Até quando mudar de afinação prejudica a regulagem?

    Autor Mensagem
    rcardo_lemos
    Veterano
    # fev/08


    E ae,

    Ocasiões em que você tem de mudar a afinação do baixo para meio tom ou um tom, ou drop D, drop C, etc..... como por exemplo em determinadas músicas de um show, ou em um ensaio de 3 horas... são realmente prejudiciais para o baixo?

    Sempre pensei e sempre me disseram que não era algo muito saudável de se fazer, até descobrir o porquê de as tarrachas hipshot serem especiais =] (para mim era algo como uma tarracha "indesafinável" "apenas")

    Afinal, em geral até que ponto é tolerável essa prática? Há riscos além de empenar braço?

    Flww

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rcardo_lemos
    Cara, evite o máximo que vc puder ficar mudando a afinação do seu instrumento, pois isso força o braço (e o tensor), podendo resultar em empenos e troções (esse caso é grave).
    Mudar p/ 1/2 tom "abaixo" numa música ou noutra, ou "baixar" o Mizão p/ Sí de vez em quando, não tem problema, mas fazer isso toda hora.....
    Abç

    THE BASSMAN
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alem de ficar uma "caca" pra tocar, com as cordas molegonas, nessas de ter q baixar afinação em algumas musicas, fui prático, comprei um de 5 cordas, e pronto. Sei q as vezes comprar outro baixo complica, mas foi a solução q achei, p manter meu baixo sempre regulado a meu gosto! Vlw

    rcardo_lemos
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    THE BASSMAN

    Éé... eh cruel
    Mas to correndo bastante atras

    Mauricio Luiz Bertola

    Curiosidade.... qdo acontece uma torçao, o que é feito para reverter, nos casos reversíveis?

    DotCom
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Como eu tinha um baixo de 4 cordas, vez ou outra tinha que baixar a afinação da mizona para D (afinação Drop-D).
    Nunca tive problemas do meu baixo desregular ou algo do tipo.
    Concordo com o que dizem que é interessante não mudar a afinação, mas as vezes acho que é um pouco de preciosismo do povo. (senão, quando você tirasse as cordas do baixo imagina o que aconteceria com o braço... partir no meio?!?!?!? kkkk)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rcardo_lemos
    Muitas vezes nada. Usa-se o braço para fazer churrasco!!!!!
    No caso em que se pode fazer alguma coisa, a escala tem que ser retirada, o braço aplainado e a escala trocada, o que, às vezes sai mais caro que um braço novo.
    Abç

    rcardo_lemos
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Holy sh.....

    rcardo_lemos
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    DotCom

    Exatamente!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    DotCom
    A questão é a repetição deste procedimento, o que somado a outras circunstâncias (má conservação, armazenamento, mudanças constantes de temperatura, falta de cuidado, etc), certamente conduzirão à danos.
    Abç

    Parcero Veio
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    cara eu mudo normlmente de Mi pra Mib e numca vi algum problema grave...

    Master Bass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Eu já ouvi falar q prejudica o braço do instrumento pq fica folgando as cordas ou apertando mas eu folgo geralmente ¹/² tom e nunca empenou nem nada.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Parcero Veio
    Master Bass
    Até o dia que der.............

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rcardo_lemos
    Depende da frequência com q vc faz isso, das alterações climáticas q o seu instrumento sofre, da qualidade da madeira, etc...
    Em geral, mudar de afinação vez ou outra, não faz mal algum. Mas necessita de regulagem mais frequente.
    Agora, se vc precisa ficar mudando à toda hr, segue a sugestão do Bassman. É melhor comprar um 5 cordas.

    Qnto à torção...
    Existe uma ferramenta utilizada pra se destrocer o braço do instrumento. Mas é caro, e eu nem sei se tem no Brasil.
    Dependendo do caso, é possível reverter a situação.

    denismonteiro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rcardo_lemos
    DotCom
    se são todas as cordas o impacto é maior, mas se for só uma, tipo drop-D, é sussa... conversei com o meu luthier e ele me tranquilizou.
    inclusive coloquei uma hipshot pra facilitar!!!
    fica beeeem legal!

    rcardo_lemos
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    denismonteiro

    Boa!

    E quanto custou esse jogo de hipshot?

    allexcosta
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    "baixar" o Mizão p/ Sí de vez em quando, não tem problema, mas fazer isso toda hora.....

    De MI pra SI? 2 tons e meio pra baixo? Tem certeza?

    denismonteiro
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    rcardo_lemos
    eu comprei direto no site da hipshot, uma dtuner e mais 3 "normais" saiu US$165
    e ainda não fui taxado pela alfândega... e gastei mais 50conto pra instalar (aproveitei pra dar um tapa geral no baixo)
    encaixou perfeitamente, não precisou adaptar nada!
    sensacional!
    meu fenderzito tá todo todo!
    auehaiuehaiuehaiuehaea

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Até quando mudar de afinação prejudica a regulagem?