muito tempo sem uso/regulagem

    Autor Mensagem
    Fredilson
    Veterano
    # fev/08


    Bem, procurei e não achei... se já existir algo semelhante me desculpem...


    Eu tenho algumas duvidas:

    * O que pode acontecer a um instrumento se ficar muito tempo sem usar ou se não for utilizado com frequencia?

    * O que pode acontecer a um instrumento se ficar muito tempo sem regular e trocar as cordas? (eu só sei que pode empenar o braço...)



    Eu estou perguntando essas coisas pois possuo 2 baixos e não toco muito (já vi gente por aqui falando que toca 6 horas por dia..) e por não tocar muito não sinto muita necessidade de regulagem (acho que a regulagem deve durar mais, não sei...), e como eu possuo 2 baixos e toco pouco, se for dividir o tempo q eu toco pros 2, eles quase não são usados...

    William.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu estou perguntando essas coisas pois possuo 2 baixos e não toco muito

    [...]e como eu possuo 2 baixos e toco pouco, se for dividir o tempo q eu toco pros 2, eles quase não são usados



    Vende um deles e toca só num (:

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: ClaudioBass
    · votar


    Fredilson

    Minha opinião sobre esse assunto é baseada num instrumento que tenho e fica a maior parte do ano guardado, com as cordas e afinado. Tenho um Fender JB-83 que raramente toco, tem épocas em que ele passa mais de 6 meses dentro do hardcase, e só retiro pra fazer coisas bem rápida, como tirar uma música ou aqueles ensaios curtos em que considero um transtorno ter que levar o acústico ou o vertical. Em todas as vezes que precisei do elétrico, nunca percebi nenhum problema com regulagem ou braço empenado.

    Agora, veja bem... eu guardo dentro de um hardcase do fabricante, e em condições apropriadas... não é um instrumento que fica 6 meses parado numa estante ou dentro de uma bag encostado na parede... *acho* que a forma com que você guarda o instrumento influencia mais do que o fato de usá-lo ou não com frequência.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Fredilson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ClaudioBass
    De quanto em quanto tempo vc troca as cordas dele? tem qt tempo q vc não regula??

    sabe, eu tenho 2 baixos, um deles tá precisando de corda nova e de regular, e o outro vai fazer 2 anos q n troca de corda nem regula, e ainda está otimo, sinto a regulagem boa ainda... as cordas apenas perderam brilho, mas não tem um ponto de ferrugem... eu queria regular e trocar corda dos 2, mas a grana tá curta pra isso no momento, ai sei lá, queria saber se corro risco de algum deles ter algum problema sério se ficar mais muito tempo sem regular...

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fredilson
    Bom... as suas 2 perguntas podem ser respondidas com uma resposta só.

    OQ acontece é q mesmo sendo de qualidade, as madeiras utilizadas em um instrumento sofrem influências do ambiente em q se situam.
    Fatores como alteração de temperatura e umidade afetam o instrumento. Principalmente o braço.
    Por isso q é recomendada uma regulagem geral no instrumento pelo menos a cada 6 meses (de preferência em estações de "transição", como primavera e outono).
    Não q seja obrigatório. Mas para evitar maiores dores de cabeça, é recomendado.

    Fredilson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface
    hummm

    nunca tinha pensado nisso da estação de transição... obrigado pela dica! ia morrer sem pensar nisso :D

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fredilson
    De quanto em quanto tempo vc troca as cordas dele? tem qt tempo q vc não regula??

    Quando eu tocava direto com esse baixo em trabalhos de bar (todo fim de semana), eu trocava as cordas a cada seis meses. O último jogo de cordas novas que coloquei nele tem mais de 1 ano. A última vez que levei esse baixo num Luthier pra dar uma geral, seguramente tem mais de 3 anos.

    Se a grana está curta, troque as cordas daquele que está numa situação mais crítica, não precisa fazer isso com os 2 baixos ao mesmo tempo.

    Além das dicas do Soulface, se possível use um hardcase com apoio em toda a extensão do braço quando for guardar o instrumento.

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    Fredilson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    ClaudioBass

    Obrigado pela dica,
    eu fico aqui pensando c esse seu depoimento... acho que vc é o unico baixista q tem um Fender Jazz Bass 83 e mal encosta nele... oo'

    um transtorno ter que levar o acústico ou o vertical.

    o acustico que você citou é um baixolão?

    aproveitando que você é usuario do vertical, me diz uma coisa... esses dias eu vi um clipe onde a baixista aparecia tocando em algumas cenas um baixo eletrico com arco... isso é possivel ou era doidera do clipe?

    ClaudioBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Fredilson
    vc é o unico baixista q tem um Fender Jazz Bass 83 e mal encosta nele

    :-) Eu gosto de baixo elétrico, apesar de não curtir muito instrumentos com trastes... é que a maior parte dos trabalhos que tenho feito com música, são voltados pra Instrumental e Bossa-nova, e nestes casos prefiro usar o acústico e o vertical elétrico, apenas por questões de sonoridade mesmo!

    o acustico que você citou é um baixolão?

    Não, é um acústico mesmo (gigante) 3/4.

    (...) baixo eletrico com arco... isso é possivel ou era doidera do clipe?

    Se for um vertical elétrico é perfeitamente possível, uma vez que o espelho e cavalete seguem os padrões de um acústico 3/4... Mas, se for um baixo elétrico comum, tem 99% de chances de ser doideira mesmo, porque pra tocar com arco é necessário que as cordas tenham uma disposição côncava e cada uma fica numa altura diferente, caso contrário você não teria como mudar de corda.

    Eu nunca testei isso (e acho que nem vou), mas creio que a resina que passamos na crina do arco, combinada com a corda de baixo elétrico, daria um arraste tão pesado que a crina começaria a arrebentar antes da primeira metade do arco!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a muito tempo sem uso/regulagem