que após um certo nível (e preço) os baixos são bons, e possuem características diferentes que não os tornam piores nem melhores uns que os outros, apenas DIFERENTES. Afinal, se todo baixo fosse igual, pra que ter tantas marcas ?

    Dentre minhas preferidas, eu citaria a Fodera, Music Man e Ibanez (os tops, coloquei pq tenho um... hehehehe). Adicionaria tbm os Tobias antigos e os Warwicks, mas tem muitos que crucificam estas 2 marcas, mas como eu disse, gosto é gosto.

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    É muito difícil definir os melhores baixos do mundo... O que é bom pra mim, pode não ser bom pra vc, e vice versa... Depende do gosto de cada um.

    Em linhas gerais, posso dizer que após um certo nível (e preço) os baixos são bons, e possuem características diferentes que não os tornam piores nem melhores uns que os outros, apenas DIFERENTES. Afinal, se todo baixo fosse igual, pra que ter tantas marcas ?

    Exatamente

    Eliseu Antunes
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioazzarini

    concordo plenamente tb
    mt boa sua observação Márcio

    WormKrash
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bass_player

    o Condor de 6 cordas que tu chegou a testar em outra oportunidade era por acaso o BC6000? pergunto porque estou querendo trocar de baixo, e encontrei o tg6b (Tagima 6 cordas) usado por R$990,00 e o Condor BC6000 (novo) por R$17xx,00. o Tagima está transformado em fretless (minha idéia era refretá-lo, nao sei se fica bom...), testei ele e gostei muito, ainda mais do preço. o Condor eu nem vi na minha frente ainda, só conseguiria sob encomenda. Analisando os valores e tudo mais, na TUA opinião (ou de quem quiser comentar, claro) qual escolheria?

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    O Condor 6 cordas que eu tinha testado na outra vez era ou o XB260 ou o BC600... Um desses 2, não sei dizer qual...
    A principal diferença deles pro BC6000 é o madeiramento, o fato de ser inteiriço, o acabamento (em tom natural) e o design um pouquinho diferente.
    Entre o Tagima 6 cordas e o Condor BC6000 eu levava o Condor, mas isso é questão de gosto.

    (Nunca testei o Condor BC6000, mas já testei o BC4000 e o BC5000, e testei tb um Tagima 6 cordas, e prefiri os Condor)

    WormKrash
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    bass_player

    valeu aí cara, agora é só tentar vender os meus pra partir pra um desses... alias, vou aproveitar pra fazer uma propaganda, ok? ;)
    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23830463
    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23786990

    bass_player
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    WormKrash
    Hehe claro

    LAURO LIMA
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Valeu Márcio

    marcioazzarini
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    LAURO LIMA
    Eliseu Antunes
    bass_player

    ;]

    Adriano Facciollo
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cara pode confiar no Fernandes, acabei de trocar o meu Fender Jazz Bass Special por um Fernandes ativo de 8 cordas, cara o baixo é um animal, puta timbre limpo e pesado, adorei e recomendo a todo o Fernandes.

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tagima 6 cordas (antigo)
    Captação ativa, braço inteiriço com 2 tensores, e um puta espaçamento grande entre as cordas comparado aos outros baixos de 6 cordas... parece espaçamento de baixo de 4 cordas. O braço, é gostoso, mesmo para um baixo de 6 cordas... Só não deu pra testar tão bem pq a minha mão é pequena. Mas mesmo assim gostei do baixo e o timbre é legal tb. O acabamento desse ai é bom. Pra um baixo de 6 cordas não é tão pesado. (Foi a segunda vez que eu toco num baixo de 6, por isso estranhei um pouco, a primeira vez foi num Condor.)
    Braço:8,5
    Timbre:8
    Corpo:8
    Ferragens:7,5
    Tocabilidade:7,5



    Já toquei nesse baixo e acho q vc viu ele no Giácomo até.
    Realmente...a distância das cordas é ENORME! É maior que a distancia de um de 4 cordas. e eu como sou ENORME (tenho poko + de 1,60)....tive uma prazeeeeer de tocar nesse baixo...rs rs rs
    Tem um timbre bem legal...mas é pra pessoas grandes...rs rs rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Testei alguns baixos legais ontem