Luthier Contrabaixo RJ ou Brasil - 1500 Reais ? (4Cordas)

Autor Mensagem
funkyrio
Veterano
# nov/07


Ola galera
to querendo comprar um baixo feito por um luthier daki do brasil, (no RJ seria melhor), na faixa de 1500 reais (sera q consigo ?).
Um 4 cordas, som bem funky, toco mt slap, som bem percutante, tipo um status (bass sem cabeça), gosto muito, mas pode ser tb um tipo jazz bass, nao tem problemas. (bem q prefiro um de 24 trastes)

Sera q consigo?
abraços

leonardodrummond
Veterano
# nov/07
· votar


Cara, não sei se vc consegue por 1500 com ele, mas talvez fazendo especficações simples talvez dê. Vê com o Eliezer de Lara, é o cara! Tá fazendo uns baixos cada vez mais incríveis, exportando um monte, não sei mais o quê... Se quiser te mando o orkut dele!
Outro que também é muito bom (e acho que mais barato também) é o Gravina! Também te passo o orkut, se vc quiser... Mas se vc não tiver orkut te mando o telefone deles!

Abraço!

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


funkyrio

Estou com um Tagima 4 cordas feito na época que era bem feito.
Estou vendendo por R$1450,00.
Estão dois caps NBS Gem-Jazz e HM2 com circuito de 3 bandas.

Tenho vídeos dele e suas variações de timbres.
Acho que pelo valor e qualidade é o melhor que vc encontrará já que bons instrumentos de luthier costumam ser mais caros lá pelos R$2500,00 pra cim.

Tenho um de 5 cordas que fiz e estou vendendo por R$ 1800,00 pois é de meu uso. Posso configura-lo com os caps que quiser e tbm posso te mandar as fotos.

Alguns dos meus baixos estão no link que segue para vc ter uma idéia de como são: www.nbspickups.com/alexbasses.html

valeu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/07
· votar


funkyrio
mlbertola@hotmail.com

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar




video do baixo Tagima

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar




Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


Ops, mandei duas iguais...

Esta é outra:


edusachini
Veterano
# nov/07
· votar


Alex Navarro
Bacana esse teu brinquedo, se eu tivesse grana ...

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar




http://img.youtube.com/vi/RWZlcuuAp9w/default.jpg

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar




Dpaulo
Veterano
# nov/07
· votar


Alex,
você faz um baixo idêntico ao IMPONENT FIRST - 7 Strings que vc já fez, mas só que sendo 6 cordas? quanto sairia?

TugaBass
Veterano
# nov/07
· votar


Alex Navarro

Se eu morasse no Brasil haviamos de fazer negócio... Tens aí boas peças!

Edão
Veterano
# nov/07
· votar


funkyrio
V isita o site da deOliveira...
www.deoliveirabass.com, tem uns modelos de muito bom gosto visual e uns caras aí tipo o Hamilton Pinheiro tocam com esses bass.

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


Dpaulo

Pra fazer de encomenda eu cobro mais caro dependendo do material entre R$1800,00 a R$2.200,00.
Modelos exclusivos a pedido de clientes posso fazer, mas depende de conversar, mas de preferência não.
Quando eu faço por conta os valores são a partir de R$1500,00.


TugaBass
Em Janeiro estarei enviando uma amostra para Portugal pois já há clientes com meus captadores que estão gostando e já se interessam pelos baixos já que qualidade e preços estão bem atrativos para a Europa.

Edão

Eu recebi um mail esta semana de um cara que comprou um de 6 cordas com um captador meu que eu fiz em diagonal.
Disse-me que iria encomendar outro baixo com eles e me pedir um dos meus caps tbm.

O gosado é que os luthiers são brasileiros e lutam para serem reconhecidos como qualidade idem aos melhores estrangeiros mesmo que 97% deles não sejam assim tão bons quanto dizem.
Só que na hora que aparece acessórios nacionais de qualidade, captadores, circuitos, pontes, pedais, etc, estes luthiers esquecem que somos assim como eles que procuram fazer o melhor no Brasil e se preocupam apenas com a Marca para ajudar na venda de seus instrumentos ou senão por contrapartida pelo preço, precisando ser inferior ao importado da china.
O que acontece é que qualidade inevitavelmente tem preço diferente mesmo.
Captadores destes que são feitos para tapar buraco são feitos com materiais muito ruins e algumas marcas chegam a usar até fio de cobre com materiais reciclados.
Tudo bem que é preciso contar direito e agregar a suposta "arte" dessa gente no valor, mas comprar acessórios por R$600,00 e vender o baixo por R$ 4000,00 já é um pouco puxado.
Um instrumento vai aumentando seu valor conforme a aceitação do mercado e a comprovação de sua qualidade após anos de vida.
Quando ficamos sabendo de um baixo bom aqui no Brasil, quando vc vai ver a marca já existe há 15, 20, 30 anos em seu pais de origem. Aí os caras aqui fazem um baixo bonito, dão na mão de uns caras conhecidos e jogam o preço perto destes famosos baixos que suaram para estarem onde estão.
O baixo pode ser maravilhoso, mas o valor tem de ser de acordo com a realidade dele e não do desejo de quem faz.
Tão bem impera na cabeça das pessoas que "caro" é qualidade. Por vezes um bom instrumento deixa de ser vendido porque está barato e uma droga é vendida pelo valor alto.

Meus caps por exemplo modestia a parte e pela primeira vez digo aqui oque penso " são do caralho " e como baixista gosto mais deles doque esses captadores de Supermercado que se encontram por aí, tanto porque os melhores caps são difíceis de encontrar nas lojas.
Mas e aí?
Só por isso vou vende-los pelo mesmo valor do Basslines ou do Bartolini se eu posso oferecer algo tão bom e em alguns modelos melhores por mais se eu posso fazer por menos e ainda lucrar?
Claro que não. Tbm não seria justo estando ciente das condições do nosso bolso!
Meu esforço é de proporcionar um bom produto por um bom preço.
Ainda tem os que acham caro, mas estão em média 2x mais baratos que um similar no mercado.
Tudo bem que não vamos fazer a preços de china que não em como, mas tbm não nos dá gosto copiar coisa ruim e neste caso quem quiser comprar brinquedo vai se sentir satisfeito.

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


Conheço o trabalho do DeOliveira mas vou dar uma olhada neste link

Valeu

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


É .. os caras estão cada vez melhores.
Pior é que tem uns de 4000 lá tbm heheheh
Faria a mesma coisa por R$2200,00 com precisão de CNC encrustação de abalone personalisados, captadores de ALnicoV, circuito de 3 bandas, escala de jacarandá corpo em mogno.. mas fazer oque né....

funkyrio
Veterano
# nov/07
· votar


Oi Alex td bem e obrigado
Realmente acho q por 1500 prata vai ficar complicado infelizmente, vou ter q economizar um pouco mais
Tagima sempre achei mais ou menos e to querendo e mesmo e um baixo de lutherie.
Vi seu trabalho achei show de bola, ta de parabens, ta show, gostei do trabalho desse : http://www.nbspickups.com/alexbasses_arquivos/malignof01.jpg
(impressionante, q talento cara )

Deoliveira tb ja conheco, ja vi na net, o problema e q to querendo testar antes, pq sempre fiz assim, e mt importante pra mim pq sou exigente em relação ao madeira, captaadores, circuito, espaço entre as cordas e mts outros detalhes.

Eliezer Lara, o q posso falar ? Vou visitar em breve o ateliê dele, esse mes tentarei, os baixos dele sao irresistiveis, o cara e fera.

Eu falei ha pouco tempo com um luthier brasileiro do sul, q me disse q nao importa a madeira e a forma do baixo, q sao somente e unicamente os captadores EMG q fazem a diferenca :-((
Fiquei mt surpreso, ao ouvir uma coisa dessa, principalmente pq a madeira e primordial pra mim, e tb odeio os EMG´s
Enfim, desisti desse luthier..rs

Acho q por enquanto vou pegar um baixo mais simple , mais modesto e juntar uma grana atingir uns 3000, prefiro ne...
vlw gente

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


funkyrio

Bom, como disse acima, valor são números quase ilustrativos para dizer sobre a qualidade de um instrumento.

Hora veja se por um momento um cara está desesperado precisando vender um baixo como aconteceu aqui em sorocaba que um alemão estava vendendo seu Sandberg de 5000 euros por 1500 reais, nêgo pensar ... opa.. nem vou comprar pois está barato.. deve ser ruim, etc, é porque não sabe avaliar qualidade e sim preço.
Se for assim acho fácil então passar um ar de qualidade nos meus baixos e vou vende-los então por 10.000,00 dólares.
Claro, quem vai comprar?
Vai vai dar um monte de gente dizendo que são bons (e que eu sou louco) porque vão se basear só nos preços.

Pois bem, essa tagima por exemplo é uma excessão. Mas tbm não é verdade que Tagimas sempre foram ruim. Há muitos bons baixos rodando por aí.
Oque não dá é julgar essas drogas de tagima de alguns anos pra cá com esse Tagima antigo feito pelo proprio Seigi a mão. Ele caprixou nesse.

Cuida em procurar baixos pelo preço. Digo isso pois um cara que eu conenheço passou o inferno para comprar um Fender delux de 8500,00 e o tensor estourou e a garantia não cobriu um braço novo. Tomo 8500 no meio dos olhos simplesmente poque achou que baixo caro era sinonimo de qualidade e confiabilidade.

Agora, esse luthier que disse que madeira não muda nada não é luthier, pois se fosse não diria uma MERDA tão gigantesca assim.
Provavelmente não sabe tocar o suficiente para sacar isso.

O EMG tbm é um captador que para o meu gosto tem timbres insuportaveis e tem diferença sim num corpo de caixeta para um corpo de mogno.
É, por aí vc vê o nível dos profissionais que fazem e consertam instrumentos.

Uma outra vez um luthier disse 'a um amigo meu que a guitarra dele não estava dando bons agudos porque estava chovendo pois a umidade absorvem os agudos... hehehehahahah
sei lá.. pode ser que na física fudida algo assim aconteça, mas que a gente percebe isso heheh é de doer!! uhauauhauhau

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


Provavelmente não sabe tocar o suficiente para sacar isso.

Essa frase não quer dizer que eu "toque alguma coisa". Digamos que eu tenha ouvido para isso.

Ah.. uma outra coisa..

Se um cara estiver vendendo um instrumento que normalmente custa 5000 por 2500 ou coisa parecida, um luthier fazendo um puta baixo por 1000 enquanto outro vende por 5000 .. e vc pegar tocar e achar bom, pronto pegue e faça o negócio pois é uma boa oportunidade e nesses tempos difíceis não se pode peder uma.
Pois guitarras e baixos não são carros.
Se um cara vem com um carro que na tabela custa 20 e oferece por 12 mil mesmo que o discurso seja em base das dívidas e tal, é de se desconfiar, pois é mais difícil num carro saber se ele não vai virar a esquina e quebrar. Já um baixo não... vc toca, sente o som, a pegada, dá uma virada no tensor e vê se ele aciona bem, vê se as peças estão bem encaixadas se os trastes já estão ou não a ponte de retificar ou trocar e pronto.. é outra coisa...

Synth Luthier
Veterano
# nov/07
· votar


Bom, meus instrumentos variam de 1500 a 4600...
Isso depende do trabalho e do material....
Porque tudo se conta, inclusive a condução que vc precisa para pegar certas peças...
A média de que me pedem são coisas de 3500 a 3000.. só que eu tenho minhas diferenças, como todo feito a mão, inclusive os captadores com núcleo em osso.. já recebi de uma pessoa só 6 emails agradecendo, o dono de uma loja de música ficou louco de ver o milagre que fiz com meu captador e meu Synth micro-sin (um pré que faço a mão do tamanho da ponta do dedo indicador), em um tagima fretles...
Divulguei o Synth GFDN (um ´´ghost coil´´ que criei para eliminar por completo o ruido de captadores singles, e no mesmo dia já tive 5 encomendas, e ele só sai 65 já instalado...
E a mão que eu digo sobre os captadores e prés, é a mão mesmo, fio da espeçura de um fio de cabelo, no ´´muke´´...
Isso faz meu diferencial, e isso dá trabalho, logo, valorizar esse trabalho que não é fácil...
Cobro meu preço que não acho caro, já que oque faço que custa 2500, costumam cobrar 5, 8 mil, e não faço réplica de gibsons e fenders, e sim faço meus modelos e os que pedem que se encaixe no perfil da Synth!

THE BASSMAN
Veterano
# nov/07
· votar


Synth Luthier

Cara, vc tem site ou fotos do seu trabalho?
É pura curiosidade, `não pretendo comprar, mas conhecer sempre!
abç

TugaBass
Veterano
# nov/07
· votar


Alex Navarro
Em Janeiro estarei enviando uma amostra para Portugal

Para onde e para quem? Devo conhecer de certeza! Gostava de experimentar um! De lhe pôr mesmo as mão! Percebes a ideia?

Abraço.

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


Synth Luthier

Claro que o trabalho à mão tem de ser valorizado. Como no teu caso me parece bem uma obra de arte agregada à um instrumento de cordas.
Mas o ponto é combinar ambas as coisas sem para quem quer por fim, apenas tocar.
Não são muitos os que tem disponibilidade de fartura para suportar nos onbros obras de artes em formas de guitarras e é aí que entra mais uma vez o valor da arte encarecendo um produto.

Eu vejo sempre como exemplo os Ken Smiths. Esta marca é o exemplo de até onde a beleza deve ir e onde a qualidade tem de estar.
Hj em dia com CNC e tudo mais, passar 1 ou mais meses fazendo um único instrumento é meio suicidio.

Se são feitos à mão ou não no final não importa. A qualidade prevalecerá.

Como vc mesmo disse que o pessoal pede quando vê um seu, mas com certeza é pela qualidade (pois beleza não põe mesa) e quem pode se propõe a pagar pela arte tbm.
Se dão tanto trabalho assim pra fazer não será oque farão pagar mais por isso.

Se vc leu a minha idéia acima vai ver que não estou agredinhdo ninguém ou desmerecendo. Tirando a parte dos 98% de luthiers ruins que existem por aqui (é só pensar que em cada cidade existe quase em toda esquina é fácil visualizar isso)
É que vejo que muitas vezes os valores são feitos sem nenhum critério.

Depois entra o lance da revenda que é muito importante. Quem compra ao invés de CASAR com o baixo não, já compra pensando em revender. Baixo de luthier segunda mão, putz .. é enrosco na certa.

Vc é corajoso e está na contra-mão da realidade tupiniquin em todos os sentidos.
Não estou dizendo se o seu trabalho é bom, merecedor, sofrido, etc.. digo pela grande imbecibilidade musical onde estamos na atualidade no Brasil.
É só ler esse forum para ver quantas idéias mediocres rolam por aqui. O quanto é dito de legal e o quanto não é aprendido e vemos inúmeras vezes os mesmos assuntos não chegarem a lugar algum.

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass

Tem um em Vigo que estou mais propenso a aceitar, mas me dicidirei em breve por qual e te mandarei o contato.
Um que está certo e já tenho 6 pedidos é a Thomann.
Na Thomann fui pessoalmente apresentar os instrumentos onde foram aceitos em menos de 1 hora.

makumbator
Moderador
# nov/07
· votar


Synth Luthier

vc tem site? Se não tem precisa montar um!!!!!


Alex Navarro

Gostei da idéia do corte extremo no fim da escala em um dos baixos, melhorando o acesso nessa região(o meu de 6 não é muito amigável nesse ponto). mas me diga, nesse caso, pode-se fazer isso mesmo em um modelo de braço parafusado? Não compromete a segurança do mesmo?
Coloquei seu site nos meus favoritos

TugaBass
Veterano
# nov/07 · Editado por: TugaBass
· votar


Alex Navarro

Ok! Envia para o meu mail. Assim vejo de certeza! Aqui no forum , com o tempo, posso não me lembrar depois do tópico! O meu mail é pacpen@gmail.com. Serve também para todos os amigos do forum, se necessitarem de me falar mais directamente.

Engraçado!! Compro muita coisa na Thomann. São impecaveis!

Abraços

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


TugaBass vou escrever sim, divulgação é sempre bom :)

Se liga neste bass aqui:


Este eu fiz na mão ou oque se pode dizer na mão já que usei Serra de Fita, Túpia manual e de bancada, Furadeira, Lixadeira, formão, entre outras ferramentas.

Este de baixo aqui tbm me deu trabalho, as imagens estão escuras infelismente.

http://www.youtube.com/watch?v=7cIgBmYPv9s

Alex Navarro
Veterano
# nov/07
· votar


ops



Edão
Veterano
# nov/07
· votar


Alex Navarro
Mano você é vendedor e eu um membro do Fórum, dei só uma dica com relação ao contrabaixo feito por Luthier que eu "conheço", se o Luthier ou a empresa que o faz têm o mesmo nível técnico que o seu essa é outra conversa...
De fato, eu não quis atrapalhar a sua venda, right man?
Agora isso tudo que você falou é interessante, por que tem muito nêgo curioso por aí, fazendo as coisas de qualquer jeito...
Tá valendo pela tua sinceridade.

Edão
Veterano
# nov/07
· votar


Alex Navarro
Na real, tô acompanhando o teu trampo, pelo site e pelas tuas dicas, quem sabe no futuro sou um cliente teu!
Tá valendo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Luthier Contrabaixo RJ ou Brasil - 1500 Reais ? (4Cordas)