Problema com circuito jazz bass

    Autor Mensagem
    Metal bass
    Veterano
    # fev/08


    Olá! Estou com um problema e gostaria q vcs me ajudassem,
    tenho um shelter jazz bass(usado), e percebi q quando deixo o volume do cap do braço no máximo e o da ponte 1/4 abaixo que o máximo o som fica mais alto do que se tivesse com os dois volumes no máximo. é uma diferença bem razoável...queria q me ajudassem, peguei um esquema na net fiz direitinho como está no esquema, e continuou o problema...o que pode ser? Tem chance de ser problema no potenciômetro? captador?
    O esquema q peguei na net é esse: http://www.stewmac.com/freeinfo/I-0032.html
    Valeu

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Isso eh normal em Jazz Bass, nao se preocupe. Nao eh nenhum defeito. Esqueci a explicacao tecnica, mas quando vc tira volume de um captador o sinal passa mais pelo outro e como o captador do braco estah numa posicao q tem mais punch e mais grave, o volume total aumenta. Motivo esse tambem q faz os P basses terem um som bastante agressivo.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Metal bass
    Uma forma de minimizar esse efeito é ligando um dos captadores "invertido" , o fio + como sendo - e vice-versa, assim, ao se ligar os 2, há um cancelamento de fase.
    Abç

    Metal bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Valeu a ajuda!!
    O que acho estranho é q tenho outro jazz bass, da mesma marca, e as ligações estão IDENTICAS.. e nesse outro não acontece isso..

    THE BASSMAN
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Metal bass

    Caraca , olha só. e ae Ricardo, blz meu! vi seus poosts nas comus ..mas nao sabia o q era por isso nem respondi!
    abs
    Glauco

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Metal bass
    O fato de vc aumentar o volume dos 2 captadores não significa q vc ai somar um volume ao outro. mas sim, "misturar" os timbres deles.
    Por exemplo...
    Se vc tem 2 aparelhos de som lado a lado...
    Se vc liga um no volume 10 e o outro no volume 2, vc não vai ter volume 12.

    Metal bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface
    Claro, sei disso...mas esse problema tb influencia na "mistura" dos caps...não tem a mesma "eficiência" q meu outro jazz bass...

    Metal bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mas valeu as dicas galera, vou inverter os fios de um dos caps q nem o Maurício sugeriu, acho q vai funcionar.

    gabeiraz
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface
    cara, eu creio que se voce ligar um som no volume 10 e outro no volume 2, voce tera, pelo menos, um volume final acima de 10 e creio eu que pelo menos algo em torno de 12.
    Em shows maiores levo meus dois amplificadores para somar o volume ligando os dois... e se nao somasse, em shows grandes(stones, guns e outras bandas) vc nao veria uma parede de ampegs como costumamos ver (pelos menos 4 X 8 de 10`...
    Abraco

    Metal bass
    Quando os captadores chegarem, (hoje) e eu instalar, venho aqui e digo como ficou o som!!!

    Abraco

    Nos_FERA_tu
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    gabeiraz
    Sim..certamente se tem um aumento no volume, mas isso é de acordo com a curva do potenciometro, que no caso dependendo da situação pode não ser linear e sim logarítmica, por isso não se pode precisar quanto a soma algébrica dos dois volumes na situação citada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com circuito jazz bass