Dúvida: Como Tirar e Colar a Escala no Braço do Intrumento?

    Autor Mensagem
    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Rafael do Baixo


    Eu tenho um Strinberg Clb 24,que é minha cobaia pra minhas experiências com luthieria,eu mesmo tirei os trastes dele tem uns 2 -3 anos,pra aprender a tocar fretless,mas ficaram fretlines.

    Mas como agora eu já tenho algum domínio no instrumento fretless com a escala lisa e sem marcações (tenho um fretless de 6 cordas assim),eu quero trocar a escala do meu Strinberg pra uma que seja sem marcações também,e como não quero gastar dinheiro nesse baixo e quero aprender alguma coisa de luthieria,quero trocar a escala eu mesmo.

    É aí que entra o meu problema,não sei como eu vou tirar a escala do instrumento,e nem como vou colar a escala nova depois,então queria algumas dicas da galera que entende em como proceder da maneira correta nesse trabalho,e quais ferramentas vou precisar pra fazer isso.

    Sei que vou precisar ajustar o raio da escala,e um monte de outras coisas complicadas que só os luthiers sabem fazer,mas eu quero aprender algumas coisas de luthieria pra em breve eu construir meu próprio instrumento.

    Qualquer ajuda será bem vinda.

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Rafael do Baixo

    Rafael, há um tempo atrás eu queria fazer uma operação como esta pra trocar a escala de um Squier por uma escala toda lisa. Conversei com alguns amigos Luthiers e eles me disseram que não tem como "descolar" a escala do braço. O que dá pra fazer é serrar a escala no limite do braço, mas isso é uma operação que requer uma puta precisão miliméterica, onde qualquer erro mínimo pode mandar o braço inteiro pro espaço. No final das contas, todos eles foram unânimes em me recomendar a confecção de um novo braço, seria muito mais sensato do que serrar a escala. Um desses Luthiers com que falei foi nosso amigo aqui do fórum, o Bertola.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ClaudioBass

    Valeu mesmo,pela informação cara!

    Já vi que vai ser difícil de achar alguma solução pra esse problema,se até luthiers recomendam fazer outro braço ao invés de trocar a escala,meu trabalho será muito mais complicado e extenso do que eu pensava.

    Eu até pensei em passar um formão até tirar a escala,assim teria mais controle que com uma serra,mas isso ia dar um trabalho tremendo e ainda teria um grande risco de danificar o braço,pensei também em aquecer o braço do instrumento pra que a cola se soltasse,mas isso ia danificar a madeira do braço com certeza.

    Mas caso não tenha solução,vou ter que tentar fazer outro braço eu mesmo,não quero gastar nada nesse baixo,mas quero aprender um pouco de luthieria.Se eu tiver que fazer um braço novo,vai ser um braço híbrido,duas cordas com trastes e duas sem.

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    diz o soulface que existe uma máquina pra esquentar a escala, e soltar a cola. mas não parece um procedimento simples.
    e tambem existe a possibilidade de ir lixando, ao inves de serrar como sugeriu o ClaudioBass, ate chegar no miolo do braço.

    em todas estas operações corre-se um grande risco de inutilizar o braço, dai a sugestão de arrumar outro braço.

    o braço é parafusado?

    voce pode se arriscar a fazer um braço, nas mesmas dimensões, e tentar substituir. não é uma pratica simples, pelo contrario. o braço é a pior parte, principalmente o tensor. mas se ficar uma porcaria é só não usar, e continuar com seu desfretado.

    Shakal
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Corta o grosso com uma serra, aí usa plaina e lixa.

    Se vc tá treinando luthieria o máximo q vai acontecer é vc inutilizar o braço e ter que fazer oq recomendaram... usar outro braço. Por outro lado vc ganha experiência e, se funcionar, uma troca de escala na faixa. ;D

    Uma dúvida, onde vc vai achar uma escala pronta sem gastar um tostão? Ferro velho? (ou melhor, madeira velha?) Ou vai comprar o toco de madeira, q tb custa dindin, e vai fazer vc mesmo?

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    kiki

    o braço é parafusado?

    É sim cara.

    Eu tô pensando em fazer outro braço mesmo,mas é como você falou,é a pior parte da construção de um instrumento.

    Valeu pelas dicas!

    Shakal

    Uma dúvida, onde vc vai achar uma escala pronta sem gastar um tostão? Ferro velho? (ou melhor, madeira velha?) Ou vai comprar o toco de madeira, q tb custa dindin, e vai fazer vc mesmo?

    Eu consigo uma boa peça de madeira (jacarandá),com o tamanho suficiente pra umas 2-3 escalas com sobra,por menos de R$100 (ótimos contatos),vou comprar a madeira e fazer a escala na raça mesmo,é um custo aceitável até.

    Por que pra mim fazer um braço pra esse baixo no luthier vai me custar uns 300-450 reais,e não vale a pena gastar isso tudo nesse baixo,vale mais a pena eu comprar outro,tipo o Stagg Fretless sem marcações,mas não curto esse baixo.

    Valeu pela dica também!

    Thiago Vianna
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    Tem várias possibilidades:

    1) Lixar a escala e depois usar plaina (bom se você já tem alguma experiência).

    2) Serrar a escala em uma serra de fita e depois aplainar (muito difícil se você não tem experiência)

    3) Existe um método que eu já usei para retirar escalas de baixos e guitarras, como o braço é bolt-on você pode usar que é bem efetivo, porém requer paciência. É o seguinte: coloque o braço em uma superfície plana, com a escala virada para cima. Cubra a escala com um pano (pode ser uma camiseta velha). Com bastante calma, vá passando um ferro de passar por cima do pano, esquentando a escala. O calor vai fazer com que abra pequenos "espaços" entre a escala e o braço. com bastante calma você tira a escala, usando uma espátula como alavanca. Atenção: isso leva tempo, não é coisa de dez minutos. Depois disso, você confecciona a nova escala tendo por base as medidas do capotraste e final do braço, ou da escala retirada, se vc não tiver danificado na "cirurgia" :) Se a escala tiver saído perfeitamente, fica bem fácil com uma tupia. Mas você pode fazer só com uma plaina mesmo.

    4) Confeccionar um novo braço.

    Quanto ao jacarandá, você encontra peças boas e legalizadas, além de mais baratas que essa peça que você citou na Ronay e no Folmann & Sons. Mas eu prefiro pau-ferro, ébano($) ou outras madeiras mais exóticas(muiracatiara ou jacarandá do pará) pra fretless, é mais resistente, porém podem não dar o timbre que você procura. A escala é muito importante pra fretless.

    Uma dica: muito cuidado ao confeccionar a escala, não é fácil fazer um fretless roncar legal. Sugiro que você experimente uma escala plana (raio infinito, como de violões clássicos) primeiro. Eu particularmente prefiro assim, e tenho acompanhado alguns fóruns internacionais onde o pessoal vem tecendo bons comentários tb. Depois, se você não gostar, é só executar a curvatura, pode ser lixando ou com a plaina - nesse caso resulta em um raio composto, que na minha opinião é mais legal.

    Tem outras dicas tb que vc pode experimentar, como por exemplo, fazer o capotraste da mesma madeira da escala, usar espaçamento igual entre as cordas, ao invés de distância entre centros das cordas igual - que é o padrão etc.

    Abç.

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Thiago Vianna
    Com bastante calma, vá passando um ferro de passar por cima do pano, esquentando a escala. O calor vai fazer com que abra pequenos "espaços" entre a escala e o braço.

    Mas Thiago, esse calor que é aplicado na escala, também não pode vir a empenar o braço?

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Thiago Vianna

    Valeu mesmo pelas dicas cara!!!!! \o/

    1) Lixar a escala e depois usar plaina (bom se você já tem alguma experiência).

    É uma boa opção até.

    2) Serrar a escala em uma serra de fita e depois aplainar (muito difícil se você não tem experiência)


    Descarto essa opção pois não tenho uma serra de fita (poderia comprar mas é melhor não).

    3) Existe um método que eu já usei para retirar escalas de baixos e guitarras, como o braço é bolt-on você pode usar que é bem efetivo, porém requer paciência. É o seguinte: coloque o braço em uma superfície plana, com a escala virada para cima. Cubra a escala com um pano (pode ser uma camiseta velha). Com bastante calma, vá passando um ferro de passar por cima do pano, esquentando a escala. O calor vai fazer com que abra pequenos "espaços" entre a escala e o braço. com bastante calma você tira a escala, usando uma espátula como alavanca. Atenção: isso leva tempo, não é coisa de dez minutos. Depois disso, você confecciona a nova escala tendo por base as medidas do capotraste e final do braço, ou da escala retirada, se vc não tiver danificado na "cirurgia" :) Se a escala tiver saído perfeitamente, fica bem fácil com uma tupia. Mas você pode fazer só com uma plaina mesmo.

    Vou usar esse método mesmo,no momento tô com bastante tempo sobrando então via rolar numa boa.

    Mas desse modo,a madeira do braço não seria alterada ou danificada pelo calor não?


    Quanto ao jacarandá, você encontra peças boas e legalizadas, além de mais baratas que essa peça que você citou na Ronay e no Folmann & Sons. Mas eu prefiro pau-ferro, ébano($) ou outras madeiras mais exóticas(muiracatiara ou jacarandá do pará) pra fretless, é mais resistente, porém podem não dar o timbre que você procura. A escala é muito importante pra fretless.


    Eu curto o som do fretless com a escala de jacarandá mesmo,já tenho um fretless assim e eu gosto dessa madeira pra fretless,fora que vou comprar a madeira (de forma legalizada e honesta) por bem menos de 100 reais,essas peças de madeira foram uma oportunidade única.

    Uma dica: muito cuidado ao confeccionar a escala, não é fácil fazer um fretless roncar legal. Sugiro que você experimente uma escala plana (raio infinito, como de violões clássicos) primeiro. Eu particularmente prefiro assim, e tenho acompanhado alguns fóruns internacionais onde o pessoal vem tecendo bons comentários tb. Depois, se você não gostar, é só executar a curvatura, pode ser lixando ou com a plaina - nesse caso resulta em um raio composto, que na minha opinião é mais legal.

    Realmente,vou fazer a escala plana mesmo,pois além de me dar menos trabalho,é uma garantia maior de eu não fazer besteira e perder a escala ao tentar fazer uma escala com curvatura.

    Tem outras dicas tb que vc pode experimentar, como por exemplo, fazer o capotraste da mesma madeira da escala, usar espaçamento igual entre as cordas, ao invés de distância entre centros das cordas igual - que é o padrão etc.

    O capotraste eu vou fazer em madeira mesmo,já estava decidido disso.

    Muito obrigado cara por esclarecer minhas dúvidas cara,valeu mesmo.

    \o/

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    legal as dicas do pessoal aqui, to me divertindo tambem.

    se for cogitar fazer um braço, só tem que ter acesso a um maquinario basico de marcenaria. pelo menos uma serra tico tico ou de fita, uma lixadeira e uma furadeira, acho...

    tem a opção hibrida, que é comprar um braço e mexer nele. talvez comprar um braço usado, em algumas luthierias vende-se braço recauchutado.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    kiki

    Esse tópico já rendeu muito mais do que eu esperava,só dicas interessantes. \o/

    Eu bem que quero me arriscar em fazer um braço cara,mas isso eu vou deixar pra minha próxima empreitada,que vai ser fazer um baixo de 8 cordas cordas dobradas (vai dar um trabalhão!!!).Eu sei que se eu fizer o braço todo do zero,eu vou aprender muita coisa,mas sei também que no momento eu não vou conseguir fazer algo decente.

    O maquinário eu pretendo comprar bons equipamentos ainda,já que quero aprender mesmo a construir e entender os instrumentos,ao menos nisso pretendo investir bem,um dos motivos de eu não comprar um braço é esse,juntando grana pra pegar boas ferramentas e máquinas.

    Eu tô vendo também se vou fazer um curso de luthieria com um grande luthier daqui do RJ,o João Gravina,o curso dura 1 ano e é meio carinho,mas é ele todo prático,você aprende construindo um instrumento pra você do zero,mas com ele ao lado ensinando todos os macetes.

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    Eu tô vendo também se vou fazer um curso de luthieria com um grande luthier daqui do RJ,o João Grav

    Você tem algum contato com o João (telefone, site, etc) ? sabe dizer qual o custo desse curso? Curso de Luthieria aqui no Rio é algo que muito me interessa...

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Rafael do Baixo
    · votar


    ClaudioBass

    Tenho o contato dele sim cara:

    Perfil dele no Orkut
    http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=9573923326948951011

    Comunidade dele:(aí tem e-mail e telefones dele)
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=39094691

    No curso de regulagem e manutenção,são aulas por semana de 2 horas cada (tem uma turma que começou essa semana ou vai ser na próxima),elas custam:

    - Aula Individual: R$600,00
    - Com Dois Alunos: R$420,00 cada um
    - Com Três Alunos: R$ 330,00 cada um

    O curso de Montagem de instrumentos,que ele considera uma encomenda não um curso em si,custa R$60 a aula (fora ferragens,circuito e captadores pro instrumento),são aulas semanais de 2 horas,o curso tem um total de 50 aulas.

    Tem tudo isso na comunidade dele,mas acho melhor colocar aqui.

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Rafael do Baixo

    Valeu Rafael, obrigado!

    Esse curso completo de construção, só das aulas custa 3 mil Reais, se for colocar o material, chega a 5 mil fácil... mas assim mesmo acho que vale a pena, 5 mil dá pra diluir durante 1 ano todo sem ficar muito pesado... vou entrar em contato com ele pra ver como é.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Thiago Vianna
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Pessoal, eu respondi no trabalho e não pude passar algumas informações sobre o método de remover a escala. Essa técnica, se bem executada é muito segura e não provocará danos ao instrumento.

    - O ferro deve estar na posição "lã", ou seja não muito quente.
    - Se o seu ferro possuir a opção de vapor, é melhor. A adição de umidade na madeira da escala, faz com que ela descole mais rápido com o calor. Basta ir borrifando a medida que passa o ferro sobre a escala.

    Muitos luthiers usam esse metódo para retirar trastes antigos durante uma troca de traste.

    Segue abaixo alguns links:
    http://www.projectguitar.com/tut/removal.htm
    http://www.nbspickups.com/fretwork/

    Abç.

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Desculpa... não li o tópico inteiro.

    Rafael do Baixo
    diz o soulface que existe uma máquina pra esquentar a escala, e soltar a cola. mas não parece um procedimento simples.
    Essa ferramenta realmente existe. Mas é cara, e eu nem sei se tem no Brasil.
    Sem esse equipamento, oq eu aconselho pra qm qr fazer isso e realmente tiver disposição, é fazer na lixa mesmo. Ir lixando a madeira da escala até sair tudo.
    É uma maneira de tirar a escala já mantendo o braço plano par aa colagem de uma nova escala.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Thiago Vianna

    Valeu pelo esclarecimento e pelos links cara,vou tirar a escala hoje ainda,usando essa técnica,e posto aqui os resultados pra galera saber dos resultados.

    \o/

    Soulface

    Eu pensei em lixar a escala,mas vai dar um trabalhão lixar ela toda,,vou tentar tirar ela usando a técnica que o Thiago Vianna postou mesmo.

    Seria bom se tivesse uma máquina dessas de tirar escala e barata aqui no Brasil.

    Valeu! \o/

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    aguardando o resultado. com fotos, please!

    Alex Navarro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Olá galera.. legal esse tópico.. é difícil encontrar perguntas e respostas tão boas como nesta página.

    Sobre o ferro e tirar a escala, talvez a esta altura o Rafael do Baixo já tenha percebi como é fácil retirar a escala dessa maneira.
    caso não tenha ferro com vapor é só umidecer um pano com água.
    A espátula melhor que eu achei foi a de pedreiro afiada na ponta.
    Em 20 mini dá para fazer o trabalho.
    a escala se tirada corretamente, não lasca e nem estraga e pode ser utilizada novamente quando se precisa fazer correções no braço ou mesmo troca de tensores e buchas.
    Colar novamente é a grande encrenca da "coisa"

    Eu faço tacos curvados com o mesmo raio do braço e da escala.
    Copio a curvatura com um arame pressionando sob a curvatura e desenhando sob a madeira. Então eu recorto, lixo e colo um cartepe fino. Faço normalmente uns 8 grampos destes.
    Coloco aqueles parafusos longos recortados em tamanhos aproximados de 15cm, dois de cada lado para dar o aperto e não precisa ser muito forte não.
    Sei lá se estão me entendo. A verdade é que isso é muito chato de fazer e precisa fazer muito bem para não dar em M*.
    Os procedimentos são tão cuidadosos que pela responsa só faço isso quando é realmente um destes baixos que valem a pena pois não faço por menos que R$300,00 um serviço desses.
    Faz uma cara que escrevi o fretwork no meu site e já tenho preparado um monte de outras coisas.
    Estou organizndo aqui umas imagens novas e fazer um passo a passo grátis no site baixistas.com.br

    Sobre curso de luthieria, na boa.. acho uma perda de tempo e dinheiro.
    Oque vai valer mesmo é o sangue do cara. Já vi cara que passou 1 ano em curso de luthieria que não sabe o mínimo de teoria básica ou faz corpo e braços horríveis enquanto que já vi caras sozinhos fazerem logo de cara instrumentos muito bons.
    Acho na minha opnião de chatão, que investir bem menos em bons livro, videos, e tentativas em casa valem muito mais a pena!

    Alex Navarro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Ah sim.. para fazer raios em fretless eu uso 18´no nut e 25' no fim da escala.

    Para fazer estes raios eu uso tacos de madeira com tais curvaturas (kit com 5 tacos) que eu mesmo fabrico.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    kiki

    As fotos vou ficar devendo,por que roubaram minha máquina,mas eu coloco um passo a passo do que eu fiz aqui.

    Alex Navarro

    Valeu pelas dicas cara!

    Eu vou usar um ferro a vapor mesmo,e essa espátula de pedreiro que você falou.Tenho tudo aqui já.

    Olhando esse método do vapor,o trabalho de tirar a escala me pareceu bem mais simples do que eu pensava antes.

    Porém eu encontrei um probleminha,o braço do instrumento tem uma camada,acho que de verniz ou resina,que pega até a junção da escala com o braço.

    Então eu vou ter que tirar essa camada antes de passar o ferro a vapor,pra poder soltar a escala?Caso sim como eu tiro isso?Na lixa mesmo?

    Quanto ao curso de luthieria,eu achei ele meio caro mesmo,mas vai ser muito útil,já que eu sei muito pouco do assunto,mas também eu poderia usar esse dinheiro em ferramentas e material de estudo,e aprender na prática mesmo,errando muito até sair algo bom,tô na dúvida ainda.

    Valeu!!!

    \o/

    Saito
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alex Navarro
    Como é que faz a colagem da nova escala no braço?

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Rafael do Baixo
    As fotos vou ficar devendo,por que roubaram minha máquina,mas eu coloco um passo a passo do que eu fiz aqui.
    po, que foda... ta perdoado entao!

    eu sempre peço fotos por que ajuda pra caramba pra entender... e eu acho que registrar e postar aqui é uma forma de devolver a ajuda que a galera presta.

    Alex Navarro
    legal, valeu pela ajuda.

    Sobre curso de luthieria, na boa.. acho uma perda de tempo e dinheiro.
    eu concordo que é possivel aprender por conta, eu mesmo to nessa e acho que é possivel.

    mas alguem que se da bem fazendo um curso pode evoluir mais ainda. só tem que ter professores a fim de adaptar pro que o aluno aprende. se não melhor ficar nos livros e internet mesmo.
    por que tem gente que fica "segurando" o conhecimento só pro aluno ficar sempre um passo atras do professor (não ó em luthieria, em qualquer area).

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Saito

    Como é que faz a colagem da nova escala no braço?

    Pelo o que eu andei estudando,é só passar cola na escala e no braço e juntar ambas as partes,mas você tem que colocar um pedaço de madeira plana sobre a escala,e prender isso colocando alguns grampos fazendo pressão contra o braço até que a cola seque.

    Mas vou conferir em outros livros que tenho aqui se é só isso mesmo.

    Alex Navarro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Rafael do Baixo

    Quanto ao curso de luthieria,eu achei ele meio caro mesmo,mas vai ser muito útil,já que eu sei muito pouco do assunto,mas também eu poderia usar esse dinheiro em ferramentas e material de estudo,e aprender na prática mesmo,errando muito até sair algo bom,tô na dúvida ainda.

    Livros meu caro, livros.. há muitos bons livros... mas não digo daquele livro do Edmar que vc vai sair fazendo caca...

    No www.stewmac.com vc encontra muita coisa boa.

    Uma das coisas que qualquer luthier precisa é de coragem...

    Meta a espatula lá e veja oque acontece.. nem esquenta com o verniz...

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alex Navarro

    Valeu pelas dicas e conselhos cara!!!

    Tô me inclinando cada vez mais em comprar os livros,ferramentas boas e madeira,e me arriscar a construir algum baixo pra mim.

    Vlw!!! \o/

    Alex Navarro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Saito

    Com aquele esquema de moldes negativos que eu mencionei na resposta anterior.. é f* explicar mesmo.. tida de fazer uma fotos e tal..

    kiki

    por que tem gente que fica "segurando" o conhecimento só pro aluno ficar sempre um passo atras do professor heheh é por aí mesmo.

    Bom.. eu ainda acho que livros e força e vontade ainda são melhores. Fico a pensar no que leva o luthier a dar cursos.... eles querem mais concorrencia num mercado saturado e de pouco retorno?

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Alex Navarro
    Fico a pensar no que leva o luthier a dar cursos....
    bom, mas tambem, tem coisas que só fazendo pra saber. pra mim, "ver" tem significado ler livros, ver fotos e assitir uns videos de vez em quando. mas eu gostaria de acompanhar uma oficina de verdade, de perto.

    o bertola sempre diz que o melhor jeito é virar aprendiz de algum luthier. eu penso que o curso tem meio esse papel, de virar aprendiz, de trabalhar do lado de profissionais.

    eles querem mais concorrencia num mercado saturado e de pouco retorno?
    ai fica complicado... mas tem muita gente que aprende só pra poder fazer sua propria manutenção, e fazer umas modificações nos proprios instrumentos.

    Bom.. eu ainda acho que livros e força e vontade ainda são melhores.
    e hoje em dia com a net fica tudo mais facil... o que tem de material bom em sites por ai não é brincadeira.
    e os foruns, claro!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida: Como Tirar e Colar a Escala no Braço do Intrumento?