Autor |
Mensagem |
Fredilson Veterano |
# fev/08
Bem, procurei e não achei... se já existir algo semelhante me desculpem...
Eu tenho algumas duvidas:
* O que pode acontecer a um instrumento se ficar muito tempo sem usar ou se não for utilizado com frequencia?
* O que pode acontecer a um instrumento se ficar muito tempo sem regular e trocar as cordas? (eu só sei que pode empenar o braço...)
Eu estou perguntando essas coisas pois possuo 2 baixos e não toco muito (já vi gente por aqui falando que toca 6 horas por dia..) e por não tocar muito não sinto muita necessidade de regulagem (acho que a regulagem deve durar mais, não sei...), e como eu possuo 2 baixos e toco pouco, se for dividir o tempo q eu toco pros 2, eles quase não são usados...
|
William. Veterano |
# fev/08
· votar
Eu estou perguntando essas coisas pois possuo 2 baixos e não toco muito
[...]e como eu possuo 2 baixos e toco pouco, se for dividir o tempo q eu toco pros 2, eles quase não são usados
Vende um deles e toca só num (:
|
ClaudioBass Veterano |
# fev/08 · Editado por: ClaudioBass
· votar
Fredilson
Minha opinião sobre esse assunto é baseada num instrumento que tenho e fica a maior parte do ano guardado, com as cordas e afinado. Tenho um Fender JB-83 que raramente toco, tem épocas em que ele passa mais de 6 meses dentro do hardcase, e só retiro pra fazer coisas bem rápida, como tirar uma música ou aqueles ensaios curtos em que considero um transtorno ter que levar o acústico ou o vertical. Em todas as vezes que precisei do elétrico, nunca percebi nenhum problema com regulagem ou braço empenado.
Agora, veja bem... eu guardo dentro de um hardcase do fabricante, e em condições apropriadas... não é um instrumento que fica 6 meses parado numa estante ou dentro de uma bag encostado na parede... *acho* que a forma com que você guarda o instrumento influencia mais do que o fato de usá-lo ou não com frequência.
[ ]s www.gravidadevertical.zip.net
|
Fredilson Veterano |
# fev/08
· votar
ClaudioBass De quanto em quanto tempo vc troca as cordas dele? tem qt tempo q vc não regula??
sabe, eu tenho 2 baixos, um deles tá precisando de corda nova e de regular, e o outro vai fazer 2 anos q n troca de corda nem regula, e ainda está otimo, sinto a regulagem boa ainda... as cordas apenas perderam brilho, mas não tem um ponto de ferrugem... eu queria regular e trocar corda dos 2, mas a grana tá curta pra isso no momento, ai sei lá, queria saber se corro risco de algum deles ter algum problema sério se ficar mais muito tempo sem regular...
|
Soulface Veterano |
# fev/08
· votar
Fredilson Bom... as suas 2 perguntas podem ser respondidas com uma resposta só.
OQ acontece é q mesmo sendo de qualidade, as madeiras utilizadas em um instrumento sofrem influências do ambiente em q se situam. Fatores como alteração de temperatura e umidade afetam o instrumento. Principalmente o braço. Por isso q é recomendada uma regulagem geral no instrumento pelo menos a cada 6 meses (de preferência em estações de "transição", como primavera e outono). Não q seja obrigatório. Mas para evitar maiores dores de cabeça, é recomendado.
|
Fredilson Veterano |
# fev/08
· votar
Soulface hummm
nunca tinha pensado nisso da estação de transição... obrigado pela dica! ia morrer sem pensar nisso :D
|
ClaudioBass Veterano |
# fev/08
· votar
Fredilson De quanto em quanto tempo vc troca as cordas dele? tem qt tempo q vc não regula??
Quando eu tocava direto com esse baixo em trabalhos de bar (todo fim de semana), eu trocava as cordas a cada seis meses. O último jogo de cordas novas que coloquei nele tem mais de 1 ano. A última vez que levei esse baixo num Luthier pra dar uma geral, seguramente tem mais de 3 anos.
Se a grana está curta, troque as cordas daquele que está numa situação mais crítica, não precisa fazer isso com os 2 baixos ao mesmo tempo.
Além das dicas do Soulface, se possível use um hardcase com apoio em toda a extensão do braço quando for guardar o instrumento.
|
Fredilson Veterano |
# fev/08
· votar
ClaudioBass
Obrigado pela dica, eu fico aqui pensando c esse seu depoimento... acho que vc é o unico baixista q tem um Fender Jazz Bass 83 e mal encosta nele... oo'
um transtorno ter que levar o acústico ou o vertical.
o acustico que você citou é um baixolão?
aproveitando que você é usuario do vertical, me diz uma coisa... esses dias eu vi um clipe onde a baixista aparecia tocando em algumas cenas um baixo eletrico com arco... isso é possivel ou era doidera do clipe?
|
ClaudioBass Veterano |
# fev/08
· votar
Fredilson vc é o unico baixista q tem um Fender Jazz Bass 83 e mal encosta nele
:-) Eu gosto de baixo elétrico, apesar de não curtir muito instrumentos com trastes... é que a maior parte dos trabalhos que tenho feito com música, são voltados pra Instrumental e Bossa-nova, e nestes casos prefiro usar o acústico e o vertical elétrico, apenas por questões de sonoridade mesmo!
o acustico que você citou é um baixolão?
Não, é um acústico mesmo (gigante) 3/4.
(...) baixo eletrico com arco... isso é possivel ou era doidera do clipe?
Se for um vertical elétrico é perfeitamente possível, uma vez que o espelho e cavalete seguem os padrões de um acústico 3/4... Mas, se for um baixo elétrico comum, tem 99% de chances de ser doideira mesmo, porque pra tocar com arco é necessário que as cordas tenham uma disposição côncava e cada uma fica numa altura diferente, caso contrário você não teria como mudar de corda.
Eu nunca testei isso (e acho que nem vou), mas creio que a resina que passamos na crina do arco, combinada com a corda de baixo elétrico, daria um arraste tão pesado que a crina começaria a arrebentar antes da primeira metade do arco!
|