Meu primeiro baixo [+Giannini]

Autor Mensagem
Dark_bass
Veterano
# jan/08 · Editado por: Dark_bass


Comprei esse Giannini Stratosonic. Escolhi esse por três motivos:
1- A verba naum era alta.
2- Eu queria priorizar o som do instrumento e não a beleza.
3- Só ouvi elogios a respeito desses gianninis antigos.

Ele não está todo original e nem tá bem conservado, mas o corpo e o braço são originais. A madeira dele é muito boa e por isso o som ta ótimo. No mesmo lugar eu vi um baixo novinho de um cara que deixou pra trocar o captador. Ele pagou uns 800 reais no baixo mais de 200 nos captadores novos e mais o serviço do luthier e som som desse baixo tá bem pior que o do meu. Só que o meu não chega nem aos pés do dele na beleza. XD

Bom... é isso. Tô super feliz com meu baixo e tô louco estudando pra conseguir tirar um som bem legal dele e quem sabe postar aqui. :D

Ps: Ouvi dizer que ele é lá dos anos 70. Vcs confirmam isso?
Ps²: Meu primeiro tópico. 8D

FOTOS:

http://i58.photobucket.com/albums/g245/Mluco20/fotox043.jpg

http://i58.photobucket.com/albums/g245/Mluco20/fotox046.jpg

http://i58.photobucket.com/albums/g245/Mluco20/fotox044.jpg

eltonbass
Veterano
# jan/08
· votar


quanto vc pagou?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Dark_bass
legal!

ele nem é tao feio assim. só acho a mão gigantesca!
ouvi dos mestres luthieres que o maior problema dos gianninis é a variação na qualidade. do mesmo lote saem uns bons e uns ruins.
mas pra avaliar isso é necessario alguma experiencia, que voce ainda não tem.

pelo visto voce analisou o que lhe cabia, o som principalmente.

o mais importante é voce ter gostado dele, que pelo visto gostou. então extraia dele o máximo que puder.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


ah, outra coisa: se quiser informações mais detalhadas, experimente postar estas fotos la no topico de luthieria do seiji e bertola.

Dark_bass
Veterano
# jan/08
· votar


quanto vc pagou?
Paguei 450 com cordas novas e todo montado e ajustado por um luthier de confiança de um amigo.

Dark_bass
Veterano
# jan/08
· votar


mas pra avaliar isso é necessario alguma experiencia, que voce ainda não tem.

Eu fui com um amigo que me ajudou bastante.


se quiser informações mais detalhadas, experimente postar estas fotos la no topico de luthieria do seiji e bertola.

Tem link ai?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Dark_bass
Eu fui com um amigo que me ajudou bastante.
boa! eu costumo fazer isso... chamei amigos pra me ajudar, e ja ajudei outros tambem.

mas é que hoje em dia as pessoas tão cada vez mais sem amigos... a net acaba sendo o refugio (ou a causa?)

Tem link ai?
ta logo na primeira pagina do forum... chama topico de luthieria do seiji e bertola, algo assim.

jkdias
Veterano
# jan/08
· votar


Dark_bass

particularmente gosto muito desses gianninis, tenho um fretless modelo mais recente que o seu, já com escala em jacarandá, gosto muito do baixo.

Esse seu, se futuramente quiser dar um up no timbre, instala um par de fender 60 nele (ou só o da ponte).

Bem vindo e parabéns pelo instrumento!

jkdias
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Tem link ai?
ta logo na primeira pagina do forum... chama topico de luthieria do seiji e bertola, algo assim.


só q no fórum de guitarra...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Dark_bass
Cara, esse é sim um Giannini dos anos 70.
Não é um baixo excelente, mas, dependendo de uma série de fatôres, pode ser bom sim. Não o superestime (como muitos o fazem por motivos descaradamente mercadológicos, inclusive imputando-lhe o título de "vintage", coisa que eles NÃO são, ou vendendo-os por preços absurdos e abusivos). As madeiras de sua construção eram: Pau-Marfim para o braço e caixeta para a maioria dos corpos (alguns usavam cedro). Os captadores, dependendo da série, eram Gotoh (importados do Japão), de boa qualidade. As tarrachas foram claramente trocadas.
O baixo me parece em muito boas condições, eu apenas trocaría o escudo por um "turtle-shell" (se couber, pois os Gianninis não seguiam padrões exatos).
Abç

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


jkdias
só q no fórum de guitarra...
sim, bem lembrado, é no forum de guitarra

é que eu me referia à primeira pagina do forum geral. o topico de luthieria costuma estar nos recentes, ele é bem movimentado.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Dark_bass
ah, não precisa mais, o mestre apareceu

Mauricio Luiz Bertola
salve!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
O baixo me parece em muito boas condições, eu apenas trocaría o escudo por um "turtle-shell" (se couber, pois os Gianninis não seguiam padrões exatos).
por que?

Dark_bass
Veterano
# jan/08
· votar


Cara, esse é sim um Giannini dos anos 70.
Não é um baixo excelente, mas, dependendo de uma série de fatôres, pode ser bom sim. Não o superestime (como muitos o fazem por motivos descaradamente mercadológicos, inclusive imputando-lhe o título de "vintage", coisa que eles NÃO são, ou vendendo-os por preços absurdos e abusivos). As madeiras de sua construção eram: Pau-Marfim para o braço e caixeta para a maioria dos corpos (alguns usavam cedro). Os captadores, dependendo da série, eram Gotoh (importados do Japão), de boa qualidade. As tarrachas foram claramente trocadas.
O baixo me parece em muito boas condições, eu apenas trocaría o escudo por um "turtle-shell" (se couber, pois os Gianninis não seguiam padrões exatos).
Abç



Valeu pelas informaçoes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Acho que fica mais bonito, eh,eh,eh,eh..........
Dark_bass
De nada, cara.
Abçs

denismonteiro
Veterano
# jan/08
· votar


Dark_bass
pelo que vc descreveu imaginei um no naipe de tonante e aionda todo estourado!!!
mas tá bem legal! JB clássico....
o que o bertola falou é bem verdade, só discordo do escudo!
tá bonito assim! não mexe não!
auheaiuheaiuhea

Dark_bass
Veterano
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertolac

Cara, vc pode me explicar mais sobre essas nomes das guitarras e baixos tipo Stratosonic, Jazz Bass e etc?

Dark_bass
Veterano
# jan/08
· votar


denismonteiro
Nem sei como eh esse tal de "turtle-shell". Procurei no google mas naum achei fotos. Tem alguma ai?

denismonteiro
Veterano
# jan/08
· votar


Dark_bass
esse é aquele escudo meio marrom!
http://www.playtech.com.br/produtos/fotos/278454_desc.jpg

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Acho que fica mais bonito, eh,eh,eh,eh..........
tá certo!
pensei que tinha algum problema nesse escudo!

Dark_bass
Cara, vc pode me explicar mais sobre essas nomes das guitarras e baixos tipo Stratosonic, Jazz Bass e etc?
olha, ate onde eu sei:
esse baixo, e os clasiscos, são os modelos fender: precision bass e jazz bass (esse seu). de uma busca nesses dois no google images voce vai ver que sao famosos.

alem disso, a guitarra mais popular é a stratocaster, que é na mesma linha desses baixos (google neles tambem).

a giannini, pra não utilizar o nome exato da fender, chamou a guitarra de stratosonic. e o baixo tambem, por tabela.

Nem sei como eh esse tal de "turtle-shell". Procurei no google mas naum achei fotos. Tem alguma ai?
é aquele vermelho manchado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Dark_bass
O que vc quer saber especificamente?
Abç

Dark_bass
Veterano
# jan/08
· votar


O que vc quer saber especificamente?

Ah... Tipo quais são as diferenças e pq são classificados assim. Quais são as caracteristicas que os classificam com esse nomes.

michael-knight
Veterano
# jan/08
· votar


Turtle shell já vi sendo chamado de tortoise tb!
Dark_bass
Acho que vc fez um bom negócio! Preço justo!
Divirta-se!!!

vefer
Veterano
# jan/08
· votar


Só ouvi elogios a respeito desses gianninis antigos.
Kara que emoção! Eu tive um desses que comprei novinho em 87 e foi meu segundo baixo (me primeiro foi um tonante, eh, eh...). Mas só pra você ter uma idéia, na época, eu raspei a marca giannini e tasquei um fender e um dia, tocando num show, ouvi o operador de som comentar: "Fender é Fender cara! RS... Excelente baixo. Orgulhe-se dele e não venda, pois me arrependo até hoje de um dia ter vendido o meu. Esse aí, te garanto de dá de 10 a 0 nesses coreanos de hoje em dia. Grande abraço.

MkThEbEsT
Veterano
# jan/08
· votar


Parabens, veio! eu tenho um giannini gib-400 e curto bastante ele ;P.

Agora tpw.. vc pago 450,00.. com + 100,00 vc compraria um sx sjb75 ... acho que seria um negocio mais vantajoso... mas mesmo assim parabens e toque muito.

Abraços!

Dark_bass
Veterano
# jan/08
· votar


Acho que vc fez um bom negócio! Preço justo!
Divirta-se!!!


Valeu, cara! To super animado. 8D



Esse aí, te garanto de dá de 10 a 0 nesses coreanos de hoje em dia. Grande abraço.

É o que tenho ouvido, muito baixo em loja por 800 reias ou mais e feito com um pouco de madeira vagabunda e muita serragem e cola.



vc pago 450,00.. com + 100,00 vc compraria um sx sjb75

Não conheço... =/

Du Bass
Veterano
# jan/08
· votar


Dark_bass
Parabéns pela compra!
Fico feliz que tenha gostado do instrumento que adquiriu. Não conheço esta série da Giannini,mas ele parece perfeitamente conservado. Boa sorte com seu instrumento!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Dark_bass
Cara, o nome "Stratosonic" foi colocado pela Giannini para diferenciar do "Stratocaster" da Fender. Curiosamente, o baixo Fender que a Giannini tentou copiar (esse seu), originalmente chama-se Fender Jazz Bass (pois foi projetado pelo grande Léo Fender para músicos de Jazz), o nome "Stratocaster" é apenas o da guitarra (Fender). Assim, a Giannini fabricou guitarras "Stratosonic" ("cópia" da Fender "Stratocaster"), e baixos também "Stratosonic" ("cópia" do Fender Jazz Bass).
Abç

Dark_bass
Veterano
# jan/08 · Editado por: Dark_bass
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Você é luthier, musico ou algo assim?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/08
· votar


Dark_bass
Sou luthier, músico....é bondade sua.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Meu primeiro baixo [+Giannini]