Preamp externos - O que acham?

Autor Mensagem
Dpaulo
Veterano
# jan/08


Acho interessante que cada um postasse suas experiências com preamps externos. Qual o custo benefício, faixa de preços, etc. Haja visto que pode ser um post interessante para quem não tem tanta grana e poderia comprar um baixo mediano e um bom preamp externo. Obs. não confundam preamp com pedais ou pedaleiras.

ClaudioBass
Veterano
# jan/08
· votar


Dpaulo

Eu usei num show um pre da Behringer Mic200 valvulado com uma linha pro Powerclick e outra pra uma DI-100 ativa antes de chegar a mesa. O som ficou pra lá de quente, fiquei bastante impressionado com o resultado... apesar de na teoria ser um pre-amp pra microfones, funciona maravilhosamente bem com contrabaixo... tem uma penca de baixistas por aí usando esse recurso. Ainda não comprei o equipamento, mas já usei emprestado em outras situações que tive que tocar com baixo elétrico, recomendo!

Pra quem quiser ver o que é... seguem os links:

http://www.behringer.com/MIC200/MIC200_big.jpg

http://www.behringer.com/MIC200/

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68309724-pre-amplificador-mic20 0-phantom-power-valvulado-_JM

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

allexcosta
Veterano
# jan/08
· votar


De tudo q jah testei o John East Stomp Box foi o q me agradou mais. Tenho um Sansamp Para Driver q tambem eh legal. Ele esquenta o som e o faz chegar no PA com som de amp. Um pre de mic como o Claudio citou deve funcionar sem problemas tambem. Tem o Aguilar externo, Sadowsky, MXR, EBS microbass, Avalon e muitos outros.

Dpaulo
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta
Aguilar externo, Sadowsky, MXR, EBS microbass, Aval
o difícil é achar essas marcas no brasil.
alguém tem uma sugestão?

Clinton_Jacks
Veterano
# jan/08
· votar


Possuo o Hartke Bass Attack, que é um pedal pre-amp e direct box. Tem muita opção de timbre, tem controle de bass, treble e brite, tem o shape q tem uma frequencia setada pra da uma ajuda pra timbra o baixo, acho q funciona como c fosse um parametrico q tem em baixos ativos, q vai de 90 a 1k... tem o controle de harmonics q simula valvula dando uma esquentada no som e tb da uma saturada, é bem bacana isso, + tem q saber usar pq ele aumenta muito o som, desligando ele o volume abaixa muito, ae tem q dosar com o som limpo pra fica legal, usando o controle mix, q mistura entre o som limpo com o efeito.
Quanto a funcionalidade... fica sempre ativo o controle bass, treble e level. O botão on/off ativa o harmonics, mix e brite. o botão shape ativa o controle shape.
Ele possue 1 entrada e 3 saidas, sendo uma saida paralela q ñ sofre efeito, sai o som limpo do baixo sem passar pelo pre. Uma saida de linha, essa sim, sofre o efeito do pedal passando pelo pre. E uma saida balanceada, q funciona o DI, nessa saida tem um botão pre/post, q vc pode mandar pra mesa o som com efeito ou so o som do baixo limpo (funciona como se o pedal fosse só um direct box).

O pedal é bem robusto, a meneira q + gostei de usa-lo foi ligando ele no loop, usando so a potência do cabeçote, ñ gosto do som quando ligado na entrada do cabeçote, pq é bem ruim de timbrar, pq vc vai ter um pre ligado em outro pre, mesmo deixando o cabeçote em flat, ae as frequencias embolam e fica complicado de arruma.

Ele é um otimo custo x beneficio, o preço comparado a outros é bem baixo, ele ta custando em torno de 360R$, ja o sansamp bass drive ta em torno de 800R$ e o paradrive ta em torno de 900R$, + barato q ele so o behringer bdi, esse eu ñ conheço, so pelo q o pessoal fala.

Espero q ajude.
[]'s

BTNS
Veterano
# jan/08
· votar


Tenho o Hartke Bass Attack e ainda não me acertei com ele com relação aos volumes, tipo, não consigo desligá-lo quando o uso porque ele rouba muito sinal.

Tive um BDI da Behringer, que timbra muito legal e é barato. E me pareceu roubar menos sinal.

Hoje tenho um Avalon U5, mas ainda não o experimentei. Vou utilizá-lo junto com uma potência no lugar de usar um cabeçote ou cubo. Estou esperando comprar uma caixa para botar o sistema no ar.

Experimentei e gostei do Bass Drive da Sansamp e do M80 da MXR.

Fico na dúvida ao usuá-los com baixos ativos, que já possuem o seu próprio pré.

Tenho curiosidade pelo Aguilar, mas acho que vou experimentar um interno, em vez de externo.

allexcosta
Veterano
# jan/08
· votar


Dpaulo

Desculpa, nunca sei o q tem aih ou nao...

allexcosta
Veterano
# jan/08
· votar


BTNS

Como usuario de Avalon quando vc testar o Aguilar vai se decepcionar. O Avalon inclusive eh melhor q o Sadowsky e o Sansamp. C tah bem na fita viu veio. Soh uma coisa, protege ele direitinho porque ele eh meio fragil. Cara, esse Avalon no estudio eh mizeravel...

conehc
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta
BTNS
Falando um pouco mais dentro da realidade que eu vivo, voces acham que uma copia do pré de um fender (com uns mods como um canal church) cairia bem em um baixo? Gosto do meu bdi-21 (que tenta copiar o sansamp bass driver) mas por vezes sinto um pouco a falta dos médios que esse pré costuma "comer".

Andei conversando com o cara que monta os pedais e ele falou que é o mesmo circuito dos alembic f2b, só que tem apenas um canal e não tem a chave de brilho, porém ele nunca o testou com um baixo. O link é esse: http://www.efxpedais.com/tubepreamp.htm

Dpaulo
Veterano
# jan/08
· votar


allexcosta
BTNS
qual é esse modelo do Avalon, coloquem um link.

tenho um music man sting ray, comprei um sansamp bass driver di mas não consegui timbrar legal com o meu baixo. ficou sobrando muito grave e acho que descaracterizou o som do music man.

conehc
Veterano
# jan/08
· votar


Dpaulo
http://www.avalondesign.com/instrudi.html

Dpaulo
Veterano
# jan/08
· votar


BTNS
não achei nenhum link com esse modelo U5.
Onde você o comprou? tem saída balanceada?

Clinton_Jacks
Veterano
# jan/08
· votar


Acho q esse pro acontece com a maioria dos pre-maps em pedal... sobra grave e falta medios, ae fica meio complicado de timbrar, + ligando ele direto num power, fica bem melhor q usado num head...

Quanto a perda de sinal com o hartke "desligado" pois mesmo sem ta ligado o shape ou harmonics ainda tem o controle de grave e agudo ativo, ligado em um head come sinal mesmo, é como falei, obtive melhor resultado ligando no loop de efeitos.


Dpaulo
Esse Avalon é bom... + é caro d+, deve ta perto de uns 2mil, ate pouco tempo tinha um no ML vendendo...

[]'s

crsilva
Veterano
# jan/08
· votar


Essa é tambem minha duvida... é legal usar um preamp num baixo como um fender american deluxe, que ja é ativo e tal? O que vcs acham? E o que mudaria no som?

Abraco.

BTNS
Veterano
# jan/08 · Editado por: BTNS
· votar


allexcosta

Ainda não liguei a criança. Mas vou usar num case SKB: Potência Soundtech + Avalon U5 + Condicionador Furman.

O Aguilar que quero usar é interno, para o próprio instrumento. Mas tô super zerado de grana agora para gastar com qualquer coisa.

De qualquer maneira o Avalon foge um pouco desse tópico porque quando se pensa em pré externo o que vem à mente são os modelos do tipo pedal.


conehc, cara o BDI é o melhor custo benefício. Fácil de usar, bons recursos, bom som e barato. Se vc sente falta de médios, eu sugeriria usar um equalizador para compensar.

Quanto ao pré que vc colocou no link, eu não o conheço. Só experimentando. E ele foi desenhado pra guitarra, pelo que tá no site.

Existem a MG (www.mgmusic.net ) que desenvolve pedais artesanais, dentro do conceito de "boutique". Dá uma olhada lá.

Dpaulo o U5 é o que aparece na foto do link postado pelo conehc. Na foto são duas unidades lado a lado, ou seja, ele é "metade" do que está na foto. O Gedd Lee usa dois montados assim no rack dele.

Comprei de um conhecido de outro forum, que mora no RJ. Ele me vendeu o pacote inteiro (pré, potência, case). Ele estava montando esse set pra ele mas precisou levantar uma grana correndo.

O Avalon tava na caixa - ainda está - zerado.

Realmente os produtos da Avalon custam muito caro e o U5 é o mais barato deles. No Brasil tá em torno de 2 e pouco. Acho que a Krocodile tem pra vender.

conehc
Veterano
# jan/08 · Editado por: conehc
· votar


Dpaulo
ta maluco ou ta cego? postei o link pra você com o site da Avalon Design. E não tinha achado? 30 segundos no google se acha quase tudo. Se tiver dificuldade em achar preços vai no ebay que geralmente tem.

Clinton_Jacks
O bass attak tem esse probleminha com os médios também? Mas aquele controle de médios não ajuda não? Já fiquei horas ouvindo os sampels do basstasters comparando os prés e um que me agradou e é barato foi o behringer mic200. O som chega beeemmm de longe a lembrar o som que eles tiram com o pre da avalon no pizzicato (com limitações, claro). Um dos que eu mais gostei foi o alembic fx1, principalmente no pizzicato

Dpaulo
Veterano
# jan/08
· votar


conehc
é que deixei essa página aberta, quando postei o seu ainda não estava aparecendo, deve ter sido isso.

conehc
Veterano
# jan/08
· votar


BTNS
Pois é, estou tentando convencer o guitarrista da minha banda a comprar um pré destes exatamente pra testar e ver se fica bom no baixo. Inicialmente eu tinha mandado o esquema do alembic f2b pra ele pra perguntar quanto ficava pra montar aquele esquema pra mim. Ele disse que já montava um exatamente igual, com os mesmos valores em todos os componentes, mas sem o circuito de brilho e com o circuito de church. Cheguei a ficar interessado, o preço não está muito caro, mas ainda assim é muito pra arriscar dando um tiro no escuro.

Dpaulo
Veterano
# jan/08
· votar


Alguém conhece os prés da presonus?
na verdade são para mic, mas alguém aí já testou em instrumentos?

BTNS
Veterano
# jan/08
· votar


Dpaulo a Bass Guitar havia feito um teste com DI's valvulados e se não me engano aparece essa marca. A matéria falava só de valvulados - DIs com válvula no pré), então não abordou os Avalon.

Eu só peguei essa parada porque pensei no conjunto. Eu tava atrás de um head mas pintou esse set e achei interessante.

A potência tem 800 RMS e permite várias ligações. 400 + 400, stereo, bridghe, 4 ou 8 ohms. Ou seja, um caixa 2x10 com 400 RMS em 4 ohms já deve resolver tudo pra mim.
Quando e se precisar de mais, é só adicionar outra caixa.

conehc
Veterano
# jan/08
· votar


Dpaulo
já tive a curiosidade de experimentar esses presonus, andei olhando uns no mercado livre e o preço não é tão alto pra um pré-amp valvulado.

Uma pergunta: vc já tem algum pré? se não tiver arruma um bdi mesmo porque ele é um ótimo quebra galho: ajuda na timbragem, tem saida balanceada, não apresenta ruidos de funcionamento e por ai vai... com a vantagem de ser barato.

Dpaulo
Veterano
# jan/08
· votar


conehc
tenho um sansamp bass driver di que não consigo timbrar com o meu music man. por isso abri o tópico para conhecer outros modelos.

Clinton_Jacks
Veterano
# fev/08 · Editado por: Clinton_Jacks
· votar


conehc
Então... sempre quando ligo ele na entrada do head o som fica muito fechado, dificil de timbrar saca, c tem q fica td hora mexendo pra ver c acha algum som q te agrada... ja ligando ele no loop, é outra coisa, som maravilhoso... pena q so senti esse prazer uma vez onde ensaiava, no estudio tinha um GK400RB ae liguei ele no loop e fui pro ceu... depois so peguei o Hartke HA2500 q o loop dele é fraquinho d+

Acho q esses pre-amps c comportam melhor ligado direto em um power, acho q vc aproveita melhor oq eles tem a oferecer.

[]'s

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


BTNS
De qualquer maneira o Avalon foge um pouco desse tópico porque quando se pensa em pré externo o que vem à mente são os modelos do tipo pedal.


Me permita discordar. Qualquer pre q nao estah no baixo eh um pre externo. A unica diferenca entre os de pedal e rack eh a caixa. Alem disso, nao vejo razao pra vc ter um Aguilar interno tendo um Avalon no seu rack. O Avalon eh um dos melhores preamps do mundo.

Dpaulo
comprei um sansamp bass driver di mas não consegui timbrar legal com o meu baixo. ficou sobrando muito grave e acho que descaracterizou o som do music man.

Nao estou dizendo q eh seu caso, mas muita gente esquece q os controles de grave e agudo do Bass Driver sao do tipo "boost only", ou seja vc deve usar completamente fechado a nao ser q sinta falta dessas frequencias. Isso mantem seus medios em niveis normais. Experimente essa configuracao:

Level - 9
Blend - 10
Bass - 0
Treble - 0
Drive - 4
Presence - 2 ou 3

crsilva
Veterano
# fev/08 · Editado por: crsilva
· votar


Allexcosta

Me tire uma duvida por favor... tenho um Fender American Deluxe, onde eu costumo tocar nao tem ampli, ligamos no direct box direto pra mesa, todos usamos retorno de fone. Nesse caso seria interessante ter um preamp externo tipo pedal?

Obrigado.

allexcosta
Veterano
# fev/08
· votar


crsilva

Sou da teoria de q time q tah ganhando nao se mexe, portanto se tah agradando vc e os demais, economize essa grana. No entanto se vc sente falta de boost, de um som mais quente com mais opcoes aih sim, eh hora de comprar um.

conehc
Veterano
# fev/08
· votar


Clinton_Jacks
engraçado, não achei o loop do ha2500 fraco. As vezes ligo o bdi nele e consigo sons ótimos. Não posso falar como fica o bdi na entrada desses amplis que você falou porque nunca liguei ele lá: ou usava no loop ou não usava. Voce já pensou em trocar seu ampli por um gabinete e uma potencia? Não tenho ampli, mas em compensação ligo o bdi numa potencia e uma caixa 1x12, consigo um som bem legal, mas sempre rola preguiça de ficar transportando esse monte de coisa.

Dpaulo
Já pensou na possibilidade de pegar um pré que não tenha controles de várias coisas tipo um behringer mic200 ou um presonus tube pré? São baratos e como não tem muitas opções de timbragem imagino eu que o timbre vai ficar mais a cargo do seu MM. Aqui vc encontra uns sons de MM com diferentes pré-amps externos e eq onboard em flat: http://basstasters.com/basses/MusicMan_Stingray.html

Dpaulo
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
muito legal esse link, valeu pela dica

Clinton_Jacks
Veterano
# fev/08
· votar


conehc
É que o loop do gk tem boost... curti d+ o gk, um dia vo ter um head desse... ja o ha2500 ñ... por isso ñ gostei, o som sai baixo saca.
Quanto a potencia + gabinete, essa é a minha ideia, pega uma potencia legal, so ñ achei ainda, se souber de um legal q de pra trabalhar mono... e queria um gabinete pequeno, tipo um falante de 12" o allex usa um e ele disse q é legal, quero so pra toca em casa mesmo, curtindo o baixo.

[]'s

crsilva
Veterano
# fev/08
· votar


Um baixo ativo significa ter preamp ou nada tem uma coisa com a outra?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preamp externos - O que acham?