Pergunta aos amigos luthier em relação à construção e resultado

    Autor Mensagem
    dibass
    Veterano
    # jan/12


    Partindo do pressuposto que um baixo (ou guitarra ou vilão, enfim...) é feito com X tipo de madeira, exemplo hipotético:
    Corpo em alder; braço em maple; escala em rosewood.
    e a mesma configuração de hardwarre e captadores, etc.

    E isso, com as mesmas especificações, feita com fabricantes/luthier diferentes. Pode dar diferença na qualidade do instrumento? Diferença timbrística? Que tipos de diferenças? E o quanto pode diferir só pela construção e/ou montagem do instrumento?

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: FCLBass
    · votar


    dibass
    Não sou luthier, mas estou sempre pesquisando e o meu luthier é vítima da minha curiosidade. Vou te responder, mas um luhtier de plantão pode me corrigir ou acrescentar qq coisa.

    Pode dar diferença na qualidade do instrumento?
    Sim. O corte, a colagem, a métrica usada por cada luthier (escala e posicionamento dos caps, p.ex), tempo de secagem da madeira, etc... Isso influencia diretamente. Por isso que temos instrumentos vindos da Ásia com preços mais em conta, pois esse nível de qualidade não é exigido... Na verdade damos sorte quando os adquirimos.

    Diferença timbrística?
    Sim, pelos mesmos fatores que citei e obviamente a quantidade de madeira colocada em cada peça, ou seja, espessura do braço e corpo.

    Que tipos de diferenças?
    Basicamente predominância de frequências, ou seja, mais pro grave, médio ou agudo e sustain.

    E o quanto pode diferir só pela construção e/ou montagem do instrumento?
    Completamente. Não sei se já reparou nisso, mas eu já peguei dois SX SJB idênticos na mesma loja, mas com sonoridade completamente diferente. Um roncava e era definido, já o outro era o oposto.

    dibass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    FCLBass
    Completamente. Não sei se já reparou nisso, mas eu já peguei dois SX SJB idênticos na mesma loja, mas com sonoridade completamente diferente. Um roncava e era definido, já o outro era o oposto.

    deve ser por isso então que outro dia toquei em uma fender numa loja, aqui da cidade, e achei o timbre ruim?

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: FCLBass
    · votar


    dibass
    Entendo que sim, mas instrumentos de loja ficam muito tempo parados, cordas velhas, desregulado, ampli que pode não ser top, etc... Isso tudo atrapalha tb.

    dibass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    FCLBass
    mas nesse caso a guitarra era nova

    FCLBass
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    dibass
    Mesmo assim. Imagina um instrumento que vem de fora, vários portos... Os fatores climáticos, etc... Tudo influencia. Já ouvi do Kiko Loureiro que o Seizi Tagima fez uma K2 pra ele e ele não gostou do tibre... O Tagima fez outra e ele gostou. Quer dizer, o nosso ouvido é exigente...

    JL_Marcondes
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Isso é bem verdade.. eu já toquei em MM que me desagradou (isso pq eu sou loucoooo por um MM ehheheh).. td pq era instrumento que tava mal cuidado...

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pergunta aos amigos luthier em relação à construção e resultado