O uso de pedais no contrabaixo prejudica a técnica?

    Autor Mensagem
    vefer
    Veterano
    # mar/08


    Bem, hoje me dei conta que estou aqui no fórum e nunca criei um tópico. Assim gostaria de postar este: me lembro que há uns vinte anos atrás eu tinha um compressor da BOSS que eu usava nos shows e deixava o som do meu Gianini mais uniforme coisa e tal. Mas quando eu ficava tocando muito com pedal, quando eu ia usar o baixo direto no ampli, eu tirava um som horrível, como se eu tivesse perdendo o domínio do bicho. Assim, gostaria de compartilhar da opinião de vocês: vocês já sentiram a mesma coisa?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    vefer
    Cara, técnica (de execução) é uma coisa, uso de pedais, outra. Uma coisa nada tem à ver com a outra, aliás, considero o uso de pedais TAMBÉM, e de uma certa forma, uma técnica no sentido amplo do termo.
    Eu me acostumei a usar pedais, e em minha pedaleira, o Boss LMB-3 ou o Oliver Compressor ficam sempre ligados.
    Por outro lado existem músicos que consideram o uso de pedais prejudicial ao desenvolvimento do instrumentista (eu não concordo com essa opinião, óbviamente, mas a respeito).
    Abç

    ClaudioBass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Por outro lado existem músicos que consideram o uso de pedais prejudicial ao desenvolvimento do instrumentista (eu não concordo com essa opinião, óbviamente, mas a respeito).

    Também não concordo com isso não...

    Mas, respondendo ao Vefer, pro baixo elétrico eu uso um Boss LMB-3 e um Equalizer da Behringer, e pro baixo acústico eu uso um MDX-1600 de Rack da Behringer que é compressor, expander, limiter e gater. O baixo elétrico eu consigo plugar numa boa direto no amplificador ou na mesa, mas hoje em dia eu já sinto falta se não plugar o acústico no MDX-1600, mais por causa do expander que acaba suprindo a falta de sustein do acústico.

    Quero em breve fazer testes com o DBI-21 no acústico!

    [ ]s
    www.gravidadevertical.zip.net

    RafaelFac
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Concordo com o Bertola. Saber usar a tecnologia em prol do som exige também técnica. Quanto ao fato que o vefer comentou, concordo em parte. Eu ja passei por algo semelhante também, mas descobri que na verdade o erro era meu e não do pedal =D Quando nos acostumamos demais com alguns efeitos acabamos usando eles mais como bengalas do que como como um algo a mais. Quando me conscientizei disso, passei a usar o compressor (é ele é safado mesmo) com mais atenção. Mas isso rola com outors efeitos também. Passei um bom tempo usando um chorus, quando tirei, achei meu som xôxo e sem brilho. Acho que a questão mesmo é ter consciência do que é uma boa técnica de execução e não abrir mão dela, mesmo que um efeito qualquer possa fazer com que nós relaxemos um pouco mais.

    Rdg Bass
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Acho que não tem nada a ver isso de prejudicar a técnica, mas eu costumo uzar o som do baixo direto tenho 3 pedais da Boss um chorus CE-2B um equalizador GEB-7 e um sintetizador SYB-5 e só utilizo pra dar alguns efeitos e nuca ligados sempre até mesmo o equalizer.
    Por exemplo:
    O chorus utilizo em solos
    O equalizer pra dar um UP nos Slaps
    E o SYB em alguns solos e uns lances de Disco e Tecno

    chr19
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara tenho um setzinho de triefx bass (equalizer, drive e chorus) + bdi-21 e limiter, ñ afeta em nada da minha tecnica, somente o timbre final.

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Quando você usa demais o compressor, se "desliga" um pouco de controlar a dinâmica nos dedos, porque o pedal deixa tudo mais uniforme.

    Se o seu som não requer grandes variações de dinâmica, e você vá ter o compressor sempre à mão, isso não é problema.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: MkThEbEsT
    · votar


    Cara, técnica (de execução) é uma coisa, uso de pedais, outra. Uma coisa nada tem à ver com a outra, aliás, considero o uso de pedais TAMBÉM, e de uma certa forma, uma técnica no sentido amplo do termo.
    Eu me acostumei a usar pedais, e em minha pedaleira, o Boss LMB-3 ou o Oliver Compressor ficam sempre ligados.
    Por outro lado existem músicos que consideram o uso de pedais prejudicial ao desenvolvimento do instrumentista (eu não concordo com essa opinião, óbviamente, mas a respeito).
    Abç


    Bertola mais uma vez dando show em seus comentarios.
    Concordo em tudo que você disse.

    Quando se sabe o que ta fazendo amigo(seja nos efeitos ou não) tudo combina.. e em relação aos efeitos não é diferente.

    Efeitos em baixo é algo sensacional, mais ate do que guitarra(minha opinião) o leque de opções é bem maior e quando se sabe usar você ganha um extenso "vocabulario timbristico" em suas composições.

    Eu particularmente tenho um set bem grande e sinceramente tudo é essencial pra mim e isso não tira de maneira nenhuma minha tecnica ou meu manuseio com meu instrumento, pelo contrario, acrescenta!

    Abraço!

    vefer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    DotCom
    Quando você usa demais o compressor, se "desliga" um pouco de controlar a dinâmica nos dedos, porque o pedal deixa tudo mais uniforme.
    Concordo, sempre usei muito slap no meu som e o compressor "empacota" tudo. Daí quando eu ia usar o slap sem compressor, perdia a mão. Façam o teste para ver.

    vefer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    RafaelFac
    consciência do que é uma boa técnica de execução e não abrir mão dela, mesmo que um efeito qualquer possa fazer com que nós relaxemos um pouco mais.
    Concordo em gênero , número e grau e é aí que eu queria chegar. Abraços.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    vefer
    Como sou um baixista apenas regular, uma vez batendo papo com o Arthur Maia, meu conhecido aqui de Niterói, estava falando para ele da minha incapacidade de tirar um som uniforme de "slap" (técnica que não domino), e perguntei sobre o uso de compressores (como vcs já sabem, uso direto), e ele me deu um "esporro": ...Pô Bertola, tem que tocar é na mão bicho, na mão...". Claro que o Arthur é um grande talento, e eu..........
    Abç

    MkThEbEsT
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Eu também não curto compressores, tanto que nem uso. A utilização de efeitos é interessante quando acrescenta novas possibilidades ao instrumentista, como um chorus, delay, synth, wah, etc...

    Abraço!

    Fredilson
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Cara... a técnica acho que não, mas se você utilizar os pedais para o estudo também, a depender da forma que você modele os efeitos pode ser que te atrapalhe de perceber os seus erros... por exemplo, se vc estudar com uma distorção ligada, a depender do nivel da distorção pode ser que você não escute direito se está executando as notas com precisão e limpesa.

    pelomenos é oq eu acho ;D


    mas de fato alguns efeitos nos deixam mal acostumados... eu sou totalmente mal acostumado com o meu EQ... quando não uso ele nunca alcanço a equalização que eu gosto apenas na caixa...

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    É, queria ter esse controle todo... como não tenho, uso compressor também. (apesar de que minha regulagem é meio suave)

    vefer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Como sou um baixista apenas regular, uma vez batendo papo com o Arthur Maia, meu conhecido aqui de Niterói, estava falando para ele da minha incapacidade de tirar um som uniforme de "slap"
    Duvido que vc seja apenas um baixista regular... Todo mundo tem aptidões para técnicas diversas. A melhor pra mim é a que vem do coração. Irregular sou eu que só usou compressor como pedal na vida e generalizou tudo no tópico. Pelo que entendi, a minha verdade só se justifica para o compressor. Mas muito obrigado por sua opinião.

    vefer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    MkThEbEsT
    Eu também não curto compressores
    É, eu acho que a interferência na técnica ocorre só para os compressores... Valeu, muito obrigado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    opinião de tecladista
    pra quem aprende teclado tem alguns problemas comuns:
    quem começou aprender com teclado tosco (sem sensibilidade nas teclas) toca-se com força que for que o som sai uniforme, quando passa para um teclado melhorzinho ai que se ouve a falta de precisão no dedilhado, acho que esse seria o mesmo caso de se usar um compressor mal regulado, você toca forte toca fraco sai tudo igual
    -pra quem começa com piano e vicia em usar o pedal de sustentação
    fica tudo embolado ao mesmo tempo que esconde as falhas de fraseado, se você solta a tecla antes ou prende com a proxima soa tudo igual, seria o mesmo caso pra quem toca com muito reverb ou delay, na hora que desliga aparece as irregularidades

    acho que o interessante é saber usar a tecnologia pra somar e não pra encobrir

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    fernando tecladista
    Boa comparação, a idéia é por aí mesmo =D

    Rafael do Baixo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    O uso de pedais só prejudica a técnica quando são usados pra "mascarar" seus erros e deficiências,tipo distorções com muito ganho,tem gente que coloca uma distorção desse tipo e começa a "fazer" escalas e tappings na velocidade da luz,usando a distorção pra mascarar as notas capadas,mal articuladas e falhas no pizzicato.Tem uns ainda que somam um flanger e um reverb a esse tipo de distorção só pra mascarar mais ainda,conheço uns baixistas e guitarristas que fazem isso.

    Efeitos tem que ser usados pra somar ao nosso som,nos ajudando a concretizar algumas idéias e a buscar novos timbres.

    Eu evito usar compressores e derivados,por que acho que isso acaba com a dinâmica,ainda mais pra mim que estou buscando um estudo mais erudito,onde cada nota tem uma expressão única,mas gosto muito de usar distorções,chorus,envelope filters,reverb e alguns pedais de loop,nada em exagero,que são pedais que me ajudam a encontrar um som que me agrade e que sirva pra todas as gigs que eu toco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O uso de pedais no contrabaixo prejudica a técnica?