Regulagem para afinação grave (B,F#,B e E)

    Autor Mensagem
    Varg
    Veterano
    # mar/10


    Bom, com o tempo na maioria das vezes quando vai se ficando mais velho a tendencia é querer tocar coisas mais leves, mas na contramao dessa tendencia estou eu aqui, querendo tocar coisas cada vez mais pesadas rsrs

    Tenho um baixo 5 cordas q uso na afinação padrao (BEADG), mas pra tocar as coisas que quero (metalcore, deathcore, etc) mesmo tendo a corda mais grave em B, nao esta me agradando, pois tenho q ficar transpondo as notas das outras cordas, o que é mto desconfortavel e da mto mais trabalho, é como se eu tivesse tocando dream theather em musicas q deveriam ser bem simples de tocar na afinação q eles usam rsrs

    A afinação mais grave q encontrei foi B,F#,B e E, entao to querendo comprar um baixo 4 cordas pra por nessa afinação e facilitar minha vida, o problema é q em outros topicos sobre afinação aqui no forum, vi a opinião de alguns luthiers que deixar o baixo regulado em afinações graves assim pode danificar o braço, mesmo regulando o tensor, então queria sugestões de como conseguir essa afinação, regular em uma afinação mais aguda e afinar nela so quando for tocar? ou poderia usar o baixo de 5 cordas nessa afinação (B,F#,B e E), seria possivel?

    DotCom
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Caramba, que afinação louca. Digitação de escalas nela deve ser um terror.

    Enfim, o maior problema vai ser você achar as cordas pra manter a tensão em níveis aceitáveis.
    Entenda: As cordas são feitas para que, afinadas na afinação padrão, tenham uma tensão mais ou menos uniforme. Ao mudar demais essa tensão entre as cordas, a "pegada" de cada corda fica diferente. Pega um baixo e afina o bordão um tom abaixo (um 4c afinado em drop-d, por exemplo), ele fica com a pegada meio estranha.

    Com isso, pegar um jogo de 4 cordas e afinar em B F# B E vai te trazer problemas com a tensão delas. Pro seu caso, seria bom comprar as cordas avulsas.

    Quanto a danificar o instrumento por usar afinação baixa, não tem muito fundamento. Só é regular direito o tensor. Mas claro, que usando a afinação padrão se tem muito mais parâmetros para regular o instrumento.

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Varg

    Não tem problema algum em deixar o baixo nessa regulagem cara,basta usar cordas de calibre mais alto [pra não ficarem frouxas e sem peso no som] e regular o instrumento para tal afinação,isso não trás nenhum problema ao instrumento,desde que o mesmo tenha um minimo de qualidade.

    Alguns luthiers falam que isso trás malefícios ao instrumento,pois consideram que o braço do instrumento,deve estar sempre sobre uma tensão de de no mínimo X Kg quando afinado e regulado,e isso é algo que nem sempre é possível usando essas afinações alternativas,já que o mais comum é que elas fiquem abaixo dessa tensão em Kg que eles consideram ideal.

    Mas mesmo assim nunca ví nenhum instrumento,que seja no mínimo decente,sofrer algum tipo de dano pelo uso dessas afinações por um tempo prolongado,inclusive um amigo meu que tem há mais de 10 anos um baixo 4 cordas afinado em Ab-Db-F-B [afinação estranha demais] e até hoje o baixo dele se encontra perfeito,mas é claro que o instrumento vai periodicamente para um luthier para regulagem e troca de cordas.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Varg

    Complementando o que citaram, caso seja necessário calibre mais grosso(para as cordas não ficarem frouxas), compre encordoamento de 5 cordas e coloque em um baixo de 4 cordas, descartando a corda G. Claro que muito provavelmente será preciso ajustar o insntrumento no luthier(aumentar o sulco das cordas no nut, regular tensor e ação, etc...)

    Tenho um amigo que fez isso que relatei. No caso dele foi preciso até aumentar o buraco na ponte para passar a corda mais grave, pois a corda B não passava. Mas ficou ótimo e o instrumento se tornou estável em uma afinação bem baixa(não lembro qual era...mas era MUITO grave).

    mum
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Hm.. Lendo isso que o Makumbator escreveu, me surgiu uma dúvida. Hoje meu Thunderbird está afinado em C#, com encordoamento 045 4c. O som está legal, mas as cordas estão pouco tensionadas. Será que um Bzão consegue chegar no C#? Alguém ja fez o teste kamikazi? hehehe

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    mum
    Será que um Bzão consegue chegar no C#? Alguém ja fez o teste kamikazi?

    Chega sim cara,eu já fiz isso em um dos meus baixos e ficou tranquilo,e olha que era um Strinberg fuleiro com a corda B .0135[!!!],até mesmo o Duca Tambasco chegou a fazer algo do tipo para gravar os últimos cds do Oficina G3.

    O úníco detalhe que você tem que prestar atenção mesmo é no calibre da corda B,que deve ser médio ou baixo,o ideal seria .0120 ou .0125 mesmo,que assim elas ficam mais tensionadas,mas sem forçar muito o encordoamento e o tensor do instrumento,com encordoamento .0125 fica bem confortável de tocar até.

    mum
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Rafael do Baixo
    É, tava pensando em comprar o encordoamento mais leve mesmo.. Valeu! na minha próxima troca de cordas vou levar no luthier pra fazer o teste! Abc

    Bassist_rsl
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: Bassist_rsl
    · votar


    Olá a todos.
    Eu vou comprar um baixo novo, de 4 cordas, e como toco atualmente com um de 5 cordas pensei em colocar cordas de 5 cordas no meu de 4 (ui) (descartando a G) e afinar meio tom acima, ficando a seguinte afinação: C, F, Bb, Db.
    Será que não ia ficar estranho na hora de eu tocar, já que vou revezar entre os dois baixos? Tipo me atrapalhar quando pegar o outro bass?

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Bassist_rsl

    Acho que vc se acostuma. Recomendo que pegue um encordoamento mais leve, pois vc pretende afinar meio tom acima do padrão de cada corda. Talvez se o encordoamento for muito pesado, com o meio tom acima pode ficar muito duro para tocar.

    Seria C, F, Bb e Db mesmo ou Ab na mais aguda?

    Bassist_rsl
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Seria sem o Ab mesmo, pois o baixo que pretendo comprar é de 4 cordas. O que eu tenho atualmente é o de 5 cordas, e pretendo ficar com esse na afinação padrão ( B, E, A, D, G) e o de 4 colocar encordoamento de 5 e afinar meio tom acima.

    makumbator
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    Bassist_rsl

    Ah, então não seria Eb na mais aguda? Pois vc disse que vai subir meio tom por igual.

    Bassist_rsl
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    É o Eb na mais aguda mesmo, é que eu me confundi :D
    Sorry :x
    #fail

    Varg
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Obrigado pelas respostas!

    Decidi q vou comprar um baixo 4 cordas razoavel na faixa de ate 2000 reais, e por na afinação padrao mesmo EADG, pq tb toco coisas mais leves, e vou tentar conseguir essa afinação com o de 5 cordas mesmo q ja esta meio acabado ae posso mexer nele sem medo, vou levar num luthier pra pedir opiniao.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regulagem para afinação grave (B,F#,B e E)