TEMPOS: QUANDO SÃO FORTES, QUANDO SÃO FRACOS

    Autor Mensagem
    Pion
    Veterano
    # dez/05


    Galera, estive lendo na revista Cover baixo que é preciso entender quando o tempo é forte e quando é fraco. Como eu não sei partitura, alguém pode dizer o que é isso, quando é que se percebe e o que isso quer dizer quando a gente tá tocando ??

    Marcus Paus
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    1°.

    skolnick
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Gostaria mto se ter essa percepçao tb!!!

    storrecilha
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Bom, deixa eu ver se me faço entender

    em compassos 4/4, ou seja, quatro tempos em cada compasso, os tempos fortes são o 1º e o 3º, como no diagrama

    Fo fr Fo fr | Fo fr Fo fr | Fo fr Fo fr |

    Exemplos de musicas 4/4, quase todas as musicas pop/rock comerciais

    em compassos 3/4, ou seja, tres tempos em cada compasso, o primeiro tempo é forte, os outros dois, fracos:

    Fo fr fr | Fo fr fr | Fo fr fr

    O melhor exemplo de 3/4 é valsa ... rs rs

    Em compassos exoticos como 5/4, 7/4, que vc só vai ver em jazzes ferradissimos e fusion, é uma combinação de 3/4 e 4/4:

    5/4 = Fo fr Fo fr fr | Fo fr Fo fr fr |
    7/4 = Fo fr Fo fr Fo fr fr | Fo fr Fo fr Fo fr fr |

    Compassos 2/2 e 2/4 é um Fo e um fr

    Compassos compostos seguem o mesmo que os simples, pois são só frações, mas compasso composto, que eu tenha visto, só aparece em musica erudita.

    Boa dica, é só prestar atenção na bateria, numa levada normal (não inclua nisso Dave Weckl, Dennis Chambers hehe) a caixa e/ou o bumbo batem no tempo forte e o cimbal no tempo fraco

    Pion
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    storrecilha

    Então dxa v se entendi:
    Visualizando um música de pop rock comercial, tipo Jquest (certo?), o tempo forte seriam as passagens de acorde para outro, logo o tempo forte fica sendo a "batida", o vai-e-vem das palhetadas dadas em cada tempo do acorde, é isso ??

    Cara, não dá pra entender isso sem ter um professor do lado ?

    thifm
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Pion
    Mais ou menos.. tenta se guiar pelo conjunto de instrumentos... geralmente, nesse estilo, seguindo a bateria dá pra perceber o tempo forte.... :D

    thifm
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    skolnick
    treino... é a alma do negócio!! :D

    Pion
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Galera, me expressei mal! Corrigindo:

    Visualizando um música de pop rock comercial, tipo Jquest (certo?), o tempo forte seriam as passagens de acorde para outro, logo o tempo FRACO fica sendo a "batida",OU SEJA, o tempo que dura o acorde logo depois de dar a primeira palhetada, o vai-e-vem das palhetadas seguinte no mesmo acorde fica sendo o tempo fraco. Quando mudar de acorde, a mudança representa o tempo FORTE.

    É isso ou tõ viajando muito?
    Cara, não dá pra entender isso sem ter um professor do lado ?

    storrecilha
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Pion

    é por aí mesmo ... basta vc tentar contar até quatro no tempo da musica, o primeiro tempo é o bumbo da batera, o segunda na caixa o terceiro no bumbo e o quarto na caixa denovo, e aí vai repetindo

    1 2 3 4
    Tum - tá - tum - tá

    Pion
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Começo a entender, eu acho.

    Numa espécie de blues, por exemplo, tum-tum...tá, tumtum-tum...tá, várias vezes, o tem porte fica for-fr...fr, forfr-fr...fr,

    É isso?

    storrecilha
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: storrecilha
    · votar


    o tempo forte seriam as passagens de acorde para outro


    uma passagem de acorde geralmente começa no tempo forte, quando vc dá a nota do acorde... lembrei de uma do jquest q vc citou, vou tentar exemplificar

    o a|mor........ é o sa|bor .......... que a|quece a minha.. alma |
    .. | 1 2 3 4 | 1 2 3 4 | 1 2 3 4 |

    tentei colocar o | para separar os compassos, veja que esse é um 4/4, portanto os tempos 1 e 3 são fortes...

    entendeu melhor???

    storrecilha
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Pion

    mas numa musica, se o andamento não muda, (se não houver uma mudança de tempo) os tempos forte e fracos tb não mudam e não se alternam tb ... 4/4 vai ser sempre Fo fr Fo fr até que mude o andamento...

    Pion
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Então, entre as passagens das notas, tipo de C para Fá, a alternância de Forte e Fraco, forte e fraco, sucessivamente, pode ocrrer dentro do mesmo acorde, tipo no C ?

    Eu tava entendendo que após aparecer o 1º tempo forte, dentro do acorde, só haveria outro tempo forte, no próximo acorde. Não é isso não né ?

    Pion
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    storrecilha

    4/4 vai ser sempre Fo fr Fo fr até que mude o andamento...[i][/i]

    Então numa música onde o compasso marca 4/4, sempre será fo,fr,fo,fr. Pois não haveria a possibilidade de ter no meio da música, um compasso tipo 3/4 . Tamanha ignorância a minha, né não?

    storrecilha
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    em 4/4 vc vai ter dois tempos fortes dentro do compasso sim ... se dentro de um compasso aí depende... se vc segurar o acorde por 4 tempos sim, se mudar no segundo tempo não sacou ?

    pense em pet semetery do ramones, no coro, cada acorde segura por quatro tempos, então cada acorde sempre começa no tempo forte...

    tem outra questão que seria o seguinte, em 4/4, o primeiro tempo é forte, o segundo é fraco, o terceiro é "meio-forte" e o quarto é fraco... mas isso é menos relevante na discussão ... hehehe

    storrecilha
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Pois não haveria a possibilidade de ter no meio da música, um compasso tipo 3/4

    pode sim se alterar o compasso no meio da musica, só pensar naquelas viradas em que uma musica muda totalmente de andamento... não sei que tipo de musica vc gosta, mas tem bandas que adoram mudar o andamento no meio da musica, exemplos, dream theater, rush, yes, bandas de fusion então nem se fala...

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Pion
    Eu tava entendendo que após aparecer o 1º tempo forte, dentro do acorde, só haveria outro tempo forte, no próximo acorde. Não é isso não né ?

    O negócio é que essa parada de tempo forte / fraco é uma questão de RITMO (ou PULSO, pra ser 100% cientifica-terminologicamente correto), então o lance da mudança dos acordes não necessariamente vai te indicar qual tempo é forte e qual é fraco. Pode acontecer e é relativamente comum, mas não é regra: o cara pode mudar de acorde, sei lá, no quarto tempo do compasso, que em 4/4 é um tempo fraco.

    Se vc tiver um metrônomo, pense nos seguintes termos: cada tique do metrônomo é um pulso, ou um tempo. O que vc deve procurar na música, pra ouvir os tempos fortes e fracos, é um pulso constante, um tique-taque parecido com o do metrônomo. Depois que vc estabeleceu esse tique-taque (repito, CONSTANTE - não confunda com o ritmo da música, tocado pelos instrumentos), aí sim elementos como a harmonia e a melodia talvez possam te ajudar a identificar os tempos fortes e fracos.

    Mas realmente é foda tentar explicar sem ser ao vivo, pq essa questão de pulsação da música é meio abstrata, diferente do ritmo que é concreto. Acho que a melhor coisa é tentar ver por que motivo a revista falou que essa questão é importante, de repente tem alguma explicação lá que possa te ser mais útil que qualquer coisa que eu escreva aqui. Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TEMPOS: QUANDO SÃO FORTES, QUANDO SÃO FRACOS