Vcs acham q antigamente os musicos tocavam melhor?

Autor Mensagem
allexcosta
Veterano
# nov/07


Olha esse video de 91, os caras davam tudo na epoca. Detalhe, Everett Harp no sax. Respeito...



ana cris.
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
falando num geral, com certeza. claro que hoje em dia ainda existem ótimos músicos, mas antigamente já tocaram melhor.

THE BASSMAN
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta

eu acho q foram pioneiros neh...hj em dia o negocio é fritar, taps a milhão, slaps tao percussivos e rapidos q som grave mesmo nem se ouve, é so batuque....
eu curto muito mais os baixstas da antiga mesmo...geezer buttler, harris, geddy lee, crhis squire...bandas como chic, tower of power..aff sao tantas...nao dáp ficar citando....no geral o som q eles tiravam nas decadas de 70-80, pra mim é muito mais legal.

Rafael do Baixo
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta

Eu acho que os músicos mais antigos tocavam melhor,pois eles sabiam aliar a técnica a boa música,tocavam em favor da banda.

A galera mais nova toca muito pra eles mesmos,não tocam pensando na banda ou em fazer boa música,tocam apenas pensando em fritar trilhões de notas por segundo,o que acaba tornando as músicas fracas e sem uma estrutura bem feita,parecendo uma competição de quem toca mais rápido e de forma mais virtuosa.

Temos como exemplo monstros como Marcus Miller,Jeff Berlin,Alain Caron,Anthony Jackson,Jaco Pastorius,John Patitucci,Abraham Laboriel,entre outros tantos músicos(só citei baixistas),que mostram isso com clareza,aliam técnica a boa música,sabem a hora de fritar e a hora de segurar a onda e trabalhar em favor da banda,em parte é esse equilíbrio que os torna diferentes dos músicos mais novos.

leontad
Veterano
# nov/07
· votar


jogo de cordas nao vence com esse tal de marcus miller rsrsrs por isso tem aquela proteção no meio dos captadores... e pensar que esse modelo de jazz bass nao existe americano, apenas o de 05 cordas...

conehc
Veterano
# nov/07 · Editado por: conehc
· votar


Assino em baixo do que o glauco disse. Antigamente os caras tocavam com sentimento, hoje a coisa ficou técnica demais mas não rola aquele sentimento, tem alguns solos que voce ouve que em alguns momentos rola um climax que dá ate aquele aperto no peito.

É a velha discussão feeling X tecninca. So pra ilustrar ta ai um exemplo do que eu considero "sentimento" na hora de tocar... tanto o solo do hammond quanto os do clapton são muito fodas.



DotCom
Veterano
# nov/07
· votar


Eu acho que daqui a 20 anos vão falar "ah os músicos da época da virada do milênio tocavam melhor do que os de hoje em dia".

MkThEbEsT
Veterano
# nov/07
· votar


Não concordo.

Música é algo que nasce de dentro de cada um, não importa a epoca. Quando o cara é bom faz a coisa acontecer. Isso pra mim é historia furada mermo, esse lance de atribuir coisas do passado sempre ao lado positivo e que de hoje não presta nada.

Até porquê a banda que tem mais feeling e talento que ja ouvi de todos os tempos é atual e chama-se Tool. Banda, musicos que na minha opiniao superam led zeplin e cia ltda mais velha. Claro, isso é minha opinião.

Abraços!

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


Eu tava me referindo inclusive aos mesmos caras q ainda estao no mercado hj. Vi varios shows do Miller nos ultimos anos e parece q ele tinha mais feeling naquela epoca. Posso estar enganado. A mesma coisa acontece com Tower of Power de hj e dos videos antigos q vejo.

DotCom
Veterano
# nov/07
· votar


Ahh os caras já tão curtindo a aposentadoria...
Não ficam mais se matando pra compor sucessos nem pra tocar o máximo que podem.

O lance é que quando se fala em anos 70/80 todo mundo só lembra das bandas boas (as que vingaram), as porcarias ficaram pelo caminho e ninguém lembra mais.

Daqui a algum tempo também essas bandas como NX Zero, Forfun e cia vão ser esquecidas, e o povo vai lembrar das bandas de qualidade que surgiram nessa época.

Will Piasecki
Veterano
# nov/07 · Editado por: Will Piasecki
· votar


allexcosta

Tocar bem ou tocar mal é algo muito relativo e vai do ponto de vista de cada um. Por coincidência eu estava lendo uma velha cover baixo (no banheiro, =D) cuja capa era sobre punk rock, e lá um dos caras comentava que se você tocasse muito bem você "não seria aceito pela cena". Então pode ter certeza de que isso é relativo.

Meus baixistas favoritos são das antigas, mas assim como tem muita coisa ruim hoje, tinha coisa ruim antes também. Já ouviu Jefferson Airplane? É muito esquisito, peguei um disco inteiro (Bless Its Pointed Little Head) e ouvi uma vez só (isso faz uns dois anos), dentre outros artistas que busquei conhecer.

O que hj nós conhecemos e achamos maravilhoso foi o que SE MANTEVE durante as épocas. Acredite: o que for bom da nossa época vai se manter mais para a frente; assim como nossa época tem coisa ruim (ou melhor, coisa que não é do nosso gosto) a época de Elvis e Beatles também tinha um monte de coisa chata que não vingou. Aliás, interessante, eu adoro Deep Purple, que é um dos sobreviventes dessa época, e também gosto muito de Beach Boys, que eu acho que é muito bom mas que não vingou legal...

E isso me lembra que preciso tirar uma música do Megadeth e uma do Gamma Ray, que, na minha opinião, são duas bandas que se não existissem, para mim não fariam a menor diferença, ou melhor, seria bom, pois eu não precisaria tirar essas duas músicas chatas que me pediram...

Porém, os caras da minha banda adoram essas bandas, para eles é a coisa mais maravilhosa que existe, então, gosto é gosto né, assim como eu toco Gamma Ray pra deixar eles feliz, eles tocam Yes e Rush pra me deixar feliz! eeeeeeeee! =D

(infelizmente eles detestam beatles ¬¬)

ClaudioBass
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta

Eu venho de uma época onde aprendi a gostar de música curtindo um programa chamado Sábado Som, apresentado na Globo pelo estreiante Nelson Motta. Assistia bandas como Deep Purple, Black Sabbath, Ten Years After, Hendrix, etc.... naquela época, ouvia-se música feita por músicos de verdade. No Live At California Jam de 1974 pude ver o Ritchie Blackmore ligando sua Fender direto num amp valvulado, sem pedaleiras e nenhum tipo de efeito, e mostrando pro mundo como se tocava uma guitarra... baixistas como o John Paul Johnes e o próprio Glen Hughes do Deep Purrple com seu Fender plugado direto num Marshall detonando linhas arrasadoras de Burn, Mistreated, etc...

Hoje em dia você vê o que? Uns negos carregando um setup mosntruoso, com um trilhão de efeitos, metendo uma distorção suja no baixo, fazendo cabeça de nota e pose de rockstar, chega a ser petético. No auge da era Disco e Funk, você via os baixistas tocando de verdade, e nos dias de hoje tudo se resume a muitos efeitos, samplers e synths.

Respondendo a sua pergunta, na minha opinião os músicos de antigamente tocavam melhor sim!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


Isso se chama Purismo.

Nunca tocaram melhor que hoje, e nunca irão tocar melhor que amanhã, e hoje não tocam melhor que ontem, nem amanhã.

"AAHHHhh bons tempos aqueles..." Não vem com esse papo, é tudo psicológico.

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


Se liga:



Os tempos são outros.

ClaudioBass
Veterano
# nov/07
· votar


Shakal
Os tempos são outros.

Sim meu camarada, concordo com você, os tempo são outros, e os músicos são outros, mas acontinuo achando que a qualidade caiu muito, no Jazz e Blues nem tanto, mas no cenário do Rock a diferença é gritante!

[ ]s
www.gravidadevertical.zip.net

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


Musicalidade não tem idade, época, lugar ou raça

allexcosta
Veterano
# nov/07
· votar


Shakal

"AAHHHhh bons tempos aqueles..." Não vem com esse papo, é tudo psicológico.

Se eu disser q absolutamente nenhuma gravacao de hj em dia chega aos pes do disco Thriller do Michael Jackson de 1982 em termos de qualidade isso tambem eh psicologico?

chab
Veterano
# nov/07
· votar


acho q o importante é não confundir simplicidade com procaria.tem muita musica complexa ruim e tem muita musica simples e boa.isso ai não tem nada a ver com datas.sempre acho que os melhores musicos ainda estão por vir.

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


Como assim "também" ? Isso é o mais puro exemplo do que eu falei!

Eu penso assim: Não existe qualidade na arte. Picasso e meu primo de 9 anos fazem pinturas com mesmo nível de qualidade. A diferença é a técnica que cada um utiliza.

conehc
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
Antes o talento do produtor e dos musicos contava muito mais. Olha os beatles: gravaram tudo com uma estrutura muito simples. Hoje em dia com 20.000 voce monta um estudio capaz de fazer gravações com uma qualidade muito boa graças aos vários "truques" que a tecnologia é capaz de oferecer.

Leofunkbass
Veterano
# nov/07
· votar


allexcosta
Eu já cheguei a pensar isso, mas acho que não é por aí, o problema não são os músicos atuais, e sim a música feita hoje em dia! Os produtores ditam as regras conforme a demanda. As pessoas hoje em dia não tem bom gosto musical, gostam de ouvir musicas comerciais que ficam na cabeça o tempo todo, e se quer prestam atenção na parte instrumental. Hoje em dia grandes músicos são obrigados a tocarem e gravarem estilos e musicais que são feitas para o "povo" para poderem "ganhar o leite das crianças". Acho que temos grandes músicos fazendo grandes tarbalhos na atualidade ex: Serginho Carvalho, Alberto
Continentino, Robinho Tavares, Kiko freitas(batera) entre outros.

Shakal
Veterano
# nov/07
· votar


AHÁ!!!! Leofunkbass falou oq eu queria ouvir!

Os músicos tocam para quem quer ouvir, e as pessoas que querem ouvir, hoje em dia, ouvem isso que vcs não gostam. Elas estão erradas? É claro que não! Nem as pessoas que ouvem nem os músicos que tocam! Os tempos são outros, simplesmente isso.

Instrumento_de_Deus
Veterano
# nov/07
· votar


o passado sempre parece ser melhor do que realmente foi.

genios só são reconhecidos anos depois da morte.

daqui a alguns seculos, a musica atual sera uma escola ... e os comentarios serao os mesmo.

ferrera_
Veterano
# nov/07
· votar


Uow!!! Finalmente um tópico que eu estava esperando para fazer um comentário cabeça. xD

Li e re-li o que todos disseram aqui, e cada um tem um pouco de razão! Mas o que mais me alegrou foi o comentário do Leofunkbass. Tenham como exemplo NXzero, ForFun, e outras bandas que "nasceram" por agora, são tudo iguais, mesmo riffs, mesmas letras, mesmo ritmo, mesma pegada, completamente iguais!!! mas pq eles fazem sucesso?!!? pq eu acho que o povo é meio burro, procuram mais o visual do que o musical

Mas nem todas as bandas que nasceram agora são ruins, tenho como prova uma banda de MG (e olha que eu sou de SC), que lançou um único CD, e ta fazendo um sucesso do caralho na Europa(agora acabei esquecendo o nome da banda). Ou até mesmo bandas já conhecidas da população geral, como Pitty e Detonautas, eles estão fazendo um sucesso do caralho no Japão.

E falando em Japão, não sei se alguém ai chegou a ter a oportunidade de ouvir algo dos lados de lá, muuuuuuitas bandas de lá, que de primeira impressão você pensa que é mais visual do que musical, tu quebra a cara quando começa a pesquisar sobre a banda. Tenha exemplo, alice nine., The Gazette, e por que não dizer X-Japan. Ótimas bandas, mas que quase ninguém conhece, a menos que você conheça do rock oriental.

e pra finalizar, infelizmente não consegui fazer o que queria escrever, acabei perdendo a linha de raciocinio, assino em baixo do que o Alex falou!!!
Musicalidade não tem idade, época, lugar ou raça
até mais.

Tekila
Veterano
# nov/07
· votar


pra mim temos que separar a técnica da composição

na minha opnião técnicamente os músicos de hoje são superiores, pegue os concursos de piano de hoje em dia, errar não é uma opção, todos os jovens pianistas não erram uma nota nem mesmo nas peças mais complexas

agora na questão da composição tenho que concordar, que as melhores coisas já feitas ainda estão no passado

creio que hoje em dia temos melhores intérpretes mas com menos imaginação

Leofunkbass
Veterano
# nov/07
· votar


Enquanto o mundo reverencia a MPB, aqui no Brasil ela é deixada de lado, é claro que tem o seu público mas são poucos na multidão.Meu medo é de que num futuro próximo não tenhamos mais grandes nomes na MPB fazendo música de qualidade.Quem toca MPB na noite ganha mal, e tem que se contentar apenas com os barzinhos, não que seja ruim tocar em barzinho, muito pelo contrário.Mas é que os muisicos acabam sendo obrigados a deixar de tocar e gravar musica boa por questão de sobrevivência, e isso é foda!!!

ferrera_
Veterano
# nov/07
· votar


sinceramente, hoje o que dá dinheiro, e acho que não só hoje, até mesmo antigamente, não são as milhões de cópias vendidas e sim os shows que são feitos. Até pq quase ninguém mais compra CD, apenas baixa mp3 da internet(até pq ninguém tem condição de pagar R$30,00 no CD mais barato que você venha a encontrar, isso sendo de seu artista brasileiro).

E realmente, ninguém dá valor a MPB, apenas os caras de fora. Mas isso não acontece só aqui. Nos outros países eles também revogam suas raízes, pra idolatrar as de oturos países.NOTA: isso serviu pra mim também, até pq eu tbm faço isso, maaaas tenho a mente de que a nossa música é rica!

Gui
Veterano
# nov/07
· votar


ferrera_
E falando em Japão, não sei se alguém ai chegou a ter a oportunidade de ouvir algo dos lados de lá, muuuuuuitas bandas de lá, que de primeira impressão você pensa que é mais visual do que musical, tu quebra a cara quando começa a pesquisar sobre a banda. Tenha exemplo, alice nine., The Gazette, e por que não dizer X-Japan. Ótimas bandas, mas que quase ninguém conhece, a menos que você conheça do rock oriental.


opa!! jrock realmente tem uns instrumentistas bem legais...mas tu ainda falou dos fraquinhos...tem o Ayabie e o Kagrra, que tem os melhores baixistas no estilo, na minha opinião...
eles tão fazendo rock bem legal por lá faz uns bons anos...mas ninguém por aqui conhece!!

ferrera_
Veterano
# nov/07
· votar


Gui
opa!! jrock realmente tem uns instrumentistas bem legais...mas tu ainda falou dos fraquinhos

pow, zuasse com o Taiji e com o Heath... mas deixa quieto, realmente, o baixista do kagrra é muuuito bom!!! não comento do ayabie pq não conheço. Mas não comentei, o que pra mim é o melhor, em se tratando de técnica, feeling, o Tetsu(l'arc).

mas na real eu coloquei essas bandas(alice nine. e gazette) por serem novas, 2002~2004, ai se for ver la´o X(final dos anos 80), kagrra, l'arc, ayabie(anos 90)

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Acho que todos temos muita razão em tudo o que dizemos e pensamos a respeito deste tópico...

Para mim, a época mais rica na cena musical, foi a decada de 70, onde se criou uma revolução em toda a forma de se tocar e criar música. Desde aí, as coisas tomaram um rumo de evolução muito acentuado que originou os nossos tempos de hoje!

A meu ver, o problema é que, e especialmente no caso do baixo, a tecnologia evoluíu muito e passou a permitir que se fizessem coisas que antes não era possivel, dado o comportamento e capacidade dos instrumentos. Isso levou a que os músicos numa forma em geral, passassem a desenvolver outras técnicas e sonoridades, deixando um pouco para trás a parte melodiosa e sentimental na composição.

Mal comparado, é como que antigamente só se conseguia contar de 1 até 1.000... e hoje já se conta até 1.000.000! Criaram-se outros valores na concepção musical que não é só a composição em si! Já se dá muito mais importância ao som, timbre, efeito, registo, etc. etc. etc... porque o leque das possibilidades é muito maior!

No entanto, qualquer que seja o músico mais recente, acaba ou acabou por ir buscar grande parte das suas influências aos tempos antigos dos quais nós falamos quase sempre e em qualquer momento.

Talvez daquí a uns 30 ou 40 anos, alguém diga que nesta nossa decada é que era bom...!!!???? Talvez alguns de nós lá cheguem para contar como foi!!!!???

Ahahahahahahah!

Aquele abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vcs acham q antigamente os musicos tocavam melhor?