NUMA BANDA O QUE CADA INTRUMENTO TOCA ??

    Autor Mensagem
    Pion
    Veterano
    # out/05


    Galera

    Fala aí :

    Numa banda tem o guitarrista, o MANO do Baixo, o batera, o tecladista e mais os caras do metal (sax, e outros)

    Pergunta: Eu e o guitarrista, junto com o tecladista tocamos as mesmas sequências de notas ??


    Vejam que observei a partitura de um guitarrista e lá está a Clave de Sol. E a nossa é na Clave de Fá. Alguém já notou isso??

    FBassist
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Vejam que observei a partitura de um guitarrista e lá está a Clave de Sol. E a nossa é na Clave de Fá. Alguém já notou isso??


    O_o

    JB God
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion
    vai estudar, criança

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Vejam que observei a partitura de um guitarrista e lá está a Clave de Sol. E a nossa é na Clave de Fá. Alguém já notou isso??

    HAehaEAuehaAhueha112755HEAuA5415d4fg5d4sfgvrvrfkçuaehauehsuaofdhsauode hwauorsdlm,ntd,,i/´400000000iopjtmçleY,BPOW4I5,G4WM5BIEVPO3N 25852M/

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pô galera!! Desculpe não estar no nivel de vocês, eu realmente não sei de nada e não tenho por quê dizer isso. Apenas achei interessante ouvir de pessoas ANORMAIS como eu que já tiveram esta dúvida.

    FOi mal!!!

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    ow deixa o cara bando.. =/Pion
    cara o lançe e que nos instrumentos graves a clave ultilizada na escrita musical e a de fa e nos instrumentos mais agudos e usada a clave de sol.
    por exemplo: na tua banda o tecladista e o guitarrista usam a partitura na clave de sol e vc do contrabaixo usa a clave de fa. Justamente por isso os intrumentos de ''som'' grave usam a clave de fa e os de som mais agudo usam a clave de sol. Ainda tem outra clave que é a de Do, essa eh pouca ultilizada, mas é usada em instrumentos de som medio tipo viola por exemplo..
    ñ sei se expliquei bem e que tow com pressa, mais procura estudar mais teoria musical, que você vai entender como tudo isso funciona.
    abraço!

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revenant

    Aí!! Esse é o cara

    Valeu pela dica, nunca imaginei que era isso, só a questão de som entre os instrumentos. Eu fiquei numa dúvida cruel, pois tem um cara na banda que toca sax e ele toca em um tom diferente embora esteja na mesma clave de SOl da guitarra e do teclado, acho que é isso.

    Aí pensei: será que tô fazendo algo errado ??

    Na dúvida (antes que a banda resolva me jogar fora) melhor perguntar aos camaradas

    Revenant
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion
    hauhsaushauhsua à vontade cara :p

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # out/05
    · votar


    se eu não tivesse emprestado meu livro de arranjo pra minha prof de música eu dizia todos os que tocam em clave de dó ai pra vocês.... que eu me lembre agora tem o violoncelo que toca em clave de dó também.

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Gabriel_Bp

    Valeu k-rá ! ficamos aguardando os demais instrumentos. Afinal é bom conhecer o quê os companheiros de banda fazem certo ?

    polakinho
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion
    kra...existem notas que tem as frequencias muitu parecidas, por exemplo: a 1ª maior, pode-se usar a 3ª ou a 5ª maior no baixo, poiz saum muito parecidas com a 1ª ...ah kra...isso eh complicado, nem eu sei direito! ...mais pega um professor ki tu ganha mais kra ;D
    abraços

    Kamuisakeu
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ainda bem q alguém ajudou o cara em vez de só dar risada.

    Tem uma coisa legal pra aprender a ler partitura cara, q se vc naum tem saco pra teoria mas quer saber o mínimo do mínimo.

    Um pentagrama, aquelas 5 linhas e 4 espaços q vc usa na partitura estão desenhados nada mais nada menos q...na sua mão!!!! vc tem 5 dedos (linhas) e 4 espaços entre eles. Então olhando pra palma da mão vc tem de baixo pra cima (mindinho até o polegar, ou seja, do mais grave pro mais agudo):

    Clave de Sol:

    Dedos: mi sol si ré fa
    Espaços: fá lá do mi


    Clave de Fá: (é fácil, é só vc subir duas notas (onde era mi, vira sol, mas lembre-se q as notas dela são mais graves, acho é uma oitava mais baixo)

    Dedos: sol si ré fa la
    Espaços: la do mi sol


    Tem tb a clave de dó que alguns instrumentos com sons médios utilizam, naum me lembro agora q nota ficaria no lugar do mindinho hehe.

    Então, esse macete aprendi qdo comecei a estudar teoria faz muito tempo, depois acabei parando de fazer teoria e nem toquei nada hehhehe. Mas é um método simples q serve para qualquer idade hehehe, e deixa vc empogado pq em poucos minutos vc já sabe qual é cada nota, até vc largar a mão (em ambos ossentidos) e ler direto na partitura hahaha.

    Wilson Fisk
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion
    tem um cara na banda que toca sax e ele toca em um tom diferente embora esteja na mesma clave de SOl da guitarra e do teclado, acho que é isso

    As diferentes claves dizem respeito às diferentes alturas que os instrumentos alcançam e o nome da clave é a "chave" que assinala qual a nota está indicando. Por exemplo, a Clave de Sol marca a segunda linha com uma "bolinha" indicando que aquela linha corresponde a nota sol.

    Mas as claves não determinam a tonalidade da música, isso quem vai determinar é a armadura da clave. Por exemplo, uma partitura para Guitarra será escrita num pentagrama com clave de sol, mas a música pode estar em qualquer tom. O que vai dizer qual é o tom é a armadura - sinais de sustenido e bemol colocados logo após o sinal da clave.

    Lembrando que os instrumentos de sopro normalmente possuem afinação em um única tonalidade. Exemplo, uma gaita afinada em C não tem as 12 notas da escala cromática, mas apenas as 7 notas da escala de dó.

    Ou seja, o fato de instrumentos utilizarem claves iguais ou diferentes para notação de uma música nada tem a ver com a tonalidade que eles trabalham.

    Não sei se me fiz claro, mas aconselho você a estudar um pouquinho de teoria ;)

    Guto EADG
    Veterano
    # out/05
    · votar


    nos espaços da clave de Fá: (A) (C)orda (E) (G)rande =)

    Guto EADG
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Guto EADG
    · votar


    Pion

    como assim a mesma sequencia de notas? depende do arranjo..... o tom tu ve pela armadura de clave.. (numero de sustenidos ou bemois q fica na pauta do lado da clave)

    Rod_bass
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Rod_bass
    · votar


    Eu e o guitarrista, junto com o tecladista tocamos as mesmas sequências de notas
    Pion

    Na minha banda o tecladista geralmente notas suspensas. Por exemplo, se a guitarra está utilizando o acorde de D natural, o teclado fará Dsus2. Ah, isso quando é aquele teclado mais usado como "fundo", o famoso som de strings. Eu acho que fica algo um pouco diferente e interessante.

    isaqueras
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Na boa... conselho de um ignorante de teoria... aprende a ler o teclado, as notas no braço da guitarra e toca samba, que vc vai entender a aplicação dessa parada.
    Obs: Odeio samba, mas é escola pra nós cbxsts.
    Por favor, me corrijam se eu tiver errado e ...Pion, perguntar na maioria das x, n ofende, pode perguntar o que quiser, pois se vc n fizer a pergunta, n vai nem saber se falou asneira ou n, aiueaiueaiue.
    Abrás

    rushrush
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pion

    Na boa amiguinho, esqueça leitura por enquanto. "...Estude e se aprofunde em harmonia, análise e percepção musical. Reserve 50% desse tempo para a prática e os outros 50% de teoria, estude com o instrumento em punho. Aprenda a improvisar, arranjar e a dominar o seu instrumento e sua linguagem e preocupe-se com leitura quando vc tiver 40 anos..."

    Hermeto Pascoal

    isaqueras
    Veterano
    # out/05
    · votar


    rushrush
    karaio... qtos anos será q ele tinha qdo disse isso?Olha q o cara é o cara, tem meu total respeito e admiração e esses dias tô ouvindo pra caramba.
    Antes eu achava uma zoeira, mas qdo vc passa a prestar atenção...
    Reforçando: e olha q sou rokeiro. Os karas do Angra tmb e tocam a clássica "O Ovo" em alguns shows pelo q me disseram

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    GALERA!!!

    Massa!! Quando coloquei esta pergunta no Ar, realmente não axei que ia trazer tanto interesse da parte dos amigos em AJUDAR. Até aparecer a galera que zoou comigo, daí começaram a aparecer vcs com todas estas dicas fantásticas e a presença de Hermeto Pascoal o "bruxo" ou "mago" da cena musical Brasileira (matéria publicado no portal Terra <http://www.cliquemusic.com.br/artistas/hermeto-pascoal.asp>)


    Agora tem tanta informação e gostaria de agradecer a todos mesmo, pelo incentivo que tenho recebido para me dedicar ao Contra-baixo elétrico.

    A TODOS MEU MUITO OBRIGADO

    rushrush
    Veterano
    # out/05
    · votar


    isaqueras

    O Hermeto deve ter uns 2.000 anos.

    Pion

    O forum é pra isso.
    Abração.

    metal 4all
    Veterano
    # out/05
    · votar


    olha, um boa ideia q ja falaram ai, eh essa: ve bem os acordes da musica e as escalas respectivas e cria algo do genero, se vc criar algo bem tri, certo que eles vao pensar 2 a 3 vezes antes de te chutar (se forem)
    ah...cuida pra fazer nada muito dificil pra vc, afinal, eh melhor fazer algo facil bem, do que algo dificil horrivel, e pegue as escalas...

    Pion
    Veterano
    # out/05
    · votar


    metal 4all

    Valeu pela força!! Estou tentando melhorar muita coisa. Faz um bom tempo que tento estudar o contrabaixo mas nunca tinha entrado de cabeça.
    Também acho que o simples é o melhor.

    isaqueras
    Veterano
    # out/05
    · votar


    rushrush
    não... tem no max uns 1500, é q ele n toma sol, sabe como é o sol envelhece a pele (putz!)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a NUMA BANDA O QUE CADA INTRUMENTO TOCA ??