Pedal de Equalização

    Autor Mensagem
    Du Bass
    Veterano
    # nov/07


    Ola pessoal. A alguns dias comprei um Groovin BEQ-200 e gostei bastante dele. Mas eu estava precisando de umas dicas de como aproveitar o melhor dele e do meu amp ja que agora o som não esta mais crusão e os dois interferem.
    Tenho um Warm Music BS 15C 200 Watts.

    Se puderem me ajudar,obrigado.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Du Bass

    o ampli nao posso dizer, q nao conheço..mas o pedal é mexendo mesmo cara....no manual nao veio umas dicas de equalizacao? depois vc vai personalizando...vai mexendo e entendendo o q cada banda faz com o timbre do seu baixo.
    Se nao vieram, vai no site da boss e baixa o amnual do geb-7...deve ser igualzinho...

    Du Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    THE BASSMAN
    Então,não veio nenhum manual de equalização. Mas vou dar uma checada nos sites,dai eu posto aqui.
    Obrigado.

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    http://roland.com.br/boss/produtos/307/downloads

    Dá uma olhada ai brother..baixa lá o manual!!

    Du Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Opa blz. Eu fui no site da Boss só que em Ingles. Agora fiz o cadastro ai nesse e to esperando confirmar. Dai eu posto aqui.
    Obrigado.

    allexcosta
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: allexcosta
    · votar


    Du Bass

    Nao conheco bem esse pedal, mas vamos ao basico de equalizacao.
    Um equalizador tem duas funcoes, corrigir frequencias isoladas q estao se realimentando "feedback" e ajudar a se conseguir um timbre desejado.

    Correcao de feedback - Isso vai variar a cada ambiente, por isso eh errado vc ter uma equalizacao pra todos os shows e nao mexer nunca. Primeiro tente identificar se alguma frequencia estah sobrando. Quando isso acontece, geralmente vc ouve uma continuaca do som do instrumentos por algumas fracoes de segundos depois q vc para de tocar. Em baixo, o feedback geralmente eh de grave ou medio grave. O q vc deve fazer eh dar um "boost" em cada frequencia do equalizador e ver qual delas piora a situacao, quando vc acha-la eh essa q deve ser cortada. Mas cuidado, soh se corta o suficiente pra parar o problema. Dependendo da sala, mais de uma frequencia pode estar dando feedback.

    Timbragem - Antes de mais nada, vc deve ter seu som ideal na cabeca. Mexendo frequencia por frequencia, vc vai ouvindo se aquela regulagem se aproxima mais do seu ideal ou se distancia dele. Ajuste de acordo. Em geral comece qualquer equalizacao em flat e toque um pouco de dedo e de slap pra ver como as frequencias estao respondendo. De uma forma geral, se o baixo estah sem definicao, coloque um pouco de medio grave, em torno de 400-500HZ. As frequencias de 3-6khz podem tb ajudar a dar brilho se vc assim o quiser. Nao se esqueca q a equalizacao em forma de sorriso geralmente passa longe de ser a melhor opcao.

    Volume do pedal - se esse pedal tiver volume faca o seguinte:
    Se o baixo for passivo, desligue e ligue o pedal, o volume com o pedal ligado deve estar ligeiramente mais alto q desligado. Para baixo ativo o ideal eh estar o mesmo, pois vc corre o risco de mandar um sinal muito quente.

    Espero q ajude,

    Alex.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Du Bass

    post mesmo.... vlw

    Du Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    allexcosta
    Obrigado pelas dicas,realmente eu estava vendo que havia grave de mais no som,e que eles estavam encomodando um pouco,e essa dica do volume ajudou muito.

    AnDerSon_BoLLo e para todos
    Baixei o manual,realmente o meu pedal é igual. Mas no manual não tem mt coisa,só tem 4 presets.

    O de Slap ficou mt bom.
    Agora peguei o jeito de regula-lo. O Pedal é muito bom,assim que der eu posto algo com ele aqui. Abraços.

    AnDerSon_BoLLo
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Du Bass

    posta o manual e os sons tb... hehe

    THE BASSMAN
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: THE BASSMAN
    · votar


    Du Bass

    Eu citei o manual, pq vc estava meio perdido, mas manual nenhum substitui sua percepção e gosto pessoal.
    Esses ajustes q tem no manual, servem apenas p ajudar a entender um pouco , mas as possibilidades são inúmeras, vai experimentando, pq em pouco tempo assim é dificil extrair o máximo dele.

    A quem interessar, o manual já está disponivel no site acima citado, para dowload .....

    Du Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    THE BASSMAN
    Sim,eu intendi o por que vc me passou o manual. Foi de grande ajuda. Eu estava meio perdido para regular,e com os presets deu pra ter uma noção legal.

    AnDerSon_BoLLo
    Eu vou postar os sons até amanhã a tarde no maximo,e posto o manual tb.


    Abraço

    TugaBass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    allexcosta

    Isso mesmo! Tá tudo dito!


    Du Bass
    Tem que ir testando com algum tempo e paciência... e com os ouvidos bem abertos para edentificar o som que se gosta.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    allexcosta
    achei excelente suas dicas, mas ...Nao se esqueca q a equalizacao em forma de sorriso geralmente passa longe de ser a melhor opcao.
    para samba acho essa eq boa sim. fica aquela simulação de surdo e pandeiro (com poucos médios).

    allexcosta
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ABATANGERINA

    Por isso eh importante a palavra "geralmente"
    Sempre depende da sala neh... Eh impossivel dizer q essa equalizacao eh boa ou aquela eh ruim. Pra tirar o mesmo som do meu amp, as vezes eu coloco o grave em 7 e as vezes em 2, isso usando o mesmo baixo, mesmos cabs, tudo igual.

    Du Bass
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    allexcosta
    Suas dicas foram realmente fantasticas.

    Aqui esta um teste de Slap com o pedal.

    http://www.4shared.com/file/29185003/d3bcf937/Teste_1.html

    Abraço.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Pedal de Equalização